שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sábado, 25 de junho de 2011

Shema - Hebraico - Transliterado - Português

Devarim (Deuteronômio) 6:4-9; 11:13-21

שְׁמַע יִשְׂרָאֵל; יְהוָה אֱלֹהֵינוּ יְהוָה אֶחָד׃ וְאָהַבְתָּ, אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ; בְּכָל־לְבָבְךָ וּבְכָל־נַפְשְׁךָ וּבְכָל־מְאֹדֶךָ׃ וְהָיוּ הַדְּבָרִים הָאֵלֶּה, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוְּךָ הַיּוֹם עַל־לְבָבֶךָ׃ וְשִׁנַּנְתָּם לְבָנֶיךָ, וְדִבַּרְתָּ בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּקְשַׁרְתָּם לְאוֹת עַל־יָדֶךָ; וְהָיוּ לְטֹטָפֹת בֵּין עֵינֶיךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃
וְהָיָה, אִם־שָׁמֹעַ תִּשְׁמְעוּ אֶל־מִצְוֹתַי, אֲשֶׁר אָנֹכִי מְצַוֶּה אֶתְכֶם הַיּוֹם; לְאַהֲבָה אֶת־יְהוָה אֱלֹהֵיכֶם וּלְעָבְדוֹ, ְּכָל־לְבַבְכֶם וּבְכָל־נַפְשְׁכֶם׃ וְנָתַתִּי מְטַר־אַרְצְכֶם בְּעִתּוֹ יוֹרֶה וּמַלְקוֹשׁ; וְאָסַפְתָּ דְגָנֶךָ, וְתִירֹשְׁךָ וְיִצְהָרֶךָ׃ וְנָתַתִּי עֵשֶׂב בְּשָׂדְךָ לִבְהֶמְתֶּךָ; וְאָכַלְתָּ וְשָׂבָעְתָּ׃ הִשָּׁמְרוּ לָכֶם, פֶּן יִפְתֶּה לְבַבְכֶם; וְסַרְתֶּם, וַעֲבַדְתֶּם אֱלֹהִים אֲחֵרִים, וְהִשְׁתַּחֲוִיתֶם לָהֶם׃ וְחָרָה אַף־יְהוָה בָּכֶם, וְעָצַר אֶת־הַשָּׁמַיִם וְלֹא־יִהְיֶה מָטָר, וְהָאֲדָמָה, לֹא תִתֵּן אֶת־יְבוּלָהּ; וַאֲבַדְתֶּם מְהֵרָה, מֵעַל הָאָרֶץ הַטֹּבָה, אֲשֶׁר יְהוָה נֹתֵן לָכֶם׃ וְשַׂמְתֶּם אֶת־דְּבָרַי אֵלֶּה, עַל־לְבַבְכֶם וְעַל־נַפְשְׁכֶם; וּקְשַׁרְתֶּם אֹתָם לְאוֹת עַל־יֶדְכֶם, וְהָיוּ לְטוֹטָפֹת בֵּין עֵינֵיכֶם׃ וְלִמַּדְתֶּם אֹתָם אֶת־בְּנֵיכֶם לְדַבֵּר בָּם; בְּשִׁבְתְּךָ בְּבֵיתֶךָ וּבְלֶכְתְּךָ בַדֶּרֶךְ, וּבְשָׁכְבְּךָ וּבְקוּמֶךָ׃ וּכְתַבְתָּם עַל־מְזוּזוֹת בֵּיתֶךָ וּבִשְׁעָרֶיךָ׃ לְמַעַן יִרְבּוּ יְמֵיכֶם וִימֵי בְנֵיכֶם, עַל הָאֲדָמָה, אֲשֶׁר נִשְׁבַּע יְהוָה לַאֲבֹתֵיכֶם לָתֵת לָהֶם; כִּימֵי הַשָּׁמַיִם עַל־הָאָרֶץ׃


Yeshua proclama o Shema em referência
ao grande mandamento em
Mateus 22.35-39 


TRANSLITERADO:

Shema Yisrael, Adonai Elohênu, Adonai Echad. Veahavtá et Adonai Elohêcha, bechol levavechá uvechól nafshechá uvechól meodêcha. Vehaiu hadevarím haêle, asher anochí metsavechá haiom al levavêcha. Veshinantám levanêcha vedibartá bam, beshivtechá bevetêcha, uvelechtechá vadérech uveshochbechá uvecumêcha. Ukeshartam leót al iadêcha vehaiú letotafot bên enêcha. Uchetavtám al mezuzót betêcha uvish’arêcha.
Vehaiá im shamôa tishmeú el mitsvotái, asher anochí metsave etchém haiom, leahavá et Adonai Elohechém uleovdó bechol levavchém uvechól nafshechem. Venatatí metar artsechém be’ito, ioré umalcosh, veassaftá deganêcha vetiroshechá veyits’harêcha. Venatatí éssev bessadechá liv’hemtêcha veachaltá vessaváta. Hishamerú lachem pen yiftê levavchém vessartêm vaavadetém elohím acherim vehishtachavitêm lahém. Vechará af Adonai bachém veatsár et hashamayim veló yihiê matár, vehaadamá ló titen et ievula vaavadetem meherá meal haárets hatová asher Adonai notên lachém. Vessamtém et devarai êle al levavchem veal nafshechêm, ukeshartêm otám leót al iedechém, vehaiú letotafót ben enechém. Velimadetêm otam et benechém ledaber bam beshivtechá bevetêcha, uvelechtechá vaderech uveshochbechá uvecumêcha. Uchetavtám al mezuzót betêcha uvish’arêcha. Lemaan yirbú iemechém vimê venechém al haadamá asher nishbá Adonai laavotechêm, latêt lahém kimê hashamayim al haárets.
Pintura da Posição Tradicional de Recitação
do Shema Israel.
Diante do Kotel Homens se movem
como chama de uma vela que
arde diante do Senhor

EM PORTUGUÊS:

Escuta, Israel, o Senhor, nosso D-us, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te. Também as atarás como sinal na tua mão (tefilim), e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais (mezuzot) de tua casa e nas tuas portas.
Se diligentemente obedecerdes a meus mandamentos que hoje vos ordeno, de amar o Senhor, vosso D-us, e de o servir de todo o vosso coração e de toda a vossa alma, Darei as chuvas da vossa terra a seu tempo, as primeiras e as últimas, para que recolhais o vosso cereal, e o vosso vinho, e o vosso azeite. Darei erva no vosso campo aos vossos gados, e comereis e vos fartareis. Guardai-vos não suceda que o vosso coração se engane, e vos desvieis e sirvais a outros deuses, e vos prostreis perante eles; Que a ira do Senhor se acenda contra vós outros, e feche ele os céus, e não haja chuva, e a terra não dê a sua messe, e cedo sejais eliminados da boa terra que o Senhor vos dá. Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma; atai-as por sinal na vossa mão (tefilim), para que estejam por frontal entre os olhos. Ensinai-as a vossos filhos, falando delas assentados em vossa casa, e andando pelo caminho, e deitando-vos, e levantando-vos. Escrevei-as nos umbrais (mezuzot) de vossa casa e nas vossa portas, Para que se multipliquem os vossos dias e os dias de vossos filhos na terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a vossos pais, e sejam tão numerosos como os dias do céu acima da terra.

 
Versão em hebraico “transliterado” in SIDUR COMPLETO, c/ org., ed. e real. de Jairo Fridlin, SP: Ed Sêfer, 1997;


113 comentários:

  1. Shemá Jacó...
    Amai o Senhor, o principio é o Amor, mas não é o que vemos nesse tempo do fim, está tudo escrito.
    Tenhamos Fé, e amai o povo de Israel. O povo de D-us. HaShemMaforesh Shalom!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, meus parabéns pelo post. Aliás parabéns pelo blog, ja esta no meu CTRL + D e na lista de material para estudos.

    ResponderExcluir
  3. Montanheri,

    Agradecemos as palavras de apoio, e ficamos felizes por podermos ajudar.
    E desde ja fique a vontade para criticar, indagar e principalmente comentar sobre os temas.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou um Ysraelita em processo de restauração, estive cego e enganado por muitos anos no cristianismo protestante. Fico alegre em encontrar um Yahudim e aprender as verdades da Toráh. Shalom que nosso Abba continue te abençoando. Caio

      Excluir
    2. você tem a letra do shir hashirim Cântico dos cânticos.

      Excluir
    3. Quero muito fazer as 3 orações diárias, pode me ajudar por gentileza. Tenho o sidur mas ñ sei. Gratidão

      Excluir
  4. Shalom!! É a historia de Yeshua (Jesus, O Cristo) real ou uma adaptação de vários outros, salvadores e deuses, como: Tamuz, Mitra etc, que tem estorias muito semelhantes a de Jesus Cristo? Como saber que nao é uma grande armação? Sendo estas duas muito mais antigas.

    ResponderExcluir
  5. Paulo Jorge,

    Yeshua o Judeu que tem toda sua história predita e codificada nas profecias dos Santos Profetas de Israel não poder ser confundida com nenhuma outra por suas particularidades, e pelo nível de realidade que é encontra nas palavras dos Evangelhos e nas Cartas Apostólicas, verdades estas, da realidade caída e depravada do ser humano, uma realidade incômoda que quando esfregada em nossa cara pode nos causar uma das duas antagônicas reações seguintes, a saber, o constrangimento seguido de real arrependimento com a entrega total de nossa existência à um renovo operado por D-us ou uma total apatia e desconsideração pela conseqüências que nossas atitudes podem, no derradeiro fim, nos ser imputada por sentença divina.
    Existem mais que apenas estas duas estórias de salvadores mitológicos, e várias com elementos peculiares que se encontram relatadas no “Novo Testamento”, ao se pesquisar apenas os escritos dos historiadores judaicos encontraremos inúmeros relatos de nascimentos virginais entre duzentos anos antes e cem anos depois de Yeshua, inúmeros relatos de lideres religiosos ressurretos entre os mortos, dezenas de operadores de milagres e prodígios entre as massas desvalidas dos desertos da vida.
    Mas tais coisas já havia sido preditas que haveriam de acontecer com o objetivo de “testar”, provar os corações daqueles que se dizem servos do D-us de Israel conforme Deut. 13:1-5.
    Temos que entender que os espíritos malignos, que podem ser pela tradição cristã chamados de anjos caídos ou pela tradição judaica messiânica de anjos malignos já criados assim com propósitos divinos bem definidos, que eles tem conhecimentos das profecias e sabem muito bem a determinação dos tempos, tanto que tais espíritos malignos alertaram a corte do Faraó que o libertador do povo (Moshe) estava para nascer, tanto que mandaram matar todos os meninos recém nascidos, o mesmo aconteceu no nascimento de Yeshua, outro episodio de entendimento das profecias e tempos é o relatado em Mateus 8.29, onde os demônios reclamam da presença de Yeshua como que achando que ele estava antecipando o tempo do julgamento. E por este entendimento que temos que notar a presença de imitadores dos acontecimentos proféticos no decorrer da história, principalmente a estória de Tammuz, Ninrod e Semíramis que deram origem a quase todas as religiões pagãs, inclusive uma figura que marca a cristandade católica que é a Virgem com o menino no colo, nada mais é do que a velha estória de Semíramis com Tammuz no colo, após ter concebido “milagrosamente” já que seu marido Ninrod havia morrido, tal figura foi emprestada também para os egípcios que eternizaram a cena de Ísis a segurar seu Filho Hórus que mais tarde se tornou o deus sol. E por ai vai.....
    Mas vemos que o poder do Evangelho na sua escrachada forma de refletir o verdadeiro homem depravado e dar o antídoto para tal problema se mostra mais real e digno de crédito que qualquer outra estórinha mitológica, pois transformações verdadeiras ocorreram, ocorrem e ocorrerão pela ação deste Evangelho, então seu Paulo não alimente dúvidas sem fundamento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nenhum enviado trouxe a Paz entre as nações, conforme profetizado, e muito pelo contrário, trouxe divisões nas familias, e por fim guerras, perseguições e derramamento de sangue de milhões de pessoas desde a queda do Templo. O Verdadeiro Messias, restaurará a Paz e o Templo, a saber a adoração ao Eterno. Estes são pontos fundamentais para saber quem é o verdadeiro Messias, sem isto, estaríamos distorcendo as promessas do Eterno.

      Excluir
    2. Cristo não veio para trazer paz, mas para que se cumpra a profecia não somente a respeito dele, mas do cumprimento da PALAVRA DO DEUS ALTÍSSIMO, YESHUA HAMASHIACH é é será sempre a porta aberta entre DEUS e os homens, aceitem ou não a verdade será sempre essa 3 independente de religião. Louvado seja DEUS O ETERNO , E SANTIFICADO SEJA ETERNAMENTE YESHUA HAMASHIACH.

      Excluir
    3. Se enganam aqueles que acham que o Cristianismo está errado, errado é o pensamento que te distancia mais ainda dele, pois só vai até ELE quem o PAI ETERNO ordena, os que o recebem ele os receberá de bom grado também, mais triste será para os que p rejeitarem como muitos judeus fizeram no passado e fazem ainda hoje. Quando tudo vier a tona e ELE voltar, quero poder ver o rosto daqueles que o negaram, mas aí já será tarde demais, ouçam, um coração que esta cheio de duvidas é porque está sendo tentado em desistir da verdade, e esse é o verdadeiro teste para saber se vc se manterá firma até o fim. Que a paz DO CRISTO YEASHUA, SEJA SOBRE A VIDA DE.TODOS. amen.
      Espero que o ETERNO permita que muitos que deixaram suas mensagens aqui reflitam e que ELE permita que seus olhos sejam abertos assim como seu coração de pedra.swja removido e seja colocado um de carne no lugar. AMEN

      Excluir
  6. Obrigado pela atenção. Confesso que depois de conhecer alguns relatos de tantas estorias, mitos, e todas as alterações ou más traduçoes das Escrituras, não sei mais o que pensar ou acreditar. Cada um faz a defesa de sua interpretação. Os judeus, os judeus-messiânicos, os evangélicos, os católicos etc. A questão é: Quem está certo? Fui evangélico por mais de 20 anos e hoje nao confio mais nas Escrituras que estão á nossas disposição. Muito menos nas pregações dos lideres das denominações supra citadas. Tudo me soa como cada um defedendo o seu pão de cada dia. Sei lá tá dificil pra mim. Shalom Alechem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom.
      Paraaqueles que não o fazem todos os dias.

      Excluir
    2. Lembre-se de Isaias 7:14 amigo, o nascimento seria virginal.

      Excluir
    3. Paulo Jorge, estou na mesma situação que você. Quanto mais procuro a verdade mais chego a conclusão que o cristianismo é uma farsa (e olha que fui evangélico de berço) Além de toda essa suspeita de plágio sobre os "deuses antigos" vemos adulteração do A.T. onde supostamente seriam profecias sobre o cristo. Mesmo desconsiderando as adulterações podemos ver lendo diversos capítulos antes e depois que o contexto é outro. Hoje só creio em D'us o criador, sem religião(que desde o princípio só tem causado problemas). Digo tudo isso não só pelas escrituras, mas pelo resultado proposto que nunca é alcançado, ou seja, pessoas a vida inteira frequentando igrejas e nunca são mudadas, apenas procuram mostrar o que os outros querem ver. Por dentro são a mesma que sempre foram.

      Excluir
    4. É Mike, mudou de religião mas continua o mesmo. Julgando e condenando. Esse negócio de mistérios não revelados é a desculpa para a fé cega que muitos praticam!!

      Excluir
    5. A Fé do cristianismo definitivamente não é uma fé cega, como muitas pessoas que não conhecem de verdade o cristianismo têm dito. O Cristianismo é baseado em fatos, e não somente numa fé cega.Meu amigo, estude mais sobre como as escrituras foram traduzidas, quem as guardou, etc.Recomendo-te o livro: "Não tenho fé suficiente para ser ateu", está repleto de fatos científicos a cerca do cristianismo.Pesquise sobre " Os manuscritos de Qunram".Shalom a todos!

      Excluir
    6. Cristiano rolw wanser...cristao evangelico...na graca e misericordia de Deus e seu filho Jesus Cristo...49 anos...por muitos anos sofri duvidas mas haviam pessoas de varias denominacoes que apesar dos anos nosseus rostosu via felicidade amor algo sobremaneira de dentro p fora..paz tranquilidade entao falava com elas...mudei algumas vezes de denominacao e nao eram todos da igreja q eram assim,e ai falava com elas e sentia paz tambem.""perguntava a receita""todos e de todas religiao incrivelmente a resposta era a mesma....voce deve orar p Deus e ler a palavra....eu na minha""cabecinha"" para nao "" erar""orava assim..Deus de abraao isaque jaco e ate davi me ajude eu nao consigo ficar em paz me ajude por favor algo nao ta certo em nome de Jesus...quando pequeno eu aprendi q devia falar em nome de Jesus.......e muitos outros ensinamentos,acreditava q Jesus era o filho mas com tristeza falo que la no fundo do coracao bem no fundo por causa de parabolas como do rico q fazia os dez mandamentos Jesus gostou dele mas falou vende tudo da aos pobres e me siga me desencorajavam..NASCER DE NOVO

      Excluir
    7. Eu tambem sinto isso! É como uma vela que se acende diante de mim!! Eu preciso de ajuda, você pode me ajudar? Me responda
      Meu corpo chega a estremecer quando recito o Shemá
      E um chamado que nao sei o que é
      Preciso ver essa luz, me ajude. Obrigado. Rebeca. Shalon

      Excluir
    8. Olá Internauta. No Judaismo rabinico, atualmente se fala de Sitra Hara, o lado negativo, Hara é literalmente "O Mal", aludindo à inclinação negativa diante da qual o humano pode escolher, evitando ou não permitindo a personificação do mesmo. Não é posição global, pois o judaismo do leste europeu tem muitos personagens invisíveis e sobremaneira Samael que seria equivalente ao Satã idealizado no cristianismo ou ou Lúcifer herança do helenismo. Claro, geralmente as correntes cristãs tem sido influenciadas pelo helenismo. Pesquise e verá que o helenismo também influenciou mestres da Torah desde as conquistas de Alexandre. A Torah descarta tudo isso. Mas quantos judeus jovens e adultos são eruditos da Torah e a maioria da composição de suas sinagogas conservadoras ou liberais na diáspora? Os judeus não escondem esses detalhes. Imagine esperar tamanha imediata compreensão de sociedades que se interessam pelo judaismo e em boa parte dos países ocidentais tem que se virar basicamente sem apoio das sinagogas já existentes? Para o Talmude dependendo do Estudante está certo. Para a Torah e obras específicas como Pirkei Avot é contra mão.

      Excluir
    9. Olá Internauta. No Judaismo rabinico, atualmente se fala de Sitra Hara, o lado negativo, Hara é literalmente "O Mal", aludindo à inclinação negativa diante da qual o humano pode escolher, evitando ou não permitindo a personificação do mesmo. Não é posição global, pois o judaismo do leste europeu tem muitos personagens invisíveis e sobremaneira Samael que seria equivalente ao Satã idealizado no cristianismo ou ou Lúcifer herança do helenismo. Claro, geralmente as correntes cristãs tem sido influenciadas pelo helenismo. Pesquise e verá que o helenismo também influenciou mestres da Torah desde as conquistas de Alexandre. A Torah descarta tudo isso. Mas quantos judeus jovens e adultos são eruditos da Torah e a maioria da composição de suas sinagogas conservadoras ou liberais na diáspora? Os judeus não escondem esses detalhes. Imagine esperar tamanha imediata compreensão de sociedades que se interessam pelo judaismo e em boa parte dos países ocidentais tem que se virar basicamente sem apoio das sinagogas já existentes? Para o Talmude dependendo do Estudante está certo. Para a Torah e obras específicas como Pirkei Avot é contra mão.

      Excluir
    10. nascimeto virginal ta escrito nas escrituras mal traduzidas de proposito pela igreja romana, no original hebraico , não fala de nascimento virginal.

      Excluir
    11. Como é então que Davi, no Espírito, lhe chama Senhor, dizendo: Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos de baixo dos teus pés? Se Davi, pois, lhe chama Senhor, como é ele seu filho? sl 110

      Excluir
    12. Olá a todos sou cristão mas amo a Israel pois de Israel veio a palavra escrita e a palavra viva que é Jesus onde Deus se fez conhecer a humanidade em minhas orações pesso sempre pela paz de Israel acho que

      Excluir
    13. pessoal, com escrituras alteradas ou não a obra de Deus é inquestionável, a nossa vida, o universo... esta tudo aí para que o homem veja e compreenda pela lógica que tudo isso e muito superior ao entendimento comum, quanto ao povo judeu e SÓ usar a lógica tb, a história desse povo mostra o quanto eles são temidos pelos que os odeiam não não tem coragem de os atacar e o quanto eles são fortes como nação apesar serem relativamente tão novos como (1948)

      para os querem dificuldade e crer em Deus sugiro que comecem a questionar tudo isso e não encontrando uma resposta escrita a rendam a superioridade e todos esses fatos.

      Excluir
    14. Tudo que está no NT é falso,todas as profecias,nascimento virginal?não existe,essa profecia se refere a moça jovem e não virgem,a bíblia católica e protestante está repleta de enganos,mentiras,falsificações,distorções,um exemplo prático que vocês podem ver está em Deuterobomua 18:15,leiam na biblia catolica/protestante e no tanah é na biblia hebraica,nota-se um crime hediondo,mudaram propositadamente para dizer que o texto fala do messias,mas não tem nada haver nem com messias e muito menos com Jesus,um crime...

      Excluir
    15. Caro anonimo. Quem é vc para julgar uma igreja bi milenar que tem a responsabilidade de guardar o deposito da fé. Nao pense v que é só vc que sabe Hebraico ou grego ou latim. Não seja tão presunçoso. Yhwh fez uma nova aliança com seu povo e essa aliança é eterna pois foi com o sangue de Yeshua Seu Filho.Shalon a todos. Nao se esqueça wue a antiga raça eleita não aceitou Yeshua

      Excluir
    16. Shalom Shalom, pessoal, sou um Pastor Batista, sou estudioso da Biblia e busco praticar com perfeição o que nela esta contido, sou graduado em Direito, e tenho mais formações que me é necessário esvasiar de tudo isso para agradar ao Eterno. Em minha vida fiz alguns estudos para encontrar o conhecimento do Eterno que me satisfaça, confesso que me falta muito para agradar de fato meu Helohim, mais creio que estou no caminho. Quero vos orientar que as escrituras nos afirmam que nem tudo será revelado ao homem, há coisa que só o Senhor sabe (Deuteronômios 29:29), então ocupem-se com as que são reveladas.
      Neste texto, o Eterno deixa claro que nossa busca pelo conhecimento é limitada e sempre vai parar na confiança, Emunah, no que se trata das coisas de Adonai.
      Já estudei muito, e assim como vocês, fui questionar muitas coisas, histórias, mitos, crimes, distorções, erros linguisticos e de traduções, parafrases, parabolas, ... etc., muitas situações que no final de tudo, tende a nos afastar ainda mais de emunah.
      Se tem algo que aprendi na Biblia, ou Torah, ou Tanhach, ou qualquer outro nome que lhe seja dada, em se tratando das palavras do Senhor, é que o Espirito do Santo não nos deixa enganados.
      Aprendi que o Eterno é pai, e como pai deseja seus filhos pertos dele.
      No Salmo 23, vejo a grandeza do Eterno em apresentar a todos as suas bençãos na intensão de que aqueles que estão longe se aproximem dele e se assentem na mesa, olha que este é um texto incompreendido por muitos que o leem.
      Aprendi que os filhos são diferentes e que vivendo com o mesmo pai jamais serão iguais, vi isso em Genesis com a descrição de Caim, ABel e Enos, vale lembrar que o cuidado do Pai celestial esteve com todos eles, e não reconhecer isso seria o maior erro do leitor, Deus cuidou de Caim ao orienta-lo sobre a maldade que lhe nascia no coração, cuidou de Abel ao aceitar o que ele lhe ofertara, poque não agradamos ao Eterno para receber algo em troca mais sim porque reconhecemos que tudo esta dentro do seu total controle, e cuidou de

      Excluir
  7. Shalom
    Eu não posso dizer nada sobre " novo Testamento " para você , mais posso afirmar que a Torah em schil que vou e igual a todas em todos lugares, quando bar mistisvano em Polónia li Torah para todos , sempre mesma em schil temos muitas na "caixa" , acho assim facilita , todas iguais pode confiar em Torah.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo, o que significa "schil"?

      Excluir
    2. As dúvidas são comuns pois o livro que vocês têm para estudos foi traduzido propositalnente com erros com interesse de não deixarem ver a verdade. A Torá, o Tanah, o Talmud e várias literaturas judaicas estão ao alcance de todos para que todos tenham acesso a verdade. A bíblia cristã contém muitas contradições o que torna difícil a sua compreensão. Por esse motivo é que existem várias denominações cristãs diferentes. O ETERNO e Um.

      Excluir
  8. Parabéns pelo blog, sou cristão e por isso como dizem as escrituras oro pela paz de Jerusalém, e pelo seu povo, q o Senhor possa abrir o entendimento para q o povo de Deus receba Jesus como seu Senhor e salvador.Deus te abençõe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      Agradecemos as suas palavras, e pedimos que você faça parte deste Blog, participando ativamente.

      Shalom

      Excluir
  9. Recentemente achei esse comentario pela internet e confesso me causou dúvida sobre a essencia do Shema, solicito sua avaliação como judeu se é procedente tal colocação linguistica? Segue abaixo:

    Unicistas enfatizam que a palavra ÚNICO é uma prova inequívoca de que o Judaísmo primitivo não aceitava a idéia de uma Trindade.


    Vamos fazer uma análise da palavra “ÚNICO”

    Na língua Hebraica, há duas palavras para determinar uma UNIDADE.
    1. Se for uma unidade absoluta, usa-se a palavra YACHID (pronuncia-se IARRID).
    2. Mas, se for uma unidade composta, usa-se a palavra ECHAD (pronuncia-se ERRAD).

    Vejamos alguns exemplos de cada uma das palavras.

    Gênesis 2:24: "Portanto deixará o varão o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos UMA CARNE".
    Um homem e uma mulher formam uma unidade composta (mais de 1).

    Ao decifrar os sonhos de Faraó, José falou: "O sonho de Faraó é UM SÓ" (Gen. 41:25).
    Embora fossem dois sonhos, José disse que eles formavam uma unidade composta (mais de 1).

    Quando os espias voltaram trazendo os frutos da terra, Moisés escreveu: "Depois vieram até o vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com UM cacho de uvas" (Núm.13:23).
    Um cacho de uvas é uma unidade composta de muitas uvas (várias uvas).

    Em todos os exemplos mencionados, a palavra usada foi ECHAD.
    E como já vimos, esta palavra indica uma UNIDADE COMPOSTA (ou seja, envolve mais de 1 elemento).

    Agora vamos ler Gênesis 22:2: "E disse: Toma agora o teu filho, o teu ÚNICO filho a quem amas, e vai-te a terra de Moriá, e oferece-o ali em holocausto..."

    Verso 12: "Não estendas a tua mão sobre o moço... agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu ÚNICO".
    Aqui é uma unidade absoluta. Isaque era único em sua espécie. Neste caso, a palavra usada foi YACHID.

    Voltemos agora para Deuteronômio 6:4.
    Qual palavra será que Moisés usou aqui: ECHAD ou YACHID?

    Ele usou a palavra ECHAD.
    Logo, quando a Bíblia diz que o Senhor Deus é o “único” Senhor, está falando de uma UNIDADE COMPOSTA (mais de 1).

    espero te tirado qualquer dúvida sobre o texto de Dt 6:4.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para apoiar esta afirmação de que há múltiplas pessoas dentro de D-us, os trinitarios insistem que a palavra hebraica "echad" (um) ao final de Devarim 6:4 não significa um UM absoluto, mas ao contrário, pode apenas significar uma unidade composta, ou muitas coisas em uma. Citarão freqüentemente dois versículos para apoiar esta afirmação.

      O primeiro é Bamidbar 13:23, que diz: "Então eles foram ao Vale de Eshcol, e cortaram um galho com um (echad) cacho de uvas; carregaram-no entre dois deles, numa vara. Levaram também alguns dos figos e das romãs."

      O segundo é Bereshit 1:5, que diz: "... e houve a noite e houve a manhã, um (echad) dia."

      Destes versículos, discutem eles, fica claro que a palavra hebraica "echad" pode apenas significar uma fusão de várias coisas em uma.

      Embora esta prova seja falha, para aqueles que não têm um mínimo de conhecimento do idioma hebraico, este argumento pode ser bem intrigante e até convincente mas...

      A palavra "echad" em hebraico funciona exatamente da mesma maneira que a palavra "um" em português. Em português, pode-se dizer: "estas quatro cadeiras e a mesa formam uma mobília de jantar," ou então: "Há um centavo em minha mão." Desses dois exemplos, é fácil ver como a palavra "um" pode significar várias coisas em uma, como é o caso da mobília, ou apenas uma, no caso do centavo.

      Embora a palavra hebraica "echad" funcione exatamente da mesma maneira, outras religiões jamais oferecerão exemplos bíblicos onde a palavra "echad" signifique "somente um." Assim, apenas apresentando versículos das Escrituras como Bereshit 1:5 e Bamidbar 23:13, isso cria para o novato a ilusão de que a palavra "echad" é de alguma forma sinônimo de uma unidade composta. Nada, é claro, poderia estar mais longe da verdade.

      Excluir
    2. Por exemplo, pode-se ler em Devarim 17:6: "Pela boca de duas testemunhas, ou três testemunhas, aquele que merece a morte deve ser posto à morte; mas pela boca de uma (echad) testemunha, ele não deve ser posto à morte."

      Ou Cohêlet 4:8: "Há apenas um (echad), sem uma companhia; sim, ele nem tem filho..."

      E também encontramos a palavra hebraica "echad" com um único absoluto também em 2° Samuel 13:30; 2º Samuel 17:12; Exodo 9:7; etc.

      Nos dois versículos acima a mesma palavra hebraica é usada, e a palavra "echad" está claramente referindo-se a apenas um, não a uma unidade composta.

      A dúvida que imediatamente nos vem à mente é: se a palavra hebraica "echad" pode significar tanto uma unidade composta como apenas a unidade, como se pode dizer qual definição é válida ao estudarmos um versículo? A resposta é: exatamente da mesma maneira que a palavra "um" é entendida em português, ou seja, pelo contexto. "Quatro cadeiras e uma mesa fazem uma mobília de sala de jantar" é uma unidade composta, e "Ouve, Israel, A-do-nai é nosso D'us, A-do-nai é Um" é puro monoteísmo.

      A questão do Shemá não é nova, ela já foi feita por nossos Sábios no sagrado livro do Zôhar. Será que devemos chamar a D'us de "echad", palavra que pode ser erroneamente interpretado como uma unidade composta? Não seria um risco usá-la, afinal, o segundo mandamento é claro ao proibir qualquer forma de idolatria?

      Chassidut e Cabalá dão uma explicação mais profunda do assunto. Claro que D'us não pode ser chamado por "echad" (que pode significar uma unidade composta), e somente poderia ser chamado por "yachid" (que significa único absoluto). Porém neste caso do versículo "Shemá Yisrael, A-do-nai E-lo-hê-nu, A-do-nai Echad" a palavra "echad" é proposital: Ao proferir o Shemá estamos dizendo que não somente D'us é único (yachid) mas que também não há outra coisa além do um, pois todas as criaturas do universo não estão separadas d'Ele, mas estão anuladas perante Ele.

      Esta idéias está explícita na palavra "echad", que em hebraico é formada por três letras: alef, chet, dalet.

      ALEF - a primeira letra, alef, com valor numérico 1, diz respeito ao D'us Único;

      CHET - a segunda, chet, com valor numérico 8, significa que Ele tem soberania absoluta sobre os Sete Céus e a Terra;

      DALET - a terceira, dalet, com valor numérico 4, lembra que Ele também domina os quatro pontos cardeais.

      Sendo assim, devemos dar ênfase especial na última palavra do Shemá, refletir sobre seu significado, e perceber como toda a criação "echad" está anulada perante este Um Único.

      Resposta rabino Aron Moss

      Excluir
    3. Olá. Gostaria de saber então quem é Jesus para os judeus? Como descrever Jesus? Ele é Deus? Jesus é um com o Pai? Ou Jesus é apenas uma forma de Deus aparecer?

      Excluir
    4. Leonardo,

      Para judeus tradicionais, Jesus é uma ferida seja pelo mal que o cristianismo fez aos judeus, seja pela figura criada em torno de Jesus o fazendo parecer um contraventor, desrespeitoso com o Pai Eterno e criador de rebeldia de uma nova religião.
      Judeus crentes nele, chamados de Messiânicos, creem em Yeshua o judeu zelos pela Lei e respeitador de toda a tradição, nada de figura de um Jesus deturpado pela historia.
      E portanto Yeshua é o que a Torah e os profetas disseram que ele seria, o ungido de D-us, superior a Moshe em palavra e poder, o representante pleno de D-us na Terra, e não o próprio D-us, nem um terço de D-us na fictícia Trindade, nem uma manifestação corpórea do próprio D-us, mas sim o Filho, A Palavra o enviado e ungido de D-us.

      Excluir
    5. Você já ouviu falar no 72 nomes do Eterno? Esses nomes se aplicam a uma casta de anjos (Melachim) e quando Ele criuo o mundo e disse: façamos o homem à nossa essencia (não foi imagem) estava se referindo a essas entidades. O Verbo fazer no plural referendava aos 72 nomes que são facetas de sua essencia. Aí se encontram os cromossomas XY (masculino e feminino); o bem e o mal (um espirito mal da parte de Deus atormentava Saul), etc.

      Excluir
    6. E o que diz o primeiro mandamento,só há um Deus e só ele deve ser adorado,só ele tem o nome sagrado,só ele tem o poder e mais nenhum outro,só por aí já se conclui muita coisa.

      Excluir
    7. Matushelach Cohen, Jesus não é um problema para o Judaísmo, foi apenas um Judeu executado por Roma, e isto sem considerar todas as incertezas a respeito dos relatos a respeito. O que trouxe uma ferida ao Judaísmo, foi o Cristianismo criado a partir dos anos 300 pelos Romanos. Antes da criação do Cristianismo, cristãos e Judeus eram executados por Roma sem restrições de métodos. Como o Cristianismo se transformou em religião oficial de Roma a partir de Constantino, este Cristianismo Romano passou a perseguir fisicamente e intelectualmente os Judeus (não deu muito certo). Perseguiu Judeus e qualquer outra religião, inclusive os Mulcumanos a partir dos anos 800 nas Cruzadas.....O Cristianismo tem sido inventado e reinventado, ao longo dos anos, matando perseguindo e exterminando.....e de fato exterminou muitas religiões na Inglaterra, nas Américas, tudo na base da espada e do sangue sobre a tutela do Cristianismo.......Esta história do Cristianismo, não tem nada ver com Jesus, e para o Judaísmo, Jesus foi um Judeu covardemente morto por Roma, conforme muitos milhares de outros Judeus ao longo da história.

      Excluir
  10. Gostei da aula sobre o assunto, e como sempre vc localizou o "x" da questão e foi direto ao ponto, porém, eu na minha humilde ignorância te pergunto:

    - Não seria mais simples e objetivo ter simplesmente utilizado Yachid que não deixa qualquer margem de interpretação, ao invés de echad onde gentios como eu usa talvez uma vida inteira como unidade composta, levando em consideração que essa "ginástica" interpretativa da cabalá é muito raro ser utilizado como forma de justificação de uso do termo echad?

    - Qual a intensão de Moisés ao utilizar echad no lugar de Yachid, dado a dificuldade de leigos chegarem a essa brilhante explicação postada, será que Moisés queria induzir ao erro a humanidade pois com Jesus disse poucos entrarão na porta da salvação (caminho estreito) e que claramente a doutrina da Trindade nos leva a infrigir o decálogo qt a idolatria? (Digo isso, pois é a primeira vez que vejo essa explicação do uso de echad no Shemá, e acredito que isso nao se encontra em qualquer livro sobre o assunto, pois tenho vários e infelizmente o hebraico foi adaptado a cada movimento religioso sem mencionar a cabalá que virou religião de "famosos" e ficou esoterizada).

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No "SHEMA" (שמע) não existe a palavra único!

      Excluir
  11. Tertuliano,

    Vou fazer um resumo simples sobre o assunto, Echad é um assim cono no português, quando eu me refiro a um cacho de uva ou a um bago de uva o termo é "um" e pronto, não tem dificuldade alguma de se deduzir do que o termo um está se referindo, pois um cacho é "UM"e não uma especie de trindade de cacho.
    Os numerais em português começa com UM, dois, três, e este "UM" não tem conotação de dificuldade alguma no entendimento simples, assim como no hebraico os numerais echád=1, shnáim=2,shloshá=3, tambem não deveriam causar tanta discussão.
    Vemos que Echad no Shemá é um numeral, isto é, ele indica que O Eterno é um, uno, e não duo, trino ou múltiplo, se fosse usado o termo Yachid, o significado mudaria de numeral para adjetivo, sendo que Yachid é um adjetivo que qualifica algo ou alguem como sendo o único, sem igual, mas dentro da frase do Shemá isso poderia levar a um entendimento errõneo de que o nosso D-us é o Unico D-us apenas de Israel, isso abriria brecha para entender que outro povo poderia ter um outro unico deus deles, veja que o sentido Monoteista se perderia se o Shema fosse recitado assim: Ouve Israel, YHWH o nosso D-us, é o unico YHWH, tal construção é simples, óbvia e fraca, pois os Filisteus poderiam dizer o mesmo falando que Dagon é o nosso deus, e é o unico Dagon, sendo que dizer que Baal tambem é o unico Baal que é deus dos midianitas e etc, veja que o Shemá além do monoteismo explicito ele numera a esencial e existencia de D-us como sendo uma UNIDADE, sendo que tudo depende dele pois a UNIDADE dele conmporta toda a existência. Ele ser UM indica que ele não necessita de nada pois se ele fosse dois, três ou multiplo, ele teria uma dependencia ou interdependência dos demais "numerias". Espero ter ajudado na compreensão.

    ResponderExcluir
  12. Ajudou sim.

    O Fato que ainda não consegui foi ter a visão judaica de único no sentido de unidade, pois vc deixou claro que echad pode ser usado no sentido numérico para objetos múltiplos (cacho de uvas), então a origem da trindade pode ter realmente partido de deduções e ligações de versículos do NT associados ao Shemá (no sentido plural), veja bem, fica claro que eu não tenho posição definida neste assunto apenas quero entender ambos os lados e tentar formar uma opinião definida, mas, vc disse:

    "quando eu me refiro a um cacho de uva ou a um bago de uva o termo é "um" e pronto, não tem dificuldade alguma de se deduzir do que o termo um está se referindo, pois um cacho é "UM"e não uma especie de trindade de cacho."

    Esse exemplo deixa claro o princípio e o uso do echad (definido universalmente) em vez de yachid (gerando politeísmo regional), nisso deduzo que há uma margem de interpretação ou melhor uma brecha linguistica onde pode-se entender, exemplo um cacho de uvas(várias uvas) como um único Deus (um manifesto em 3 pessoas em essência, agindo em comum acordo e nunca de forma individual, tendo poderes equiparados para que o conceito de um maior que outro gerasse politeísmo).

    Detalhe essa é a dedução da maioria trinitariana que conheço, e de certa forma concordo com vc no seu ponto de interpretação, mas essa abertura para o conceito trinitário fica evidente e notório de onde se tirou essa interpretação como em II Co 13:14 que associado ao significado de echad, caímos na situação de Elohim, que tem 2 formas de ver.

    Espero não ter complicado demais o assunto.

    ResponderExcluir
  13. Tertuliano,

    Eu entendo bem o dilema proposto, e como você bem disse complica as coisas um pouco sim, pois infere significado posterior à algo já definido e nunca questionado nem na Torah e nem pelos Profetas, pois nunca vi algo nas Escrituras que incite o povo a entender D-us diferente de sua Unidade.
    Mas voltando aos termos, veja que (echad) UM cacho de uva, te faz pensar na unidade em que você esta se referindo ou adquirindo, pois se o preço é tanto por um cacho você apenas pensa cognitivamente no preço da Unidade do cacho e não na multiplicidade de uvas ou bananas que existem num cacho, consegue entender? Mesmo que existam varias outras coisas no cacho você o concebe como uma Unidade que custa tanto, UM melão é um unidade, mas é formado por água, casca, semente e poupa mas você pensa nisso quando se refere a UM melão? Não! pois o seu intuito ao se referir a ele está atrelado a unidade conceptiva dele, veja que tudo nesta existência física é composta, mesmo todas as UNIDADES pois tudo é formado por inúmeras outras partículas, ou de moléculas, ou átomos ou intermitências distintas de ondas, veja que D-us é o Yachid o Único que pode ser chamado de ECHAD UM em sua essência, pois o que é D-us? Ele simplesmente é, não tem pequenas partículas que o formam Ele simplesmente é a UNIDADE insofismável, não se divide por necessidade não se funde por necessidade, Ele É, um ETERNO E CONSTANTE “EHYE ASHER EHYE” EU SEREI AQUILO QUE SEMPRE FUI, OU SOU AQUILO QUE ME MANIFESTAREI SER, portanto não tem espaço para multiplicidade em D-us, pois se Echad fosse múltiplo pra D-us o texto de 1Cor 13:14 teria que ser “que o D-us uno porém múltiplo esteja com vocês por meio de 33,33% na manifestação da graça do Filho, por meio de 33,33% na manifestação do Amor do Pai e por meio de 33,33% na manifestação da comunhão da Ruach HaKodesh” veja que isso seria muito estranho e sem cabimento.
    Quem nasce e vive entendendo os termos Echad e Yachid nunca se deixariam levar por pseudo brechas lingüísticas pois o contexto bíblico completo mostra a UNIDADE do D-us Criador e não uma COMPOSTA unidade.
    Até mesmo o termo Yachid poderia ser usado para provar as pseudo brechas lingüísticas, pois se Moshe tivesse usado Yachid no Shemá, a desculpa para a trindade seria que o termo Yachid pode ser composto pois se você tem apenas um cacho de banana em uma casa você pode dizer que ele é o Yachid Único cacho de banana, mas são varias bananas portanto a Unicidade também nesta caso é composta, isso parece até coisa de criancinha de quinta série que sempre arranja um jeito para usar uma ofensa para debochar mais do colega numa briguinha sem sentido num assunto descabido.
    Reparou que Echad e Yachid assim como UM e ÚNICO no português fazem referência a unidades absolutas ou compostas, não existe termo que seja somente absoluto tanto no hebraico como no português pois os coletivos existem em unidade, pois UMA colméia é UMA, mas tem varia abelhas, o Único povo da região é Único mas tem varias pessoas o formando, mas em UMA pessoa no meio do povo que é o Único Gerefonésio da Silva, reparou no uso distinto tanto para composto como para absoluto dos termos UMA e ÚNICO, veja que a grafia é igual a pronuncia é igual mas o sentido não, e tal significância depende do entendimento universal adquirido, o sentido Judaico de Echad para D-us o designa como sendo uma insofismável UNIDADE, os trinitários chegam depois de mais de um milênios neste entendimento e querem ensinar o que é o quê, fala sério não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom
      Me sinto como essa criancinha de 5 anos que você mencionou; será que você me responderia de forma fácil e clara?
      Do ponto de vista judeu se crê que Jesus e o Espírito Santo são Deus, formando um único Deus composto de 3?
      Se não, poderia me explicar quem é Jesus e se existe o Espírito Santo?
      Me sinto tola, como alguém que fala apenas português e tenta entender francês... Agradeço a paciência,

      Excluir
    2. Cara Dilma,

      Não há forma facil e clara de falar da natureza de D-us, muito não é revelado, o que fazemos é nos utilizarmos do que é revelado na Palavras para criarmos uma lógica cognoscível, e assim entendermos o mínimo, sem papo de que é por fé que se entende, pois D-us nos deu um cérebro não foi atoa.

      Mas no Blog já tem diversos artigos a respeito, sendo assim recomendo ler os seguintes artigos nos links: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2009/05/introducao-para-se-entender-de-onde.html
      http://judeu-autonomo.blogspot.com/2010/07/yeshua-jesus-qual-devemos-nossa.html
      http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/05/conversas-sobre-o-verbo-ser-d-us-ou-d.html
      http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/07/evangelho-de-joao-11-14-transliteracao.html

      Se ainda houver muitas dúvidas, ficamos a disposição para dialogarmos sobre o tema.

      Excluir
  14. Certo dia, Santo Agostinho, após longo período de trabalho e muito compenetrado na sua angústia, adormeceu no claustro. Teve um sonho revelador: caminhava sobre uma praia deserta, a contemplar o mar e o céu. De repente, avistou um menino que com um balde de madeira ia até a água do mar, enchia o balde e voltava, onde despejava a água num pequenino buraco na areia. Santo Agostinho, perplexo e curioso perguntou ao menino: - O que você está fazendo? O menino calmamente olhou para Santo Agostinho e respondeu: - Vou colocar toda água do mar nesse buraco! Santo Agostinho sorriu e retrucou: - Isso é impossível garoto. Observe quanta água existe no oceano e você quer colocá-la toda nesse diminuto buraco! Mais uma vez o menino olhou para Santo Agostinho e de forma ríspida e corajosa disse: - Em verdade vos digo. É mais fácil colocar toda água do oceano nesse pequeno buraco do que a inteligência humana compreender os mistérios de Deus! (http://www.doutrina.linear.nom.br/Artigos/Polemicos/O%20DILEMA%20DE%20SANTO%20AGOSTINHO.htm).
    Acompanhei a discussão e aprendi coisas boas de ambos (Tertuliano e Ben Levy), porem eu simplesmente tenho fé e creio no poder maravilhoso do Eterno e pronto...gloria a D´us nas alturas e paz na terra.

    ResponderExcluir
  15. o texto é 2Cor 13:14 e a manifestação da graça do Filho (JESUS 100%),a manifestação do Amor do Pai (DEUS 100%) e a manifestação da comunhão do Espírito Santo (100%) é real....

    ResponderExcluir
  16. sou ex-mulçumano,hoje cristão batizado,e gostaria da paz em israel pq seria bem merecida.
    Afinal o povo hebreu sofreu por demais,embora por teimosia muitas vezes.
    Aqui conseguimos tranquilamente compartilhar uma mesa entre mulçumanos,judeus e cristãos,graças a Allah !!!
    Torçamos para que isso um dia seja também não só em Israel como tomo o mundo

    ResponderExcluir
  17. Uauuuu!! Quanto conhecimento!!
    Amo a Deus, Yavé, Allah... Sei que Ele é único e justo!!
    E o seu Santo Espírito é que nos vivifica, enquanto só a letra mata...
    Que o amor de Deus seja derramado a cada dia em nossos corações!

    ResponderExcluir
  18. Minha familia é evangelica e nasci e cresci em uma igreja evangelica que acredita na trindade, porem depois de muito tempo ouvindo pela primeira vez o SHEMA e entendendo o significado da palavra ECHAD (ou seja pensando como um Judeu) algo mudou radicalmente em minha vida, é como essa palavra estivesse no meu DNA e tive a certeza que estava totalmente enganado ao que havia aprendido desde pequeno.
    Hoje não mais sou cristão, e efetuando estudos vejo o quanto eu e muitos como eu estão sendo enganados.
    E muito dificil sair de Babilonia, pois ela tem vendido essa imagem de Deus sentado... a nos desde pequenos e isso fica incucado em nossas cabeças e outra questão é que nossa lingua não ajuda.
    Outra questão é esse nome Jesus Cristo que para mim é uma falsificação um verdadeiro crime da historia se é que estamos se referindo à um Judeu que morreu... filho de Iosef e Mirian
    Me conforta muito quando lei Jeremias 11:19 e vejo que o ALTISSIMO me resgatou desta mentira chamada Cristianismo.
    Sou um leigo uma criança que acabara de nascer...
    A todos que compreeende o que eu estou dizendo

    Shalom

    ResponderExcluir
  19. Caro Metushelach Ben Levy! Gostaria de saber da opinião do senhor a respeito do tefilim, mezuzá, tzitzit e o véu na hora das orações.
    Por favor, me responda!!
    Shalom!

    ResponderExcluir
  20. Shalom Wesley,

    Primeiramente qual o intuito da pergunta?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta! Na verdade, quero saber se, com a vinda do Mashiach Yeshua, seu uso não faz-se mais necessário. Me disseram:
      - Tefilim: Serve pra lembrar de honrar a D'us com os nosso atos e mente.
      - Mezuzá: Colocar os ensinamentos da Torá dentro das casas.
      - Tzitzit: Lembrança dos mandamentos de D'us.
      - Véu das Orações (Talit): Isolar o mundo em sua volta e focar na oração.
      Para questões de evolução espiritual, isso seria necessário após a vinda do Mashiach, que internalizou essas leis no nosso coração, ou ainda faz-se necessário??
      Shalom!

      Excluir
    2. Shalom Wesley,

      Sim tais usos tem como essencia o que você relatou, na vinda do Mashiach ainda existirão não ressuretos e tais que aceitarem o Reinado de Yeshua terão ainda a Torah como padrão moral, e a essencia dela muito mais plena.

      Excluir
  21. Shalom,
    Nao esta faltando esta parte?

    Vayomer Ado-nai el Moshe lemor: Daber el bnei Yisrael, veamarta aleihem veassu lahem tzitzit, al kanfei bigdeihem ledorotam, venatenu al tzitzit hakanaf petil techelet.
    Vehaya lachem tzitzit, uritem oto uzchartem et col mitzvot Ado-nai, vaassitem otam, velo taturu acharei levavchem, veacharei eineichem asher atem zonim achareihem, Lemaan tizkeru, vaassitem et col mitzvotai vihyitem kedoshim leeloheichem.
    Ani Ado-nai Elo-heichem, asher hotzeti etchem meeretz Mitzrayim lihyot lachem leElo-him;

    Ani Ado-nai Elo-heichem... Emet

    ResponderExcluir
  22. Shalom, creio que esteja faltando também a habriot...

    ResponderExcluir
  23. Baal transliterado do hebraico para o português não é Senhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Olga,

      Com todo os respeito, vamos começar ajudando na significância dos termos que a senhora usa.
      Primeiro transliterar não é o mesmo que traduzir, transliterar é utilizar fonemas da língua mater para melhor pronunciar uma palavra de outro idioma, assim como a transliteração da frase em hebraico שְׁמַע יִשְׂרָאֵל, é Sh'má Israel, e a tradução é o que isso significa na língua mater que no caso é o português, ficando a tradução; "Ouve Israel".
      Segundo ponto, o termo ba'al não é blasfemo, é um termo transliterado do hebraico בַּ֤עַל, que traduzido pode significar: senhor, mestre, proprietário, marido, chefe e diversos cognatos, e ocorre nestes sentidos em torno de 80 vezes na Tanach ""Antigo Testamento") sem contar as referencia a lugares e pessoas com tal nome, e também existem deuses que possuem este nome sempre relacionado a alguma coisa, digamos por exemplo o Baal Zebub ou mal traduzido por Belzebu que significa Baal = Senhor, Zebub= Moscas, senhor das moscas, e assim com diversas divindades cananeias e fenícias como Baal Peor, Baal Berite e por ai vai.
      O nome de D-us nas passagens em hebraico é o Tetragrama YHWH, que por questões de respeito ao ser lido são trocadas por termos como Adonay, Ein Sof, Hashem e etc, e que na tradução para outras línguas também foi influenciada por tal pratica sendo que em português o Tetragrama é traduzido por SENHOR, com letras maiúsculas e inglês por LORD.
      Mas nenhuma referencia à D-us é feita pelo termo Baal, sempre pelo Tetragrama ou por Elohim.
      Espero ter ajudado.

      Excluir
  24. adorei ! Muito bom mesmo, DEUS é maravilhoso!!
    sou cristão e gostaria de pedir que o irmão me ajudasse a fazer uma oração em hebraico transliterado, tentei traduzir mais não sei se esta certa.
    "BENDITO E ETERNO DEUS
    REI DE TODO O UNIVERSO
    PEDIMOS A SUA GRAÇA
    SEJA HONRADO SEU SANTO NOME
    PARA TODO SEMPRE "

    se puder me ajudar eu agradeço !
    meu e-mail : amiltonpop@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  25. Poxa! como estou aprendendo?!! O Sr Metushelahc Ben Levy é alguém que me inspira confiança, e também seus interlocutores(se cabe esta palavra)são pessoas que sabem o que perguntam e a resposta que querem>
    estou muito feliz em descobrir este blog!

    ResponderExcluir
  26. Prezado Ben Levi, shalom!
    Estou estudando todas as vertentes históricas de nossa tradução da Bíblia, li vários livros como história das heresias, historia dos hebreus - Flavio Josefus, entre outros.
    Ficou claro que existe muitos erros de traduções, o que deixou-me frustrado.
    Estou tentando traduzir de rolos antigos, mas é muito difícil e demorado.
    Em minha busca, descobri muitas coisas erradas, e gostaria de solicitar sua ajuda.
    O nome do eterno, como se pronuncia?
    Yehowah, Yahweh, etc?
    Quanto a trindade nem vou mencionar, pois a bíblia e o próprio Yeshua menciona que é o filho, além é claro do apóstolo Paulo mencionando que Yeshua tem um cabeça que é o eterno. Assim a trindade foi implantada no cristianismo a partir de nicéia.
    2. Como posso ter um exemplar fiel a torah? É necessário que aprenda o Hebraico antigo, para saber realmente o significado?
    Desde já agradeço pela ajuda.
    Meu e-mail: fbi_santos@hotmail.com
    Obrigado e Shalom a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom. Sua pergunta foi ao administrador, mas sua saudação veio a todos. Criou-se nas sociedades judaicas como já mencionado o postulado de não expor a pronúncia do Tetragrmaton por respeito. Seria Adonai (Soberano) nas Leituras e Hashem (O Nome) no cotidiano. Isso influenciou o cristianismo, porém sempre hpuveram estudiosos ou adoradores judeus e cristãos pra entender e agir diferente. Pratico e recomendo o som Yehowah (Iehouah), mas a maneira correta e apropriada de que medite e analise esse bom assunto é ganhando intimidade com a leitura direta e pessoal da Torah em hebraico, acompanhado de seu idioma, talvez precise de transliteração também. Neste caso pode fazer download do Davar3 on line, disponibiliza mais de 110 obras, terá exemplares da Torah, também com nrkudot, transliterados e traduzidos, com diferentes versões. Se estiver no seu alcance e quando seja basta enviar ao Davar3 uma contribuição de agradecimento. A Torah nunca foi retirada da humanidade. Se dedicando a ela suas respostas virão. Minhas estimas.

      Excluir
  27. Continue firme no teu propósito com O Eterno! Shaná Tová ! Em Yeshua, Patrícia

    ResponderExcluir
  28. Shalom! Então esta oração é dada pelo eterno , para nós?? .. Shalom!

    ResponderExcluir
  29. Shalom! Em várias passagens bíblicas, posso entender claramente Yeshua como o próprio DUS vindo em carne á este mundo e em outras não é assim. Como podemos entender este monoteísmo ou esta unicidade? Mas eu, particularmente sinto Yeshua como o próprio DUS, pois diz: O verbo estava com DUS e era o próprio DUS. Abraços.

    ResponderExcluir
  30. Nossa achei bom material, bom blog, bom td estava a tempos procurando algo judaico para estudo realmente aqui é o melhor lugar! parabéns!!!

    ResponderExcluir
  31. TENHO VÁRIAS VERSÕES E TRADUÇÕES, BH E SEPTUAGINTA E OUTRAS, MAS CREIO QUE JESUS É O CRISTO.INDEPENDENTE DE LÍNGUA OU TRADIÇÃO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. por favor me responde, que nome eu devo falar quando eu me referir ao messias?

      Excluir
  32. COMO POSSO ENCONTRAR UMA GRAMÁTICA DE HEBRAICO BÍBLICO ON LINE QUE SEJA GRATUITA ?

    ResponderExcluir
  33. Eu tenho algumas dúvidas amigos.
    Judeu é yerudim, ou yarudim?
    Se for yarudim, o nome do nosso Soberano
    Salvador então é Yashua? E Yahushua está correto?
    Shalom!
    Israel Oliveira Branco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome do Mashiach é Yeshua, qualquer coisa diferente disso mostra falta de conhecimento linguistico seja do aramaico que é de onde provem o nome Yeshua e seja do hebraico de onde deriva a origem do nome que é traduzido por Josué.

      Excluir
    2. Vc vai me perdoar, irmão, mas nome próprio não se traduz e sim torna possível a pronúncia em outro idioma. O nome de uma pessoa é sua identidade, assim como o nome do nosso criador, YAHUAH.
      O pai nos ensina que devemos chamar e clamar por seu nome para sermos salvos, ou seja, todo aquele que clamar o nome de YAHUAH será salvo. Por que ocultar o nome que nos dá salvação? O próprio Messias, nosso salvador tornou o nome do pai conhecido ao povo porque ele sabia a importância do nome do pai Eterno. Ele disse: pai tornei o teu nome conhecido aos homens e continuarei a torná-lo. Naquele tempo os homens maus, principalmente os mestres religiosos, proibiram o povo de pronúnciar o nome de YAH, de onde vem a nossa salvação. Hipócritas! Com a disculpa de que ao pronúnciar o nome do pai iriam profana-lo. Ora, se foi o próprio altíssimo que disse, esse é o meu nome e assim serei lembrado de geração em geração. Tenho sim consciência de que não devo usá-lo em vão.
      Eu gosto de conversar com ele quando estou só, ou quando preciso de um amigo, um conselho, e sempre recorro a ele quando tenho medo ou incertezas, quando enxergo que o mundo é muito mau, e até mesmo quando não preciso dele, ele está sempre comigo, porque necessito dele em todo o tempo. Ele é quem sustenta a minha vida, a minha alma. Quando estou aflita ou insegura ele sempre me consola em todo o tempo.
      Em meu coração eu escuto ele dizer: nunca se esqueça do meu santo (qadush) nome, mas dê toda a honra e glória e magestade a mim. Por eu sou eterno, de mim deve lembrar sempre, sou teu Aluhim.
      Religião é obra de homens e não do Eterno pai, e a maioria delas é um desgosto para ele, se não todas. Tudo o que existe aqui na terra é vaidade.
      E o nome verdadeiro do Messias no hebraico antigo é YAHUSHA e não yeshua, esse nome (yeshua) é tirado do nome salvação em hebraico.
      "O MEU POVO SABERÁ O MEU B'SHAM (NOME)!" BARUCH HABA B'SHAM YAHUAH, YAHUSHA!
      O filho tem o nome do pai, assim como o povo: os filhos de yasha'ral colocarão o meu nome em seus filhos e eu os abeçoarei. Não teria a menor lógica o filho não ter em seu nome o nome do pai.
      NÃO HÁ QUEM OCULTE O NOME DO D-US DE YASHARAL (ISRAEL IRONICAMENTE, AFINAL O NOME NUNCA FOI ESSE) NEM GREGOS, NEM JUDEUS (YAHUDAH), NEM GENTIUS. O POVO DE YAH ESTÁ EM TODA A TERRA, E ELE MESMO, TIRARÁ OS NOMES BAALINS DA BOCA DE SEU POVO E ESSES NOMES NÃO MAIS SERÃO LEMBRADOS.
      NÃO É CERTO USAR A PALAVRA "SENHOR" PARA SE REFERIR AO SANTÍSSIMO, SOBERANO-PODEROSO PAI QUE SE ASSENTA NO MAIS ALTO DOS CÉUS, PORQUE, SENHOR EM HEBRAICO SIGNIFICA BAAL. BAAL=MARIDO; DONO; POROPRIETPRO; SENHOR.
      POIS NADA HÁ DE OCULTO QUE NÃO VENHA A SER REVELADO, E NADA EM SEGREDO QUE NÃO SEJA TRAZIDO À LUZ DO DIA. OU PORQUE NADA ESTÁ ENCOBERTO SENÃO PARA SER MANIFESTO; E NADA FOI ESCONDIDO SENÃO PARA VIR À LUZ.( Machaqum,Mahaqum(MARCOS 4:22) )
      PERDO-ME POR MINHA OUSADIA, MAS FALEI DO QUE ESTÁ CHEIO O MEU CORAÇÃO. O meu coração acredito eu não ser perfeito. Afinal sou uma pessoa pecadora e nada mereço de YAH, e sei que se tenho o seu favor é por sua grande misericórdia, não por mérito próprio.
      Enquanto a questão da trindade, creio eu com a direção do santíssimo espírito, o pai é um e o filho é outro. O coração do filho é segundo o do pai, e o filho obdecer o pai em tudo porque ama o pai, e quem nega o pai recusa o filho, e quem nega o filho recusa o pai. Mas o filho estava com o pai desde o princípio da criação, sendo ele a sabedoria que estava com o pai, ou seja, ele existiu antes do homem vivente.
      Tem uma coisa que acho muito interessante em Gênesis quando D-US fala assim: façamos o homem à nossa imagem e semelhança. Com os anjos é que não era, eu acho. Afinal nós não temos asas e não somos como os anjos, e somos um pouco menor do que eles. Acredito que o pai se dirigiu ao próprio filho. Em provérbios, a sabedoria diz: estive com D-US desde o princípio e fui seu arquiteto.
      Se eu estiver errada PERDO-ME vou tentar me corrigir. Sou jovem ainda e estou aprendendo.
      Se bem que a vida é de fato uma escola pra vida toda.
      Shalum de YAH!!!

      Excluir
  34. Ola,
    Você poderia me ajudar se puder...
    Tem uma musica hebraica,que eu estou procurando saber quem canta e estou tentando acha-la em hebraica mas eu não sei o nome dela.Eu gostaria de saber a letra dela em transliteração hebraica,eu enviarei ela em português para você ver se teria como traduzi-la...

    Na luz dos teus olhos
    Encontrei o amor
    Encontrei o amor...
    Na tua doce voz encontrei a paz
    Encontrei a paz..

    Minha voz vacila diante de você
    Você é precioso para mim
    Os tempos são difíceis agora
    Mas eu esperarei por você
    O tempo que precisar
    Não te deixarei
    Eu não te deixarei...

    Teu abraço é meu lar
    Teu povo é o meu povo
    Teu Deus é o meu Deus

    É uma força que constrói
    O seu próprio caminho
    As águas não podem apagá-lo
    Nem os ventos levá-lo daqui
    Não há obstáculo para ele

    Teu abraço é meu lar
    Teu povo é o meu povo
    Teu Deus é o meu Deus

    ResponderExcluir
  35. é uma musica hebraica mas eu não encontro quem canta ela é de uma novela biblica e eu gostaria de achar essa musica mas nao sei procurar como em hebraico ou transliterado

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. por favor, gostaria de saber como é em hebraico apenas o trecho "Amarás, pois, o Senhor, teu D-us, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força."

    obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veahavtá et Adonai Elohêcha, bechol levavechá uvechól nafshechá uvechól meodêcha.

      Excluir
    2. Esse é o transliterado não é? Gostaria de saber como é do hebraico propriamente.. obrigado

      Excluir
    3. וְאָהַבְתָּ אֵת יְהוָה אֱלֹהֶיךָ בְּכָל לְבָבְךָ וּבְכָל נַפְשְׁךָ וּבְכָל מְאֹדֶך
      Da direita para esquerda: Ve'ahavta e'et Iehouah Eloheicha bechol levavecha uvechol nefeshecha uvechol me'odecha
      E amarás a Iehouah teu Elohim com todo teu coração e de toda tua alma e de toda tua força

      Excluir
  38. Bom. Muito bom. Iehouah יהוה Elohim Tseva'ot continue te fortalecendo Judeu Autônomo.

    ResponderExcluir
  39. Por Favor Leiam Isaiah(Isaías) capitulo 53, Yeshua definitivamente é o Mashiach. Quem já leu o livro do profeta Isaiah, vê claramente que nenhum outro que apareceu no tempo de yeshua se encaixa tão perfeitamente nos textos que ele nos expõe sobre a vinda do Mashiach. Os que seguem Yeshua não passam fome e sede, pois temos as palavras dele que são alimentos para toda nossa alma, e nada pode tirar a verdadeira paz que ele nos dá, estamos prontos para morrer se preciso for por amor a ele, pois ele é o nosso Senhor, Isaiah 9:6. E peço de coração a todos que pensarão em lagar a fé, NÃO DESISTAM!! Ainda não chegou o fim, nosso Senhor voltará, virá nos buscar, e suas palavras dizem: Aquele que perseverar até o fim será salvo. Lutem por suas salvações, não existe nada, nada, nada nesse mundo que seja mais importate que nos encontrar com nosso Senhor, não existe premios, mansões, casas, riqueza alguma em todo o mundo que vala a pena, todas essas coisas só nos trazem ilusões e grande tristeza(O homem pode dizer que é feliz, mas sempre terá um vazio no seu interior que só pode ser preenchido com Deus!). Que a paz do Senhor Jesus Cristo seja com vós todos, amém.
    https://www.youtube.com/channel/UCw06xYYj6r4M109TCiblYtg
    https://www.youtube.com/channel/UCxrzTJt_2vmMWC7dUW5_rcQ
    https://www.youtube.com/channel/UCzF6o8EKy7OqUYzAH40DP3A

    ResponderExcluir
  40. Metushelach Cohen, você tem estudos mais profundos sobre a palavra de Deus? Gostaria de conseguir estudos principalmente sobre a nossa alimentação, cremos que os alimentos são somente aqueles animais que Deus mandou sete pares entrarem na arca e os mesmos ele especifica em Deuteronômio e em Levítico, caso tenha estudos, lhe peço que compartilhe comigo, obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Pedro Leia os artigos sobre Kashrut no blog
      http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/search/label/kashrut

      Excluir
  41. Estou desenvolvendo um trabalho (ficção) em que há referências aos judeus no tempo de Jesus. Gostaria de saber, se possível, como era a prece Shemá na referida época. Grato.

    ResponderExcluir
  42. Bom dia, duas perguntas, sem querer tomar o seu valioso tempo: Segundo as tradições judaicas, a partir de qual idade uma criança começa a receber os ensinamentos (principalmente em relação as orações). Outra coisa, a Shacharit,pelo o que pesquisei, refere-se aos serviços de orações matinais, eu gostaria de saber quais são essas orações. A Shacharit é desenvolvida na casa do judeu ou nos templos? É um serviço tradicionalmente realizado pela família ou individualmente por cada pessoa dessa família. Me perdoe o incomodo, não quero perturba-lo com as minhas indagações, como eu disse anteriormente, é uma pesquisa para um trabalho literário (ficção). Mas, se puder me ajudar ficarei muito grato.

    ResponderExcluir
  43. Este site é da linha Judeu messiânico?

    ResponderExcluir
  44. Shalon, Encontrei o blog procurando pelo Shema Israel em |Portugues. Aproveito para convidar aos interassados a conhecer o Movimento Bnei Noach no Brasil. Temos orientação do Rav. Yacov, ele é de São paulo mas o movimento B"H ja tem varios grupos no país. Não vou me estender em debate em respeito a opiniões diversas, Bnei Noach sao filhos de Noé ja que Judeus nascem judeus e a conversão não é algo simples. Meu email dea.unesp@gmail.com Shalon a todos

    ResponderExcluir
  45. AH só mais uma coisa, nós do movimento Bnei Noach não reconhecemos jc como Mashiach . Estamos aguardando a vinda dele ainda em nossos dias Amen Selá.

    ResponderExcluir
  46. Existe algum Movimento Beni Noach aqui em fortaleza Ceará? E-mail primestampsublime@gmail.com

    ResponderExcluir
  47. Josef Daniel Sokolowski9 de outubro de 2017 às 11:42

    Primeiramente parabéns pelo Blog.
    Sou Kardecista, tenho um filho Judeu de 4 anos e levo a sinagoga todas as sextas para o Chabat. Ele estuda em uma escola Católica. Uma grande mistura. Enfim
    Atualmente lendo um livro que emprestei na biblioteca jusdaica com o nome “JESUS Judeu praticante de Ephraim” objetivando achar respostas sobre Jesus no judaísmo.
    Como Kardecista, acredito na evolução espiritual. Estudo muito para achar um link entre as religiões e acredito que todas elas estão interligadas. Jesus foi o único judeu que não quebrou a lei, tanto a dos homes como as de Deus. Respeito muito o Judaísmo pela maneira com que mantem as tradições, os valores morais e da família. Todos de uma forma ou outra desejamos ir ao encontro de Deus e estamos indo. Passo a passo e tudo vai ser por merecimento. Tudo vai depender de quão bom somos para conosco e o próximo (reforma intima).
    As leis morais passadas diretamente de Deus a Moises (os dez mandamentos) que foram desmembradas nos 613 mandamentos no judaísmo me faz entender melhor a dedicação e disciplina pelos judeus praticantes.
    Quando começamos a questionar o que esta do outro lado (plano espiritual) o qual ainda não temos consciência neste plano material, aí estamos no caminho certo. Quando olhamos só o mundo material, o poder, orgulho e vaidade se sobressaem e seremos punidos por isso.
    Nós Kardecista temos Jesus como um grande professor predestinado. Tudo que acontecera com ele, já era de seu conhecimento e nos deixou um grande legado. Todas as religiões cristãs. Não se pode julgar nem discriminar qualquer religião, muito pelo contrario, devemos respeitar e acreditar que só existe um Deus, que é bondoso e justo.

    ResponderExcluir
  48. Shalom! Irmão obrigada pelo seu esforço mas gostaria muito que estivesse completo o Shemá.... É possivel conseguir o restante? Obrigada

    ResponderExcluir
  49. Qual a tradução da frase. Um grande milagre aconteceu la em Israel?

    ResponderExcluir
  50. Shalom ahi Metushelach Cohen!
    Poderia me esclarecer uma duvida qual o significado literal da palavra ELOHEINU que é traduzida como NOSSO DEUS eu creio que esse não é o sentido literal dessa tradução.grato por sua atenção.
    Ahi Dario Lira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Dario,

      A terminação Nu é o possessivo da primeira pessoa do plural portanto nosso, Eloah ou Elohim no plural significa sim D-us no sentido amplo em delimitar o entendimento em torno de um ser divino que possui poderes, autoridade força, que é o significativo da pictografia das letras alef e lamed que gera o termo EL que em sentido raso primordial é aquele que (lamed) conduz, rege e manda com (alef) força, poder autoridade.
      Sem frescuras de "apaganismos" nos termos.

      Excluir
  51. Gratidão Metushelach Cohen pelas boas palavras de esclarecimento. Eu cheguei ao Shemá através da Oração Ana Becoach e confesso, se está me fascina o Shemá me conquistou definitivamente, ainda bem que nessa vida ainda.

    ResponderExcluir
  52. A verdade está na Torah,no tanah , leiam eles é deixem o NT de lado,aprofundem-se no tanah,alimentem-se da verdade é deixem a mentira(NT) de lado,só assim pra acharem a verdade.

    ResponderExcluir
  53. Baruch Hashem, Shabat shalom chaverim! Meu nome é Micael Matias, tenho 22 anos. E bom gostaria muito de ter alguém que me ensinasse a língua sagrada (hebraico) e mas sobre a emumah do nosso mestre Yeshua Hamashia.

    (81) 99660-1509 esse é meu contato, whatsapp tbm.

    ResponderExcluir
  54. O maior problema de muitas pessoas é achar que a mensagem de Cristo deva estar atrelada a religiões. Os ensinamentos de Cristo edificam o ser humano e nos conduz ao Pai. Não existe dúvida nisso... A mensagem veio antes das religiões, não o contrário.

    ResponderExcluir
  55. gostaria de saber como posso adquirir uma biblia transliterada tipo essa postagem de deuteronomio. tendo o hebraico e as palavras para se ler. obgrigado
    meu email; antoniosantosalves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  56. Michele Balboni Ferreira8 de outubro de 2023 às 15:43

    Todah rabah achi, q o Eterno te abençoe, q a Shalom do Eterno alcance seu lar AMÉN AMÉN

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor