שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 15 de março de 2020

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL - Parte 6 - Capítulo 2 verso 1 ao 11

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL


Joel 2: 1c-11 "...porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo; dia de escuridade e densas trevas, dia de nuvens e negridão! Como a alva por sobre os montes, assim se difunde um povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá pelos anos adiante, de geração em geração. À frente dele vai fogo devorador, atrás, chama que abrasa; diante dele, a terra é como o jardim do Éden; mas, atrás dele, um deserto assolado. Nada lhe escapa.A sua aparência é como a de cavalos; e, como cavaleiros, assim correm. Estrondeando como carros, vêm, saltando pelos cimos dos montes, crepitando como chamas de fogo que devoram o restolho, como um povo poderoso posto em ordem de combate. Diante deles, tremem os povos; todos os rostos empalidecem. Correm como valentes; como homens de guerra, sobem muros; e cada um vai no seu caminho e não se desvia da sua fileira. Não empurram uns aos outros; cada um segue o seu rumo; arremetem contra lanças e não se detêm no seu caminho. Assaltam a cidade, correm pelos muros, sobem às casas; pelas janelas entram como ladrão. Diante deles, treme a terra, e os céus se abalam; o sol e a lua se escurecem, e as estrelas retiram o seu resplendor. O SENHOR levanta a voz diante do seu exército; porque muitíssimo grande é o seu arraial; porque é poderoso quem executa as suas ordens; sim, grande é o Dia do SENHOR e mui terrível! Quem o poderá suportar?"

Vemos que nestes versos o Dia do Senhor vem com pormenores como que sendo um dia de escuridão e densas nuvens, trevas e negritudes, onde os céus são abalados os luminares como sol, lua e estrelas sofrem intervenção, a terra treme, e é feita uma indagação: Quem o poderá suportar?
Tais pormenores são chaves para encontrarmos nos demais profetas, Evangelhos e Apocalipse ligações que nos darão um panorama geral do contexto do período escatológico que Joel está relatando, isto é, ao ligarmos cada contexto por exemplo dos textos abaixo relacionados, teremos uma visão ampliada e com detalhes, algo que a leitura de somente um texto não nos daria, assim somando cada contexto podemos montar o quebra-cabeça escatológico que o Senhor nos deixou criptografado.
Mas antes de irmos ao textos abaixo, cabe aqui ressaltarmos a identidade deste "povo grande e poderoso, qual desde o tempo antigo nunca houve, nem depois dele haverá " que não se trata de um inimigo de Israel como supõe a maioria das interpretações, se trata sim dos escolhidos que após o arrebatamento já com seus corpos glorificados, são ferramenta do Senhor para trazer juízo sobre a terra, pois se notarmos nos detalhes da descrição, vemos que é um exército que é dito ser do Senhor e que executa as Suas ordens, possuem distribuição ordenada de combate, hierarquia, parecem ser imunes às lanças ou até mesmo imortais, e como o dia do Senhor relatado em Mateus 24:43, 1 Tessalonicenses 5:2, 2 Pedro 3:10 e Apocalipse 16:15, tais vem como ladrão, pegando aos desatentos de surpresa.


-----------------------------------------------------------------------------------------
 Amós 5:18-20: "Ai de vós que desejais o Dia do Senhor! Para que desejais vós o Dia do Senhor? É dia de trevas e não de luz. Como se um homem fugisse de diante do leão, e se encontrasse com ele o urso; ou como se, entrando em casa, encostando a mão à parede, fosse mordido de uma cobra. Não será, pois, o Dia do Senhor trevas e não luz? Não será completa escuridão, sem nenhuma claridade?"
-----------------------------------------------------------------------------------------

Naum 1:5-8: "Os montes tremem perante ele, e os outeiros se derretem; e a terra se levanta na sua presença, sim, o mundo e todos os que nele habitam. Quem parará diante do seu furor? E quem suportará diante do ardor da sua ira? A sua ira se derramou como um fogo, e as rochas foram por ele derribadas. O Senhor é bom, uma fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele. E com uma inundação transbordante acabará de uma vez com o seu lugar; e as trevas perseguirão os seus inimigos."
-----------------------------------------------------------------------------------------

Sofonias 1:14-16: "Está perto o grande Dia do Senhor; está perto e muito se apressa. Atenção! O Dia do Senhor é amargo, e nele clama até o homem poderoso. Aquele dia é dia de indignação, dia de angústia e dia de alvoroço e desolação, dia de escuridade e negrume, dia de nuvens e densas trevasdia de trombeta e de rebate contra as cidades fortes e contra as torres altas."
-----------------------------------------------------------------------------------------

Ezequiel 32:7-8: "Quando eu extinguir você (Potestade do Egito, o Rei do Sul), cobrirei os céus e farei enegrecer as suas estrelas; encobrirei o sol com uma nuvem, e a lua não resplandecerá a sua luz. Por tua causa, vestirei de preto todos os brilhantes luminares do céu e trarei trevas sobre o teu país, diz o Senhor D-us."
-----------------------------------------------------------------------------------------
Ezequiel 34:11-14: "Porque assim diz o Senhor D-us: Eis que eu mesmo procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que encontra ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; livrá-las-ei de todos os lugares para onde foram espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. Tirá-las-ei dos povos, e as congregarei dos diversos países, e as introduzirei na sua terra; apascentá-las-ei nos montes de Israel, junto às correntes e em todos os lugares habitados da terra. Apascentá-las-ei de bons pastos, e nos altos montes de Israel será a sua pastagem; deitar-se-ão ali em boa pastagem e terão pastos bons nos montes de Israel."
-----------------------------------------------------------------------------------------

Mateus 24:29-31: "Logo em seguida à tribulação daqueles dias, o sol escurecerá, a lua não dará a sua claridade, as estrelas cairão do firmamento, e os poderes dos céus serão abalados. Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus."
-----------------------------------------------------------------------------------------
1 Tessalonicenses 4:16,17: "Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de D-us, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor."
-----------------------------------------------------------------------------------------
Apocalipse 6:12-17: "E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue.E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte. E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos do seu lugar. E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os juízes, e os poderosos, e todo servo, e todo livre se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas e diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono e da ira do Cordeiro, porque é vindo o grande Dia da sua ira; e quem poderá suportar?

Legendas de cores: 

[  ] = Yom Teruáh = Proclamação com Voz como de Trombeta.
[  ] = Dia do Senhor ou Dia da Ira de D-us = Relacionado à Gog Magog, Armagedom, Congregar das nações para juízo.
[  ] = Terra abalada, terremos e tremores
[  ] = Céus e luminares abalados, tempo de escuridão e densas nuvens - Abertura do 6º Selo.
[  ] = Reunião, ajuntamento, arrebatamento dos escolhidos.
[  ] = Vinda do Senhor nas nuvens.
[  ] = Pergunta para ligações de textos: Quem suportará?.

Por Metushelach Cohen.

Um comentário:

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor