"E partiu" – Gênesis 28:10 – 32:2
A visão da escada de Ya'akov
28:10
Partiu, pois, Ya'akov de Be'er-Shev'a, e foi-se a Haran. 11 E chegou
a um lugar onde passou a noite, porque já o sol era posto; e tomou
uma das pedras daquele lugar, e a pôs por sua cabeceira, e deitou-se
naquele lugar.
Uma jornada de mais de 950 Km entre Be'e-Shev'a e Padam-Aram
com parada em Beit-El antiga cidade Luz (Jos. 18:13)
que fica a 20 km ao Norte de Jerusalém.
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A antiga localidade de Haran na Mesopotâmia, recebeu este nome derivado ao assírio Arranu que significava cruzamentos de estradas, pois lá se encontrava as rotas de Nínive para Damasco e ao sul para Kna'an; No hebraico o nome parece ser derivado de Charar: חָרַר que tem o sentido de seco, queimado, ardente seja pelo aspecto desértico do entorno da localidade ou seja pelo ardor idólatra que a cidade sempre teve, sendo centro de adoração do deus Lua, e dada a fabricação de objetos para encantamentos e adivinhações os chamados Terafim: תְּרָפִים.
A localidade de Haran é hoje o distrito de Harran da Província Şanlıurfa (Urfa) ao sudeste da atual Turquia |
O sonho de Ya'akov por milênios tem sido interpretado, e assim milhares de interpretações diferentes tem sido dada à ele, então qual escolher? qual é a mais acertada? Na realidade cada um que lê pode dar a sua interpretação, o que fará com que tal seja a melhor será a testificação que receberemos em compartilharmos a nossa própria interpretação, então lá vai a minha... Começo por um estranhamento na leitura, o por quê de ter sido usada a palavra Sulam: סֻלָּם cujo único uso é neste texto? Assim apelamos para o valor numérico desta palavra que é 130 e encontramos outras palavras que também tem o valor numérico de 130 para nos auxiliar numa pista, e notamos que algumas expressões como "para o meu rei" לְמַלְכֵי, outra passagem em referência à sacerdote, várias em referência a conhecimento, palavra, boca, mão, do alto, Éden, Sinai, eu particularmente liguei todas estas palavras de alguma forma ao Mashiach, e conclui usando também o texto de João 1:47-51, que esta escada é figura do Mashiach, que serve de mediação entre D-us e os homens, onde o movimento de subida dos anjos são as ações dos homens em resposta ao conhecer esta escada, e o movimento de descida dos anjos é a resposta de D-us a esta primeira resposta do homem, mostrado ao meu ver que a promessa alcançada por Avraham, Itschak e Ya'akov tem por intermediário o Mashiach, pois a bendição a todas as famílias da terra só acontece por meio do Mashiach (Gl. 3:13-16, Jo. 8:56, Hb. 11:13) e a definitiva retomada do território de forma integral conforme foi prometido também só ocorrerá na vinda do Mashiach.
A coluna de Beit-El.
18 Então, levantou-se Ya'akov pela manhã, de madrugada, e tomou a pedra que tinha posto por sua cabeceira, e a pôs por coluna, e derramou azeite em cima dela. 19 E chamou o nome daquele lugar Beit-el; o nome, porém, daquela cidade, dantes, era Luz.Cidade de Luz : לוּז termo este que faz referência às árvores do tipo Amendoeira; Ao contrário do que dizem alguns rabinos e comentaristas, Luz ou Beit-El não é Jerusalém e sim uma cidade cananeia ao norte conforme consta nas seguintes passagens Gn. 35:6, 48:3, Js. 16:2, 18:13 e Jz. 1:23, 26, principalmente no contexto de Josué capítulo 18 onde se vê claramente uma jornada de uma cidade ao norte descendo-se ao sul por diversas cidades e montes até que faz referência ao Vale dos filhos de Hinom dos Jebuseus que é dai sim uma referência à antiga Jebus (Jerusalém)
Contexto de Josué 18 a partir do verso 13 e as cidades citadas até o verso 16. |
20 E
Ya'akov fez um voto, dizendo: Se D-us for comigo, e me guardar nesta
viagem que faço, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21 e
eu em paz tornar à casa de meu pai e for o SENHOR para mim por D-us; 22 então esta pedra, que tenho posto por coluna, será Casa de D-us; e de
tudo quanto me deres, certamente te darei o décimo.
Algumas traduções deste texto coloca o voto condicionando Ya'akov a ter o Senhor como D-us, mas pelo contrário o voto pede entre o sustento, vestes e paz o ser o Senhor por D-us, indicando que Ya'akov só pede o que é para a sua subsistência ou seja comida, vestimenta, abrigo e tão importante quanto, ter o Senhor como o seu D_us.
Ya'akov chega ao poço de Haran
29:1 Então, pôs-se Ya'akov a pé e foi-se à terra dos filhos do leste. 2 E olhou, e eis um poço no campo, e eis três rebanhos de ovelhas que estavam deitados junto a ele; porque daquele poço davam de beber aos rebanhos; e havia uma grande pedra sobre a boca do poço. 3 E ajuntavam ali todos os rebanhos, e removiam a pedra de sobre a boca do poço, e davam de beber às ovelhas, e tornavam a pôr a pedra sobre a boca do poço, no seu lugar.
4
E disse-lhes Ya'akov: Meus irmãos, donde sois? E disseram: Somos de
Haran. 5 E ele lhes disse: Conheceis a Lavan, filho de Nahor? E
disseram: Conhecemos. 6 Disse-lhes mais: Está ele bem? E disseram:
Está bem, e eis aqui Rachel, sua filha, que vem com as ovelhas. 7 E
ele disse: Eis que ainda é muito dia, não é tempo de ajuntar o
gado; dai de beber às ovelhas, e ide, e apascentai-as. 8 E disseram:
Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a
pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas.
Provavelmente este costume oriental que mescla desconfiança e boa vizinhança servia para dois propósitos, primeiro como a água era um bem precioso era protegido por uma grande pedra, e tal pedra só podia ser removida por mais de uma pessoa e assim a boa prática de ajudar os mais fracos se percebia, e como aparenta o poço era comunitário, portanto o segundo propósito seria o de não se ter discussões, então o uso não poderia ser feito individualmente e sim na presença de todos os usuários e para tanto todos esperavam por todos e usavam das águas igualmente.
Ya'akov encontra Rachel
9 Estando ele ainda falando com eles, veio Rachel com as ovelhas de seu pai; porque ela era pastora. 10 E aconteceu que, vendo Ya'akov a Rachel, filha de Lavan, irmão de sua mãe, e as ovelhas de Lavan, irmão de sua mãe, chegou Ya'akov, e revolveu a pedra de sobre a boca do poço, e deu de beber às ovelhas de Lavan, irmão de sua mãe. 11 E Ya'akov beijou a Rachel, e levantou a sua voz, e chorou. 12 E Ya'akov anunciou a Rachel que era irmão de seu pai e que era filho de Rivkah. Então, ela correu e o anunciou a seu pai.Costume oriental das regiões do interior do Iraque, Síria, Líbano, Jordânia, Turquia e Israel até hoje é de se beijar a testa, mãos ou pés de um parente a muito não visto e com alta voz fazer um som de lamurio, ao que vemos deve ter sido tal atitude a de Ya'akov para com Rachel.
O Nome Lavan: לָבָן de igual raiz significando branco, ou de raiz aramaica significando tijolo de argila ainda não cozido portanto esbranquiçado, ou ainda construção de tijolos éticos para a formação de uma moral branca e pura, ou de raiz assíria "labanu" significando prostrar, derrubar.
13
E aconteceu que, ouvindo Lavan as novas de Ya'akov, filho de sua
irmã, correu-lhe ao encontro, e abraçou-o, e beijou-o, e levou-o à
sua casa. E contou ele a Lavan todas estas coisas. 14 Então, Lavan
disse-lhe: Verdadeiramente és tu o meu osso e a minha carne. E ficou
com ele um mês inteiro. 15
Depois, disse Lavan a Ya'akov: Porque tu és meu irmão, hás de
servir-me de graça? Declara-me qual será o teu salário.
16 E Lavan
tinha duas filhas; o nome da mais velha era Le'ah , e o nome da menor,
Rachel.
Nome Le'ah: לֵאָה deriva do termo la'ah: לָאָה que significa cansada, impaciente, talvez por ser já de certa idade e ainda não ter se casado.
Nome Rachel: רָחֵל é de igual raiz significando ovelha nova.17 Os olhos de Le'ah eram tenros e Rachel era de formoso semblante e formosa à vista.
O termo tenro, fraco ou tímido, rak: רַך é muito discutido em sua significância, mas analisando o contexto do verso vemos que se os adjetivos para Rachel são bons o de Le'ah também o é, pois não há partículas comparativa de contraposição ou adversativas no texto, outro ponto, que é uma análise particular minha, pois tenho as duas como mulheres do oriente médio, ou seja suas características físicas são preservadas nas mulheres dos lugares remotos do oriente árabe de hoje quase que sem muita miscigenação, então apelando para literatura que descreve a beleza dos olhos das mulheres árabes verifiquei que os olhos de tom mais acentuados como castanhos escuros e pretos são chamados como olhos poderosos, de força, arrebatadores enquanto que olhos de coloração rara como os olhos cor de âmbar e acinzentados quase que azulados comuns em algumas regiões são chamados de olhos pueris, tenros, aveludados e leves sempre com a mesma conotação do hebraico rak.
Uma observação pertinente seria: É Le'ah a matriarca dos reis de Israel inclusive o Mashiach enquanto Rachel foi matriarca somente do rei Shaul que segundo a descrição em I Sm. 9:2 era belo como sua matriarca.18 E Ya'akov amava a Rachel e disse: Sete anos te servirei por Rachel, tua filha menor. 19 Então, disse Lavan: Melhor é que eu ta dê do que a dê a outro homem; fica comigo. 20 Assim, serviu Ya'akov sete anos por Rachel; e foram aos seus olhos como poucos dias, pelo muito que a amava.
Lavan engana a Ya'akov
21
E disse Ya'akov a Lavan: Dá-me minha mulher, porque meus dias são
cumpridos, para que eu entre a ela. 22 Então, ajuntou Lavan todos os
homens daquele lugar e fez um banquete. 23 E aconteceu, à tarde,
que tomou Le'ah , sua filha, e trouxe-lha. E entrou a ela. 24 E Lavan
deu sua serva Zilpa por serva a Le'ah , sua filha. 25 E aconteceu pela
manhã ver que era Le'ah ; pelo que disse a Lavan: Por que me fizeste
isso? Não te tenho servido por Rachel? Por que, pois, me enganaste?
26 E disse Lavan: Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê
antes da primogênita. 27 Cumpre a semana desta; então te daremos
também a outra, pelo serviço que ainda outros sete anos servires
comigo.
Lavan com a frase: "Não se faz assim no nosso lugar, que a menor se dê antes da primogênita", o jogo de palavras aqui faz com que venha a tona na mente de Ya'akov, agora enganado, a vez que ele usou de engano, sendo ele o menor que conquistou a a benção da primogenitura. Não podemos deixar de mencionar aqui é que foi Rivka a irmã de Lavan que apresenta o plano de tomar a benção de Essáv para Ya'akov, mostrando que a artimanha de dar um jeitinho é de família, lembrando que Sarah também do mesmo clã deu um jeitinho de cumprir a promessa dada a Avraham, gerando assim Ishmael.
Cumpre a semana desta, significa respeite a tradição de (Sheva Berachot) que estipula sete dias de bodas, e assim Ya'akov respeitou e logo na semana seguinte se casou com Rachel.
Ya'akov casa com Rachel
28
E Ya'akov fez assim e cumpriu a semana desta; então, lhe deu por
mulher Rachel, sua filha. 29 E Lavan deu sua serva Bil-hah por serva
a Rachel, sua filha. 30 E entrou também a Rachel e amou também a
Rachel mais do que a Le'ah ; e serviu com ele (Lavan) ainda outros sete anos.
O nascimento a Ya'akov de doze filhos e uma filha
R'euven - רְאוּבֵן = viu um filho, deriva da raiz רָאָה – Raah: ver, atentar, pois Le'ah exclama:“ Porque o Senhor viu minha aflição,..”33 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Porquanto o SENHOR ouviu que eu era aborrecida, me deu também este; e chamou o seu nome Shim'on.
Shim'on – שִׁמְעֽוֹן , deriva da raiz שָׁמַע – Shama': ouvir, atentar; Pois Le'ah diz : “Porque o Senhor ouviu que sou desprezada,...”34 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Agora, esta vez se ajuntará meu marido a mim, porque três filhos lhe tenho dado; por isso, chamou o seu nome Levi.
Levi – לֵוִי, deriva da raiz לָוָה – Lavah: ligar, unir; Pois Le'ah diz: “Agora esta vez se ajuntará meu marido a mim,...”35 E concebeu outra vez e teve um filho, dizendo: Esta vez louvarei ao SENHOR. Por isso, chamou o seu nome Yehudáh; e cessou de ter filhos.
Yehudáh – יְהוּדָה, deriva da raiz יָדָה – Yadah: Louvar, engrandecer; Pois Le'ah diz: “Esta vez louvarei ao Senhor...”
30:1 Vendo,
pois, Rachel que não dava filhos a Ya'akov, teve Rachel inveja de
sua irmã e disse a Ya'akov: Dá-me filhos, senão estou morta eu. 2 Então,
se acendeu a ira de Ya'akov contra Rachel e disse: Estou eu
no lugar de D-us, que te impediu o fruto de teu ventre? 3 E
ela disse: Eis aqui minha serva Bil-hah; entra a ela, para que tenha
filhos sobre os meus joelhos, e eu assim receba filhos por
ela. 4 Assim,
lhe deu a Bil-hah, sua serva, por mulher; e Ya'akov entrou a ela. 5 E
concebeu Bil-hah e deu a Ya'akov um filho. 6 Então,
disse Rachel: Julgou-me D-us, e também ouviu a minha voz, e me deu
um filho; por isso, chamou o seu nome Dan.
Dan – דָּן, deriva da raiz דִּין – Din: Julgar, Fazer justiça; Pois Rachel diz: “Julgou-me (me fez justiça) D-us,...”7 E Bil-hah, serva de Rachel, concebeu outra vez e deu a Ya'akov o segundo filho. 8 Então, disse Rachel: Com lutas poderosas, tenho lutado com minha irmã e também venci; e chamou o seu nome Naftali.
Naftali – נַפְתָּלִי, deriva da raiz פָּתַל – Patal: lutar; Pois Rachel diz: “Com lutas poderosas tenho lutado com minha irmã”
Mas existem dificuldades na tradução e até mesmo na interpretação desta passagem que fala do que Rachel tem enfrentado, vejamos o texto em hebraico:
וַתֹּאמֶר רָחֵל נַפְתּוּלֵי אֱלֹהִים/נִפְתַּלְתִּי עִם־אֲחֹתִי גַּם־יָכֹלְתִּי וַתִּקְרָא שְׁמֹו נַפְתָּלִי
Vat'omer Rachel naftulei 'elohim / Niftalti 'im-achoti gam-iacholti vatikr'a shemor Naftali
Principal dilema é de como interpretar a expressão naftulei 'elohim, algumas traduções vertem para lutas poderosas ou grandes lutas, onde o termo 'elohim é tido neste caso pelo seu significado primitivo de poderes e autoridades. Outras formas seriam: Com lutas de D-us (significando que Rachel passa por algo que D-us estabeleceu a tornando estéril) ou Com disputa divina (Como que tal disputa das irmãs fosse algo dado por D_us para algum propósito) ou Com astúcia divina (como se Rachel tivesse sido inspirada divinamente a usar sua serviçal para ter filhos de Ya'acov), ou uma tradução bem parafrasal da Torah Viva - Maayanot - 2013, que verte para: " Eu (Rachel) tenho estado enroscada (niftalti) por toda parte com minha irmã através de todos os caminhos tortuosos (naftulei) de D-us, mas eu finalmente venci" e por fim uma interpretação de Rashi que vai numa provável raiz da palavra nafal chegando em tefilah: תְּפִלָּה e deixando o texto assim: "Tenho eu (Rachel) oferecido orações à D-us, orações relativas a minha irmã, e tenho tido respostas"
9 Vendo,
pois, Le'ah que cessava de gerar, tomou também a Zilpah, sua serva,
e deu-a a Ya'akov por mulher. 10 E
deu Zilpah, serva de Le'ah, um filho a Ya'akov. 11 Então,
disse Le'ah: Boa fortuna chegou; e chamou o seu nome de Gad.
Gad – גָּד, deriva da raiz גָד – Gad: Boa fortuna, afortunado, sorte; Pois Leah diz: “Boa fortuna chegou,...”12 Depois, deu Zilpah, serva de Le'ah, um segundo filho a Ya'akov. 13 Então, disse Le'ah: Para minha felicidade , porque as filhas me terão por feliz; e chamou o seu nome A'sher.
A'sher – אָשֵׁר, deriva da raiz אֹשֶׁר – O'sher: Feliz, Felicidade; Pois Leah diz: “Para minha felicidade! porque as filhas me terão por feliz,...”
14 E
foi R'euven, nos dias da sega do trigo, e achou mandrágoras no campo.
E trouxe-as a Le'ah, sua mãe. Então, disse Rachel a Le'ah: Ora,
dá-me das mandrágoras do teu filho. 15 E
ela lhe disse: É já pouco que hajas tomado o meu marido?
Tomarás também as mandrágoras do meu filho? Então, disse Rachel:
Por isso, se deitará contigo esta noite pelas mandrágoras de teu
filho. 16 Vindo,
pois, Ya'akov, à tarde, do campo, saiu-lhe Le'ah ao encontro e
disse: A mim entrarás, porque certamente te aluguei com as
mandrágoras do meu filho. E deitou-se com ela aquela noite.
Ilustração Medieval de uma Mandrágora |
Mandrágoras no hebraico Dudaim: דּוּדָאּים que por sua vez vem da raiz Dod: דּוֹד de amor, amado, ser amado, figura de paixão carnal, tal planta foi chamada assim pelos seus efeitos afrodisíacos e por ser usada pelos assírios ou arameus para poções de fertilidade.
Segundo uma fonte antiga (Tsva'at Issachar 2:6) Rachel não comeu das mandrágoras negociadas de Le'ah, mas as ofertou por serem raras, em meio a orações, à D-us.17 E ouviu D-us a Le'ah, e concebeu e teve um quinto filho. 18 Então, disse Le'ah: D-us me tem recompensou, pois tenho dado minha serva ao meu marido. E chamou o seu nome Issachar.
Yssachar – יִשָּׂשָׂכָר, deriva da raiz שָׂכָר – Sachar: Recompensa; Pois Leah diz: “D-us me recompensou ,...”19 E Le'ah concebeu outra vez e deu a Ya'akov um sexto filho. 20 E disse Le'ah: D-us me deu a mim uma boa dádiva; desta vez morará o meu marido comigo, porque lhe tenho dado seis filhos. E chamou o seu nome Zevulum.
Zevulum – זְבוּלוּן, deriva da raiz זָבַל – Zaval: Morar, habitar; Pois Leah diz: “...desta vez morará o meu marido comigo...”21 E, depois, teve uma filha e chamou o seu nome Dinah.
Dinah; דִּינָה assim como Dan vem da raiz Din: Julgar, Fazer justiça, como se D-us compensa-se (fizesse justiça) à Le'ah com filhos, pela falta de amor que Ya'akov à dava, pois amava mais a Rachel do que a ela. Alguns comentarista alegam que pela posição do texto e afins Dinah seria irmã gêmea de Zevulum.22 E lembrou-se D-us de Rachel, e D-us a ouviu, e abriu a sua madre. 23 E ela concebeu, e teve um filho, e disse: D-us recolheu a minha vergonha. 24 E chamou o seu nome Yossêf, dizendo: O SENHOR me acrescente outro filho.
Yossêf – יוֹסֵף, pode derivar de duas raízes uma sendo אָסַף – Assaf: recolher; Pois Rachel diz ...recolheu minha vergonha, ou pode derivar da raiz יָסַף – Yassaf: Acrescentar; Pois Rachel diz: “Acrescente-me o Senhor ainda outro filho.”25 E aconteceu que, quando Rachel teve a Yossêf, disse Ya'akov a Lavan: Deixa-me ir; que me vá ao meu lugar e à minha terra. 26 Dá-me os meus filhos e as minhas mulheres, pelas quais te tenho servido, e ir-me-ei; pois tu sabes o meu serviço, que te tenho feito.
Lavan faz um novo pacto com Ya'akov
27 Então,
lhe disse Lavan: Se, agora, tenho achado graça a teus olhos, fica
comigo. Tenho experimentado que o SENHOR me abençoou por
amor de ti. 28 E
disse mais: Determina-me o teu salário, que to darei. 29 Então,
lhe disse: Tu sabes como te tenho servido e como passou o teu gado
comigo. 30 Porque
o pouco que tinhas antes de mim é aumentado até uma multidão; e o
SENHOR te tem abençoado por meu trabalho. Agora, pois, quando
hei de trabalhar também por minha casa? 31 E
disse ele: Que te darei? Então, disse Ya'akov: Nada me
darás; tornarei a apascentar e a guardar o teu rebanho, se
me fizeres isto: 32 passarei
hoje por todo o teu rebanho, separando dele todos os salpicados e
malhados, e todos os que tem tom marrom avermelhado entre os cordeiros, e o que é malhado e
salpicado entre as cabras; e isto será o meu
salário. 33 Assim,
testificará por mim a minha justiça no dia de amanhã, quando
vieres e o meu salário estiver diante de tua face; tudo o que não
for salpicado e malhado entre as cabras e de tom marrom avermelhado entre os cordeiros
será considerado como furtado por mim. 34 Então,
disse Lavan: Tomara que seja conforme a tua palavra. 35 E
separou, naquele mesmo dia, os bodes listrados e malhados e todas as
cabras salpicadas e malhadas, tudo em que havia brancura e
todo o de tom marrom avermelhado entre os cordeiros; e deu-os nas mãos dos seus
filhos. 36 E
pôs três dias de caminho entre si e Ya'akov; e Ya'akov apascentava
o resto dos rebanhos de Lavan.
O texto hebraico aqui não é conclusivo do que foi exatamente tratado, dando margem a mais de uma versão, uma delas é que Ya'akov teria como salário todos os animais que fugissem a regra de ovelha e cordeiros brancos e cabras e bodes pretos que é padrão dos animais na região do deserto arameu, isso já na hora da separação dos animais naquele mesmo dia, a outra versão é de que entende com base na expressão BeYom Machar: בְּיֹום מָחָר do verso 33, que pode significar "no dia futuro" ou no "dia de amanhã", indicando que Lavan faria a separação das exceções dos animais os dando a seus filhos, e Ya'akov teria como salário o que nascesse futuramente dos animais comuns em sua guarda, que tivessem as condições da exceção estipulada.
A maneira como Ya'akov se enriquece
O método utilizado por Ya'akov para que o resultado da procriação dos animais fosse-lhe favorável não tem nada de científico ou ainda seja amparado por simpatias ou superstições relatadas ao longo da história, mas como percebemos ele teve uma visão com orientação de um anjo (Gn. 31:11) e talvez através da confiança de Ya'akov de seguir as orientações divinas isso foi lhe imputado como justiça, sendo D-us o responsável pelo sucesso de seu procedimento.
O nome das espécies das varas que Ya'akov toma para o experimento, parece ser mais trocadilho de palavras e idéias, vejamos: o álamo ou estoraque em hebraico é o Livneh: לִבְנֶה que vem da mesma raiz de Lavan significando branco, o plátano ou castanheiros é A'rmon: עַרְמֹן que vem da raiz Arom: עָרֹם significando astuto ou esperto, ou seja se tomarmos tal trocadilho de idéias, Ya'akov está usando da brancura dos filetes feitos na planta "branca" e na "astuta" para desfazer o engano planejado pelo astuto Lavan (o Brancão).
D-us manda Ya'akov tornar à terra dos seus pais
31:
1 Então, ouvia as palavras dos filhos de Lavan, que diziam: Ya'akov
tem tomado tudo o que era de nosso pai e do que era de nosso pai fez
ele toda esta glória. 2 Viu também Ya'akov o rosto de Lavan, e eis
que não era para com ele como dantes. 3 E disse o SENHOR a Ya'akov:
Torna à terra dos teus pais e à tua parentela, e eu serei contigo.
4 Então, enviou Ya'akov e chamou a Rachel e a Leah ao campo, ao seu
rebanho. 5 E disse-lhes: Vejo que o rosto de vosso pai para comigo
não é como anteriormente; porém o D-us de meu pai esteve comigo. 6
E vós mesmas sabeis que, com todo o meu poder, tenho servido a vosso
pai; 7 mas vosso pai me enganou e mudou o salário dez vezes; porém
D-us não lhe permitiu que me fizesse mal. 8 Quando ele dizia assim:
Os salpicados serão o teu salário, então, todos os rebanhos davam
salpicados. E, quando ele dizia assim: Os listrados serão o teu
salário, então, todos os rebanhos davam listrados. 9 Assim, D-us
tirou o gado de vosso pai e mo deu a mim. 10 E sucedeu que, ao tempo
em que o rebanho concebia, eu levantei os meus olhos e vi em sonhos
que os bodes que cobriam as ovelhas eram listrados, salpicados e
malhados. 11 E disse-me o Anjo de D-us, em sonhos: Ya'akov! E eu
disse: Eis-me aqui. 12 E disse ele: Levanta, agora, os teus olhos e
vê que todos os bodes que cobrem o rebanho são listrados,
salpicados e malhados; porque tenho visto tudo o que Lavan te fez. 13
Eu sou o D-us de Beit-El, onde tens ungido uma coluna, onde me tens
feito o voto; levanta-te agora, sai-te desta terra e torna-te à
terra da tua parentela. 14 Então, responderam Rachel e Leah e
disseram-lhe: Há ainda para nós parte ou herança na casa de nosso
pai? 15 Não nos considera ele como estranhas? Pois vendeu-nos e
comeu todo o nosso dinheiro. 16 Porque toda a riqueza que D-us tirou
de nosso pai é nossa e de nossos filhos; agora, pois, faze tudo o
que D-us te tem dito.
17
Então, se levantou Ya'akov, pondo os seus filhos e as suas mulheres
sobre os camelos, 18 e levou todo o seu gado e toda a sua fazenda que
havia adquirido, o gado que possuía, que alcançara em Padam-Aram,
para ir a Itschak, seu pai, à terra de K'naan.
19 E, havendo Lavan ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Rachel os Terafim (ídolos) que seu pai tinha. 20 E esquivou-se Ya'akov de Lavan, o arameu, porque não lhe fez saber que fugia.
21 E fugiu ele com tudo o que tinha; e levantou-se, e passou o rio, e pôs o seu rosto para a montanha de Gile'ad.
19 E, havendo Lavan ido a tosquiar as suas ovelhas, furtou Rachel os Terafim (ídolos) que seu pai tinha. 20 E esquivou-se Ya'akov de Lavan, o arameu, porque não lhe fez saber que fugia.
Terafim: תְּרָפִים são tidos como ídolos domésticos muito comuns na antiga Mesopotâmia e Caldeia, feitos de prata, ouro ou cerâmica eram usados como amuletos e para ritos de prognosticação, adivinhação e encantamentos. São reprovados e abominados em vários textos da Tanach.
Rachel segundo algumas interpretações pode ter pego os Terafim de seu pai por três razões: 1ª) Para que seu pai não os usasse para consultar por meio de prognosticação a direção que eles tomaram para fugir. 2ª) Por serem de metais preciosos poderia ajudar de forma financeira se algo acontecesse. 3ª) Rachel ainda poderia confiar nestes ídolos como forma de proteção ou até mesmo não ter se livrado completamente de sua idolatria.
21 E fugiu ele com tudo o que tinha; e levantou-se, e passou o rio, e pôs o seu rosto para a montanha de Gile'ad.
Gile'ad: גִּלְעָד junção dos termos Gal e Ed, o monte do testemunho, seria a opção de primeiro acampamento fora de grandes cidades como Damasco, após Ya'akov ter atravessado o rio Eufrates ao sair de Aran.
Lavan prossegue atrás de Ya'akov
22
E, no terceiro dia, foi anunciado a Lavan que Ya'akov tinha fugido.
23 Então, tomou consigo os seus irmãos e atrás dele seguiu o seu
caminho por sete dias; e alcançou-o na montanha de Gile'ad. 24 Veio,
porém, D-us a Lavan, o arameu, em sonhos, de noite, e disse-lhe:
Guarda-te, que não fales a Ya'akov nem bem nem mal.
Uma ligação pertinente de textos seria que assim como aconteceu com Bilam (Balaão) descendente de Lavan, (Num. Cap. 22), acontece aqui, onde um homem injusto recebe mensagem do Senhor em sonho, sendo ambos alertados para não proferir nada contra a semente de Avraham.
25
Alcançou, pois, Lavan a Ya'akov. E armara Ya'akov a sua tenda
naquela montanha; armou também Lavan com os seus irmãos a sua na
montanha de Gile'ad. 26 Então, disse Lavan a Ya'akov: Que fizeste,
que te esquivaste de mim e levaste as minhas filhas como cativas pela
espada? 27 Por que fugiste ocultamente, e te esquivaste de mim, e não
me fizeste saber, para que eu te enviasse com alegria, e com
cânticos, e com tamboril, e com harpa? 28 Também não me permitiste
beijar os meus filhos e as minhas filhas. Loucamente, pois, agora
andaste, fazendo assim. 29 Poder havia em minha mão para vos fazer
mal, mas o D-us de vosso pai me falou ontem à noite, dizendo:
Guarda-te, que não fales a Ya'akov nem bem nem mal. 30 E agora, se
te querias ir embora, porquanto tinhas saudades de voltar à casa de
teu pai, por que furtaste os meus deuses? 31 Então, respondeu
Ya'akov e disse a Lavan: Porque temia; pois que dizia comigo se
porventura me não arrebatarias as tuas filhas. 32 Com quem achares
os teus deuses, esse não viva; reconhece diante de nossos irmãos o
que é teu do que está comigo e toma-o para ti. Pois Ya'akov não
sabia que Rachel os tinha furtado.
Ya'akov profere palavras rápidas aqui, não refletindo nas consequências, pois caso os ídolos fossem encontrados com seus filhos que por engano tivessem os pego, ou até mesmo se fossem achados com Rachel, como ele cumpriria suas palavras? Mas O Senhor ouvi estas palavras e Rachel perde a vida após o parto cfe. Gn. 35:18.
33
Então, entrou Lavan na tenda de Ya'akov, e na tenda de Leah , e na
tenda de ambas as servas e não os achou; e, saindo da tenda de Leah,
entrou na tenda de Rachel. 34 Mas tinha tomado Rachel os ídolos, e
os tinha posto na albarda de um camelo, e assentara-se sobre eles; e
apalpou Lavan toda a tenda e não os achou. 35 E ela disse a seu pai:
Não se acenda a ira nos olhos de meu senhor, que não posso
levantar-me diante da tua face; porquanto tenho o costume das
mulheres. E ele procurou, mas não achou os ídolos.
36
Então, irou-se Ya'akov e contendeu com Lavan. E respondeu Ya'akov e
disse a Lavan: Qual é a minha transgressão? Qual é o meu pecado,
que tão furiosamente me tens perseguido? 37 Havendo apalpado todos
os meus móveis, que achaste de todos os móveis da tua casa? Põe-no
aqui diante dos meus irmãos e teus irmãos; e que julguem entre nós
ambos. 38 Estes vinte anos eu estive contigo, as tuas ovelhas e as
tuas cabras nunca abortaram, e não comi os carneiros do teu rebanho.
39 Não te trouxe eu o despedaçado; eu o pagava; o furtado de dia e
o furtado de noite da minha mão o requerias. 40 Estava eu de sorte
que de dia me consumia o calor, e, de noite, a geada; e o meu sono
foi-se dos meus olhos. 41 Tenho estado agora vinte anos na tua casa;
catorze te servi por tuas duas filhas e seis anos por teu rebanho;
mas o meu salário tens mudado dez vezes. 42 Se o D-us de meu pai, o
D-us de Avraham e o Temor de Itschak, não fora comigo, por certo me
enviarias agora vazio. D-us atendeu à minha aflição e ao trabalho
das minhas mãos e repreendeu-te ontem à noite.
O pacto entre Lavan e Ya'akov em Galeede
43
Então, respondeu Lavan e disse a Ya'akov: Estas filhas são minhas
filhas, e estes filhos são meus filhos, e este rebanho é o meu
rebanho, e tudo o que vês meu é; e que farei, hoje, a estas minhas
filhas ou aos filhos que tiveram? 44 Agora, pois, vem, e façamos
concerto, eu e tu, que seja por testemunho entre mim e ti. 45 Então,
tomou Ya'akov uma pedra e erigiu-a por coluna. 46 E disse Ya'akov a
seus irmãos: Ajuntai pedras. E tomaram pedras, e fizeram um montão,
e comeram ali sobre aquele montão. 47 E chamou-lhe Lavan Yegar-Sahadut'a; porém Ya'akov chamou-lhe Gal'ed.
48 Então, disse Lavan: Este montão seja, hoje, por testemunha entre mim e ti; por isso, se chamou o seu nome Gal'ed 49 e Mitspah, porquanto disse: Atente o SENHOR entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro. 50 Se afligires as minhas filhas e se tomares mulheres além das minhas filhas, mesmo que ninguém esteja conosco, atenta que D-us é testemunha entre mim e ti.
Yegar-Sahadut'a: יְגַר שָׂהֲדוּתָא expressão aramaica para montão de pedras do testemunho, o mesmo sentido em hebraico do nome que Ya'akov deu ou seja Gal'ed: גַּלְעֵד. Mais uma vez lembramos do que acontece com Bil'am descendente de Lavan, no episódio da jumenta falante cfe Nm. 22:22-35, onde Bil'am tem o pé preso num montão de pedras Gal: גַּל, para o fazer lembrar do juramento (cfe abaixo no verso 52) entre seu antepassado e Ya'akov de que eles não ultrapassariam o montão para o mal, e era exatamente este o intuito de Bil'am, fazer o mal ao filhos de Ya'akov.
48 Então, disse Lavan: Este montão seja, hoje, por testemunha entre mim e ti; por isso, se chamou o seu nome Gal'ed 49 e Mitspah, porquanto disse: Atente o SENHOR entre mim e ti, quando nós estivermos apartados um do outro. 50 Se afligires as minhas filhas e se tomares mulheres além das minhas filhas, mesmo que ninguém esteja conosco, atenta que D-us é testemunha entre mim e ti.
Mitspáh: מִצְפָּה derivado da raiz Tsapah: צָפָה que significa aquele que vigia, atenta, pois Lavan convoca o Senhor para atentar à conduta de Ya'akov para com suas filhas, tendo o Senhor como testemunha deste pacto.
51
Disse mais Lavan a Ya'akov: Eis aqui este mesmo montão, e eis aqui
esta coluna que levantei entre mim e ti. 52 Este montão seja
testemunha, e esta coluna seja testemunha de que eu não passarei
este montão para lá e que tu não passarás este montão e esta
coluna para cá, para mal. 53 O D-us de Avraham e o D-us de Nahor, o
D-us de seu pai, julguem entre nós. E jurou Ya'akov pelo Temor de
Itschak, seu pai. 54 E sacrificou Ya'akov um sacrifício na montanha
e convidou seus irmãos para comerem pão; e comeram pão e passaram
a noite na montanha. 55
E levantou-se Lavan pela manhã, de madrugada, e beijou seus filhos e
suas filhas, e abençoou-os; e partiu e voltou Lavan ao seu lugar.
32:1
E foi também Ya'akov o seu caminho, e encontraram-no os anjos de
D-us. 2 E Ya'akov disse, quando os viu: Este é o exército de D-us.
E chamou o nome daquele lugar Mahanaiym. (מַחֲנָ֫יִם = Dois Campos).
Por Metushelach Cohen
Mapas Elaborados no Google Maps.
Informações baseadas nos diversos Midrashim de nossos sábios e algumas citações diretas dos comentários da Torá-Lei de Moisés da Editora Sêfer - Jairo Fridlin - 2001 e da Torá Viva da Editora Maayanot - Rav Aryeh Kaplan - 2013.
Nota: Os apóstrofos ( ' ) utilizados nas transliterações dos termos hebraicos servem para indicar que a próxima letra é gutural como nos casos das letras alef e aiyn, portanto a pronúncia terá que guturalizar as vogais, ou seja formar o som da vogal no fundo da garganta.
Ótimo estudo! Trouxe-me outra visão sobre Rachel e Le'ah. Shalom!
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