שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Comentários da Porção "No Princípio" - Parashat Ber'eshit - Ber'eshit 1:1- 6:8 - 5º DIA

No Princípio - Gênesis 1:1 - 6:8
(Quinto dia - Gn. 1:20-23)



Ber'eshit - Gênesis: 1:20-23: "Disse também D-us: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus. Criou, pois, D-us os grandes animais marinhos e todos os seres viventes que rastejam, os quais povoavam as águas, segundo as suas espécies; e todas as aves, segundo as suas espécies. E viu D-us que isso era bom. E D-us os abençoou, dizendo: Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei as águas dos mares; e, na terra, se multipliquem as aves. Houve tarde e manhã, o quinto dia.

Nestes versos vemos a criação conforme a ciência normativamente subdivide em ordem de complexidade dentro da taxonomia de reino, filo, classe, ordem, família, gênero e espécie, ou seja, como notamos os animais marinhos, os que saíram da água, ou seja, os anfíbios, depois os que rastejam, ou seja, os répteis e por fim as aves são assim bem descritos. Não que confiemos nas explicações científicas de ancestralidades e antiguidade evolutiva, mas que o nível que é percebido de complexidade de cada espécie é respeitado nesta descrição.

Partimos para a criptografia do quinto milênio do homem sobre a terra, mas para isso recuperamos alguns termos utilizados para Israel e nas promessas para Avraham e seus filhos e netos, que é o de abundar sobre a terra, mas num sentido de enxames, o mesmo utilizado para os seres marinhos, que em sumo são peixes, que seria a palavra "ץרַץ" Tsharats como podemos ver no verso a seguir:
Êxodo 1:7: "Os filhos de Israel frutificaram, e enxamearam e multiplicaram-se, e foram fortalecidos grandemente; de maneira que a terra se encheu deles."
E como podemos ver de forma não referencial ao termo em si mas sim à ideia:

Gênesis 48:15,16: "E abençoou a Yossef (José), e disse: O D-us, em cuja presença andaram os meus pais Avraham e Itschak, o D-us que me sustentou, desde que eu nasci até este dia; O anjo que me livrou de todo o mal, abençoe estes rapazes, e seja chamado neles o meu nome, e o nome de meus pais Avraham e Itschak, e multipliquem-se, como peixes em multidão, no meio da terra.

Tal promessa ligada à posterior:

Gênesis 48:17-19: "Vendo pois Yossef que seu pai punha a sua mão direita sobre a cabeça de Efraim, foi mau aos seus olhos; e tomou a mão de seu pai, para a transpor de sobre a cabeça de Efraim à cabeça de Manassés. E Yossef disse a seu pai: Não assim, meu pai, porque este é o primogênito; põe a tua mão direita sobre a sua cabeça. Mas seu pai o recusou, e disse: Eu o sei, filho meu, eu o sei; também ele será um povo, e também ele será grande; contudo o seu irmão menor será maior que ele, e a sua semente será uma multidão de nações."

Com estas duas promessas onde o foco pesa sobre Efraim, onde a sua descendência seria como multidão de peixes no meio da terra e uma multidão de nações "Melo HaGoiym" ou plenitude dos gentios, é que ligamos o quinto dia da criação com o quinto milênio que abrange desde a ascensão de Yeshua e o recebimento do batismo na Ruach HaKodesh (Espírito Santo) até a idade média aproximadamente no ano 1000 D.E.C. onde os descendentes de Efraim, ou seja, a casa perdida de Israel com suas 10 tribos, que foram espalhadas após o cativeiro Assírio em 722 A.E.C. mas que agora multiplicadas por todas as nações como peixes no meio da terra para serem neste período do quinto milênio pescados pelos apóstolos como dito em:

Lucas 5:8-11: "E, vendo isto Simão Pedro, prostrou-se aos pés de Yeshua, dizendo: Senhor, ausenta-te de mim, que sou um homem pecador. Pois que o espanto se apoderara dele, e de todos os que com ele estavam, por causa da pesca de peixe que haviam feito; E, de igual modo, também de Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão. E disse Yeshua a Simão: Não temas: de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram."

Podemos elucubrar também que as aves neste milênio sejam os inimigos do evangelho, chamados de malignos na parábola do semeador

Mateus 13:1-4: "Tendo Yeshua saído de casa naquele dia, estava assentado junto ao mar; E ajuntou-se muita gente ao pé dele, de sorte que, entrando num barco, se assentou; e toda a multidão estava em pé na praia. E falou-lhe de muitas coisas por parábolas, dizendo: Eis que o semeador saiu a semear. E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;"
Mateus 13:18,19: "Escutai vós, pois, a parábola do semeador. Ouvindo alguém a palavra do reino, e não a entendendo, vem o maligno, e arrebata o que foi semeado no seu coração; este é o que foi semeado ao pé do caminho;"


Yom Teruáh - Dia de voz como de Trombeta - Quinta Festa

 A quinta festa se encaixa na missão da "igreja" no quinto milênio que é o de proclamar com voz de trombeta o evangelho por todos os mares para que se possa alcançar e pescar o maior número de peixes (homens) possível, e trazê-los a um período de arrependimento, que na tradição judaica é chamado Yamim Norain (Dias Temíveis) que começam em Yom Teruáh no 1º dia do 7º mês e se estende até Yom Kipur (Dia da Expiação) no 10º dia do 7º mês, período este de introspecção, aflição da alma, para correção de conduta, restituição das falhas para que no dia da Expiação o nome possa não ser riscado mas sim confirmado no livro da vida.

Por Metushelach Cohen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor