שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sábado, 23 de abril de 2016

Sefirat HaOmer - Contagem de Omer - 49 dias desde Pessach à Shavuot





Sefirat HaOmer - A contagem do Omer é uma ordenança que se encontra registrada em Vayicrá (Levítico) 23:9-21 e diz respeito a contagem dia a dia dos 49 dias que vão do dia 16 mês bíblico de Nissan ate o dia 5 do mês bíblico de Sivan.

O primeiro dia da contagem do Omer começa no segundo dia de Chag HaMatsot (Festa dos Pães sem fermento) e o ultimo dia da contagem ocorre no dia anterior de

Shavuot (Semanas ou Pentecostes50°).

No Calendário gregoriano tal contagem ocorre do por do sol de 23 de Abril de 2016 até 12 de Junho de 2016.

Shavuot (Semanas ou Pentecostes50°) será ao por do sol de 12 de Junho.

Esta é um período de “contagem divina” que nos levou à dádiva da Torah gravada em pedras no Monte Sinai e muito mais tarde à dádiva da Torah gravada no coração e mente pelo derramar do Espírito de D-us sobre os apóstolos e depois sobre muitos dos judeus de vários países que celebravam Shavuot no Templo.

De acordo com os antigos sábios, a contagem do Omer, ou seja, estes 49 dias representam o caminho para a Teshuvá (arrependimento), um dia para cada um dos 49 “níveis de pecado” nos quais os filhos de Israel tinham sido degradados na escravidão no Egito.

Assim como há 49 níveis espirituais de impureza (Tumah), assim é dito que há 49 níveis espirituais de pureza (Taharah).

Normalmente meditamos sobre as Sagradas Escrituras em cada um dos 49 dias afim de elevar o nosso nível de arrependimento, e este processo é chamado de Madregot HaTaharah – “Escadas para purificação”. Em relação a esta elevação gradual é que liturgicamente alguns se dedicam a estudar e a praticar o dito “48 Caminhos de Sabedoria” que é a lista de 48 qualidades que alguém demonstra ao se preparar para o recebimento da Torah, e tal lista se encontra no Pirkê Avot (Ética dos Pais) no Capítulo 6:6 “A Torah é maior que o sacerdócio e da realeza; pois a realeza é adquirida [junto] com trinta distinções, e o sacerdócio com vinte e quatro; mas a Torah é adquirida através das 48 quarenta e oito seguintes qualidades: Com estudo, atenção auditiva, articulação verbal [do que foi estudado], percepção [intuitiva] do coração, reverência, temor, modéstia, alegria, pureza, auxílio aos Sábios, estreito vínculo com os colegas, debate perspicaz com os alunos, sobriedade, [conhecimento] das Escrituras [Tanach], da Mishná, reduzindo as atividades comerciais, reduzindo as preocupações com questões mundanas, reduzindo a indulgência no prazer [mundano], reduzindo o sono, reduzindo a conversa, reduzindo a risada, com lentidão para a ira, com um bom coração, com fé nos Sábios, com aceitação do sofrimento, consciente de seu próprio lugar [- nível], satisfazendo-se com o que tem, fazendo uma cerca em torno de suas palavras, não reivindicando créditos para si, sendo amado, amando o Onipresente, amando as [Suas] criaturas, amando os caminhos da justiça [e bondade], amando os caminhos da retidão, amando a repreensão [crítica], mantendo-se distante das honrarias, não sendo arrogante de seu próprio conhecimento, não tendo prazer em proferir decisões [de halachá], compartilhando o fardo de seu próximo, julgando-o favoravelmente, colocando-o [no caminho] da verdade; colocando-o [no caminho] da paz, deliberando meticulosamente em seu estudo, perguntando e respondendo, escutando e somando [informações ao estudo], aprendendo para ensinar, aprendendo para praticar, aumentando a sabedoria de seu mestre, ponderando adequadamente o sentido do que aprende, e aquele que profere algo em nome de seu autor. Certamente estudaste que: Todo aquele que diz algo em nome de seu autor traz salvação para o mundo, conforme foi dito: E Ester disse ao rei em nome de Mordechai.”

Shavuot é o objetivo final de Pessach, portanto a libertação foi dada por causa da revelação da Torah, nós somos chamados a santificação para a revelação pessoal ao engajarmos nestes 49 dias de Teshuvá – arrependimento, mudança de mente, retorno à D-us.

Shavuot era também uma festa ligada a agricultura, a contagem do Omer, era usada para marcar o 50° dia da estação do crescimento da colheita.

Omer aliás era que uma medida de 176 litros para secos, ou dito molho ou punhado dos primeiros produtos da colheita.

Um Korban (oferenda) especial que envolvia o ‘balançar dos dois Pães (levedados) – Shtei HaLechem simbolizando a ocasião.

Note que está era a única ocasião onde pães fermentados eram usados pelos sacerdotes para o Avodá (serviço ou culto no Templo)

Embora os antigos sábios não sondaram o porque do uso de um elemento antes proibido (levitico 2:11), profeticamente isto era a prefiguração do ‘novo ser humano’ diante do Altar de D-us (Efésios 2:14-15).

Então a contagem ate Shavuot (pentecostes) vai muito alem da revelação da Torah no Sinai e aponta para a grande revelação da mesma Torah dada no Monte Sião de forma internalizada (vide Isaías 2:3), (Miquéias 4:2).

O Sefirat HaOmer é sobre estarmos envoltos pelo Espiro Santo de D-us , que além de nos outorgar a Torah de forma internalizada nos faz produzir para apresentar ao Senhor os melhores frutos que as nossas vidas podem frutificar e assim caminharemos dia a dia para o cumprimento total e pleno de Jeremias 31:33-34:
“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz YHWH: Porei a minha Torah (lei) no seu interior, também no coração as inscreverei, e Eu serei o Seu D-us e eles serão o meu povo. Não ensinará jamais cada um ao seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece ao SENHOR, porque todos me conhecerão, desde o menor até ao maior deles, diz o SENHOR. Pois perdoarei as suas iniqüidades e dos seus pecados jamais me lembrarei.”

15 comentários:

  1. oi meu nome é Eduardo, gostaria de saber o que uma pessoa em uma cuja cidade não existe uma kehilah, o que essa pessoa deve fazer? E o que seria de fato um Judeu e um Gentio, porque essa grande divisão de igrejas que surgiram pelo mundo a fora? O que seria de fato o dom de Línguas, e como este tem atuado nestes últimos dias? Bom, sei que essas perguntas não se enquadram neste post, mas mesmo assim pergunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo,

      Quanto ao que achamos da manifestação da Ruach HaKodesh (Espírito Santo) leia os seguintes artigos do Blog: Seria a Ruach HaKodesh (Espírito Santo) responsável por tanta bizarrice no meio evangélico? no seguinte link: http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2010/10/seria-ruach-hakodesh-espirito-santo.html e o artigo: Diálogos sobre o dons da Ruach HaKodesh (Espírito Santo) no link: http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2011/05/dialogos.html.

      Excluir
    2. Quanto ao que se fazer quando não há uma congregação, é simplesmente ter um relacionamento sincero com D-us, tendo as Santas Escrituras como base, tente entender as Santas Escrituras sem pré conceitos, sem teologia sistemática cristã, sem se achar o senhor de sua propria vida, se coloque na dependência completa de Nosso Senhor, e tente estudar a forma contextual de se ler a Bíblia, se aprodundar mais em que condições os receptores dos textos Sagrados o receberam, e como o praticaram.
      E a internet está a seu dispor para ajudar ou atrapalhar, dependerá de sua real intensão em buscar a verdade, e claro na seu relacionamento com D-us.

      Excluir
  2. Como guardar o shabbat em meio a essa sociedade trabalhista, o que fazer no caso de uma pessoa que quer guardar o shabbat, sendo que quase é inexistente um serviço onde não trabalhe no 7º dia? O shabbat começa e termina a que hora e que dia do calendário brasileiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este dilema se resolve de uma maneira, confiança e dependência em D-us, e fora que é de sua responsabilidade se enquadrar nas Leis Divinas e não ao contrário, sendo assim empregos que não trabalham no Shabat existem e é questão de esforço para se enqruadra, eu por exemplo sou funcionário público, e todo o funcionalismo público, seja municipal, estadual e federal bem com os bancários não se trabalha no Shabat.
      Empresas de donos judeus, tambem não se trabalha no Shabat, trabalhos autônomos decide não trabalhar no shabat, donos de pequenas e médias empresas decidem não trabalha no Shabat, então a questão é o quanto você se esforça para agradar a D-us ou não.

      O Shabat começa ao por do sol de sexta feira,e o horário exato depende da estação do ano, bem como da localidade e etc.. e fim do Shabat é após o por do sol do sábado quando já se avista três estrelas juntas no céu.

      Excluir
  3. Em relação a Pessach, esta comemoração pode ser realizada em casa? Como é feito o pão sem fermento? como deve ser realizado a Pessach? E o vinho, há alguma indicação a isto(receita ou algum vinho existente de preferência)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo,

      A Pessach é celebrada normelmente sempre em nosso lares.
      O pão sem fermento é sem fermento oras bolas, (risos), é ocmo um pão normal sem fermento que é cozido num prazo de 18 minutos para não fermentar naturalmente.
      O Vinho tem que ser Kasher e próprio para a Pessach, tem as especificações nos rótulos dos vinhos vendidos em lojas de artigos judaicos.
      Quanto a como se deve celebrar segue alguns artigos já publicados aqui no Blog: http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2012/04/pascoa-pessach-etapa-por-etapa-no.html e http://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2011/04/yeshua-e-pessach-pascoa-judaica.html

      Excluir
  4. Quando se está vivendo num contexto de celebração das festas. passa-se por situações cotidianas relacionadas com o motivo proposto. Nesta contagem, a cada dia há um novo desafio e até inconscientemente tudo acontece contribuindo para que a preparação para Shavuot seja efetiva...Que este tempo seja intenso e maravilhoso.

    ResponderExcluir
  5. PARA Metushelach Ben Levy
    SOBRE A QUESTAO DA CONTAGEM DO OMER
    A CONTAGEM NÃO COMECA , NUM DIA APÓS AO PESSACH E SIM ,NO PRIMEIRO DOMINGO DA SEMANA DE PESSACH .LEVI A KEHILAH DO ETERNO NO PRIMEIRO SECULO NUNCA COMEMOROU AS PRIMICIAS UM DIA APÓS O PESSACH , E SIM NO PRIMEIRO DOMINGO DA SEMANA DE PESSACH .
    VEJA A BIRCAT HACHAMA EM BERESHIT
    Segundo a tradição, o sol foi criado no momento do equinócio da primavera1 que coincidiu com o primeiro momento do quarto dia da Criação – o dia em que D’us colocou em órbita o sol, a lua e todos os corpos celestiais.2 Como, na tradição judaica, o dia começa no anoitecer do dia anterior – como vemos na narrativa da Torá sobre a história da Criação: “E era noite, e era dia…” isso na verdade aconteceu ao anoitecer da terça-feira.
    VEJAMOS A SABEDORIA DA TORAH ,EM RELACAO AO QUE ESCREVO.
    BEITH : TERCA-FEIRA(B)
    RESH : QUARTA-FEIRA(R)
    ALEPH : QUINTA-FEIRA(E)
    SHIM : SEXTA-FEIRA(SH)
    YOD : SABADO(I)
    TAV : DOMINGO(T)
    NOTOU LEVI , ISSO E O DEDO DO RUACH , QUE INCRIVEL NÃO E.

    ResponderExcluir
  6. NA TRADICO JUDAICA NOSSO POVO SAIU DO EGITO NUMA QUINTA-FEIRA.
    O motivo pelo qual o Shabat antes de Pessach
    é chamado Shabat HaGadol é devido ao grande
    milagre que ocorreu nele. Os judeus pegaram
    o sacrifício de Pessach no Egito no dia 10 de
    Nissan, como o versículo traz: “No décimo dia
    deste mês, pegarão para vocês um cordeiro
    para cada família, um cordeiro para cada casa”
    (Shemot 12:3). Os judeus saíram do Egito em
    uma quinta-feira, como está escrito no Seder
    Olam (cap. 5). Sendo assim, o dia dez do mês era
    Shabat.
    A MESMA SEMANA FOI REPLICADA POR YESHUA .
    DE QUARTA PARA QUINTA FOI TRANSMITIDO(PARADIDOMI) CONFORME DAVID STERN EM SEU COMENTARIO JUDAICO DO NOVO TESTAMAENTO.
    QUINTA FEIRA ELE TEVE UMA AUDIENCIA COM PILATOS E TAMBEM COM HERODES CONFORME LUCAS 23:7 .MESMO NAQUELE DIA ELA FICOU SOB CUSTODIA DE HERODES QUE O REMETEU A PILATOS NA SEXTA –FEIRA.
    NA MANHA DE SEXTA-FEIRA ELE JÁ ESTA DIANTE DE PILATOS , NO MESMO DIA AS 15:00 HORAS ELE MORRE .
    DETALHE YESHUA COMEMOROU O PESSACH DE QUARTA PARA QUINTA , E A SEXTA FEIRA NAQUELA SEMANA FOI O DIA 16 DE AVIV.
    ELE RESSUCITOU NAQUELE SABADO DIA 17 DE AVIV ,E SE MANIFESTOU COMO MOLHO DAS PRIMICIAS NO DOMINGO DIA 18 DE AVIV , AQUI NÃO SE DEVE CONFUNDIR SUA RESSUREICAO , COM SUA APLICACAO DO MACO DAS PRIMICIAS

    ResponderExcluir
  7. PROCURE O PRIMEIRO VERSO EM BERESHIT CAPITULO 1,VEJAMOS :
    SE VOCE CONTAR DA PALAVRA BERESHIT , CONTANDO A LETRA TAV + 50 LETRAS , VOCE VERA A LETRA VAV , CONTANDO + 50 LETRAS , VOCE VERA A LETRA RETH CONTANDO + 50 LETRAS ,VOCE VERA A LETRA ALEPH.
    QUE PALAVRA FORMA TUDO ISSO , COLOQUE NO PAPAEL E VERA A SABEDORIA DE HASHEM
    T : LETRA TAV(תּ)
    O : LETRA VAV(וֹ)
    R : LETRA RESH(רָ)
    H :LETRA RET(ה)
    SE VOCE CONTINUAR A CONTAGEM DA MESMA FORMA VOCE VERA QUE ISSO REPETIRA POR + DUAS VEZES , TOTALIZANDO 3 VEZES.CONCIDENCIA , NÃO ACHO , ACHO O DEDO DO RUACH , EM CADA LETRA , ELE E UMA PESSOA MUITO ESPECIAL PARA NOS , ALGUMAS PESSOAS TEM UMA DIFICIL RESISTENCIA A SUA PESSOA , CERTA VEZ CONVERSEI COM ELE EM ORACAO , E PEDI QUE ELE ME ESCLARECE-SE DO PORQUE ALGUMAS PESSOAS TEM UMA DIMENSAO TAO PROFUNDA DAS ESCRITURAS ENQUANTO OUTRAS , TEM UM DIFICULDADE DE ENTENDER ELEMENTOS TAO BASICOS .......PARA MINHA SURPRESA ELE ME DISSE QUE TUDO FAZIA PARTE DE UM PLANO .LEVI CADA UM DA NOIVA TEM UM PORQUE , DENTRO DE UM PLANO , HAVERA PESSOAS QUE TERAO O PRIVILEGIO DE NUNCA VEREM COM OS SEUS OLHOS O RUACH HAKODESH, PRA ESSAS PESSOAS O RUACH NÃO PASSA DE ALGO ABSTRATO , TENDO COMO COMANDANTE O PROPRIO RASHEM , ISSO E UMA INTERPRETACAO MUITO FAMOSA DAS TESTEMUNHAS DE JEOVA , QUE ENSINAM QUE O ESPIRITO SANTO E UMA FORCA , CUJO DONO E JEOVA ......EU DOU GARGALHADAS QUANDO AS ENCONTRAM NAS RUAS PREGANDO ESSA HERESIA , MAS SE COLOCA NA SITUCAO DELAS , NO DIA QUE O RUACH QUIZER SE MANIFESTAR A ALGUMA DELAS , EU POSSO TE AFIRMAR QUE NUNCA MAIS ELA PENSARA DA MESMA FORMA .

    ResponderExcluir
  8. COM RELACAO A DATA DE SHAVUOT , SE O SEDER OLAM NOS DISSE QUE A SAIDA DE NOSSO POVO FOI NA QUINTA ENTAO A DATA DA COMEMORACAO NO MONTE NAO FOI EM 6 DE SIVAN E SIM EM 8 DE SIVAM , DATA MUITO PERECIDA FOI O PENTECOSTES NO PRIMEIRO SECULO EM 8 SIVAN , UM DOMINGO .
    INFELIZMENTE OS MESSIANICOS COMEMORARAM SHAVUOT EM 14 DE MAIO DESSE ANO , LEDO ENGANO A DATA CERTA FOI EM 16 DE JUNHO .
    LEMBRE-SE ESSE ANO A DATA DO EQUINOCIO FOI EM 20 DE MARCO AS 08:02 , APOS O EQUINOCIO DEVE ENCONTAR A PRIMEIRA LUA NOVA(ROSH HODESH), COISA QUE NAO FOI FEITA PELOS MESSIANICOS , BAGUNCANDO AS DATAS DOS YOM TOV.
    IMAGINE O CORACAO DE HASHEM COMO FICA NESSA HISTORIA, MAS SEI QUE YESHUA ACEITA MESMO QUE CERTO DESLEIXO E INDOLENCIA POR PARTE DA LIDERANCA DESSES MOVIMENTOS .
    POR INCRIVEL QUE PARECA E SO PROCURAR NOS ESCRITOS QUE NOS TEMOS , COMO SHAUL E OS OUTROS COMEMORAVAM O COMECO DOS YOM TOV.
    MUITA PREGUICA DE FAZER O QUE E CORRETO , EITA NOIVA LINDA QUE DA TRABALHO AO SEU NOIVO , PUXA YESHUA DEV TER MUITO AMOR POR NOS MESMO,E CADA ABSURDO , PESSOAS QUE NAO ENTENDEM NADA , ACHAM TAO INTELIGENTES.
    AS BOAS NOVAS SAO SIMPLES , NAO E TAO COMPLICADO , E SO TER CORAGEM DE FAZER O CERTO, MAS EU CONCORDO QUE O FATO DE PESSOAS ESTAREM COMEMORANDO AS FESTAS BIBLICAS ESSE ANO DE FORMA ERRADA, NAO SIGNIFICA MENOS AMOR POR PARTE DE YESHUA ,MAS SE TEMOS COMO APLICAR O CERTO ,POOOOOOOOOORQUE NAO FAZER , CONCORDA COMIGO

    ResponderExcluir
  9. Shalom. Eu me chamo Eduarda e estou indo morar em Maraba no Pará e não conheço nenhuma sinagoga nem sequer se existem judeus lá ou se existe como é a convivência lá se há algum tipo de intolerância . Só achei esse blog falando algo sobre judeus em maraba mas fiquei confusa pois as datas de publicação são recentes mas os comentários artigos mas de qualquer forma resolvi tentar
    Agradeceria muito a ajuda
    Beijps

    ResponderExcluir
  10. Voce se engana o Para teve uma das maiores imigrações judaicas da historia do Brasil. Do estado do Para sairam muitos Jjudeus portuguese que imigraram para os USA. ha sinagogas sim, http://www.amazoniajudaica.org/167563/Hist%C3%B3ria-dos-Judeus-do-Estado-do-Par%C3%A1

    ResponderExcluir
  11. shalom, qual calendario vc guarda ? Sou convertido ao judaismo, vivo em Londres minha Comunidade e pequena, minha familia, esposa meu filho Noah e uma familia da Republica Dominicana, meu Numero de telefone 00xx44-7946583388 adciona me que falamos pelo whatsapp.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor