שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

terça-feira, 29 de março de 2011

A essência da Pessach (Páscoa)

Por Julio Dam Rabino Judeu Messiânico
Traduzido e Adaptado por Metushelach Ben Levy.

A Pessach é chamada de "Zman herutéinu" (hora da nossa libertação), não sem razão. Páscoa é uma etapa de cinco passos no caminho da união com Elohim.

Estes cinco passos são:
(1) Mitzraim / "constrangimentos" / "Egito" → (2) Páscoa (Libertação) → (3) Deserto (fase da prova) → (4) Kna'an → (5) Israel.


O primeiro estágio é a fase do homem carnal, que está em Mitzráim (Egito), em escravidão, e como indicado pelo significado da palavra Mitzráim existem “barreiras” , assim o homem tem bloqueios em três partes do seu ser, como 1 ª Tessalonicenses 5:23 : "Espírito, Alma e Corpo...”.

Mitzráim é um nome para uma série de transtornos psicológicos, físicos e espirituais. Estas barreiras não permitem ao homem carnal duas coisas principais: (1) conhecer ao verdadeiros Elohim e diferenciá-lo dos milhões de "deuses", cada um com sua religião, (2) e para aqueles que já Lhe conhecem , não lhes é permitido se libertarem completamente dessas restrições de Ha Satan (O Inimigo) e de sua própria mente e corpo e desfrutar da liberdade que Elohim deseja para cada um dos quase 7 milhões de seres humanos na Terra.

Veremos agora a segunda etapa, a Pessach (Páscoa) em si e os seus quatro conceitos principais.

Os quatro conceitos de Pessach (Páscoa).

A festividade de Pessach (Passar por cima), contém quatro alusões e conceitos que devemos compreender da parte de Elohim para nós, que somos judeus e ao crentes em Yeshua HaMashiach. Estes quatro conceitos são os seguintes: (1) O cordeiro da Páscoa, (2) A Matzá (pão sem fermento), (3) O maror (ervas amargas) e (4) os quatro copos de vinho.

O cordeiro pascal é a kaparáh, isto é, o sacrifício expiatório que Elohim aceita em nosso lugar. Desde aproximadamente 28 E.C. Yeshua é a nossa kaparáh de Pessach, Ele pagou por nós com sua vida o sacrifício para nossa salvação.

A Matzá (Pão sem fermento) é um símbolo de santidade, de purificação, saúde, pureza e liberdade. A Matzá representa o corpo do Mashiach, que tem essas qualidades. Ao come-la traz emunah fé verdadeira para compreender plenamente o sacrifício sobre o madeiro que Yeshua fez por todos aqueles que não eram do povo judeu.

Maror (ervas amargas) é um símbolo do passado para recordar no presente, o símbolo da escravidão de nossa almas, subjugadas pelo poder do pecado, que antes não nos permitiram desfrutar da liberdade que Elohim sempre desejou para nós.


As quatro taças de vinho representam a conquista em quatro passos para vida eterna, como a uva o se faz o vinho, é o fruto da árvore da vida que foi proibido à Adão e Eva.
O vinho é a condensação física da uva espiritual que estava no Gan Éden (Jardim do Éden). É o que está ao nosso alcance agora, já que não temos mais acesso a uva da Etz Chaim (Árvore da Vida).

Estes quatro conceitos em torno da festa da Páscoa e simbolizam cada um dos seus detalhes.

DESERTO (Prova)

O deserto é além de ser a história judaica, é a oportunidade de Elohim escolher, experimentar e eleger os mais mais adequado para entrar na Terra Prometida, Israel. O deserto é um símbolo de nossa vida terrena, onde a areia é um símbolo da infertilidade (espiritual), e um símbolo do território de HaSatan, "o deus deste século".

Kna'an

Canaã é símbolo do território psicológico, físico e espiritual que devemos vencer para finalmente viver na presença de Elohim. Israel está esperando por nós. Devemos eliminar Kna'an primeiro para depois tê-la. Assim é a nossa vida, temos de eliminar os obstáculos em nosso caráter, nossa maldição hereditária, giborím / “os gigantes" do ódio, amargura, rancor, orgulho (este é o símbolo do chametz / fermento), sexo, depressão, etc. etc
Mas essa batalha é mais difícil de todas, porque isso significa lutar e derrotar todos os inimigos em três frentes: espiritual, psicológica e física. Não é uma guerra que termina em um ano ou dois, continua por toda nossa vida. Lutamos com nossos inimigos toda a vida para finalmente termos Shalom a paz completa, a completude.

ISRAEL

Israel é um símbolo de liberdade, de ter chegado e atingido o objetivo final de nossa existência. Mas o que é liberdade? Podemos entender melhor quando nós entendemos o que é escravidão. Mitzraim, significa as pequenas gaiolas em que nós nos fechamos gaiola de depressão, baixa auto-estima ("não é bom", "ninguém me ama" "Eu estou sozinho) Ao compreender que apenas são gaiolas e que devemos pedir ajuda de Elohim para sairmos delas e que entendemos que isso é liberdade, e é essa liberdade interior que celebramos na Páscoa. Esta também é a liberdade que nos livras das gaiolas da mentiras exteriores, dos dogmas, tradições e "mandamentos de homens" que vivemos no passado ou ainda vivemos hoje em dia, e nós nos colocamos totalmente nos braços de Elohim que dá a liberdade que nos traz a verdade!

2 comentários:

  1. Eita textinho fraco este, por favor me ajudem a deixa-lo mais profundo.

    ResponderExcluir
  2. será que vc teria um estudo bem profundo sobre esse tema? Se poderia me enviar por e-mail, gostaria de aprender sobre essa festa

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor