שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 23 de outubro de 2011

EDUCAÇÃO VEM DE BERÇO!

Educação Para Um Mundo Melhor
“Durante os anos de perseguição nazista, muitos pais tentaram salvar a vida de seus bebês deixando-os em orfanatos cristãos, na esperança de reaver seus filhos quando voltassem dos campos de concentração. Mas infelizmente muitos pais nunca mais puderam voltar para buscar seus filhos e muitas crianças judias começaram a ser educadas como cristãs.
Inconformado com esta situação, o Rav Eliezer Silver começou uma longa marcha para resgatar as crianças judias e dar para elas um lar judaico. Mas muitos pais não haviam feito nem mesmo o Brit-milá (circuncisão) em seus filhos com medo que os nazistas os matassem. Como seria possível, então, reconhecer quais eram as crianças judias? Os padres se recusavam a entregar as crianças a não ser que o Rav Silver apresentasse alguma prova de que as crianças eram realmente judias.
O Rav Silver teve então uma idéia brilhante. Ele reunia todas as crianças de cada orfanato em um grande salão, subia em cima da mesa e falava em voz alta: “Shemá Israel, Hashem Elokeinu, Hashem Echad”. Algumas crianças colocavam a mão sobre os olhos, outras começavam a chorar e falavam “Mamy, Papy”. O Rav Silver apontava para aquelas crianças e dizia:
- Estas são minhas. Estas eu vou levar para lares judaicos”.
De onde o Rav Silver tirou esta idéia brilhante? Ele sabia que os pais já se preocupavam com a educação judaica de seus filhos desde o berço. Todos os dias, na hora de colocar seus bebês para dormir, os pais recitavam com eles o “Shemá Israel”. Estas palavras de Emuná (fé) ficaram gravadas no coração de cada um daqueles bebês.

Provérbios 22.6 "Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.

Um comentário:

  1. Por favor, me fale sobre a "vara da disciplina", que é mencionada também no livro de Provérbios. Como as famílias judaicas aplicavam os preceitos de Salomão. A vara implica correção física?

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor