שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 29 de março de 2011

Diálogos sobre o vinho na Bíblia

Dialogo entre Metushelach e Pastor Alexandre.



Primeiro listaremos as palavras relacionadas ao assunto e o que elas significam:

יין (Yayin) = Produto da prensagem de frutas, principalmente da uva, pode tanto significar apenas suco recém extraído, ou bebida fermentada com produção etílica que sempre dilui-se com água, é usado no Tanach (“Antigo Testamento”) em 141 ocasiões e seu significado é esclarecido pelo contexto.

תירוש  (Tiyrosh) = vinho fresco ou novo, mosto, vinho recém espremido é usado no Tanach (“Antigo Testamento”) em 38 ocasiões e seu significado é estrito a produto não fermentado de uva.

שכר (shekar) = bebida forte e embriagante (1Sm 1.15; Nm 6.3). , se difere do termo yayin por não ser diluído em água quando se trata de vinho, mas não é especifico para vinho mas genérico a vários tipos de produções etílicas pela fermentação de vegetais como palmeira, romã, maçã e tâmara. É usado no Tanach (“Antigo Testamento”) em 23 ocasiões.

Outras palavras genéricas raramente utilizada para vinho são:

חמר (chemer)=vinho;
מזג (mezeg) = vinho misturado;
 עסיס (assis) = mosto;
 סבא (sobe)= bebida alcoólica.

Respostas

Texto de referência (Gn 9.21). Metushelach, qualquer pessoa podia tomar esta bebida? Qual o teor alcoólico desta bebida? É comparável ao vinho de hoje (no Brasil)?
R.1) O termo aqui é Yayin, o que nos leva a entender que poderia ser de um simples suco a um vinho encorpado posteriormente diluído, sendo assim qualquer um poderia bebê-lo até mesmo crianças, mas segundo o contexto se conclui que era um vinho encorpado que mesmo diluído se tomado em excesso poderia causar grave embriagues.
Quanto ao teor alcoólico, nossos Rabinos estimam por deduções de qual era o tipo de terra cultivada, o espécie de uva cultivada, e tempo de fermentação, que o tipo de vinho encorpado sem diluição com água, se encontraria entre 12% à 20% de teor alcoólico, próximo dos vinhos Israelenses Casher de hoje, se diluído, como era de costume até a segunda diáspora, o teor ficaria na casa de 8%, clinicamento seria necessário apenas 800 ml deste vinho diluído para haver embriagues, sendo assim se Noach (Noé) passou de quatro canecos já ficaria alegrinho.

Bebida inebriante, forte (ex.: Lv 10.9). Metushelach, que bebida era esta? Do que era feita?
R.2) Os termos que aparecem aqui são Yayim e Shekar, sendo assim pelo contexto temos o vinho encorpado posteriormente diluído, como também qualquer bebida com produção etílica a partir da fermentação de vegetais comuns nos tempos bíblicos como a palmeira, romã, maçã e tâmara.
Este termo também se aplicaria a fermentação de cereais típicos do costume egípcio e dos atuais beduínos não islâmicos, como cevada, trigo, arroz e etc...levando a produção insipiente dos destilados, mas que particularmente não seria o caso pelo contexto, e note-se que é uma recomendação aos sacerdotes oficiantes.

Mosto: sumo de uvas, antes de terminada a fermentação, vinho fresco ou novo. Suco de uva (ex.: Dt 7.13). Esta palavra está diretamente associada à plantação e colheita, a mantimentos ou alimentos, à prosperidade da terra com seus frutos (cereais, frutas, leite, mel, carne, lã). Minha dúvida aqui, Metushelach, é se esta bebida era consumida por todos, ou só por mulheres e crianças, e se ela tinha efeito inebriante.
R.3) O termo aqui é Tiyrosh, é o produto inicial da prensagem da uva e as vezes o próprio escorrer natural do sumo pela fruta, sendo assim um suco natural sem teor alcoólico nenhum que poderia ser consumido por qualquer pessoa.

Ainda outra questão: Há registros do consume pelos Israelitas (e judeus posteriormente) de cerveja ou outras bebidas alcoólicas?
R.4) Há registros de que os que saíram do Egito, que poderiam muito bem ser parte de outros povos em meio aos hebreus tinham o costume, como eu disse acima de beberem o “shekar” a bebida forte que poderia ser os destilados ou a cerveja muito comum aos povos de Mitzraim - Egito.
Hoje em dia os não Ortodoxos, digamos assim os tradicionais não vêem problemas algum em se beber destilados e fermentados em geral, atitudes que eu não compartilho pois o homem não é controlador de seus atos nem sóbrio imagine levemente embriagado.

Como normalmente este assunto leva a famigerada pergunta de que Yeshua fez ou bebeu vinho, eu já me posiciono levando em conta o contexto cultural.


Em Caná, Yeshua transformou água em vinho, oinos em grego,correspondente de yayim em hebraico, como yayim pode ir de um simples suco a um vinho encorpado diluído, levamos em conta a circunstância, o casamento, em casamento se serve vinho encorpado no começo diluído na proporção de 3 para 1, e no fim na proporção de 5 para 1, isso é costume relatado no Talmude e comum hoje em dia nos meios mais religiosos. Podemos crer pelo contexto que Yeshua transformou água em um vinho muito saboroso porem sem muito teor alcoólico, isto é percebido pelo comentários dos convidados que dizer ser o ultimo vinho melhor que o primeiro, não por ser mais forte mas sim por ter mais sabor, pois sempre se dilui mais no final e isso serve para que os já ébrios não fiquem mais ébrios, mas junto com o teor que diminui na proporção de 5 para 1 o sabor, a textura, o odor também ficam prejudicados, Yeshua portanto fez um vinho não embriagante mas com requintado sabor.

Quanto a Santa Ceia há indicações de que na grande festa de libertação era necessário se alegrar com o fruto da videira, e segundo o Tanach o que garante a alegria do fruto da videira é o seu poder de liberar a alma de suas amarras materiais e ter um maior contato com o transcendente, sendo assim a comemoração da Pessach não poderia faltar o vinho fermentado.

O costume geral em minha comunidade é se utilizar de vinho fermentado na Ceia Pascoal, pois quatro cálices litúrgicos de vinho encorpado posteriormente diluído nos deixam alegrinhos mas não embriagados.

Mas quanto a afirmar categoricamente quanto a Ceia feita por Yeshua ser com que tipo de vinho, não nos preocupa, cada um faça conforme a inspiração recebida pela Ruach HaKodesh (Espírito Santo).

Apenas nos lembramos de alguns versos de Paulo quando nos é perguntado sobre isso, lembramos mas não contendemos do verso 21 de 1 Coríntios 11, que fala em embriagar-se na ceia, se isso é possível é por que algo com teor alcoólico pode existir, mas isso é irrelevante perto de outras coisas.

Outra curiosidade é que na Ceia é dito fruto da vide ou da videira, e não vinho, mas isso não descarateriza em si, ser utilizado vinho, pois a cada vez que um judeu toma algo proveniente das uvas, incluindo-se o vinho, faz a seguinte benção

BARUCH ATÁ ADONAI, ELOHENU MELECH HAOLAM BORE PERI HAGAFEN
Abençoador és Tu, Adonai, nosso D-us, Rei do Universo, que cria o fruto da videira.

Sendo assim o fruto da videira pode ser vinho.

Espero ter ajudado, e fico muito feliz por poder ser útil, e que possamos continuar a dialogar sobre questões que nos levam ao conhecimento de nosso Pai Eterno, Bendito seja Ele, e nos aproxime da estatura de varão perfeito de seu filho Yeshua.

Fique na Shalom que emana de nosso Mashiach Yeshua.

17 comentários:

  1. Parabéns pelo blog.Ótimas postagens. Já estou seguindo.

    Aguardo uma visita sua.

    Shalom Aleichem !

    ResponderExcluir
  2. Vanderlei,

    Agradecemos as suas palavras de insentivo, e desde já solicitamos a sua participação com indagações, críticas, e principalmente com comentários e sugestões.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela socialização do Cerimonial Bíblico da Páscoa e sem mistura de ovo, coelhinho, cerveja, etc...
    acsa-multidimensional.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Acsa,

    Agradecemos a visita, e apareça sempre, estava sumidinha, nos ajude a procurar temas revelantes para publicarmos.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  5. PODERIA REALIZA UM ESTUDO SOBRE AS PARÁBOLAS.POIS MUITO SE MINISTRA NA VISÃO OCIDENTAL E GREGA. MAS NO ORIGINAL POUCO SE ENCONTRA. E SOBRE A ESCOLA RABINICA DE MALKI-TZEDEK. PODERIA ME AVISAR NO E-MAIL.OBRIGADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom Luciano,

      Sobre este tema recomendo dar uma olha num ótimo site: http://parabolasdeyeshua.com/

      Excluir
    2. Boa tarde, gostaria de obter esclarecimento sobre a questão do nome do Messias, no caso chamado de YESHUA, pois existem estudos e também videos de rabinos explicando que o nome YESHUA conforme o texto a seguir: A frase hebraica yimakh shemo יִמַּח שְׁמוֹ ("Que seu nome seja apagado") é uma maldição colocada após o nome de determinados inimigos do povo judeu. [1] Uma variante é yimakh shemo ve zikhro יִמַּח שְׁמוֹ וְזִכְרוֹ YESHU("Que seu nome e sua memória sejam apagados"). [2] Yimakh shemo é uma das maldições mais fortes da língua hebraica. ou YESHU"A" o ayin que significa "PARA TODO O SEMPRE". Procede essa informação. Obrigado

      Excluir
  6. Por favor, essa semana um pastor pentecostal me disse que se eu faltar e não tomar a ceia do Senhor era muito PERIGOSO, confesso que como não entendi de que tipo de perigo ele se referia, e por respeito me calei, mas tenho gostado tanto de suas postagens que lhe pergunto se isso tem respaldo bíblico ou é terrorismo pentecostal?

    Shalom Adonai.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Nelson,

      Primeiramente o que significa a Santa Ceia para você?

      Excluir
    2. Para mim é claramente um memorial ao sacrifício expiatório de Cristo, portanto todas as vezes que o fazemos, fazemos em memória dele. Mas isso não justifica a imposição do mesmo pelo mêdo, concorda?

      Excluir
  7. Entendo que somente o Judeu entende o significado mais profundo da Celebração da Ceia; nós os cristãos gentios apenas temos uma compreensão superficial com base na referencia bíblica. Sobre o vinho na Ceia minha antiga dúvida foi esclarecida. Gostaria de publicar este artigo na minha página se me autorizar. Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  8. NIERESSANTE, POIS O TEMA É RICO MAS POBRE EM MATERIAL, CRIANDO ASSIM UMA ESPECULAÇÃO SIMPLISMENTE PESSOAL NO MUNDO EVANGÉLICO

    ResponderExcluir
  9. Mais no antigo testamento não fala que na Páscoa nao podia ter coisas fermentada? Sendo assim Jesus nan tomou o vinho fermentado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que é considerado chamêts, são a fermentação do seguintes grãos: Trigo, Cevada, Centeio, Aveia e Espelta, hoje em dia tais grãos são associados ao tão maléfico Glúten.
      O vinho por não ter fermentação a partir destes grãos, não é retirado de casa, e é usado nas taças do Sêder sem problema algum.

      Excluir
  10. Gostei muito do estudo sobre o vinho. agradeço .

    ResponderExcluir
  11. No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus e o Verbo era Deus...e vimos a Sua glória, como a glória do Unigênito do Pai. Não encontramos nenhuma exortação no Novo Testamento que sequer nos indique que o Nome de Jesus Cristo tenha que obrigatoriamente ser escrito ou pronunciado no hebraico. Amado, gostei muito do estudo sobre o vinho, mas tenho plena convicção de que o Espírito Santo de Deus que me habita sabe que quando oro em o Nome de Jesus, oro crendo Nele e como se fosse Ele a interceder por mim,e o meu português nada interfere. Graça e paz

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor