Em continuação a nossa análise de Apocalipse verso a verso, iremos verificar o contexto da mensagem enviada à Igreja de Éfeso no Capítulo 2 dos versos 1º ao 7º.
Ressaltamos mais um vez que compreendemos a aplicabilidade da carta ao contexto temporal das comunidades da Ásia Menor no primeiro século, mas em nossa análise trataremos da aplicabilidade profética da mensagem ao tempo do fim mais precisamente dentro dos últimos sete anos no fechamento da profecia das setenta semanas retratada em Daniel 9.
Adotamos portanto o entendimento que cada mensagem é enviada como alerta à todas as comunidades de salvos sobre os acontecimentos e pormenores pontuais de cada ano da última semana de anos da profecia de Daniel 9.
Agora que nos localizamos temporalmente quanto ao foco da mensagem à Éfeso, ou seja, que se pontua no primeiro ano do pacto firmado pelo Anticristo, vamos à que condições que se encontra a comunidade dos santos em um período exatamente anterior a este e como tal situação implica tanto na postura da igreja como no conteúdo da mensagem seja no que diz respeito aos elogios bem como à admoestações.
Antes do aparecimento do Iníquo teremos entre outras coisas a ocorrência elevada e generalizada de apostasia conforme vemos em 2ª Tessalonicenses 2:1-5:
“Ora, irmãos, rogamo-vos, pela vinda de nosso Senhor Yeshua HaMashiach e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o Dia do Senhor estivesse já perto. Ninguém, de maneira alguma, vos engane, porque não será assim sem que antes venha a apostasia e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe e se levanta contra tudo o que se chama D-us ou se adora; de sorte que se assentará, como D-us, no templo de D-us, querendo parecer D-us. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco?”
E tal apostasia ocorrerá pelo ataque massivo à congregação dos santos por parte de falsos mestres, falsos profetas e falsos messias como podemos ver em diversos contextos a seguir:
1ª Timóteo: 4:1-2 “Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência”
1ª Timóteo 6:3-5, 9-10, 20-21a “Se alguém ensina alguma outra doutrina e se não conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Yeshua HaMashiach e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, suspeitas malignas, contendas de homens corruptos de entendimento e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho. Aparta-te dos tais.......Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. ...Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência; a qual professando-a alguns, se desviaram da fé. ”
2ª Timóteo 3:1-9 “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de D-us, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências, que estão aprendendo sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Yanes e Yambres resistiram a Moshe, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.”
2ª Pedro 2: 1-3, 14-22 “E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos mestres, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dorme. … tendo os olhos cheios de adultério e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição; os quais, deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Beor, que amou o prêmio da injustiça. Mas teve a repreensão da sua transgressão; o mudo jumento, falando com voz humana, impediu a loucura do profeta. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento, para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva; porque, falando coisas mui arrogantes de vaidades, engodam com as concupiscências da carne e com dissoluções aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro, prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Porque de quem alguém é vencido, do tal faz-se também servo. Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Yeshua HaMashiach, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. Deste modo, sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito; a porca lavada, ao espojadouro de lama.”
1ª João 2:18-23 “Filhinhos, já é a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também, agora, muitos anticristos têm surgido; pelo que conhecemos que é a última hora. Eles saíram de nosso meio; entretanto, não eram dos nossos; porque, se tivessem sido dos nossos, teriam permanecido conosco; todavia, eles se foram para que ficasse manifesto que nenhum deles é dos nossos. E vós possuís unção que vem do Santo e todos tendes conhecimento. Não vos escrevi porque não saibais a verdade; antes, porque a sabeis, e porque mentira alguma jamais procede da verdade. Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Mashiach? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. 23 Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.”
1ª João 4:1-3 “Amados, não creiais em todo espírito, mas provai se os espíritos são de D-us, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo. Nisto conhecereis o Espírito de D-us: todo espírito que confessa que Yeshua HaMashiach veio em carne é de D-us; e todo espírito que não confessa que Yeshua HaMashiach veio em carne não é de D-us; mas este é o espírito do anticristo, do qual já ouvistes que há de vir, e eis que está já no mundo.”
Judas 1:3-4, 17-19 “Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de de nosso D-us e negam o nosso único Soberano e Senhor, Yeshua HaMashiach. … Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Yeshua HaMashiach, os quais vos diziam que, nos últimos tempos, haveriam escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências. Estes são os que causam divisões, carnais, que não têm o Espírito.”
Com base em todas estas referências podemos cristalizar o entendimento de que a igreja antes da última semana de anos sofre ataques terríveis de falsos mestres gerando enorme prejuízo no entendimento e causando em último caso a apostasia de vários irmãos de caminhada, por conseguinte já dentro da última semana é que aqueles que são selados por D-us para proclamar o evangelho por toda a terra, recebendo poder por mil duzentos e sessenta dias (Apocalipse 11:3), que pela intensa batalha no campo teológico, de doutrinas, de práticas e vivências são portanto elogiados por Yeshua em sua mensagem à Éfeso, a representante da congregação dos santos do primeiro ano dos sete últimos anos antes da vinda.
Mas há a admoestação de que neste período a igreja tem deixado o seu primeiro amor, o que podemos entender sobre isso, é o que já temos visto hoje em dia nos ditos meios restauracionistas de retorno ao entendimento judaico das escrituras que pelo enorme embate em combater as heresias de anos de desvio cristão da sã doutrina e das inovações e modernizações da interpretação bíblica, tais movimentos tornam seus membros rígidos, ortodoxos, altamente disciplinados e para o bom andamento de seu estilo de vida e culto perdem a empatia, ou seja, não se colocam mais no lugar do outro, sendo que o outro, é seu irmão na Mashiach, e como irmão, precisa que os fortes na fé sejam compassíveis dando lugar às coisas que servem para a paz e para edificação mútua do corpo (Romanos 14). Portanto o que se demonstra neste primeiro ano após firmado o pacto de paz e segurança entre Israel e as nações, é que a congregação dos santos, capacitada do alto para a proclamação das boas novas, se torna uma boa combatente dos falsos mestres suportando com paciência sem cansar tanto aos ataques como ao trabalho árduo pelo nome do Mashiach, mas tal atitude disciplinada, rígida com o tempo vai a tornando sem empatia pelos que apresentam alguma dificuldade na caminhada, ou que desliza no entendimento ou na prática sendo em consequência deixados de lado ou estigmatizados como hereges ou rebeldes contumazes, notando-se assim o esfriamento do primeiro amor, aquele amor que se acende em nós em reciprocidade ao amor de D-us em nos aceitar, um amor incompreensivelmente grande que no momento do novo nascimento nos faz amar a todas as criaturas de D-us e nos impulsiona a subir montes e atravessar vales para proclamar a verdade libertadora do evangelho, de que D-us nos ama e deu seu seu filho unigênito para que todos que nele crendo não venham a perecer mas conquistem a vida eterna, e é este amor que precisa estar ardendo na congregação deste período para que ela possa cumprir a sua tarefa de testemunho por três anos e meio, e não é atoa que é tão duramente advertida para voltar a buscar por este primeiro amor para que o seu papel de candeeiro que ilumina e dá testemunho da vontade de D-us não seja retirado, e tal empreitada de percorrer mar e terra em busca de conversão não seja algo como que Yeshua admoesta aos fariseus hipócritas que ao fim da conversão de um prosélito tal se tornava um filho do inferno duas vezes mais que os próprios conversores (Mateus 23:15), ou seja, sem o primeiro amor, não há impulso necessário para a proclamação global do evangelho em tão pouco tempo, e assim o ofício de iluminar e testemunhar acaba por se tornar ineficaz tendo que ser retirado e dado a outros, pois somente aos que triunfarem em sua missão de rejeitar ao que é falso, iluminar dando testemunho não esquecendo do primeiro amor é que receberão da árvore da vida que está no paraíso de D-us.
A partir desta introdução podemos prosseguir analisando verso a verso e assim encontrarmos com mais facilidade a mensagem que ora estava criptografada.
Apocalipse 2:1 Escreve ao anjo da igreja que está em Éfeso: Isto diz aquele que tem na sua destra as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro:
O anjo aqui deve ser entendido como mensageiro, e como já relatado em Ap. 1:18 as sete estrelas na mão direita de Yeshua são associadas aos anjos das igrejas, e como vimos que sete é o número de completude ou totalidade, portanto os sete mensageiros nada mais são que a totalidade da igreja que como ofício tem o proclamar, levar a mensagem de D_us, e ela está sob a autoridade de Yeshua pois está em sua mão direita, a mão transmissora de autoridade e das bendições.
Já visto também que em Ap 1:11 Yeshua está no meio dos sete castiçais com roupas próprias do sumo sacerdote nos levando ao entendimento do seu Ofício em manter a Menoráh limpa, acesa e em perfeita ordem bem como o contexto onde isso é explicado em Números 8, que acrescenta o papel da igreja em comparação ao dos levitas sendo movidos diante do Senhor como oferta de manjares, ambos os contextos são incorporados pelo corpo do Mashiach na Terra demonstrando tanto o ofício de ser luz e iluminar com suas ações bem como ser nação santa, reino sacerdotal que de contínuo se oferecem ao Senhor como oferta. (e este entendimento será de muita valia posteriormente para compreensão do cessar da oferta de manjares no meio da semana impetrado pelo Anticristo conforme profecias de Daniel 8 e 9.)
O nome da Igreja tem algo a revelar, vejamos: Éfeso em grego Ephesus por anos tem recebido dois significados, pois soa similar às palavras gregas arestos (desejável) e epitrepo (permitido), isso sem muito aprofundamento no que tange à origem dos vocábulos e quase que apenas aceito por falta de discussões e debates produtivos sobre o tema, mas há alguns anos em seu Dicionário Etimológico hitita, Jaan Puhvel explica a presumida formação da palavra "Ephesus" a partir de elemento hitita “Appa” para significar "posterior, atrás" em um espaço geográfico, mas também cabendo o termo "depois" num sentido temporal, ele relaciona isto às palavras comuns em sânscrito como “Aphatyam” significando descendência; “Aphara” significando depois, e o grego “επι”= “epi” significando “em” ou “sobre”; “οπις” = “opis” significando olhar adiante. O nome “Aphasa” e portanto Ephesus na corruptela e adequação do grego significaria literalmente “O que vem depois” ou “Local Posterior” ou talvez desde que foi localizado na costa ao final de um rio foi chamado “O que vem bem depois” e nomeado no sentido de “Fim da Terra” ou na forma de gíria algo como “The Boondocks” que traduzido seria “nos quintos dos infernos” de um lugarzinho ermo. (fonte traduzida e adaptada de: http://www.abarim-publications.com/Meaning/Ephesus.html)
Tal significância do nome da igreja corrobora com a nossa abordagem de que cada mensagem é direcionada como alerta acerca dos acontecimentos de cada um dos anos dos sete anos finais, ou seja, Éfeso significando “o que vem depois” o coloca no primeiro ano que vem depois da assinatura do acordo de Paz pelo Anticristo.
Apocalipse 2:2-3 Eu sei as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua perseverança, e que não podes suportar os maus; e puseste à prova os que dizem ser apóstolos e o não são e tu os achaste mentirosos; e tens perseverança, e suportaste provas por causa do meu nome, e não te cansaste.
Poderíamos repetir toda a argumentação da introdução aqui falando do papel da igreja (duas testemunhas – Ap 11) após receber poder para a proclamação global do evangelho com autoridade e demonstrando a distinção do santo e do profanos, do que é puro e o que é produto de falsos mestres, apóstolos, profetas e messias nos últimos tempo, mas nos ateremos ao texto.
“Eu sei as tuas obras” com esta frase Yeshua demonstra conhecer as intenções, motivações além do trabalho e da dura tarefa da igreja de se manter separada da contaminação do que é falso, e da perseverança de estar em dificuldades sem igual e mesmo assim manter firme a certeza da redenção, como que usando de toda a armadura de D-us, cuja tal, Paulo recomenda exatamente aos efésios em
Efésios 6:10-18: “Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de D-us, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os príncipes das trevas deste mundo, contra as hostes espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de D-us, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de D-us; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santo.”
Vemos que D-us nos capacita e protege pela ação do Espírito e não dará tentação, aflição ou tribulação maior que alguém possa aguentar (1 Coríntios 10:13), ou seja, se a pessoa desistir neste período não poderá culpar à D-us pois auxiliada e capacitada ela foi para aguentar o tempo de angústia.
Por causa do nome de Yeshua é que virão as perseguições e conforme vemos em diversas passagens principalmente em Mateus capítulo 10 e capítulo 24, é demonstrado que quem mesmo sofrendo tal perseguição e perseverar até o fim é que será salvo.
Mateus 10: 22 “ E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”
Mateus 24:9-14 Então, vos hão de entregar para serdes atormentados e matar-vos-ão; e sereis odiados de todas as gentes por causa do meu nome. Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”
Mateus 24 novamente se conecta perfeitamente a nossa abordagem, a não ser a parte da perseguição de morte que só começará após 1260 dias que é o tempo dado às duas testemunhas para testemunho (Ap 11:3), ou seja, na metade da semana de anos é que a besta recebe poder para fazer guerra aos santos e os vencê-los pelos próximos 42 meses (Ap 13:5-7), mas a questão de falso mestres, pregação em todo o mundo, amor se esfriando, perseguição pelo nome de Yeshua, perseverança até o fim como premio a salvação está tudo descrito.
Apocalipse 2: 4-5 Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, arrepende-te e volta à prática das primeiras obras; e, se não, venho a ti e moverei do seu lugar o teu candeeiro, caso não te arrependas.
A admoestação como já relatamos também na introdução leva em consideração o processo de desgaste da igreja em se manter rígida na defesa da fé contra os falsárias da sã doutrina, o que faz com que a postura seja elogia por um lado pela teste e descoberta dos que adulteram e mentem sobre a verdadeira palavra mas por outro acaba por engessar o relacionamento amável com os irmãos, faltando a empatia, de se colocar no lugar do outro, ao ponto disso pode interferir na missão de se ir a todas as nações calçados com as sandálias da preparação do evangelho de paz, e como diz o próprio João em em sua primeira carta (1 João 4:20) “Se alguém diz: Eu amo a D-us, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a D-us, a quem não viu?” ou seja, quem se deixa esfriar em seu primeiro amor, o amor entranhável de reciprocidade ao amor de D-us por nós, deixa paulatinamente de amar o próprio D-us, e nesta condição todo o andar, agir, frutificar em boas obras em testemunho aos irmãos é comprometido ao ponto da função principal de um chamado, selado e enviado se esvanecer, como que uma lâmpada que sem a reposição do azeite perde seu brilho e já não serve para a sua função de iluminar, e é neste sentido que Yeshua diz que se a postura da igreja que não mudar, voltando as primeira obras praticada em amor pleno e sobrenatural dado no momento do novo nascimento, tal igreja seria tirada de sua função de candeeiro que ilumina em testemunho ao mundo.
Apocalipse 2:6 Tens, contudo, a teu favor que odeias as obras dos nicolaítas, as quais eu também odeio.
A principal tentativa tradicional de compreender a etimologia da palavra nicolaítas geralmente está ligada com a pessoa de Nicolau nomeado como diácono em Atos 6:5: “A proposta agradou todo o grupo, então eles escolheram Estevão, um homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, Prócoro, Nicanor, Timão, Pármenas e Nicolau, um Gentio de Antioquia convertido ao Judaísmo”. Presumivelmente em algum momento mais tarde Nicolau começou a ensinar aquilo que eventualmente viria a ser definido como as más obras dos Nicolaítas e o assunto é bastante obscuro. No entanto, há outra opção muitas vezes esquecida, sugerida há muitos anos pelo grande Judeu Cristão estudioso de Hebraico John Lightfoot, tal opção permite que se continue a ler o Livro do Apocalipse como um documento anti-Romano completamente Judaico. Ele sugeriu que talvez o diácono Nicolau fosse uma pista errada a se seguir. e se em vez disso o termo nicolaítas fosse um Hebraísmo (neste caso algo dito originalmente em Hebraico, mas escrito com letras Gregas). Em Hebraico para se dizer “nós comeremos” seria usado o verbo נאכל (nokhal). Lemos em Isaias 4:1: “e naquele dia sete mulheres lançarão mão de um homem, dizendo:”nós comeremos (נֹאכֵ֔ל) nosso próprio pão e vestiremos nossas próprias roupas, apenas deixe-nos ser chamadas pelo seu nome; tira o nosso opróbrio”. Se esta palavra Hebraica נאכל (nokhal) é traduzida para o Grego ela pode ser usada como um termo descrevendo “nós comeremos “. No sentido de que este era seu lema, seu sentimento – “nós comeremos ” a comida que os outros pensam que é proibida (comida oferecida a divindades pagãs). Assim τῶν Νικολαϊτῶν (ton nikolaton) “os Nicolaitas ” como um grupo ou ensino pode originar-se do Hebraico נאכל (nokhal) “nós comeremos ” fazendo uma forte conexão com o contexto de Bilaam e Balak e incidente no livro de Números referidos mais pra frente em Ap. 2:13-15.
Além do Hebraísmo este versículo em Grego contem um jogo de palavras. Aquele que ouve é “aquele que vence” τῷ νικῶντι (to nikoti) que é uma forma do verbo νικάω (nikao) que significa “ganhar, conquistar, perseverar e ser vitorioso”. Isto parece suspeitamente muito parecido com o termo que só encontramos em – Νικολαί̈της (nikolates) “um Nicolaíta”. Se o lema dos Nicolaitas é “nós comeremos ” então como um trocadilho isto é exatamente o que D-us promete a quem vencer. Se renunciar a comer comida sacrificada aos ídolos vão comer da Árvore da Vida e viver.
Portanto a Igreja já no seu primeiro ano dentro da última semana tem que combater além de falsos mestres, profetas e messias, também a falsos irmãos que em descumprimento ao que foi legislado no Concílio de Jerusalém em Atos 15, se achando os fortes na fé mas fracos na empatia e convívio com os irmãos conforme contexto de 1ª Coríntios nos capítulos 8 e 10 e Romanos 14, comem do que é sacrificado à ídolos, internalizando assim o que o ídolo representa, talvez numa possível homenagem ao anticristo que por trazer aparente paz e segurança à Israel venha a atrair a admiração de participantes do corpo do Mashiach que por fraqueza, arrogância e até mesmo a falta do primeiro amor se contaminam se banqueteando na mesa que não a do Senhor.
Apocalipse 2:7 Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de D-us.
Como visto acima na explicação do termo nicolaítas, parece haver relação entre aos que perseveram na sã doutrina, (dando testemunho em todos os setores de suas vidas até mesmo em se separar dos alimentos oferecidos à ídolos), e a promessa de comer da árvore da vida aos que vencerem, pois se D_us e o cordeiro são VIDA, o comer da árvore da vida indica a internalização de tamanho atributo da divindade, ou seja, aqueles que perseveram não internalizando outro senhor, poderão ao fim, internalizarem a essência do Senhor dos senhores, a saber, a Vida Eterna que encontraremos com a vinda da cidade santa que tem em meio a sua praça um exemplar da árvore da vida conforme Apocalipse 22:2.
Mas como dito, os que perseveram em obedecer ao que foi legislado em Atos 15 bem como toda a palavra que sai da boca de D-us poderão usufruir das beneficies da árvore da vida, como vemos em Apocalipse 22:14:
"Bem-aventurados aqueles que guardam os seus mandamentos, para que tenham direito à árvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas."
Referências e fontes:
Acesso em 01/2019 traduzido e adaptado de: http://www.abarim-publications.com/Meaning/Ephesus.html)
https://blog.israelbiblicalstudies.com/pt-br/jewish-studies/quem-foram-mundo-os-nicolaitas-de-efeso-e-pergamo/
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