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quinta-feira, 19 de março de 2020

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL - Parte 7 - Capítulo 2 versos 12 a 19

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL



Joel 2:12-14 "Ainda assim, agora mesmo, diz o SENHOR: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao SENHOR, vosso D-us, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal. Quem sabe se não se voltará, e se arrependerá, e deixará após si uma bênção, uma oferta de manjares e libação para o SENHOR, vosso D-us?

Percebemos que o Senhor através do profeta está advertindo ao seu povo para que entendam os sinais sejam os da invasão dos gafanhotos seguida de seca e fome, sejam os das invasões posteriores dos Assírios e Babilônicos com os cativeiros, deportações e massacres ou futuramente dentro do período final da "angústia de Jacó" e o desfecho no Dia do Senhor, que ao se verem em meio a tais momentos de angústia se voltem e ser convertam ao Senhor, mas não de aparência apenas como que rasgando as vestes exteriores mas sim de coração, de toda a alma como vemos abaixo na advertência profética de Moshe:
Deuteronômio 4:27-31 "E o Senhor vos espalhará entre os povos, e ficareis poucos em número entre as gentes às quais o Senhor vos conduzirá. E ali servireis a deuses que são obra de mãos de homens, madeira e pedra, que não veem, nem ouvem, nem comem, nem cheiram. Então, dali, buscarás ao Senhor, teu D-us, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma. Quando estiveres em angústia, e todas estas coisas te alcançarem, então, no fim de dias, te virarás para o Senhor, teu D-us, e ouvirás a sua voz. Porquanto o Senhor, teu D-us, é D-us misericordioso; e não te desamparará, nem te destruirá, nem se esquecerá do concerto que jurou a teus pais."

Novamente nos deparamos com o contexto que envolve Yom Kipur profético, ou seja, jejuns,  constrição de alma e choro e tudo isso acontecendo após a convocação para clamar com voz de rebate, como toque de trombeta como vemos no verso 1 e no 15 numa convocação para despertar e se converter dos maus caminhos pois logo vem o dia de julgamento, portanto temos estes elementos que se ligam aos dez dias temíveis (Yamim Noraim) entre o dia 1º de do 7º mês (Yom Teruáh) e o dia 10º do 7º mês, apontando para a última semana profética de Daniel 9.
Outro termo que se repete nos ligando ao contexto profético de Daniel, é a oferta de manjares e libações, que é parte do sacrifício contínuo que por sua vez se liga ao ofício sacerdotal do povo de D-us que compreende oferecer sacrifício vivo, santo e agradável no culto racional (Romanos 12:1), o trazer ofertas ao Senhor seria o evangelizar apresentando almas para o Reino (Isaías 66:20), oração e intercessão são recebidas como incenso (Salmo 141:2), a preparação e acendimento da Menorah são a nossa capacitação na palavra por meio do Espírito e consequência disso sendo posto em prática na iluminação que nossas atitudes dão ao mundo (Mateus 5:14-16) e (Apocalipse 1:20), portanto assim como temos no contexto de Daniel o cessar do sacrifício contínuo, ligando ao poder do Anticristo de perseguir e matar por meio de decreto ao povo de D-us e assim cessar de forma individual o ofício sacerdotal de cada testemunha martirizando-a, mas aqui nos pormenores do capítulo temos um alento digamos assim, como que se houver um clamar do fundo da alma coletivo, uma benção poderá ser deixada ou seja um remanescente será poupado e preservado longe dos olhos da serpente por um determinado tempo (Apocalipse 12:14-17).


Joel 2:15-16 " Tocai a trombeta em Sião, promulgai um santo jejum, proclamai uma assembleia solene. Congregai o povo, santificai a congregação, ajuntai os anciãos, reuni os filhinhos e os que mamam; saia o noivo da sua recâmara, e a noiva, do seu aposento." 

Trombetas e Jejum, Yom Teruáh e Yom Kipur, novamente temos menção ao período de dez dias temíveis (Yamim Noraim) criptografando à última semana profética de Daniel 9, onde o povo escolhido é convocado a tocar trombeta ou seja proclamar o evangelho bem como os Juízos de D-us, contristando a alma ou seja um real jejum conforme Isaías 58:3-14, se separando de tudo que possa nos distanciar da missão final, é por isso que é exigido uma santa convocação ou assembléia solene que também recebe o nome de shabat especial, onde os compromissos mundanos são deixados de lado, a zona de conforto é abandonada e adentramos à antecipação do Reino, onde somente nos preocupemos com a vontade de D-us e a missão que nos for dada, e como vemos seremos capacitados do alto para um período específico de 1260 dias ou seja metade da semana profética de Daniel 9, termos poder e autoridade para proclamar aos quatro cantos do mundo o evangelho e os juízos eminentes de D-us, na unção daqueles que podiam fechar os céus para que não chovesse pelo período de sua pregação (Eliyahu) e como transformar água em sangue e trazer toda a sorte de pragas que forem necessárias para o juízo (Moshe), cada praga proclamada com voz como de trombeta, abalando os luminares e o próprio poder dos céus. (Apocalipse 11:3-7 e  8:2-13)   
Notamos que até a figura do noivo e da noiva aparecem aqui, com a convocação para que saiam de seu leito nupcial e deixar de lado seu próprio deleite para se colocar a disposição do chamado de D-us, mesmo havendo uma regra na Torah que determinava a dispensa militar de um recém-casado por ano (Deuteronômio 24:5).

Joel 2:17 "Chorem os sacerdotes, ministros do SENHOR, entre o pórtico e o altar, e orem: Poupa o teu povo, ó SENHOR, e não entregues a tua herança ao opróbrio, para que as nações façam escárnio dele. Por que hão de dizer entre os povos: Onde está o seu D-us?"

Vemos uma orientação para os ministros e sacerdotes subam uma oração de clamor, estes não são outros senão as testemunhas levantadas no tempo final, pois vemos uma "dica" entre o pórtico e o altar ou seja ligando ao santuário nos levando ao texto de Apocalipse 11 que fala em seu contexto das testemunhas: 
Apocalipse 11:1,2: "Foi-me dado um caniço semelhante a uma vara, e também me foi dito: Dispõe-te e mede o santuário de D-us, o seu altar e os que naquele adorammas deixa de parte o átrio exterior do santuário e não o meças, porque foi ele dado aos gentios; estes, por quarenta e dois meses, calcarão aos pés a cidade santa."
Podemos entender que o santuário de D-us e altar se referem ao povo de D-us, conforme várias passagens que corroboram com tal entendimento de sermos o templo do Espirito Santo, pedras vivas ajustadas para casa espiritual (1 Pedro 2:5), e este medir tanto o santuário e os que através dele adoram ao Senhor, vemos o esquadrinhar do coração do homem por parte de D-us, que julgará a cada um conforme as suas ações, principalmente o seu povo, que através das tribulações, aflições, perseguições e martírios serão refinados como ouro, peneiradas e passados pelo potassa do lavandeiro (Malaquias 3:2-3), Mas o átrio exterior não era para ser medido pois seria dado para ser pisado pelos gentios por 3,5 anos, ou seja, o corpo físico das testemunhas representado pelo átrio externo do Santuário, seria dado ao martírio, para que por 3,5 anos o reino da besta que sobe do abismo = águas profundas, ou seja, povos, línguas e nações, os gentios (estrangeiros) selados pela besta matem e se regozijam nestas mortes 

Apocalipse 11:7-9: "E, quando acabarem o seu testemunho, a besta que sobe do abismo lhes fará guerra, e as vencerá, e as matará. E jazerá o seu corpo morto na praça da grande cidade que, espiritualmente, se chama Sodoma e Egito, onde o seu Senhor também foi crucificado. E homens de vários povos, e tribos, e línguas, e nações verão seu corpo morto por três dias e meio, e não permitirão que o seu corpo morto seja posto em sepulcros."

E assim vemos as testemunha tento seus átrios externos sendo pisados por 3,5 dias, ou seja, pelo tempo da metade da semana profética de Daniel 9.

E se este tempo não tivesse sido abreviado por causa dos escolhidos que oraram conforme a orientação do verso 17 de Joel 2 pedindo para que o povo e nome do Senhor não sofressem escárnio, não se salvaria nenhuma carne conforme entendemos do contexto de Mateus 24:

Mateus 24:20-22: "E orai para que a vossa fuga não aconteça no inverno nem no sábado, porque haverá, então, grande tribulação, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco haverá jamais. E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma carne se salvaria; mas, por causa dos escolhidos, serão abreviados aqueles dias."
Na continua dos versos temos a resposta do Senhor de forma positiva.

Joel 2:18,19 "Então, o Senhor terá zelo da sua terra e se compadecerá do seu povo. E o Senhor responderá e dirá ao seu povo: Eis que vos envio o trigo, e o mosto, e o óleo, e deles sereis fartos, e vos não entregarei mais ao opróbrio entre as nações."

Notemos que após todas estas coisas o Senhor se compadecerá de seu povo e o colocará em segurança para que nunca mais passe pela peneira das tribulações nas mãos dos estrangeiros, e a será restaurada a  totalidade do Messias representado no trigo = pão como o corpo do Messias, o mosto=vinho como o sangue do Messias, e o óleo como a iluminação do Espírito do Messias, demonstrando assim  re-unificação das duas Casas de Israel que é a Igreja, a noiva que uma vez restaurada na figura do Corpo do Messias, reinará com Ele e não mais passará este reino:
Daniel 2:44: "Mas, nos dias desses reis, o D-us do céu levantará um reino que não será jamais destruído; e esse reino não passará a outro povo; esmiuçará e consumirá todos esses reinos e será estabelecido para sempre."

Por Metushelach Cohen

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