שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

quarta-feira, 11 de março de 2020

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL - Parte 5 - Capítulo 2 verso1

ANÁLISE DO LIVRO DO PROFETA JOEL


Joel 2:1 "Tocai a trombeta em Sião e dai voz de rebate no meu santo monte; perturbem-se todos os moradores da terra, porque o Dia do SENHOR vem, já está próximo;"

Aqui por mais que queiramos ver algo para a época de Joel só conseguimos olhar para o futuro, com o desenrolar escatológico, pois temos principalmente a expressão Dia do SENHOR, apontando para o dia do Ira de D-us contra os inimigos de seu povo, trazendo juízo e vingança como relatado nos textos a seguir:
Isaías 61:1,2: "O Espírito do Senhor D-us está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos;a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
Isaías 63:1-6: "Quem é este que vem de Edom, de Bozra, com vestes tintas? Este que é glorioso em sua vestidura, que marcha com a sua grande força? Eu, que falo em justiça, poderoso para salvar.
Por que está vermelha a tua vestidura? E as tuas vestes, como as daquele que pisa uvas no lagar?
Eu sozinho pisei no lagar, e dos povos ninguém se achava comigo; e os pisei na minha ira e os esmaguei no meu furor; e o seu sangue salpicou as minhas vestes, e manchei toda a minha vestidura.
Porque o dia da vingança estava no meu coração, e o ano dos meus redimidos é chegado.
E olhei, e não havia quem me ajudasse; e espantei-me de não haver quem me sustivesse; pelo que o meu braço me trouxe a salvação, e o meu furor me susteve.
E pisei os povos na minha ira e os embriaguei no meu furor, e a sua força derribei por terra."
Isaías 34:2-10: "O Senhor está indignado contra todas as nações; sua ira está contra todos os seus exércitos. Ele os destruirá totalmente, ele os entregará à matança.
Seus mortos serão lançados fora e os seus cadáveres exalarão mau cheiro; os montes se encharcarão do sangue deles.
As estrelas dos céus serão todas dissolvidas, e os ceús se enrolarão como um pergaminho; todo o exército celeste cairá como folhas secas da videira e da figueira.
Quando minha espada embriagar-se nos céus, saibam que ela descerá para julgar Edom, povo que condenei à destruição.
A espada do Senhor está banhada em sangue, está coberta de gordura, sangue de cordeiros e de bodes, gordura dos rins de carneiros. Pois o Senhor exige sacrifício em Bozra e grande matança em Edom. E os bois selvagens cairão com eles, e os novilhos com os touros. A terra deles ficará ensopada de sangue, e o pó se encharcará de gordura.
Pois o Senhor terá seu dia de vingança, um ano de retribuição, para defender a causa de Sião.
Os riachos de Edom se transformarão em piche, em enxofre, o seu pó; sua terra se tornará betume ardente! Não se apagará de dia nem de noite; sua fumaça subirá para sempre. De geração em geração ficará abandonada; ninguém voltará a passar por ela."
Para o entendimento da sequencia profética descritas nestes textos e com foco em Joel 2, precisamos a compreensão do ministério profético das festas de outono, que se relacionam com os acontecimentos da última semana profética de Daniel 9, ou seja, ao período de tribulação, com a capacitação das duas testemunhas para proclamar o evangelho e o juízo de D-us por todo o mundo (Com Voz como de Trombetas - Yom Teruáh Profético), ao fim deste período o qual se divide em dois, um inicial de 1260 dias onde as testemunhas terão poderes que lhes garantirão a proclamação com voz de trombeta sem interferência, e o segundo onde a besta se levanta e começa a matar as testemunhas por 3,5 dias, ou seja, na metade final da semana profética, assim ao fim do tempo determinado o nosso Sumo Sacerdote sairá do Santíssimo Lugar Celeste, a destra do Pai, já com os nomes daqueles que estão inscritos no livro da vida, e neste Yom Kipur Profético é que se tem "o último dia", a vinda, a ressurreição e o arrebatamento ao toque da última trombeta, última por se tratar da anunciação do Ano Aceitável do Senhor, O Yovel Profético, o Ano de Jubileu para dar liberdade aos cativos, redimir e retribuir a todo o seu povo, bem como iniciar o dia da Vingança, o dia da Ira do Senhor quando O Messias com o sopro de sua boca aniquilará ao iníquo e trará juízo contra todas as nações que cercaram Israel para destruí-la     

Ministério Profético das Festas de Outono

Apocalipse 11:3 "E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de pano de saco."
Vemos que por um período de 1260 dias, ou quarenta e dois meses, ou três anos e meio, ou tempo, tempos e metade de um tempo ou ainda, metade de uma semana profética, as testemunhas do Senhor serão cheias do Espírito para uma missão, que será senão profetizar, proclamar, anunciar, dar voz de rebate ou seja "Teruáh" dar alerta com voz como de trombeta, seja pregando o evangelho por todo o mundo (Mateus 24:14) seja alertando sobre o juízo iminente de D-us como nos dias de Noach (Noé), ou trazendo o juízo com as pragas e calamidades descritos em cada uma das trombetas de Apocalipse até a derradeiro dia, o Dia do Senhor.

Legendas de cores: 
[  ] = Yom Teruáh = Proclamação com Voz como de Trombeta, inicia ao 1º dia do 7º mês. 
[  ] = Dia do Senhor ou Dia da Ira de D-us = Relacionado à Gog Magog, Armagedom, Congregar das nações para juízo.
[  ] = Yovel - Ano de Jubileu - 50º ano após um ciclo de sete semanas de anos = Ano Aceitável do Senhor, Ano dos Remidos, perdão de dívidas e retorno à possessão da terra ao toque da última trombeta do ciclo ao 10º dia do 7º mês.
[  ] = Shavuot - Festa das Semanas - Pentecostes = Capacitação do Alto através da Torah dada no Sinai e do Espírito que internaliza a Torah na mente e corações dos eleitos.
[  ] = Alvo da Ira do Senhor.

Por Metushelach Cohen.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor