שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 19 de julho de 2011

Estrela da Manhã - Heilei Ben Shachar X Estrela de Jacó

Este post é fruto de uma questão levantada por um de nossos participantes do Blog nosso caro Zergon, e que para respondermos sua questão fizemos uma análise aprofundada sobre os termos que são vertidos para o português como Estrela da Manhã.

Zergon pergunta:
Por que Lúcifer; em Isaías 14:12 é comparado a estrela da manhã e Yeshua também em Apocalipse 22? Afinal quem é a estrela da manhã? O que dizem as escrituras no original grego, hebraico e aramaico?

Metushelach responde:
O termo “estrela da manhã” de Isaías 14:12 é uma entre diversas traduções da expressão em Hebraico הילל בן שחר  “Heilel Ben - Shachar”. Vamos analisar os termos separadamente para entendermos melhor a expressão.


Heillel -  tem um sentido primário de brilhar, mas também é intimamente ligado ao planeta Vênus, que brilha sozinho ao amanhecer, de onde vem a adoração Acádia-babilônica ao astro, sendo ele divinizado na figura da deusa Istar, mas este termo vem da raiz Halal que significa atrair a atenção para se vangloriar, auto proclamar-se, e em uma tradução livre e moderninha “dar um showzinho”.



Ben - Filho, proveniente de...



Shachar - tem relação com a idéia do lusco-fusco matutino, portanto não algo luminescente e claro. Existe a comparação destes termos em conjunto com a aparência do planeta Vênus, que sendo o terceiro astro em luminescência depois do Sol e da Lua, se mostra imponente e sozinho em meio à penumbra do amanhecer.
Vênus

Agora a partir destes significados podemos entender a expressão הילל בן שחר  “Heilel Ben - Shachar”, bem como não se esquecendo de levar em conta o contexto depreciativo do verso 12 de Isaías, da seguinte forma no texto parafraseado por mim: “Como caíste desde o céu, ó ser orgulhoso que quer se mostrar como uma estrela que brilha sozinha na escuridão do amanhecer! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações”.


Agora vamos analisar os textos de 2 Pedro 1:19 e Apocalipse 22:16 onde Yeshua é comparado a estrela da manhã da expressão grega ἀστὴρ λαμπρὸς “astēr o lampros”, que num contexto de ententimento grego não tem significado algum, mas no hebraico tem referência a uma profecia messiânica feita por Bil’am (Balaão) em Números 24:15-19 “Então proferiu a sua parábola, e disse: Fala Bil’am, filho de Beor, e fala o homem de olhos abertos;Fala aquele que ouviu as palavras de D-us, e o que sabe a ciência do Altíssimo; o que viu a visão do Todo-Poderoso, que cai, e se lhe abrem os olhos.Vê-lo-ei, mas não agora, contemplá-lo-ei, mas não de perto; uma estrela procederá de Jacó e um cetro subirá de Israel, que ferirá os termos dos moabitas, e destruirá todos os filhos de Sete. E Edom será uma possessão, e Seir, seus inimigos, também será uma possessão; pois Israel fará proezas. E dominará um de Jacó, e matará os que restam das cidades.”


Yeshua - Estrela de Yaacov
estreito siginificado com a Estrela de Belém

Portanto a Estrela de Jacó, כוכב “Kochab”, da passagem acima é ninguém menos que o Mashiach Libertador e este entendimento é compartilhado por escritos de nossos Sábios Rabinos como, por exemplo, no Testamento de Levy 17:3 e Testamento de Yahudá 24:1-5 que retratam a história de rabi Akiva que escolhe um rebelde chamado Sh’imon e o declara Mashiach o chamando a partir daí de “filho da estrela” ou mais conhecido como Sh’imon Bar-Kochba, rabi Akiva assim o faz por entender a profecia messiânica vaticinada por Bil’am (Balaâo).
No século XII o Ramban Nachmanides tem o mesmo entendimento a cerca do Mashiach como Estrela de Ya'acov e assim publica uma midrash sobre o assunto.


Fontes pesquizadas:
Testamento de Levy e Testamento de Yahudá.
Comentário Judaico do Novo Testamento - David Stern.
Bíblia Hebraica.
Dicionário Strong.



23 comentários:

  1. Metushelach,

    Agradeço por uma pergunta feita logo na minha primeira participação no blog tenha resultado num post muito bem elaborado. Até eu já havia me esquecido dessa pergunta. Muito bem esclarecido.

    Fique na Graça.

    ResponderExcluir
  2. Zergon,

    Agradecemos as palavras, e como sempre eu digo: a participação de todos, com as mais ardentes dúvidas assim como simples comentários podem pela ação da Ruach (Espírito) se tornarem fonte de esclarecimento a muitos.

    Que O Eterno, Bendito seja Ele, continue nos abençando e nos permitido ter este espaço para juntos, todos, consigamos trazer a Luz da Verdade para a vida das pessoas.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acredita que heilel mesmo depois de descer por seu egoismo e livre arbítrio contraditorios, ele nao s arrependeu, mas criou 1 mundo material, e ainda assim Deus lhe promoveu a arcanjo guardiao, e ele reina na criacao material de todas as coisas? havendo 1 equilibrio da materia com o espiritual, pois eu sinto q o mundo culpa 1 tal demonio por tudo q acontece, mas nao vejo demonios matando pessoas, estuprando, matando seus filhos, eu vejo pessoas q sao o proprio demonio. 1 mundo hipócrita egoista, e q so e criado pelo pelas tentacoes do mundo fisico criado por heilel, isso e livre arbitrio. gostaria d saber sobre isso, pois no meu interior isso parece a propria verdade

      Excluir
  3. Prezado Webmaster,

    Seu blog me foi indicado por um amigo, seu conteúdo é muito rico e didático, e eu acredito que voce poderá me ajudar, já faz algum tempo que tenho estudado as sagradas escrituras para tentar entender um estranho fenômeno que ocorre comigo. Consigo perceber a presença do "lado sombrio" em qualquer ambientes que eles possam estar (demônios), isso tem me perturbado muito pois no início eu achei que poderia estar elouquecendo ou sendo oprimido, depois de uns anos percebi que ou eu aceitava ou nao saberia como continuar vivendo assim. Eu já tive uma experiencia de ver um ser próximo a descrição de um anjo, fato que durou uns 3 segundos onde o mesmo me observava, sei que a Bíblia diz que demonios podem se passar por anjos de luz e eu tenho consciencia da existencia de um mundo espiritual onde batalhas entre anjos e demonios acontencem constantemente, porem eu nao sei oque pode ser essas manifestações, e estou fugindo desses pseudo-pastores e pseudo-exorcistas que existem por aí, que usam de uma "sociedade comercial" através dessas entidades para arrecadarem membros e dizimos para suas congregaçoes, nao acredito em espiritismo, sou crente em Deus e Jesus Cristo e busco uma forma de controlar ou evitar ou até se tiver algum proposito divino de utilizar esse fenomeno em prol de ajudar outras pessoas, por isso recorro a voce pois sei que o judaísmo messianico é hoje a forma mais limpa de manifestação do cristianismo biblico e sei que em algum lugar da biblia existe um caso como o meu ou parecido ou até uma forma de compreender isso tudo.

    Peço desculpas pelo meu desabafo, porém não consigo falar com ninguem sobre isso pois infelizmente as pessoas nao tem preparo espiritual para tal.

    Obrigado por sua atenção.

    ResponderExcluir
  4. Ibaral F. Vicentino,

    Primeiramente agradeço as palavras e sua participação em nossos Blog.

    Vou ser sincero com você, como eu não tenho um contato pessoal e real mas somente vitual com você não consigo a partir do discernimento espiritual lhe dizer alguma coisa sobre os fatos que ocorrem em sua vida, pois sem lhe olhar nos olhos e ter uma real comunhão contigo, não irei me arriscar a fazer suposições.

    Mas para eu lhe conhecer melhor e possa lhe ajudar eu preciso saber de algumas coisas a seu respeito, como por exemplo como é o seu convivio familiar, seja com pais, seja com esposa e filhos, qual a denominação religiosa você frequente, que tipo de mídia você se utiliza e qual o gênero de conteúdo tem passado pelos seu sentidos, quais foram os livros que você leu nos últimos anos, qual é o seu nível de espiritualidade, qual o seu nível de entrega a D-us, o quanto você estudo a Biblia e com qual finalidade, quais são os principais textos lidos por você.
    Desculpe por ser tão invasivo, mas preciso ter um conhecimento básico de sua vida para poder lhe ajudar, sei que tais perguntas podem ser muito íntimas, sendo assim para não lher expor caso você se sinta melhor respondendo em particular, segue o meu e-mail pessoal para que você fique mais a vontade para se abrir: metushelach.cohen@gmail.com

    Fico no aguardo de sua manifestação.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  5. Caro Metushelach;

    Shalom;

    Sou amante das Escrituras Sagradas e principalmente dos originais. Há tempos que acompanho seu blog, e tenho sido imensamente abençoado com os conhecimentos adquiridos aqui. Parabéns pelo trabalho e peço autorização para publicar em meu humilde blog as matérias que achar interessante, assim como esta esclarecedora matéria postada sobre a "Estrela da Manhã", dando é claro, os créditos ao seu blog. Aguardo a sua resposta.

    um grande abraço;

    "Hinei ma tov umanain
    Shevet achim gam yachad"

    Pr. Anderson Araujo.
    blog: Plenitude da Graça.

    ResponderExcluir
  6. Pastor Anderson Araujo,

    Agradecemos as palavras de confiança e apoio.

    Fique a vontade para publicar tudo o que achar relevante para o engrandecimento do Corpo do Mashiach, que conforme suas palavras ao citar o Salmo 133, é muito bom e agradável quando este Corpo vive em união, principalmente a de pensamento e entendimento das Santas Escrituras.

    Fique na Shalom que emana de Yeshua HaMashiach

    ResponderExcluir
  7. Hoje a sociedade sofre uma forte má influencia, sendo absorvida em nefasto materialismo,que sobrecarregam o cerebro e a psique com todo tipo de informação que acertadamente receberá a nomenclatura de LIXO, informações inuteis que desviam o ser da da busca pelas verdades mais profundas,onde poucos podem apreender por uma capacidade inata oque está atrás do véu,MAS GRAÇAS AO ALTÍSSIMO,QUE PARA SEMPRE SEJA LOUVADO, NOS FOI ENVIADO YESHUA HAMASHIACH trazendo os dons que são uma capacidade integrada ao ser humano que lhe possibilitará uma poderosa interação com seres espirituais e com O PRÓPRIO PAI no caso de Iabaral F. Vicentino voce é uma alma desperta , mas sua consciência e psique não, ou seja não tema nada, quando voce tiver estas visões apenas ore ao PAI E ELE LHE GUIARÁ GRADATIVAMENTE PELO CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE SHALOM DO ALTISSIMO E YESHUA HAMASHIACH SEJA COM TODOS

    ResponderExcluir
  8. Boa noite.
    Gostaria que me ajudasse a traduzir a frase " hellel ben jor ai".
    Agradeco.
    Heloisa.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite, como faço para enviar uma dúvida ao seu blog?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia! Então, se entendi bem, Lucifer (Vulgata Latina) não é o demônio, mas sim uma errônea interpretação de Ezequiel 28?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Caro Adalberto,

      Sim, exatamente isso, tanto o texto de Isaías 14 e Ezequiel 28 não faz referência ao Diabo, mas sim a um ser humano que tá se achando algo que não é, está sim em posição superior com muita autoridade e poder mas não passa de um ser humano que será abatido.

      Excluir
  11. Boa noite! Eu pertenco a uma denominação que interpreta essa passagem como sendo oa diabo.mas de algum tempo para cá, achei estranho, aqui achei uma resposta para o texto que acredito ser a verdadeira interpretação.
    Por favor!
    Preciso conhecer mais sobre a forma como entendem as sagradas letras; como faço para obter mais informações?

    ResponderExcluir
  12. shalom a todos !!!, bendito seja o Bendito ETER-NO E Supremo Juiz!!!
    REALMENTE ESSE BLOG E UMA FONTE DE AGUAS CRISTALINAS.....que a luz do Bendito seja abundante sobre Metushelach Cohen

    ResponderExcluir
  13. Gostaria muito de aprender mais sobre as escrituras originais.

    ResponderExcluir
  14. Não sou judeu, mas tem uma palavra que faz algum tempo passou a fazer parte do meu dia a dia... Yahu. Vocês como conhecedores das profundezas do hebraico e talvez do aramaico, poderiam me ajudar a decifrar o que de fato significa essa palavra: "Yahu" ou "Yahuah"... E Yahushua ou Yahushuah...

    Agradeço desde já...

    ResponderExcluir
  15. Shalom, Metushelach Cohen
    Me chamo Mateus, tenho inúmeras dúvidas à respeito das verdadeiras revelações da Torá até o momento. Dentre elas, peço a sua ajuda para uma explicação mais didática, em:
    Tirei minhas conclusões na torá que Lúcifer foi um adjetivo(palavra) usado para glorificar D-us, correto?
    Se Heilel Ben Shachar, (ex-Lúcifer), foi uma passagem do livro, dita que este ser, era apenas um ser humano de um ego elevado... Por que foi tão mistificado pela igreja católica? por que nas escribas ainda dizem ele ter sido um querubim?
    Por que existem textos escritos que ele ainda é o favorito de D-us, que foi nomeado "O Deus da Matéria."?
    Aguardo suas explicações.
    Que Adonai esteja conosco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heilel Ben-Sharar e sim o nome verdadeiro de satanás e quem fez essa confusão foi os Gregos e logo São Jerônimo que traduziu a Bíblia do grego para o latin foi onde nasceu a Vulgata " Lúcifer" , enfim Heilel Ben-Sharar foi o Querubim perfeito de Deus tem uma parte na própria Bíblia que relata uma pequena conversa de Deus com HEILEL BEN-SHARAR " Estive-te no Éden ( jardim de Deus ) de toda pedra eu te cobri no dia em que tu foste criado ( e Deus cota o nome de todas as pedras ) , perfeito era o teu caminhar .

      Excluir
  16. Não quero a crença de vocês mas em Isaías 14: 12 não se refere a Satanás é sim ao Rei da Babilônia , como a estrela de Belém também não se refere ao yeshua ( Jesus ) , se analisar bem tem a profecia dos três reis magos que vão encontrar jesus por conta da estrela de Belém atrevo até em dizer que essas estrela foi apenas uma referência de onde o Salvador viria nascer , e como dito antes eu não procuro desmerecer vocês em nenhum ponto ou vírgula .

    ResponderExcluir
  17. Salve a Estrela Matutina. Salve a Luz 👁️
    Salve o Senhor Lúcifer!!

    ResponderExcluir
  18. Hillel é o estado perfeito anterior a queda no conhecimento da luz real, que é engolido pelo brilho 🌟 do sol perdendo sua força E brilho do sol da justiça, esse brilho da alva que está entre a noite e o dia, a noite governado pelo inimigo da verdade do trigo e planta o Joio....os dois crescem juntos até a ceifa....

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor