
O termo Toráh é derivado da raiz hebraica ירא(yará) e significa conforme DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil referencia n.° 03384 “ensinar, instruir, orientar” (conforme Lv. 10:11), muito embora o verbo ירה (yaráh) possua o significado primário de “lançar flechas no alvo, atirar, jogar, apontar, mostrar”. Por isso, o significado intrínseco da palavra é “ensino, doutrina, instrução, direção, orientação”, contrapondo-se ao termo חטא (Chatá Lê-se rratá), referencia n° 02398 do Strong que significa “errar o alvo, pecar, falhar, perder o rumo, errar, incorrer em culpa, errar o caminho do correto e do dever” ( isso podemos ver em 1 João 3.4 que diz "Todo aquele que pratica o pecado (erra o alvo) também transgride a lei (lançar no alvo), porque o pecado é a transgressão da lei.”)
A palavra “lei” é muito fraca e menos compatível para definir toda a extensão do termo Toráh, pois atribui ao termo uma carga negativa de obrigatoriedade, de julgo, de imposição, sabemos que na “ Toráh - Instrução Divina” temos alem de muitas instruções, ensinamentos práticos, orientações, certamente a presença de leis impositivas, isto é, algo que se deve cumprir sob a imputação de pena na não observância, mas o termo usado para descrever tal Lei impositiva é (segundo o DICIONÁRIO BÍBLICO STRONG, Léxico Hebraico, Aramaico e Grego de Strong, © 2002 Sociedade Bíblica do Brasil referencia n.° 01881) a palavra דת(dath), que carrega o significado “decreto, lei, edito, regulamentação, uso, comissão, regra”
O designativo Toráh é usado de maneiras diferentes, mas a idéia principal de “ensino” e “instrução” é comum a todos.
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Lameque viveu 56 anos na convivência de Adão e 168 anos na convivência de Sete.
Noé conviveu 595 com seu pai Lameque.
Sem conviveu 75 anos com Lameque.
Abraão conviveu 60 anos com Noé e seus 175 anos de idade com Sem que viveu mais 35 anos depois da morte de Abraão, e Isaque conviveu com Sem 110 anos.
Jacó conviveu 50 anos com Sem,
A Toráh foi ensinada a Adão diretamente por D-us, Adão passou o ensinamento para suas gerações inclusive Lameque, Lameque passou para suas gerações inclusive para Sem, Sem passou para suas gerações inclusive Jacó, Jacó passou para seus Filhos que formaram as Doze Tribos de Israel, e estas ao descerem para o Egito e por lá serem assimiladas pela cultura local deixaram se perder o entendimento da Toráh, que precisou ser dado novamente no Sinal agora em pedras para que não se perdessem mais.
Em síntese podemos dizer que a Torah foi transmitida oralmente desde a criação até a formação das Doze Tribos de Israel, passando por apenas quatro pessoas - Adão - Lameque - Sem - Jacó, esta perspectiva nos leva a crer que os ensinamentos transmitidos pelo próprio D-us pode ter sido preservado incorrupto pelo pequeno número de interlocutores entre as gerações, isto é, por exemplo Lameque poderia ter seu conhecimento da Torah por intermédio da transmissão por oito gerações de antepassados, mas sendo Adão vivo, Lameque pode conviver com ele por 56 anos e ter aprendido a Torah diretamente do primeiro receptáculo do ensinamento, diminuindo o perigo de acréscimos ou esquecimento e distorções que ocorreria se ele tivesse que se pautar no conhecimento do seu Pai, que recebeu do Avô, que recebeu do Bisavô e etc...
O Patriarca das Doze Tribos, Jacó então recebeu sua instrução da Torah, por intermédio de Sem, que recebeu de Lameque, que recebeu de Adão, este pequeno número de interlocutores fez com que a linhagem escolhida por D-us andasse segundo a vontade divina de forma clara, diferentemente das outras nações.
Abraão foi abençoado e o Senhor testemunho que ele foi obediente a uma regulamentação bem definida conforme Gênesis 26.5 "porque Abraão obedeceu à minha palavra e guardou os meus mandados, os meus preceitos, os meus estatutos e as minhas leis."
Entendimento acerca da transgressões de Morte e Mentira e sua pena, conforme Gênesis 4. 3-11 “E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o SENHOR disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar. E falou Caim com o seu irmão Abel; e sucedeu que, estando eles no campo, se levantou Caim contra o seu irmão Abel, e o matou. E disse o SENHOR a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão? E disse Deus: Que fizeste? A voz do sangue do teu irmão clama a mim desde a terra. E agora maldito és tu desde a terra, que abriu a sua boca para receber da tua mão o sangue do teu irmão.”
Entendimento acerca de Honrar os Pais, e das penas por desonrar conforme Gênesis 9.21-25 “E bebeu do vinho, e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. E viu Cão, o pai de Canaã, a nudez do seu pai, e fê-lo saber a ambos seus irmãos no lado de fora. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre ambos os seus ombros, e indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai, e os seus rostos estavam virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. E despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos.”
Entendimento de que havia pecadores contra o Senhor , e se havia pecadores é necessária a existência da Lei pois conforme Romanos 4.15, sem Lei não há pecado, Gênesis 13.13 “Ora, eram maus os homens de Sodoma, e grandes pecadores contra o SENHOR.”
Entendimento acerca das penas do Adultério e o temor ao Senhor conforme Gênesis 20.2-11 “E havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã; enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara.Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite, e disse-lhe: Eis que morto serás por causa da mulher que tomaste; porque ela tem marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso disse: Senhor, matarás também uma nação justa? Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos tenho feito isto. E disse-lhe Deus em sonhos: Bem sei eu que na sinceridade do teu coração fizeste isto; e também eu te tenho impedido de pecar contra mim; por isso não te permiti tocá-la. Agora, pois, restitui a mulher ao seu marido, porque profeta é, e rogará por ti, para que vivas; porém se não lha restituíres, sabe que certamente morrerás, tu e tudo o que é teu. E levantou-se Abimeleque pela manhã de madrugada, chamou a todos os seus servos, e falou todas estas palavras em seus ouvidos; e temeram muito aqueles homens. Então chamou Abimeleque a Abraão e disse-lhe: Que nos fizeste? E em que pequei contra ti, para trazeres sobre o meu reino tamanho pecado? Tu me fizeste aquilo que não deverias ter feito. Disse mais Abimeleque a Abraão: Que tens visto, para fazer tal coisa? E disse Abraão: Porque eu dizia comigo: Certamente não há temor de Deus neste lugar, e eles me matarão por causa da minha mulher.
Entendimento sobre o mal da Idolatria conforme Gênesis 35.2 "Então disse Jacó à sua família, e a todos os que com ele estavam: Tirai os deuses estranhos, que há no meio de vós, e purificai-vos, e mudai as vossas vestes."
Entendimento que adultério é pecado contra D-us conforme Gênesis 39.9 " Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra D-us? "
Entendimento que D-us acha o roubo uma iniquidade uma transgressão conforme Gênesis 44.16 "Então disse Judá: Que diremos a meu senhor? Que falaremos? E como nos justificaremos? Achou D-us a iniqüidade de teus servos; eis que somos escravos de meu senhor, tanto nós como aquele em cuja mão foi achado o copo."
concluimos que havendo morte que é o salário do pecado conforme Romanos 6.23, havia então o pecado, mas se havia pecado é porque havia uma lei pois Romanos 4.15,relata que se não havendo lei não há pecado, o contrário também se aplica, pois se havendo pecado que é confirmado pela presença da morte então havia a lei que delimitava tal pecado.
Então no momento que Adão come o fruto do bem e do mal, ele discerni o pecado, tanto que ele se vê nu, e D-us ainda pergunta quem o havia ensinado tal, já relatando que o fruto le deu consciencia inata, isto é, por instinto primordial o homem sabe o que é certo e o que é errado, mas com o costume do errado a mente se cauteriza para este entendimento, e somente com a graça de D-us através do convencimento pelo Ruach HaKodesh (Espírito Santo) que o homem novamente discerni a justiça, o juízo e o pecado.
Adão por ter transgredido a instrução de D-us que o proibia comer, assim o pecado entra na existência humana e por consequência a morte, mas se há pecado há a necessidade de D-us delimitar o que é a sua vontade para que o homem não a transgrida mais, assim D-us mostra ao o Homem qual é a sua vontade, o seu carater e a sua essência através de sua Toráh "Ensinamento - Instrução".
Por fim concluimos que D-us desde o princípio instrui o homem no caminho que ele deve andar, cada vez que o homem erra o alvo deste caminho ele peca, e pelo homem viver neste vício de pecar ele se tornou escravo do pecado, então Yeshua morre na cruz, da a oportunidade de o homem morrer com ele, como figura o batismo, sendo o homem morto, ele não mais tem obrigações com aquele que ele era escravo, a saber O Pecado, sendo assim ele sem a obrigação conjugal com o pecado, ele pode renascer como nova criatura e casar agora como outro, o noivo, e agora o contrato de casamento "Ketubá" a Toráh pode reger a vida matrimonial deste casal, figura está presente em Romanos 7.
Por Metushelach Ben Levy