שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Comentários da Porção "No Princípio" - Parashat Ber'eshit - Ber'eshit 1:1- 6:8 - A Criação

No Princípio
Gênesis 1:1 - 6:8 

Nesta semana após o término do período de festas do sétimos mês do calendário bíblico judaico, reiniciamos o estudo da Torah (Pentateuco), retornando ao principio, ou seja, recomeçaremos em Gênesis o estudo cíclico das 54 Parashiot (Porções) em que a Torah (Pentateuco) foi didaticamente dividida ainda no período do retorno do exílio por meio de Ezra (Esdras).

Mas a nossa abordagem desta vez terá como enfoque as simbologias escatológicas que apontam para a vida e obra do Messias desde a fundação do mundo até a consumação dos séculos, passando pela importância da compreensão conceitual das festas de D-us (Levítico 23), a restauração das tribos de Israel para unificação de um único povo, formador do Reino de D-us, e tudo isso para demonstrar o fim desde o princípio conforme Isaías 46:9-10 Lembrai-vos das coisas passadas desde a antiguidade; que eu sou Deus, e não há outro Deus, não há outro semelhante a mim. Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a minha vontade.”

Antes de começarmos a análise textual, lançamos um questionamento pertinente: D-us precisaria efetivamente de sete dias para a criação ou Ele poderia em uma fração de segundo formar tudo?

Portanto sem perdermos a literalidade da narrativa, entendemos que tudo foi feito conforme foi escrito para carregar nas descrições e detalhes, recados criptografados do desenrolar da história humana sobre a terra, do principio ao fim desta jornada.

Ber'eshit - Gênesis 1:1 - 6:8

1:1 No princípio, criou D-us os céus e a terra.

בְּרֵאשִׁית בָּרָא אֱלֹהִים אֵת הַשָּׁמַיִם וְאֵת הָאָרֶץ
O termo את (et), apesar de não ser traduzido, tem seu papel gramatical, o de indicar que o elemento que se segue será um objeto direto, mas criptografadamente vemos o seguinte: No princípio, Criou D-us: את = Alef + Tav = Alfa + Omega = o princípio e o encerramento de tudo, plano inicial e o seu fechamento tudo por meio de sua palavra expressa no alfabeto que começa com alef e termina com Tav, ou seja, Yeshua, ele é o alef e tav, alfa e omega dos céus e também da terra, pois todo o período não eterno, ou seja, o recorte feito na dimensão eterne que hoje chamamos tempo, tem o seu ínicio e seu fim escritos, determinados e explanados por aquele que é chamado de “A Palavra de D-us” , o verbo, o logos.

Poderíamos também elencar os sentidos pictográficos das letras alef e tav, a primeira carregando em si a ideia de poder, liderança ou força, e a segunda carregando a ideia de sinal, marcação, x ou cruz de referência ou aliança, sentidos estes que podemos combinar como liderança pela cruz, poder sinalizado, ou força da aliança, todos estes sentidos são intimamente ligados à missão de Yeshua dentro do recorte da eternidade, do princípio ao fim dos tempos. 



E por fim poderíamos demonstrar o entendimento intrínseco quando da aparição do termo “ET” dentro do Tanach (Antigo Testamento), indicando algo parecido com que o sentido pictográfico que vimos anteriormente demonstrou, por exemplo, ao verificarmos a vida de Yaakov e Essav iniciando em Gn. 25:28, descobrimos que há o “ET” “Alef – Tav” na frente de seus nomes no começo de suas vidas juntos, mas vemos o “Alef – Tav” usado pela última vez na frente do nome de Essav em Gn. 27:1, Itschak nesta ocasião chama Esssav, pedindo-lhe para caçar um pouco de carne saborosa, para que ele pudesse posteriormente abençoar Essav, mas embora o nome de Essav seja usado outras 78 vezes na Torah, o “Alef – Tav” continua a figurar somente na frente do nome de Yaakov e não mais no de Essav, isso se dá porque a bênção da aliança da primogenitura dada ao Messias foi removida dele. A razão de Essav não ter mais o “Alef – Tav” na frente de seu nome após Gn. 27: 1 é explicado por Moshe em Gn. 25:34 “ por ter desprezado Essav seu “Alef – Tav” direito de primogenitura! ”
A dispensa de Essav do propósito designado do Senhor para sua vida resultou no fato de ele o ter passado a seu irmão Yaakov. 

Outro exemplo do significado do “Alef – Tav” é encontrado no livro de Rute. O nome de Ruth é usado 12 vezes no livro, nas primeiras 10 vezes, não há “Alef – Tav” na frente de seu nome. 
Depois que ela é resgatada por Boaz, nas duas próximas vezes que seu nome é usado, um “Alef – Tav” sempre aparece na frente do seu nome (Rute 4: 5 e 13). Esses são apenas dois exemplos, mas parece óbvio que o “Alef – Tav”) mostra uma conexão do relacionamento da aliança com o Senhor e a integralidade dos propósitos divinos nesta inter-relação “Homem-Aliança-D-us”. 

Fixaremos a ideia de que o Mashiach sendo o Verbo Divino é responsável pela criação de “A a Z” com as passagens a seguir:

João 1:1-3 “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com D-us, e o Verbo era divino, Ele estava no princípio com D-us. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.”
João 17:3-5 “E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único D-us verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer; e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo.
Colossenses 11:15-20 “Este é a imagem do D-us invisível, o primogênito de toda a criação;pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele é antes de todas as coisas. Nele, tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a D-us que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus.”
Hebreus 2:7-11 “Fizeste-o, por um pouco, menor que os anjos, de glória e de honra o coroaste [e o constituíste sobre as obras das tuas mãos]. Todas as coisas sujeitaste debaixo dos seus pés. Ora, desde que lhe sujeitou todas as coisas, nada deixou fora do seu domínio. Agora, porém, ainda não vemos todas as coisas a ele sujeitas; vemos, todavia, aquele que, por um pouco, tendo sido feito menor que os anjos, Yeshua, por causa do sofrimento da morte, foi coroado de glória e de honra, para que, pela graça de D-us, provasse a morte por todo homem. Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. Pois, tanto o que santifica como os que são santificados, todos vêm de um só. Por isso, é que ele não se envergonha de lhes chamar irmãos,”
E por fim observaremos o que Shlomo (Rei Salomão) fala do Verbo divino, chamado de Sabedoria em seus versos:
Provérbios 8:22-36 “O Senhor me possuía no início de sua obra, antes de suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui estabelecida, desde o princípio, antes do começo da terra. Antes de haver abismos, eu nasci, e antes ainda de haver fontes carregadas de águas. Antes que os montes fossem firmados, antes de haver outeiros, eu nasci. Ainda ele não tinha feito a terra, nem as amplidões, nem sequer o princípio do pó do mundo. Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava o horizonte sobre a face do abismo; quando firmava as nuvens de cima; quando estabelecia as fontes do abismo; quando fixava ao mar o seu limite, para que as águas não traspassassem os seus limites; quando compunha os fundamentos da terra; então, eu estava com ele e era seu arquiteto, dia após dia, eu era as suas delícias, folgando perante ele em todo o tempo; regozijando-me no seu mundo habitável e achando as minhas delícias com os filhos dos homens. Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque felizes serão os que guardarem os meus caminhos. Ouvi o ensino, sede sábios e não o rejeiteis. Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha acha a vida e alcança favor do Senhor.

Mas o que peca contra mim violenta a própria alma. Todos os que me aborrecem amam a morte.”

2 comentários:

  1. D'us não precisava de setes dias para fazer a criação, poderia em, fração de milésimo de segundo fazer tudo conforme suas palavra.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor