שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 24 de março de 2020

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL - Parte 10 - Capítulo 2 verso 25 ao 27

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL



Joel 2:25-27 Restituir-vos-ei os anos que foram consumidos pelo gafanhoto migrador, pelo destruidor e pelo cortador, o meu grande exército que enviei contra vós outros. Comereis abundantemente, e vos fartareis, e louvareis o nome do SENHOR, vosso D-us, que se houve maravilhosamente convosco; e o meu povo jamais será envergonhado. Sabereis que estou no meio de Israel e que eu sou o SENHOR, vosso D-us, e não há outro; e o meu povo jamais será envergonhado.

Restituição, remissão ou liberdade nos liga ao toque da última trombeta que segunda a Torah é a última trombeta do ciclo de cinquenta anos quando se inicia o ano de Yovel (Jubileu) conforme Levítico 25:8-13: "Também contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos. Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta do jubileu; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra. E santificareis o ano quinquagésimo e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; Ano de Jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e tornareis, cada um à sua família. O ano quinquagésimo vos será jubileu; não semeareis, nem segareis o que nele nascer de si mesmo, nem nele vindimareis as uvas das vides não tratadas. Porque jubileu é, santo será para vós; a novidade do campo comereis. Neste Ano de Jubileu, tornareis cada um à sua possessão."
Deuteronômio 15:9: "Guarda-te que não haja palavra de Belial no teu coração, dizendo: Vai-se aproximando o sétimo ano, o ano da remissão, e que o teu olho seja maligno para com teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao Senhor, e que haja em ti pecado."
Ezequiel 46:16-18: "Assim diz o Senhor D-us: Quando o príncipe der uma propriedade a algum de seus filhos, é sua herança, pertencerá a seus filhos; será possessão deles por herança. Mas, dando ele uma propriedade da sua herança a algum dos seus servos, será deste até ao ano da liberdade; então, tornará para o príncipe, porque herança dele é; seus filhos, eles a herdarão. E o príncipe não tomará nada da herança do povo, não expulsando-os da sua possessão; da sua própria possessão, deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja retirado, cada um da sua possessão."
Notemos portanto que após os ataques descritos por Joel no primeiro capítulo, sejam eles pelas quatro fases de desenvolvimento dos gafanhotos sejam eles pela criptografia profética dos quatro reinos que sucessivamente atacaram Israel, contra ambos os reinos, do Norte e do Sul, haverá um tempo em que D-us promete a restituição, remissão a liberdade onde o povo comerá e se fartará e louvará o nome do Senhor, e isso se dará após o toque da última trombeta quando haverá a ressurreição, glorificação, arrebatamento e encontro com o Senhor nos ares.
E este momento de júbilo (Ano de Jubileu) é que encontramos ligado ao não ser envergonhado em alguns contextos conforme Isaías 45:11-20: "Assim diz o Senhor, o Santo de Israel, aquele que o formou: Perguntai-me as coisas futuras; demandai-me acerca de meus filhos e acerca da obra das minhas mãos. Eu fiz a terra e criei nela o homem; eu o fiz; as minhas mãos estenderam os céus e a todos os seus exércitos dei as minhas ordens. Eu levantarei esse homem em minha retidão: Farei direitos todos os seus caminhos. Ele reconstruirá minha cidade e libertará os exilados, sem exigir pagamento nem qualquer recompensa, diz o Senhor dos Exércitos. " Assim diz o Senhor: "Os produtos do Egito e as mercadorias da Etiópia, e aqueles altos sabeus, passarão para o seu lado e lhe pertencerão, ó Jerusalém; eles a seguirão, acorrentados, passarão para o seu lado. Eles se inclinarão diante de vocês e implorarão a você, dizendo: ‘Certamente D-us está com você, e não há outro; não há nenhum outro D-us’ ". Verdadeiramente tu és um D-us que não mostras a tua forma, ó D-us e Salvador de Israel.  Todos os que fazem ídolos serão envergonhados e constrangidos; juntos cairão em constrangimento. Mas Israel será salvo pelo Senhor com uma salvação eterna; vocês jamais serão envergonhados ou constrangidos, por toda a eternidade. Pois assim diz o Senhor, que criou os céus, ele é D-us; que moldou a terra e a fez, ele a fundou; ele não a criou para estar vazia, mas a formou para ser habitada; ele diz: "Eu sou o Senhor, e não há nenhum outro. Não falei secretamente, de algum lugar numa terra de trevas; eu não disse aos descendentes de Ya'akov (Jacó): ‘Procurem-me à toa’. Eu, o SENHOR, falo a verdade; eu anuncio o que é certo". "Ajuntem-se e venham; reúnam-se, vocês, fugitivos das nações. Ignorantes são aqueles que levam de um lado para outro imagens de madeira, que oram a deuses que não podem salvar."

Outro texto que nos vem a memória com o contexto de não ser envergonhado mesmo no auge da tribulação onde a vida está por um fio é as seguintes Palavras de Paulo: Filipenses 1:14-30: "E a maioria dos irmãos, motivados no Senhor pela minha prisão, estão anunciando a palavra com maior determinação e destemor. É verdade que alguns pregam ao Messias por inveja e rivalidade, mas outros o fazem de boa vontade. Estes o fazem por amor, sabendo que aqui me encontro para a defesa do evangelho. Aqueles pregam ao Messias por ambição egoísta, sem sinceridade, pensando que me podem causar sofrimento enquanto estou preso. Mas, que importa? O importante é que de qualquer forma, seja por motivos falsos ou verdadeiros, O Messias está sendo pregado, e por isso me alegro. De fato, continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação, graças às orações de vocês e ao auxílio do Espírito de Yeshua o Messias. Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora o Messias será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; porque para mim o viver é o Messias e o morrer é lucro. Caso continue vivendo no corpo, terei fruto do meu trabalho. E já não sei o que escolher! Estou pressionado dos dois lados: desejo partir e estar com o Messias, o que é muito melhor; contudo, é mais necessário, por causa de vocês, que eu permaneça no corpo. Convencido disso, sei que vou permanecer e continuar com todos vocês, para o seu progresso e alegria na fé, a fim de que, pela minha presença, outra vez a exultação de vocês no Messias Yeshua transborde por minha causa. Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho do Messias, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé do evangelho, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês de salvação, e isso da parte de D-us; pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer no Messias, mas também de sofrer por ele, já que estão passando pelo mesmo combate que me viram enfrentar e agora ouvem que ainda enfrento."


Por Metushelach Cohen.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor