שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 1 de março de 2020

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL - Parte 4 - versos de 15 a 20

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL


Joel 1:15-18 "Ah! Aquele dia! Porque o dia do SENHOR está perto e virá como uma assolação do Todo-Poderoso. Porventura o mantimento não está cortado de diante de nossos olhos? A alegria e o regozijo, da Casa de nosso D-us? A semente apodreceu debaixo dos seus torrões, os celeiros foram assolados, os armazéns, derribados, porque se secou o trigo. Como geme o gado! As manadas de vacas estão confusas, porque não têm pasto; também os rebanhos de ovelhas são destruídos."

Depois da assolação dos gafanhotos vem a seca, que traz a assolação da fome e da morte, e toda a fonte de sustento começa a mingar pois os animais sem pastos morrem os homens sem animais, cereais, árvores frutíferas e principalmente água sente o peso do Castigo vindo do Senhor.

Profeticamente as invasões Assíria e Babilônica também causaram o mesmo estado de devastação e assolação, e o profeta usando da descrição do mal que ocorria diante dos olhos do povo, tenta alertá-los para que se arrependam e supliquem por misericórdia para que tal mal não venha de forma de inimigos contra toda a terra de Israel, mas não houve exito e como vemos na história, Israel por milênios tem sido assolados pelas maldições da desobediência de Deuteronômio 28.

Escatologicamente temos a menção ao Ai nos reportando às última trombetas de Apocalipse, mas mais precisamente temos a menção ao Dia do Senhor que liga aos acontecimentos da Ira de D-us e o julgamento das Nações no vale do Josafá, ou Megido ou ainda Armagedom e porque não ligarmos ao evento de  Gog e Magog de Ezequiel 38 e 39, ou seja, é o dia da vingança, no qual o próprio D-us traz todas as nações contra Israel para trazer juízo sobre elas, mas no entanto até chegar à este estágio, o povo dentro da fronteiras passarão por um refinamento tão grande que somente os perseverantes chegarão até o fim mas não sem antes passarem por todas as provações alertadas aqui pelo profeta, ou seja sem mantimento, sem alegria e regozijo, vendo as testemunhas que são a Casa de D-us sendo devastada por amor à Palavras e pela obediência ao Senhor, vendo a pregação nos últimos dias minguarem como sementes apodrecendo pelo caminho (Mateus 13) e por fim se secarão com grande seca trazendo a fome (Amós 8).

19 A ti, ó SENHOR, clamo, porque o fogo consumiu os pastos do deserto, e a chama abrasou todas as árvores do campo. 20 Também todos os animais do campo bramam a ti; porque os rios se secaram, e o fogo consumiu os pastos do deserto.

Vemos aqui alem dos relatos próprios do fatos ocorridos que se repetiriam em todas as invasões sofridas por Israel, mas vislumbramos os efeitos das trombetas e cálices finais de Apocalipse, onde a natureza será alvo do juízo de D-us, que por se contaminarem por causa do homem também serão tocadas, o que tocará no sustento do homem e toda a condição necessária de vida na terra.


Por Metushelach Cohen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor