שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 26 de dezembro de 2010

Birkat Kohanin - Benção Araônica

Números 6:24-26

O Eterno te abençoe e te guarde;
O Eterno faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;
O Eterno sobre ti levante o rosto e te dê Shalom.


Em Hebraico:

במדבר פרק ו

כד - יְבָרֶכְךָ יְהוָה, וְיִשְׁמְרֶךָ.

כה - יָאֵר יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וִיחֻנֶּךָּ.

.כו - יִשָּׂא יְהוָה פָּנָיו אֵלֶיךָ, וְיָשֵׂם לְךָ שָׁלוֹם


Transliterado:

"Ievarekhekha Adonai veishmerekha.

Iaer Adonai panaiv eleikha, vichunekha.

Issa Adonai panaiv eleikha, veiassem lekha shalom."

20 comentários:

  1. Srs.,

    Tenho um grande respeito e admiração pelas origens divinas e gostaria que me tirassem uma dúvida:

    Quando e quem pode conceder essa benção sobre a algúem?

    Essa benção tem alguma ligação com o "sacerdócio aarônico mórmon"?

    Grato,

    ResponderExcluir
  2. Teófilo,

    Quanto a quem pode dar esta benção, dentro da comunidade judaica tradicional somente um Descendentes de Levy e de preferência de comprovada linhagem dos filhos de Aharon(Arão)podem elevar suas mãos e dar a Benção.
    Na Comunidade Judaica Messiânica qualquer lider congregacional pode dar a Benção, que normalmente é dada no fim do estudo da Pasashá no Shabat.

    Quando aos mórmons em nada se liga esta Benção e muito menos a sacerdócio Aharônico, com todo o respeito, este movimento surgiu de algo completamente alheio a cultura e história judaica, se baseam em lendas de travessias do Atlântico por tribos judaicas, nada mais infundado e lendo os escritos deles vemos um completo arremedo de judaicidade e forçassão de barra com linguajar pós cristão em uma data que não existia tais analogias cristianas.

    Sem mais para este assunto.

    Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me esqueci de outra Pergunta: Se o MESSIAS era pra ser o Salvador.... , Porque JESUS CRISTO MORREU na CRUZ , Foi uma Falha no Propósito de D'US PAI ?! E se era pra JESUS CRISTO MORRER Pelos Pecados do Homem , Fazendo-se SACERDOTE ETERNO e CORDEIRO de D'US PAI , Onde está a Lógica da LEI , Criou JESUS CRISTO um MUNDO PARALELO ?!

      Excluir
    2. Jesus veio resgatar os que a Ele foi dado como remanescente,Ele rogou pelos os seus veio buscar os seus,veio para o que era seu mas os seus não o receberam,era preciso um sacrifico não simbolico mas real de sangue dado pelos homens e o sacrificio era de um ser humano que não tivesse o virus do pecado que contaminou toda a raça humana em todas as épocas! Jesus é esse ser que contém nele humanidade!!! a lei era constitução de uma nação os atos dos sacerdotes simbolismos profeticos de uma açao futura que culminaria em Jesus Cristo e se estende até a implantação do Governo Teocratico em substituiçao a governo atual que é Lucifercracia!!! reformulaçao do planeta e implantação devida da raça humana perfeita! sem ,morte sem dor!!! sem lagrimas,sem duvidas.mas lembre pra compreendermos o manual de fabricação do ser-humano que é a Biblia,pois não é livro de religião e nem é um livro desse planeta mas está aki pra dar um recado aos que Deus deu pra Jesus os "nascidos de novo " e orientar esses na rota da caminhada até a hora do resgate, é preciso saber que estamos aquém da velocidade da Luz e a civilização divina está além da velocidade da luz!! e muitas coisa no manual está além mas escrito pra humanos, dai a necessidade de usar figuras, pra apenas se ter uma idéia! fazemos parte de um mundo que está contido em outro!!!!

      Excluir
    3. ??? Se "Jesus" nasceu sem pecado só porque foi gerado pelo "Espírito Santo"no ventre de uma mulher, fica a pergunta: esta mulher não tinha esse tal "viros do pecado"? Ele não foi gerado por José só porque José era pecador?

      Excluir
    4. Caro Antonio,
      Leia o artigo http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2011/01/jesus-filho-de-jose-portanto-tem-seu.html, e veja se ajuda.

      Excluir
  3. Gostaria de baixar o playback para nosso grupo vocal impetrar essa bênção maravilhosa em nossa Igreja. Como devemos fazer ? Meu e-mail: phdblu@yahoo.com.br

    Obrigado

    ResponderExcluir
  4. Anônimo,

    Enviei por e-mail a audio da benção.

    Shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Descobri este blog e estou aprendendo muito.

      Gratidão.

      Gostaria muito de receber o áudio da benção meu email.

      evjeremiasjunior@gmail.com

      Excluir
    2. Pode me enviar tbm esse áudio de bençãos meu e-mail romero.mdt@gmail.com

      Excluir
  5. oi,eu postei um comentrio ha alguns dias atras,mas ñ ficou.realmente fiquei fliz por encontrar este blog,acreditem vc q o encontrei por causa de de do arco iris q vi no mes passado.desde então sempre q posso estou lendo as postagem. quero perguntar se o shabat é um dia especial p ser obedecido só p judeu? ou é p toda a humanidade?por favor me responda. shalom

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Adonai, o Shabat foi um mandamento divino até cristo.Guardava-se o sabádo como dia sagrado.Cristo não veio para abolir a lei, como alguns dizem, ele veio para cumprir toda a lei,ele foi o unico que conseguio cumprir toda a lei, então o fim da lei(o cumprimento da lei) é cristo para justiça de todo aquele que crer. Após cristo, todos os dias devem ser sagrados e consagrdaoas a ele.Devemos nos guardar do pecado de domingo a sabado.Que yahweh sabaote te dê muita shalom

      Excluir
    2. O Shabat é concerto perpétuo, assim diz a Torah. Em questão de que o Mashiach cumpriu a Lei, e o Shabat acabou, isso não existe, só existe na cabeça de cristãos que querem seguir as sua próprias conveniências.
      O Shabat é para todos, é o sinal de D'us, Yeshua não só guardava o Shabat sagrado como também ensinava a respeito do mesmo.
      Eu prefiro ficar com as Escrituras Sagradas, do que com o pensamento de "crentes" convenientes.
      Shalom.

      Excluir
  6. Shalom Aleichem!
    Não sou judeu, mas amante da cultura Judaica.
    Minh'alma tem sede. Sede do D'us Todo-Poderoso, que outrora libertou seu povo, Israel, do Egito. Abrindo o Mar para o seu povo passar.

    Quero que me envie esse vídeo bem como o áudio para o meu e-mail que segue diego.oliveira.237@gmail.com.
    Meu sobrenome é OLIVEIRA, e sempre tive como por certo que remetia a OLIVEIRA, culturalmente cultivada em Israel. E acreditava também que esse nome era de raiz judaica, pois ouvir falar que os judeus, após a dispersão, mudaram seus nomes/sobrenomes devido a perseguição. E os nomes mudados, aludiam sempre há algo de Israel.

    Shalom Adonai. Hava naguila porque O ETERNO, HaSHem, VIVE E REINA PARA SEMPRE!

    ResponderExcluir
  7. Sou Mormon e gosto muito dos seus textos, porém percebi uma certa animosidade contra nós mormons, por favor, me explique o porque?
    Separei abaixo algumas similaridades que conheço entre Mormons e Judeus:
    1. Judeus acreditam que Deus comunicava com profetas como Moisés e Abraão. Estes profetas serviam como porta-vozes de Deus e passaram a mensagem divina ao povo. Mórmons seguem o mesmo modelo. Temos profetas (e apóstolos) modernos que recebem a revelação para guiar a igreja.
    2. Mórmons acreditam que, além de ensinar as doutrinas e práticas certas, a igreja de Deus também precisa ter a autoridade (o “sacerdócio”) para agir no nome de Deus. Nisso também seguimos o antigo modelo israelita. O Sacerdócio Aarônico na Igreja SUD é o mesma que Aarão, o irmão de Moisés, possuía. Com esta autoridade, ele e seus filhos podiam administrar as ordenanças do templo. Também temos o Sacerdócio de Melquisedeque, um profeta da época de Abraão.
    3. Os antigos israelitas adoravam em templos de Deus que não eram apenas sinagogas/capelas. Nestes templos, ordenanças sagradas eram realizadas. Embora as cerimônias nos templos mórmons são únicas, elas são em muitos aspectos parecidas com as dos antigos templos israelitas. Nenhuma igreja cristã segue este modelo israelita de adoração no templo como a Igreja SUD o segue.
    4. Antigamente, Deus fez um convênio (promessa) com o profeta Abraão. Assim os descendentes de Abraão constituíam um “povo do convênio”. Este conceito israelita de um povo do convênio tem sido esquecido pela grande maioria das igrejas cristãs modernas. Na Igreja SUD, os membros podem receber uma bênção especial de um “patriarca”, um homem chamado por Deus que nem Isaque que pode dar “bênçãos patriarcais” que nem as bênçãos que Isaque deu aos seus filhos Esaú e Jacó. Nestas bênçãos, cada membro da igreja é simbolicamente associado com uma antiga tribo de Israel. Através deste simbolismo, um mórmon pode receber as bênçãos do antigo convênio que Deus fez com Abraão. Ele assim simbolicamente faz parte do povo do convênio (da “casa de Israel”).
    5. A maioria dos cristãos não enfatiza a ideia de um “Shabbat”. No entanto, o Shabbat é descrito nos Dez Mandamentos e assim não é meramente um aspecto da Lei de Moisés. A Igreja SUD é uma das poucas igrejas cristãs que honra o conceito de um Shabbat, que nem os Judeus.
    6. Os judeus têm uma cerimônia chamada “mikveh” que envolve uma purificação espiritual conseguida através de uma imersão total na agua. Esta cerimônia é parecida com a cerimônia mórmon de batismo, que também é realizada sempre por imersão.
    7. O “garment” mórmon é parecido com o “tallit katan” usado por alguns judeus ortodoxos.
    8. A Igreja SUD usa alguns símbolos judeus. Por exemplo, no Salt Lake Assembly Hall em Utah, uma estrela de Davi é usada na arquitetura.
    9. Estudos feitos nos Estados Unidos têm mostrado que os judeus norte-americanos gostam mais dos mórmons do que qualquer outro grupo religioso. Somos populares entre os judeus.
    Shalom Adonay.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezado Elder HogBerg!
      Talvez fique surpreso que um mórmon responda sua questão antes de Metushelach Ben Levy.

      Em primeiro lugar não senti nenhuma animosidade por parte do irmão Metushelach Ben Levy quanto aos mórmons...

      Em segundo lugar apesar de parecer a visão, o estudo, a forma de adoração de um judeu estão anos-luz distantes da visão "SUD"...

      Um judeu normalmente estuda e lê a Torah e o Tanar constantemente, bem sei que os mórmons possuem livros adicionais, mas na pratica normalmente não os lê. Eu sei disto e você também sabe. Estou na igreja há 30 anos e há trinta anos estudo o judaísmo... Nos últimos 4 anos me envolvi em estudos mais profundos sobre esta fé.
      Você fala de profecia e compara os profetas mórmons a Moisés, jamais existiu um profeta como Moisés... Moisés viu a D'us face a face... O que não significa que Ele (D'us) seja um Ser de carne e ossos como ensina Joseph Smith... Estou dizendo isto para mostrar claramente como uma fé é diametralmente oposta a outra... Os judeus não acreditam em um D'us com um corpo de carne e ossos enquanto os mórmons sim... (Eu espero que minhas afirmações aqui seja vistas apenas como argumentos e explicações, não como crenças pessoais)... Os grandes profetas de Israel nunca estiveram no epicentro de polêmicas... Como Young, Joseph Fielding Smith entre outros. Pode ser lembrado neste momento o episódio de Eliseu e as ursas, mas isso tem uma explicação...
      Vamos tocar no ponto mais complexo... O Templo... O templo de Salomão é o modelo para os templos atuais... Há uma dinâmica própria em torno do templo... Sem mencionar coisas que não devem ser ditas esta própria dinâmica difere muito do que um judeu vê em um templo ou sinagoga. O significativo é a noção de DEVEKUT coisa que as religiões deixam em segundo plano... Outro ponto é o ensinamento oculto, a Torah oral, que não-judeus não tem acesso... E a verdeira forma de Cabalá... Menos acessível ainda...
      Vejo constantemente irmãos que frequentam assiduamente o templo mórmon e inclusive que serve dentro de suas paredes, blasfemando, praguejando, fofocando, e muitas outras praticas que a um judeu convicto não são permitidas porque um judeu convicto acredita que sua alma tem conexão com a divindade... Então a pratica das mitsvot, o distanciamento da má inclinação, principalmente as que dizem respeito a fala, pensamentos e ações são uma pratica comum ao judeu ortodoxo...
      Perdoe-me irmão, muitas das praticas de alguns lideres e membros são apenas para mostrar que são melhores aos próprios membros. Não são ações de "teshuva" ou de retificação perante D'us... Eu poderia ficar horas citando praticas que julgo esquisitas e desnecessárias entre os membros... Mas boa parte estão relacionadas a dinâmica social e até espiritual e não seria adequado tocar nestes pontos... O fato de gostar dos judeus não nos dá imunidade tampouco destaque... Apesar de gostar dos judeus o governo do Estados Unidos não fez absolutamente nada quanto ao desenvolvimento bélico do Irã. O que traz grande risco para Israel.
      Perdoe-me interceder em sua resposta... Entretanto não vejo similaridades... E um povo para se autodenominar povo de Israel precisa defender melhor as causas do povo real de Israel... Não precisa lutar contra Egípcios ou Iranianos, não é isto... Mas precisa gerar uma circuncisão no coração...
      Nafhsi cholat ahavatecha, Ana Kel nah relah nah lah!
      Com amor... Shalom desde Israel!

      Excluir
  8. Shalom! Gostaria de saber se um mulher pode ministrar a ceia do Senhor, do jeito Judaico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Digamos que em congregações, organizações e etc a mulher não pode ter cargos mandatários, e portanto não pode estar a frente de nenhuma ritualistica que não lhe seja própria, mas em casa, sem a presença de um homem ela poderá direcionar a cerimônia, (ministrar é uma palavra inadequada).

      Excluir
  9. por que a benção sacerdotal tem em sua parte final uma diferença para meninos e meninas.

    ResponderExcluir
  10. Bom-dia!
    Solicito o favor de enviar-me o áudio da Bênção dos Sacerdotes.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor