שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Dúvidas diversas quanto ao que cremos

Mais algumas dúvidas que recebemos por e-mail e que respondemos em particular, mas que ora compartilhamos a todos.



1) Aquele que segue a Lei não decai da graça?

1 R.:Caro leitor preste atenção no contexto em que Paulo fala isso, e para quem ele fala, e principalmente o porquê ele fala tal frase, se você pegar tal frase e tirá-la do contexto como muitos fazem, a idéia absurda é que se alguém não idolatrar, não tomar o Nome de D-us em vão, não matar, não roubar e não mentir e não cobiçar as coisas dos outros, tal pessoa estará caindo da graça, você sinceramente concorda com isso?????
Entenda que a vontade de D-us é expressa pela palavra e a palavra Dele foi organizada em leis, estatutos, mandamentos e juízos, e se fizermos algo que não é da vontade de D-us mesmo sabendo qual é esta vontade, é obvio que o Senhor não se agradará da nossa conduta, pois não estaríamos refletindo a imagem e semelhança Dele, mas tem um porém e é disso que Paulo fala no contexto desta passagem, que é o de a pessoa se achar digna de salvação pelas obras que ela faz e mandamentos que ela obedece, e é isso que é judaizar, judaizar é dizer para um crente em Yeshua que se ele não fizer tudo direitinho como manda os rabinos tal pessoa não poderá receber a salvação, então neste entendimento não é o cumprir o mandamento que faz a pessoa cair da graça, mas sim é confiar que cumprindo os mandamentos a pessoa será digna de receber a salvação por seus próprio méritos e não pelos méritos de Yeshua na Cruz, e se tal pessoa fizer isso, o sacrifício na cruz não terá sentido para tal pessoa e então a graça que vem somente pela aceitação da Obra Redentora da Cruz não estará mais sobre ela, então ela sim cai da graça.

2) Do que você se guarda no sábado?

2R.: Não deveria ser perguntado do que eu me guardo no Shabat ou o que é proibido no Shabat, mas sim deveria se perguntar o que me é lícito no Shabat, ou o que me é aprazível e deleitoso, daí sim eu responderia que é ter um tempo de descanso das rotinas diárias da semana para com que eu possa comungar com minha família um período alegre e de regozijo no estudo e discussões sobre a Palavra de D-us, no partir do pão e no beber do cálice rememorando duas abras magníficas.
A primeira é rememorar a ação criadora de D-us, que em seis dias criou tudo o que existe e ter um regozijo no sétimo dia ao contemplar tudo que fez.
Outra obra é a do Mashiach Yeshua que antes de se entregar como um cordeiro Pascal instituiu a celebração da nova aliança em memória dele, sendo assim o Shabat nos serve como uma janela no tempo que podemos relembrar o passado em comemoração ao futuro, sendo assim no Shabat antecipamos a Eternidade na qual teremos um pleno descanso conforme Hb. 4.



3) Você acredita em libertação demoníaca? De que forma?

3R.: Possessão demoníaca somente ocorre quando há legalidade para isso, e se não tratar tal legalidade a libertação será apenas um showzinho circense para a platéia aplaudir mas não será um libertação para uma nova vida, mas a verdadeira libertação somente ocorre pela ação do Espírito Santo de D-us que somente se encontram nas pessoas que se santificam por isso a necessidade de jejum e muita oração para esta em um grau de santidade para que se possa lutar a nível das hostes celestiais e não contra a carne e o sangue, mas tal acontecimento sempre terá um motivo especifico de engrandecimento do nome de D-us e edificação do corpo do Mashiach na Terra.

4) Você acredita em palavra profética/revelação? De que forma?

4 R.: Do mesmo jeito que a libertação somente ocorre por meio de pessoas santificadas que agem pelo poder do Espírito Santo, a profecia também só ocorre por meio de tais pessoas, e a revelação é sempre algo fantástico e digno de nota como antecipação de coisas futuras de muita importância e livramentos específicos e não para obviedades e emocionalismo patético que ocorre principalmente nas igrejas neo pentecostais, desculpe se te ofendo mais isso é uma triste realidade, e saiba que a Mão do Senhor logo esmagaram tais que escandalizam o nome de D-us entre as Nações.
Lembre-se que a profecia serve para ajudar o povo a ter animo e não se corromper e sempre vemos o amor do Senhor em tais intervenções e não coisa obvias e patéticas como dizer que está vendo alguém de sua família sendo livre de uma dor na coluna, temos que conhecer o padrão profético nas escrituras para não sermos enganados com qualquer movimentos sem temor e bizarro.

Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

Por Metushelach Ben Levy

28 comentários:

  1. Necessito fazer uma pergunta, mas não sei a quem enviar, é possivel ter um e-mail para contato?
    meu email: bene.batist@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anõnimo,

      Fique a vontade para postar aqui mesmo as sua indagações, ou pode se comunicar por e-mail diponivel no blog.

      Excluir
    2. os crentes da biblia conhecidos como os lava pes batizam em nome do senhor jesus cristo,sera que eles estao certos
      ja que nao batizam em nome da trindade pai filho e espirito santo
      sera que estao certos
      eles dizem que o batistismo de pedro foi em nome do senhor jesus cristo. e como e o batismo original com palavras hebraicas
      ja que pede pra ser em nome do pai.qual e o nome do pai
      e em nome do fiho
      qual e o nome do filho
      e em nome do espirito santo
      esse espirito tem nome qual.como seria entao
      eu te batizo em nome de yahu em nome de yeshua e em nomo de ruach kadosh. seria assim por favor vcs que sao mais inteligentes e portadores da verdade revela a verdade
      porque na trindade e em nome dos titolos como pai filho etc.. estao errado
      eu fui batizado em nome do senhor jesus cristo sera que esta certo ou errado.

      Excluir
    3. acredito que se jesus lavou os pés dos seus dicipolos e pedido que fizéssemos também deveríamos fazer também.

      Excluir
  2. Shalom Aleichem. Como diz o Rosh Marcos Abrão, o Shabat não é mandamento do qual os gentios são obrigados a cumprir, não obstante, se decidir fazê-lo será abençoado. Penso da mesma forma.

    Gostei do seu blog e já estou seguindo. Gostaria de convidá-lo a visitar o meu, e se for de sua vontade que venha a segui-lo.

    www.jesuscristoprincipedapaz.blogspot.com

    Independente de tudo, estarei acompanhando as suas postagens.

    Que a Graça de Yeshua e o Amor do Eterno seja sempre abundante em sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vanderlei,

      Desde já agradecemos a sua participação como seguidor oficial, e saiba que já conheço o seu blog e o visito rotineiramente.

      Como eu sempre digo a guarda do Shabat é sim um mandamento, mas como todos os outros não é obrigatório aos gentios, pois se é gentio é por que é alheio às promessas, alianças e tudo que comunique os oráculos de D-us, mas se por outro lado este gentio se aproxima da comunidade de Israel, e é enxertados neste compêndio de revelações ele deixa de ser gentio e passa a ser parte da Família de D-us, e como em família não se pode ter diferenciação de tratamento, o que é bom para um indubitavelmente será bom para o outro, mas tudo tem que ser com entendimento e por fé, sendo assim aquele que guarda o Shabat indiferente de ter sangue puro Judeu ou não, o nosso Senhor Yeshua se referenciará a tal como Grande no Reino dos Céus(Mt. 5:19), simples assim, senão haveria dois pesos e duas medidas.

      Excluir
  3. Shalom. Deixei uma pergunta na postagem sobre Yeshua ser fariseu, e aguardo uma resposta, por favor.

    Tenho mais uma pergunta. Achei alguns apontamentos em enciclopédias como a Britânica, além dos comentários do Rosh Marcos Abrão da Adonai Shamá, que asseveram que Mateus 28:19 é espúrio e que o batismo deve ser feito apenas "Em Nome de Yeshua", não obstante, o didaquê diz diferente:


    "
    A CELEBRAÇÃO LITÚRGICA
    CAPÍTULO VII
    1Quanto ao batismo, faça assim: depois de ditas todas essas coisas, batize em água corrente, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
    2Se você não tiver água corrente, batize em outra água. Se não puder batizar com água fria, faça com água quente.
    3Na falta de uma ou outra, derrame água três vezes sobre a cabeça, em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
    4Antes de batizar, tanto aquele que batiza como o batizando, bem como aqueles que puderem, devem observar o jejum. Você deve ordenar ao batizando um jejum de um ou dois dias."

    Há uma explicação plausível para isso?

    Baruch Dayan Emet.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Vanderlei,

      Segue um e-mail que eu mandei para o pessoal ligado ao Rosh Marcos Andrade Abrão falando sobre um artigo que fala de ser o trecho de Mateus 28:19 uma inserção:

      Segue abaixo os Manuscritos e Versões mais antigas a qual temos acesso como documentos públicos e em todos temos a presença da fórmula batismal trinitária.

      Mt 28:19: Westcott/Hort with Diacritics (Textus Sinayticos): πορευθέντες οὖν μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη, βαπτίζοντες αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος

      Mt 28:19: Textus Receptus: πορευθεντες ουν μαθητευσατε παντα τα εθνη βαπτιζοντες αυτους εις το ονομα του πατρος και του υιου και του αγιου πνευματος

      Mt 28:19 : Byzantine/Majority Text: πορευθεντες μαθητευσατε παντα τα εθνη βαπτιζοντες αυτους εις το ονομα του πατρος και του υιου και του αγιου πνευματος

      Mt 28:19 : Greek Orthodox Church: πορευθέντες μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη, βαπτίζοντες αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ Πατρὸς καὶ τοῦ Υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου Πνεύματος,

      Mt 28:19 : Tischendorf 8th Ed. with Diacritics: πορευθέντες μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη, βαπτίζοντες αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος,

      Mt 28:19: Stephanus Textus Receptus (1550, with accents); πορευθέντες οὖν μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη βαπτίζοντες αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος

      Mt 28:19 : Greek Study Bible (Apostolic / Interlinear): πορευθέντες οὖν μαθητεύσατε πάντα τὰ ἔθνη, βαπτίζοντες αὐτοὺς εἰς τὸ ὄνομα τοῦ πατρὸς καὶ τοῦ υἱοῦ καὶ τοῦ ἁγίου πνεύματος,

      Mt 28:19 : Biblia Sacra Vulgata; euntes ergo docete omnes gentes baptizantes eos in nomine Patris et Filii et Spiritus Sancti

      Mt 28:19: Hebrew Bible: לכו ועשו לתלמידים את כל הגוים וטבלתם אתם לשם האב והבן ורוח הקדש׃

      Mt 28:19: Aramaic NT: Peshitta : ܙܠܘ ܗܟܝܠ ܬܠܡܕܘ ܟܠܗܘܢ ܥܡܡܐ ܘܐܥܡܕܘ ܐܢܘܢ ܒܫܡ ܐܒܐ ܘܒܪܐ ܘܪܘܚܐ ܕܩܘܕܫܐ ܀


      Gostaria de dizer que não sou adepto do Trinitarismo, bem como creio no D-us único e no seu Ungido enviado, a saber,Yeshua HaMashiach; Mas alerto que usar uma simples nota de rodapé para provar a inexistência de uma frase que existe e é comprovada em todos os manuscritos, até mesmo aqueles que não sofreram influência Cristã Romana, como o Textus Sinaytivos e a Peshitta Aramaica, pode ser considerado um erro enfraquecedor tanto da Reputação como da Imagem Moral e Ética do Movimento da Unidade.
      Pois a nota de rodapé c) da pagina 1758 da Bíblia Católica de Jerusalém é honesta em afirmar que o uso litúrgico posterior tenha influenciado a fórmula de batismo, mostrando que mesmo que o uso correto somente no nome de Yeshua tenha sido praticado na comunidade primitiva conforme comprovada no Livro de Atos, a fórmula trinitária baseada tanto na liturgia Romana como no texto de Mateus 28:19 se tornou prevalecente e é isso que se pode concluir ao ler a nota de rodapé c) como um todo.
      Espero que vejam que o que faço é uma crítica construtiva, para que a imagem de vocês não seja arranhada por causa de uma superficialidade de argumentos, espero que entendam e busquem uma argumentação mais sólida para a contraposição aos trinitários.

      Excluir
    2. Caro Vanderlei,

      A presença da passagem não tem como negar, mas a implicação dela em se tornar um imperativo de batismo que é questionável e ter tal passagem como prova da trindade tambem é outro ponto discutível, pois como já escrevi o termo trindade baseado nesta passagem é bem explicado por Tertuliano pois a primeira vez que o termo trindade foi concebido e exposto foi por Tertuliano mas com outras características e não como é apresentado hoje, pois ele definia a trindade como a manifestação de D-us em forma tripla da seguinte maneira: assim como D-us emanava seu poder por intermédio da Ruach Hakodesh para Moshe praticar os milagres no Egito, assim como D-us emanava seu poder pela Ruach Hakodesh para que o Profeta Elyahu (Elias) comandasse o clima fazendo parar de chover e mais tarde chovendo assim a forma tripla de D-us se manifestar como o Autor de um propósito (1), como o Transmitente de Poder pela Ruach(2) e como aquele que é representado por um receptáculo a saber o homem(3) que O representa diante da Terra, assim Tertuliano relata a Trindade, e a forma mais perfeita de representatividade desta forma Tripla foi com a expressão exata de D-us a saber a Palavra de D-us chamada agora por Filho de D-us como o receptáculo de sua vontade e representante perfeito para o propósito de Salvação da Humanidade.

      Novamente espero ter ajudado.

      Shalom.

      Excluir
  4. Caro amigo Metushelach...

    Feliz pela grande divulgação das verdades do Reino que tens conseguido com a inteligência que o Eterno te concede. Agradeço também pelas visitas em meu blog e pelos comentários... Confesso que preciso me dedicar mais a ele.

    Acabei de voltar do congresso na Har Tzion em BH, foi muito legal... Em breve postarei a respeito...

    Um breve comentário sobre os textos... Ando lendo algumas coisas por ai, até de certos cristãos, e concluí o seguinte: Como existem pessoas que relativizam a palavra do Eterno em prol da filosifia que criam em seus corações vazios!

    Vejo que a palavra do Eterno é tão simples... Leia e execute!!! Não há espaço para interpretações na maioria das vezes, embora tenham textos mais metafóricos.

    O fato é que as pessoas não aceitam que devem obedecer os mandamentos, e logo criam as desculpas de que a Torah é para judeus e se isentam de tanta coisa se dizendo gentios. Querem vida fácil... Seu pai é Constantino e não Abraão... Não aceitam que o Reino tem leis.

    Vejo tantos cristãos evangélicos na mídia, preocupados com o que comer o que vestir, preocupados em lutar no congresso contra os gays, colocando pseudo possessos ao vivo falando mal uns dos outros, etc... Yeshua tipificou tudo isso e deixou que assuntos carnais ficassem na consciencia de cada ser-humano para que individualmente decidissem o que querem ser ou seguir... Bem sabemos que a Torah (desprezada pelas igrejas) fala sobre o que é certo e errado...

    Yeshua completou seu sentido e mostrou com o que devemos nos preocupar.

    Eu sou um descendente de espanhois, por hora gentio, possível origem sefaradita, mas sempre, desde sempre, apenas li e acreditei, sem ser influenciado pelas igrejas... E nessa ignorância, vi e acreditei que a Torah, os profetas, os escritos e os evangelhos são parte de um livro que se complementa em si dando rumo a nossa existencia.

    Continue seus escritos em prol da verdade... Mostre que não existe visão, mas que existe uma verdade explicita aos que tem olhos para ler e ouvidos para ouvir...

    Quero me despedir com uma frase: Sou filho de Abraão, não de Constantino!!! Sou fariseu, mas Yeshua me ama, pois se preocupa comigo... Barukh haShem!

    Grande abraço amigo, tentarei ser mais presente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rubens,

      Saudades de suas palavras, seja sempre bem vindo por aqui, e que bom que conseguiu ouvir David Stern ao vivo em cores, pois ele é uma referência de coragem em nossos tempos modernos.

      E espero ler mais sobre suas vivências pois é muito bom compartilhar e comungar valores que nos dão alegria e ânimo para seguir em frente.
      E que a verdade nos guie ao encontro do Mashiach com simplicidade e retidão no sentido de ser reta,direta e no alvo.

      Fique na Shalom daquele que não veio trazer a paz mas sim a Espada (Paradoxal mas real)

      Excluir
  5. Novamente, preciso em suas colocações. Agradeço sua explicação.

    Poderia fazer mais uma pergunta, antes deixe me dizer algo:

    Perdoe-me se por vezes parecer pueril em minhas perguntas. O que acontece é que como disse sabiamente minha esposa, estou em um processo de busca de identidade espiritual. Muito do que acreditava deixou de ser, a partir do momento em que me aprofundei na busca da verdade que liberta.

    Meu questionamento é quanto a barba, existe de fato algo de importância ligado a isso, ao cabelo também, ou é uma simples questão de usos e costumes?

    Sobre a questão do batismo, posso então entender como aceitável perante o Eterno, o batismo nos moldes de Mt 28:19?

    Ainda sobre o batismo... No nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, não deveria ser de fato nos nomes?

    Algo como: Te batizo no nome de HaShem de Yeshua e do Ruash Hakodesh? Ou seja, ao invés a menção dos nomes, a aplicação correta dos mesmos?

    Em tempo...

    Sha'ul diz que o homem não deve cobrir a cabeça,e que a mulher deve fazê-lo.(I Co 11:1-15)

    No caso do homem primeiro, sendo assim, não seria incorreto o uso do Kipá ou o Talit (principalmente) ?

    E no caso das mulheres, deveriam elas usar o véu (conforme ocorre na CCB)?

    No mesmo contexto, e quanto ao ósculo (Rm 16:16), questão regional ou algo que devemos seguir?

    Há outras dúvidas, mas vou apresentando paulatinamente.

    Grato irmão.

    Bençãos de Yeshua sobre sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanderlei, novamente desculpe pela demora.

      Quanto ao uso da barba no judaísmo, isso se dá pela interpretação literal por parte principalmente dos Hassídicos ou Ortodoxos das ordenanças de Levítico 21:5 que é especifica para sacerdotes, mas como cada homem agora sem o templo é o sacerdote de seu lar, tal ordenança foi generalizada a todos os homens chefes de família, existe também algumas explicações rabínicas que alegam que a barba funciona como uma antena espiritual que capta a energia manifesta pelas bênçãos recitadas, portanto se um chefe de família profere alguma benção tendo a barba feita por navalha tal benção não tem a função a que se propõe assim a benção se torna invalida, mas tal entendimento é somente especulativo e não pode ser generalizado como um dogma a ser imputado a todos que se achegam ao D-us de Israel, mas aos que respeitam as tradições culturais de um povo isso se torna parte de uma expressão que externaliza um sentimento, mas quanto a isso ter base bíblica já é outro assunto. Tal assunto ainda suscitaria o questionamento de Yeshua ter usado barba ou não, ou se tal pratica faz uma alusão a apenas a diferenciação que o povo escolhido deveria ter dos demais povos idolatras que tinham seus profetas em sua maioria com os pêlos e cabelos raspados (egípcios e sumérios).

      Excluir
    2. Quanto ao Texto de 1 Coríntios 11:1-15, o que podemos extrair do exortação de Paulo, é em primeiro que os da Igreja de Coríntios estavam com praticas pagãs em suas reuniões pois conforme a bibliografia em (Macrob Saturnal. Alex. ab. Alex. Genial. Dier. l. 2. c. 14. E 19. E 22) os lideres pagãos se apresentavam cobertos nos cultos aos seus deuses, diferentemente do que acontecia com os judeus que na ocasião de Ensinos Públicos nas sinagogas se apresentavam descobertos, conforme Targum Jz 5:2 e na leitura de Maimon. Tephilla, c. 5. sect. 5.
      Vemos que os termos “orar e profetizar” é uma generalização do Manifestar um Dom Divino em Público, assim quem está na condução de um Culto e manifesta tais dons é bom, conforme a tradição judaica que Paulo conhece muito bem, que o faça sem estar coberto como os pagãos ou como sugere outras interpretações sem que o Lider ou Dirigente homem tenha um apetrecho feminino na cabeça, como um Tsniut (véu), redinha de ouro, ou qualquer outro frufru feminino que era usado pelos homens gregos de elevada posição social na época, tal prática mostra uma certa feminização dos homens bem como ato de travestismo muito combatido por Paulo nas igrejas das regiões gregas.

      Excluir
    3. Tal tradição mostra que o homem que manifesta a sabedoria divina em uma reunião pública tem que mostrar que fala em Nome daquele que o Capacita sendo assim o interlocutor entre D-us e os homens não precisa se mostrar fisicamente submisso mas sim com autoridade de representante Daquele que submete a todos à sua Palavra, vemos então que o uso do Talit (que é um prescrição Bíblica) durante uma explanação da Palavra ou de uma Profecia ou na oração de manifestação de poder não era e não o é hoje uma prática comum nas comunidade judaicas, mas quanto ao orar privativo ou individual o uso do Talit é recomendável pois dá uma espécie de privacidade e intimidade entre quem ora e D-us, como uma cabana particular onde podemos entrar e intimamente nos relacionarmos com o Criador.
      A Kipáh não tem fundamento bíblico mas é algo mais de tradição que com o tempo tornou-se uma insígnia do povo judeu mostrando a todos que sobre a cabeça do judeu há Alguém que merece a submissão desta pessoa, com o tempo a Kipah também tornou-se quase que um vestuário apesar de seu significado intrínseco, não sendo considerado como desonra usá-lo no culto público, assim como uma gravata ou abotoaduras não o seriam.

      Excluir
    4. Na cultura do Oriente Médio e região do Mediterrâneo o uso do véu por mulheres era um símbolo de submissão e respeito ao marido, e isso ainda hoje se observa na cultura Judaica mais religiosa e entre os Mulçumanos bem como entre os Cristãos Ortodoxo Gregos, mas no tempo de Paulo isso se estendia por muitas cidades gregas, tanto que uma mulher adulta sem véu era tida como uma adúltera ou prostituta nestas localidades, a base bíblica disso está em Números 5:18 e no Mishná em Ketubot 7:6, vemos portanto que na Igreja de Coríntios estava acontecendo alguma coisa fora dos padrões o que poderia causar desconforto aos irmãos ao verem mulheres descoberta como as prostitutas rituais fazendo algum tipo de admoestação em cultos públicos, e é nesse ponto que Paulo mostra a sua preocupação com o decoro e o pudor, não que ele imponha padrões judaicos a comunidade mas mostra a sua intenção de querer que as mulheres que professam a fé no Mashiach Yeshua ajam em conformidade com os costumes de recato feminino no mundo Mediterrâneo, não causando transtornos nos cultos.
      Hoje em dia a cultura de cada pais dentro do recato e pudor inato do ser humano deve ser levando em conta na hora de se observar tal recomendação de Paulo, se num pais o véu não tem significância de submissão e respeito o por quê de impô-lo como algo dogmático, temos que ter em mente a essência de cada admoestação e a contextualização de o por que tal ocorreu, mas fica uma pensamento, se o véu é desnecessários na maioria das culturas o por quê quanto uma mulher perde os cabelos por quimioterapia ela se cobre com um véu, ou por quê a mulheres dizem que se não tiverem seus cabelos belos elas perdem a sua feminilidade? Algo lá no fundo sabe o por quê, não é mesmo?

      Excluir
    5. O beijo no rosto é comum até hoje entre os povos semitas, mas Paulo apenas compartilha de um costume com os seus achegados, isso não deve ser tomando como dogma, ainda mais no Brasil que os homens tem um sentimento culturalmente machista, onde tal prática é tida como um desvio de conduta, eu não beijo meus amigos no rosto mas meu pai e parentes sim, sem problema nenhum, mas isso não deve ter relevância dogmática, fora que até mesmo o beijinho no rosto das mulheres nos cultos causariam aqui no Brasil um certo desconforto se os maridos não são crentes, portanto se tal prática abre brecha para confusão é melhor ser evitado.

      Sobre o batismo, a expressão “no nome de” é fraca demais para descrever o grego εἰς τὸ ὄνομα “eis to onoma” que em hebraico seria Lashem, tanto no grego como no hebraico o termo não seria “no nome” mas sim “dentro do nome”, e isso é pertinente pois ao se batizar alguém, se imerge, afunda a pessoa dentro de algo, e conforme a expressão tanto no grego como no hebraico não é somente na água, e fisicamente ou literalmente não é possível imergir alguém dentro de um nome, portanto o termo “nome” aqui faz referência ao que o termo em hebraico Lashem quer dizer, que é a realidade e configuração estrutural por traz do nome, sendo assim quando uma pessoa se arrepende e é batizada nas águas ela imerge na Realidade Espiritual que demonstra a obra salvífica que envolve o Amor do Pai (João 3:16), a obediência até morte do Filho e sua ressurreição (Rm 5,19, 1Cor 15,22) e o convencimento do pecado da justiça e do juízo por parte do Espírito Santo (João 16.8), e está manifestação da Família divina Pai-Filho e do amor emanado que é o Espírito Santo é a realidade que permeia a vida daquele que se arrepende de seus pecados e é batizado como ato público de sua fé, sendo que a partir deste momento ele está imerso “dentro” da realidade espiritual da Família Divina.
      Em Resumo se o batismo foi feito sem este entendimento, não que não seja valido pois ele é um ato público de seu arrependimento, mas ele não manifestará o que o texto de Mateus 28:19 quis ensinar, portanto usar certos nome de jeová, jesus , e do espírito que não tem nome seria além de mal gosto, seria de uma falta de entendimento impar.

      Espero ter ajudado.

      Excluir
  6. Sobre profecia.
    Depois de ler alguns estudos baseados,unicamente nas Escrituras,Eu pude constatar que a palavra "navi" (profeta) significa principalmente "porta-voz".
    Aharon era para Mosheh um "navi" por ordem do Eterno(Shemot/Êxodo 6:28-7:2).
    Os profetas não eram enviados pelo Eterno para falar de obviedades ou coisas triviais.
    Os profetas não traziam nada além daquilo que já estava proposto nas Escrituras.Se o povo pecava eles eram enviados para trazer o povo de volta à obediência,e profetizar o juízo do Senhor aos desobedientes,além de outras coisas que já eram esperadas,como o descendente da mulher que esmagaria a cabeça da serpente e o grande dia do Senhor.

    Porque fiz estas observações?
    Por que hoje nos cultos pentecostais o que se vê é: "o Senhor vai trazer teu marido de volta","Ele vai te dar aquilo que você tanto pediu","o Senhor vai abrir a cova pro teu inimigo".
    Nunca nas Escrituras se viu o Senhor usar um profeta para tais abusos.Um outro detalhe que observo é que muitos desses "profetas" são pessoas que andam em total desacordo com os preceitos divinos se compararmos com a santidade dos profetas do Tanakh .

    Hoje os verdadeiros profetas de Elohim são aqueles que buscam convencer os pecadores a voltar para o Caminho com base naquilo que consta nas Escrituras.Também podemos falar daquilo que há de vir,a tribulação,o anti-messias,a volta de Yeshua e o seu reinado,isso também é profetizar,é ser um porta-voz,falar para as pessoas aquilo que o Eterno quer que elas ouçam.

    ResponderExcluir
  7. Caro Metushelach,

    Meu entendimento sobre costumes judaicos antigos e contemporâneos aumentou significantemente depois dessa sua explicação acima, porém você fez uma dúvida que gera muita controvércia surge, quanto a: Jesus usava ou não barba? E Jesus tinha cabelos longos ou curtos, co-relacionando com o voto de nazireu? Exite alguma prova bíblica ou indicação de sua aparencia quanto aos costumes judaicos da época ou essa imagem de um homem barbudo e com cabelos longos é ficção moderna?

    Shalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis,

      Yeshua como um bom judeu zeloso pela Torah no primeiro século com certeza não raspava a barba com navalha no entendimento tradicional de Levítico 19:27 e 21:5, tanto que uma profecia messiânica relata que o Mashiach servo sofredor teria sua barba arrancada conforme Isaias 50:6 "“Ofereci minhas costas para aqueles que me batiam, meu rosto para aqueles que arrancavam minha barba; não escondi a face da zombaria e da cuspida.”
      Quanto ao cabelo na comunidade judaida antiga era vergonhoso ter cabelos como de mulher, isso é, além da altura dos lombos, sendo que um homem podia ter cabelos até a altura do pescoço sendo que isso não seria uma vergonha pois o cabelo não era cortado com tanta frequencia sendo assim desde de o corte até o outro o cabelo ficaria nesta altura mediana dos ombros, sendo que apenas os nazireus poderiam ter cabelos longos até onde atingissem de tamanho, mas Yeshua não era Nazireu e sim um Nazareno que em nada tem uma coisa haver com a outra, pois nascer ou crescer na cidade que tinha o nome de Nazaré faria do seu morador ser um Notser, isto é, "aquele que guarda", guarda neste caso os preceitos divinos da Torah, assim como Yeshua Notser os guardava.
      Yeshua não poderia ser um nazireu pois não há relato do voto nem por sua mâe como no caso de Sansão e de Samuel e nem por ele mesmo,além disso o que descaracteriza a possibilidade de Yeshua ter feito o voto de nazir é a sua conduta, pois os nazireus não bebem ecomem qualquer derivado de uvas e Yeshua gostava de um bom vinho, vinho mesmo e não suco de uva, outro ponto é o de um nazir não poder tocar em mortos ou leprosos e Yeshua fez muito isso em seu ministério, só por estes simples fatos Yeshua não poderia ser uma Nazir.

      Excluir
    2. Para complementar podemos dizer que a figura de um Jesus Romano Galã e Bonitão não se enquadra dentro do texto profético sobre o Mashiach conforme vemos em Isaias 53:2-3, “Porque foi subindo como renovo perante ele, e como raiz de uma terra seca; não tinha beleza nem formosura e, olhando nós para ele, não havia boa aparência nele, para que o desejássemos. Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum.”

      Excluir
  8. Caro Metushelach,

    Existe um filme chamado "O Evangelho de S. Mateus" onde mostra versiculo por versiculo e o ator que faz Jesus corresponde perfeitamente a dua descrição, creio que seja uma das obras cinematograficas que mais mantem a realidade de Cristo na atitude e aparencia, pois ele no filme é alegre bem humorado, foi já até citado pelo Rabino Marcelo Guimarães pela cena em que Jesus rola na grama ao encontrar um amigo, nao me lembro bem quem era, outro filme clássico que acho muito dentro da sua descrição, tirando os cabelos loiros e os olhos azuis é "King of Kings" com o falecido Jefrey Hunter.

    Ainda dentro do assunto como seria a aparecia dos cabelos dos judeus na época, é possivel um judeu de Nazaré loiro e olhos azuis ou verdes como retratam os quadros renacentistas? É possivel ter um posicionamento de cores de cabelo, olhos, tipo de cabelo e até mesmo estatura e força física, levando em consideração o fato de que por ele ser um carpinteiro (profissao que exigia uma certa força física para arrastar troncos de arvores e partí-los), o que faria de Jesus não um homem franzino como retratam a maioria dos crucifixos católicos mas sim com um porte físico compatível com a profissão?

    Shalom.

    ResponderExcluir
  9. Os genes que qualificam a aparencia de um judeu dos primeiros séculos tem caracteristicas dos judeus da peninsula iberica ou chamados judeus Sefaraditas que possuem muito de pureza no sangue semita diferente dos judeus askenazitas que não tem sangue judeu semita e sim são fruto do proselitismo judaico dos primeiros séculos tanto antes como depois da era comum, sendo assim os judeus de sangue puro ou digamos semitas dos oriente médio tem um porte mediano para alto, sempre de pele com aspecto de facilidade de bronzeamento e nunca branquelo, com cabelos escuros ou no maximo ruivos sempre revoltos e até cacheados toinhonhoim e nunca lisinhos,os olhos sempre diferentes de azuis, podendo partir do puro negro até o mais acastanhado claro quase amarelado, sendo que o verde pode ter como defeito genético e não como gene recessivo como a cor azul.
    Outro ponto é de se levar o texto profetico de Isaias 53:2-3 em consideração, fala da falta de beleza do Mashiach, sendo que o tipão europeu dos filmes não condiz com o texto, outro caisa é o de ser experimentado nos trabalhos, isso pode tanto da o entendimento que você teve de fazê-lo um fortão bem como pode fazer dele um ser cansado e sem força por se exaurir trabalhando, mas cabe aqui explicar que o termo grego τέκτων tektōn, não é apenas carpinteiro mas sim define alguem que trabalhe como construtor de forma manual, isso indica que Yeshua poderia ser um pedreiro, cerralheiro, arquiteto e carpinteiro ou tudo isso junto, mas um artesão digamos assim não é o mesmo que traz a materia prima, sendo assim sempre há um ajudante que não tem o mesmo dom de construção mas tem força física.

    ResponderExcluir
  10. Caro Metushelach,

    Confesso que sua resposta me surpreendeu pelos detalhes e por saber que a figura de Cristo humana, é mais normal e comum do que eu e muitos imaginavam.

    Nunca imaginei um galã, porque contraria a Bíblia e nunca imaginei um rapaz franzino.

    Sua teoria da aparencia de Cristo foi a mais coerente que já li, sobre o assunto, e reforça minha hipotese de que o filme "o Evangelho e S. Mateus" escolheu bem o ator que passa uma idéia bem convincente de como Ele foi enquanto humano.

    Shalom.

    ResponderExcluir
  11. Olá Metushelach, achei o teu blog buscando por uma tradução das escrituras, achei a Judaica Completa e já a comprei. Comecei a ler alguns posts e me lembrei de uns vídeos de judeus messianicos falando sobre os erros de tradução e os nomes, que foi o que me motivou a buscar por uma tradução melhor da bíblia.
    O que você acha sobre essa questão dos nomes e o poder que os nomes carregam? Vi alguns falando sobre Deus, que veio de Zeus, Jesus de Iésus etc
    Gostaria da sua opnião a respeito desse assunto.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Caro Metushelach, queria entender direito o que seria "trindade" e porque ela é vista como idolatria.
    estive navegando por ai lendo coisas sobre cristo e me deparei com uma passagem do Alcorão


    cap 4 "mulheres" versiculo 171
    Ó adeptos do Livro, não exagereis em vossa religião e não digais de Deus senão a verdade. O Messias, Jesus, filho de Maria, foi tão-somente um mensageiro de Deus e Seu Verbo, com o qual Ele agraciou Maria por intermédio do Seu Espírito. Crede, pois, em Deus e em Seus mensageiros e digais: Trindade(320)! Abstende-vos disso, que será melhor para vós; sabei que Deus é Uno. Glorificado seja! Longe está a hipótese de ter tido um filho. A Ele pertence tudo quanto há nos céus e na terra, e Deus é mais do que suficiente Guardião.

    Seria essa a ideia de trindade? a ideia de "culto" a cristo e ao Ruach Hakodesh, quando na verdade eles sao pontes para D'us?
    sem querer me aprofundar em assuntos de outra religião, pois sinceramente nao acredito em Mohamed, e sim no judaismo e em messias, porem achei certamente engraçado ter algo falando de Yeshua no alcorão, se sentir vontade ou se souber do assunto poderia me explicar se há alguma conexao islã-judaismo?...

    Mas meu foco aqui é entender o que seria essa Trindade, pra mim trindade nao passa de - D'us, Yeshua, Ruach Hakodesh, e que mal tem essa conexao?

    obrigado, aproveito o espaço para parabenizar esse blog e a tua boa vontade em ajudar as pessoas com suas duvidas
    Fique na Shalom de Yeshua

    ResponderExcluir
  13. Sei que os judeus não acreditam Jesus (Yeshua), mas gostaria de tirar uma dúvida. Eu conheço um judeu e um dia ele me disse: "É impossível um judeu se converter ao Cristianismo." E eu perguntei: "Por quê? Já vi judeus convertidos!" E ele disse: "Mas é sob coerção, porque, para nós, judeus, o chamado Antigo Testamento não tem o mesmo significado que tem para os cristãos. Adão e Eva, por exemplo, pra nós, são personagens simbólicos e, para nós, não existe pecado original. Aí, de repente, vêm os cristãos e deturpam isso." Isso é verdade ou os judeus não acreditam em Jesus por que ele aparentemente não cumpriu as profecias do Messias?
    Obs.: Sou espírita e creio em Jesus, mas não acredito em coisas que a maioria das religiões cristãs ensinam: que Jesus era Deus; em Pai, Filho e Espírito Santo; etc. A maioria das pessoas não gosta dos judeus, mas eu acho isso falta de respeito, já que é graças ao Judaísmo que hoje sabemos que existe apenas um Deus. Os judeus foram os criadores do monoteísmo ético: devemos isso a eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sou descendente de judeus sefarditas e azkenazi
      desde criança aprendi a nao crer em jesus porque esse nome nao existe,foi criado por Constantino o nome jesus. o verdadeiro salvador de Israel chamara yeshua.hamassyah . shalom

      Excluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor