שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sucot - Festa de Tabernáculos - Uma rápida explanação





Ordenança Bíblica - (Levítico 23:33-43).
“Disse mais o SENHOR a Moisés: Fala aos filhos de Israel, dizendo: Aos quinze dias deste mês sétimo, será a Festa dos Tabernáculos ao SENHOR, por sete dias. Ao primeiro dia, haverá santa convocação; nenhuma obra servil fareis. Sete dias oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; ao dia oitavo, tereis santa convocação e oferecereis ofertas queimadas ao SENHOR; é reunião solene, nenhuma obra servil fareis. São estas as festas fixas do SENHOR, que proclamareis para santas convocações, para oferecer ao SENHOR oferta queimada, holocausto e oferta de manjares, sacrifício e libações, cada qual em seu dia próprio, além dos sábados do SENHOR, e das vossas dádivas, e de todos os vossos votos, e de todas as vossas ofertas voluntárias que dareis ao SENHOR. Porém, aos quinze dias do mês sétimo, quando tiverdes recolhido os produtos da terra, celebrareis a festa do SENHOR, por sete dias; ao primeiro dia e também ao oitavo, haverá descanso solene. No primeiro dia, tomareis para vós outros frutos de árvores formosas, ramos de palmeiras, ramos de árvores frondosas e salgueiros de ribeiras; e, por sete dias, vos alegrareis perante o SENHOR, vosso D-us. Celebrareis esta como festa ao SENHOR, por sete dias cada ano; é estatuto perpétuo pelas vossas gerações; no mês sétimo, a celebrareis. Sete dias habitareis em tendas de ramos; todos os naturais de Israel habitarão em tendas, para que saibam as vossas gerações que eu fiz habitar os filhos de Israel em tendas, quando os tirei da terra do Egito. Eu sou o SENHOR, vosso D-us.


Observância judaica tradicional
A Torah estipula o décimo quinto dia de Tishrei o sétimo mês judaico como o momento em que o povo judeu tem que começar a habitar em sucot (Tendas ou Cabanas) e celebrar a provisão de D-us. Este santo dia é tão alegre que judeus tradicionais nem sequer esperaram o décimo quinto de Tishrei para construir sua Sucot, muitos começam a construção cinco dias antes da data, imediatamente após o encerramento de Yom Kippur.

Referências no Novo Testamento.
A Festa de Sucot tem tantas lições espirituais riquíssimas que se associam à este período que é de se esperar que haja algumas referências sobre tal festejo no Novo Testamento. Já no Evangelho da vida de Yeshua, encontramos a primeira referência poderosa sobre Tabernáculos, O apóstolo João cita que A Palavra não só estava com D-us no início, mas esta Palavra é a manifestação do próprio D-us diante da criação (João 1:1) e esta "Palavra" foi manifestada ao mundo de uma forma muito prática e tangível: como podemos ver no verso 14 “A Palavra se tornou um Ser Humano, e TABERNACULOU entre nós e vimos a sua glória como a glória do único gerado do Pai, cheio de graça e de verdade.” E a partir desta passagem que inferimos que o nascimento do Mashiach Yeshua se deu durante uma celebração da Festa de Sucot, tanto que sua mãe e seu pai ao chegarem em Belém se alojaram numa Sucá (Tenda) e não em uma manjedoura como diz a tradição e as más traduções, outro ponto seria o recenseamento Romano que se dava com a cobrança de impostos, e nada mais oportuno que cobrar impostos logo após a ultima colheita de outono situação esta improvável para ser realizada no auge do inverno, que no fim de dezembro é muito rigoroso nas regiões da Galiléia, Judéia e Jerusalém.
Até mesmo a interpretação das profecias de Isaías 7:14 corroborada em Mateus 1:23 levam intrinsecamente o sentido de o representante de D-us na Terra ser chamado de Emanuel - D-us conosco, que faz óbvia relação com o tempo que o povo de Israel habitou em tendas na saída do Egito, onde D-us andava no meio deles, tanto que é ordenado que cada soldado israelita andasse com uma pá para enterrar os seus dejetos para que o local do arraial fosse o máximo possível puro para a habitação do Senhor (Deut. 23:14).

O Cumprimento Profético
Como vimos, há muitas lições marcante a serem aprendidas sobre Sucot. A provisão de D-us, a sua habitação com o seu povo, a alegria do Espírito Santo, são todos temas que chamam a atenção para o plano escrito nas Escrituras. No entanto, há ainda um elemento futuro remanescente a ser cumprido na Festa dos Tabernáculos. O apóstolo João nos diz em sua visão das coisas finais que a realidade de Sucot será óbvio para todos: "Então vi um novo céu e uma nova terra, pois o velho céu e a velha terra passaram, e não houve mais qualquer mar. Também vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de D-us, preparada como uma noiva adornada para o seu marido. ouvi uma voz alta do trono dizer: Eis aqui o Tabernáculo de D-us com os homens, pois com eles habitará, eles serão o seu povo, e o mesmo D-us estará com eles, e será o seu D-us"(Apocalipse 21:1-3)

Um Guia Prático para os crentes em Yeshua como o Messias.
O elemento central para a celebração da Festa dos Tabernáculos é a cabana que chamamos de sucá. Você pode usar a descrição rabínica como uma diretriz, no entanto você não deve esquecer da liberdade que tem para construir a tenda como você melhor dispor. Como no caso de todos as Festas e costumes bíblicos, a Sucá é uma "sombra", isto é, produz a imagem de um corpo por contornos bem definidos o que faz com que, quem as praticam e as celebram como memorial não se enganem com aquilo que se revelará na vinda do Mashiach (Colossenses 2:17).
A construção da Sucá pode ser um projeto emocionante da família que gerará assim com em Pessach (Festa de Páscoa) uma grande interação das crianças que de uma forma pedagógica prática aprenderá princípios muito ricos para a sua vida futura. Assim quer se trate de uma cabaninha ao lado de casa ou uma estrutura bem arquitetada, a cabana pode ser construído por qualquer um que quiser ajudar. O quadro externo pode ser montado a partir de vários materiais que, por sua vez, podem ser enriquecidos com os ramos de palmeira tradicional ou folhas. Por esta razão a Sucot é um grande momento para se limpar aquele quintal esquecido! As crianças vão se divertir ao adicionar frutas cortadas de papel, folhas de arbustos, ou versículos Bíblicos.

Outra tradição comum é o de celebrar a visita diária de um personagem ilustre a cada um dos sete dias da celebração, e os visitantes tem sempre um aparato ou verso bíblico exposto na Sucá no seu dia correspondente.
Os visitantes ilustres são nesta ordem : Avraham, Yitzhak, Yaakov, Yossêf, Aharôn, Moshe e David.
Todos estes visitante tem alguma característica que é comum ao Emanuel, isto é, àquele que será representante de D-us na Terra, a saber, Yeshua HaMashiach, vemos que somente nele encontramos a soma das características peculiares de cada ilustre visitante, sem nos atentarmos aos pormenores faremos uma correlação entre a característica do ilustre visitante e Yeshua, começamos com a Emuná (Fidelidade Confiante) de Avraham; depois com a Obediência Confiante de Yitzhak; depois com o temor e persistência de Yaakov que lutou com anjo e prevaleceu; depois com a vivência de Yossêf que foi rejeitados por seus irmão, recebeu poder e honra entre os Gentios (Egito), se ocultou de seus irmãos por um período e posteriormente se revelando a eles lhes trouxe salvação e abrigo; depois o chamado de Aharôn para ser intercessor pelos homens diante de D-us no Oficio de Sumo Sacerdote; depois o chamado de Moshe o Grande Profeta, para que com a Inspiração e Revelação Divina, Instruísse o povo no caminho estreito que é a vontade de D-us; e por fim como o Rei David que foi chamado o homem segundo o coração de D-us, vemos então que somente Yeshua carrega em si todos estes atributos e ofícios, e sem querer todo o judeu crente ou não no Mashiach Yeshua, celebra uma das suas características próprias em cada um dos sete dias da Festa de Tabernáculos, aqui vemos a importância das “sombras” que são os costumes das Festas Bíblicas, pois se atentarmos ás sete características apontadas, quando o corpo que produz a sombra se apresentar não tem como se enganar, pois se outro se apresentar como o corpo que gera as sombras e não ter as mesmas delimitações e aspectos que a sombra projetada revelava, os que se atentam à sombra, imediatamente o considerará um Falso-Profeta e um Falso-Mashiach; Bendito seja o Senhor nosso D-us que nos deu as Festas e Costumes Bíblicos como "sombras" que são valiosas pistas para que não sejamos enganados nos derradeiros dias que estão se aproximando.

Chag Sucot Sameach.


Por Metushelach Ben Levy.           

13 comentários:

  1. No evangelho de João capítulo 7:37-39 , Jesus manifesta-se no último e Grande dia da Festa dos Tabernáculos para identificar-se como os rios de à gua viva ,lembrando as palavras do profeta Isaias " Vós com alegria tirareis água das fontes da salvação" ( Isaias 12:3) , lembrando a Rocha ferida por Moisés no deserto .

    ResponderExcluir
  2. Shalom!

    Gostaria de fazer uma pergunta:
    Dou aula em uma congregação e achei interessante na explanação o fato dos pais de Yeshua terem se alojado numa tenda (suca) e não numa manjedoura. De onde isto procede? Dos termos originais? Gostaria de saber para poder transmitir a informação com propriedade, e não só porque li num blog.
    Grato!
    José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao precisa dizer que aprendeu isso em um simples "blog" ate porque pesquisas de "blog" em si já parecem de menos valor, mas pode se demonstrar que você aprendeu com um homem que entende do assunto, um homem que entende das línguas originais da bíblia e sabe do que tá falando, o que nao é nenhuma mentira referindo-se ao Metushelach

      Mas se quiser algumas outras explicações, é interessante que se tome alguns fatos quando ao nascimento de Cristo no Natal e a verdadeira data e significado, aqui vai um pouco do que eu sei (carece de pesquisa)

      Impossível Cristo ter nascido numa estribaria como muitos pensam, porque, em primeiro ligar, é vergonhoso que um judeu deite-se com animais, numa "manjedoura" ate que pode ser, mas sem perder o significado de que era uma tenda, mas era uma tenda de ofertas ou algo como pagar impostos, nao me lembro bem.
      Vimos a explicação de Metushelach sobre joao1 sobre o termo tabernaculou entre nos e a importância do tabernáculos

      Outras explicações, o nascimento do mashiach em tabernáculos foi "ocultado" por falta de uma cultura judaica na igreja de Roma, que ligou o nascimento de Cristo na data de 25 de dezembro, por terem feito uma ligação entre Yeshua (luz do mundo) com o Deus sol que eles já adoravam antes do cristianismo forcado que obrigou eles a ligarem cultos pagãos ao cristianismo pra nao se ter uma mudança drástica de rotina afetando todo o povo. Porém, perto da data do nossa Natal, existe uma data muito importante para o cristianismo, festa de chanuka, que tem um significado importantíssimo além do real para os judeus que aceitam Yeshua, que é a provável data em que Maria (miryam) concebeu do Ruach Hakodesh, assim comemora-se a hanuka (festa das luzes) como também, data em que se concebeu a luz no mundo

      Outras coisas interessantes, sabemos que muitas das coisas do tanakh são sombras do que haveria de vir, assim como isaias chamou Yeshua "immanu El" que significa D-us conosco, a festa de tabernáculos que comemora a vida de Yisrael em tendas e D-us habitava entre o povo, Yeshua veio pra cumprir essa festa e fez com que D-us habitasse entre o povo, exatamente nessa festa, a de tabernáculos... Espero ter ajudado, perdão pela explicação confusa, nao pude preparar uma grande explicação pela pressa de dormir, se tiver algo errado dou total liberdade de repreensão Metushelach, espero ter ajudado

      Excluir
  3. Olá,na verdade gostaria de tirar uma dúvida sobre a língua hebraica. Tentei ver como se escreve Israel em hebraico, e obtive três "versões": יִשְׂרָאֵל / (ש"ע) ישראל
    Gostaria de saber por que a última possui sinais sob as letras hebraicas e a primeira não. O que significa os sinais dentro dos parênteses? Que palavra, afinal, devo usar para grafar Israel em hebraico? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente eu pergunto, por que você quer grafar tal Palavra?

      Excluir
    2. Olá,

      Terei um filho e colocarei nele esse nome. Pretendo grafá-la na porta de seu quarto e no enxoval.

      Obrigado!

      P.S. Não somos hebreus.

      Excluir
    3. Caro Anônimo,

      A grafia de Israel ta certa das duas maneira יִשְׂרָאֵל/ישראל, a primeira é a forma usual de livros e jornais não tendo as vocalizações, a segunda contem as vocalizações, isto é, os sinais acima e abaixo das letras hebraicas são as vogais, são as formas de pronunciar as palavras, tais sinais são chamados de massoréticos e auxiliam quem não tem familiaridade com o Idioma.

      Excluir
    4. Olá,

      Muito obrigado pelas informações! Você foi muito gentil!

      Excluir
  4. Caro Metushelach, a um tempo que entro no seu blog e nao consigo ver as atualizações de comentários, aparecendo apenas uma mensagem de erro, e já tentei entrar por um computador e um tablet e da erro nos dois, eu sempre gosto de ver as atualizações e debates nos comentários e nao consigo por conta disso, se tiver tempo tem como ver isso? Se alguém mais tem esse problema comente por favor para eu ver se o problema nao é no meu computador.

    Agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No meu também não atualiza.
      Não sei se é a configuração, para ler os recentes tenho de clicar em "postagens mais antigas" até chegar as atuais.

      Aproveitando, gostaria de saber se dúvidas de mulheres são respondidas ou se o blog é apenas para homens, também se é privativo para judeus. Gostei muito, mas posso estar sendo inconveniente sem saber. Na falta de resposta vou entender que minha dúvida se confirma.
      Obrigada,

      Excluir
    2. Na lateral não existe mais a ferramenta de leitura de comentários, o próprio servidor desabilitou, mas quanto a ter que clicar nas mais antigas isso se deve pelo fato de o tópico ter muitas mensagens e precisar ocupar pelo menos quatro paginas de atualização, mas isso só está acontecendo no tópico da BJC.

      Cara Dilma, não se preocupe nós tratamos todos com igualdade aqui no Blog, sem acepção, apenas peço desculpas pela demora.

      Fiquem na Shalom que emana do Mashiach.

      Excluir
  5. interessante! Que religião e essa?
    Vocês aprofudao bem mais.
    E porque vcs escrevem D-us?
    Em vez de vc sabe!
    Mto obrigado!

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor