שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shaná Tová - Feliz Ano de 5772

Rosh Hashaná
Festa das Trombetas (Shofarim)
ראש השנה

ANO 5772

DIA 28/09 quarta ao entardecer e dia 29/09/11 quinta

E falou ADONAY a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo:

No 7° Mês, no 1° dia do mês, tereis descanso (Shabat), ritual com som de Shofar, santa convocação é. Nenhum trabalho servil fareis... (shabat - dia de descanso). (Levitico 23.23-25)

O Messias ben David (filho de Davi), Elias e Zorobabel, paz sobre eles, virão sobre o Monte das Oliveiras. E o Messias ordenará Elias no toque do shofar. A luz dos seis dias da criação retornarão e serão vistas, a luz da lua será como a luz do sol, e D-us enviará completa cura sobre o Israel, ainda doente. O segundo toque que Elias dará fará os mortos ressuscitarem. Eles sairão das sepulturas e cada um reconhecerá seu companheiro, e também seu marido e esposa, pai e filho, irmão e irmã. E virão ao Messias dos quatro cantos da terra, do leste e do oeste, do norte e do sul. Os filhos de Israel voarão nas asas das águias e virão para o Messias...” ( Midrash Rabbah - Ma’ase Daniel como citado em Patai, pg. 143).

O mês de Tishrei é o sétimo mês no calendário judaico, isto pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná é no 1° dia de Tishrei. Conhecido como Ano Novo Judaico LITURGICO & CIVIL- Pois ano bíblico só começa na primavera do dia 15 do mês de Nissan (Êxodos 12.2).

De acordo com a tradição judaica, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

A contagem do ano, tal como estaremos no ano 5771, pode ser deste a época de Noé ou de Abraão, não se sabe quando se começou a contar.

A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora. A celebração começa ao anoitecer na véspera com o toque do shofar. Pois este é o mandamento de D-us; tocar o shofar neste dia! O toque do shofar, a “trombeta” mencionada nos textos bíblicos

Mateus 24.31 - E ele enviará os seus anjos com grande som (Tekia Gedolá) de Shofar, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

O shofar é tocado na sinagoga com quatro diferentes notas: tekia (som pequeno), shevarim (som pausado), teruah (som de alarme) e tekia gedohah (o grande som).
Nas sinagogas o shofar, um chifre de carneiro, é tocado para alertar ao fiel que a hora do arrependimento se aproxima.
Muitos judeus tradicionais e ortodoxos e ultra-ortodoxos fazem ‘batismos’ especiais (Hebraico, Tevilá ou Mikveh), simbolizando a pureza destes dias.
Desde que o tema em Rosh Hashaná é arrependimento, a observação do feriado traz uma característica especial, já quando se sugere a esperança por causa do perdão de D-us.
1°Tessalonicenses 4.16-18 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com (Terua) alarido, e com voz de arcanjo, e com o Shofar de D-us; e os que morreram no Messias ressuscitarão primeiro... o toque do shofar. Referências similares ao shofar como sinal do "rapto" podem ser achadas em outros lugares do Novo Testamento (ver I Co 15.50 e 58 e Apocalipse 4.1).
Mateus 24.31 - E ele enviará os seus anjos com grande som (Tekia Gedolá) de Shofar, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Rosh Hashaná o que significa? Literalmente “Cabeça do ano”, pois assim como a cabeça direciona cada membro do corpo, também a energia e as resoluções de Rosh Hashana direcionam todos os dias do ano. Inicia-se o ano ao anoitecer, o que quer dizer que há muito tempo atrás quando D-us
criou Adão e deste ato nasceu o Rosh Hashaná que é uma época em que o judeu deve procurar a D-us com mais força ainda. Se crermos no Mashiach Yeshua - fomos “inscritos” no “Livro da Vida”. Segundo a tradição judaica, Durante os dez dias que estão entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, os Livros são abertos e são selados em Yom Kipur. Inclusive o Livro da Vida. Através do arrependimento, da oração e do cumprimento dos mandamentos da Torah, podemos merecer as bênçãos de D'us para saúde, bem-estar e prosperidade para o ano que se inicia.

Rosh Hashaná é conhecida por mais 03 (três) nomes:

· YOM HAZIKARON dia da lembrança de que seremos julgados e devemos nos arrepender; A literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal.

· YOM TERUÁ dia do toque do shofar;

· YOM HADIN dia do julgamento.

Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento
Este dia sagrado se celebra no 1º dia de TISHREI, entre setembro e outubro.
No livro de Levítico está escrito que no 1º dia do 2º mês, se guarde um dia de repouso anunciado pelo toque do shofar.
Este dia conhecido como o ano novo judaico, é o primeiro dos dez dias de arrependimento, um período de autocrítica que termina com Yom Kipur.
O dia do julgamento, de acordo com a Torah, é somente um dia, no tempo dos profetas foi incrementado mais um dia.
Habitualmente na tarde antes de Rosh Hoshaná, a cerimônia especial chamada Tashlich. Fazemos uma oração diante de um lago ou rio ou mar, água onde há peixe e lançamos pedras simbolizando os nossos pecados.
Miquéias 7.19 - Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas das águas. A idéia dos dias de reverência é uma oportunidade especial que o Divino Criador nos concede para nos arrependermos de nossos maus atos e nos acercarmos a ele para pedir-lhe um julgamento favorável.
Em geral é considerado o dia em que o Criador julga individualmente os homens e seus atos, o julgamento tratará de tudo que acontecerá no ano que começa.
O julgamento é uma necessidade do homem para balançar os seus atos e sua conduta.
Desta maneira, ao refletir poderá corrigir os seus atos, seu caminho de vida, modificando-os para o bem.
Neste dia desempenha em papel importante o shofar, cujo som é considerado desde os primórdios um chamado ao arrependimentoTeshuvá, anunciando que os YAMIM NORAIM (DIAS TEMÍVEIS – ROSH HASHANA E YOM KIPUR).
É parte integrante do serviço religioso de Rosh Hashaná o som do shofar sendo ouvido mais de 100 (cem) vezes durante a cerimônia do dia.
Rosh Hashaná é também considerado como o aniversário da criação do Universo, particularmente no dia quando foram criados ADÃO E EVA (Por isso se considera apropriado o homem ser julgado no dia em que foi criado).
Também é o dia do sacrifício de Isaque, quando a demonstração suprema de fé de Abraão, ante o pedido de sacrificar o seu filho, e com a sua obediência, vinculou o povo judeu ao Eterno.
Rosh Hashana é um dia “temível”, mas também festivo devido que o povo judeu tem a convicção de que HASHEM (D-us) na sua infinita misericórdia o perdoará.
Mas não numa falsa convicção de que estamos corretos. Mas muito pelo contrário sabemos que a nossa dívida com o Eterno é grande e por tudo que por Dele recebemos e por nada ou tão pouco que retribuímos, pediremos a Ele neste momento de graça que nos conceda uma nova chance.

O Shofar

É uma Mitzvá (Mandamento) de D-us na Torá ‘escutar o toque do Shofar’ neste dia.
Quando for tocado precisamos ter a intenção de escutar para cumprir a Mitzvá e deve inspirar em nosso coração o desejo de fazer TESHUVA.(arrependimento sincero)
O Shofar como se sabe é um instrumento musical feito de chifre de carneiro (o qual precisa ter sido abatido ritualmente, de preferência deve se utilizar um chifre curvo (simbolizando a nossa submissão ao criador).
ROSH HASHANÁ 5772 ou, o dia em que a humanidade foi beijada
pelo Rabino Ítalo-Brasileiro Pietro Nardella-Dellova da Sinagoga Scuola, Beith Midrash -SPe o homem foi feito alma vivente (Bereshit - Genesis, Torá)
Neste dia 28 de setembro/11, após o entardecer, as mesas postas com toalhas perfumadas, adornadas de pães e pratos especiais, doces, vinho, maçã e mel. A luz da vela, acesa por uma mulher consciente de seu papel no processo de humanização, iluminando os rostinhos das crianças ávidas pela doçura de uma vida plena e as faces dos anciãos marcadas de uma esperança que se renova a cada ciclo. Todos cantam, todos se abraçam no abraço humano, feito de calor e amizade, força e vida e todos ouvem o gemido do Shofar. É Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5770!

Mas, ainda que comemorado apenas entre nós judeus, não é apenas uma Festa Judaica. É uma Festa da humanidade! Uma Festa em que se comemora o dia em que a Alma do Universo olhou um estranho ser na terra, nas regiões horizontais, nos vazios mesopotâmicos, um ser apavorado com os ruídos bestiais e com a escuridão noturna, escondido nos buracos em que se protegia dos uivos macabros, da densidade e das sombras, e o tomou pela mão...

Neste dia, a Ruach haElohim (o elemento feminino do Eterno) o tomou pela mão e o colocou em pé, olhou nos seus olhos esbugalhados, nos seus lábios cortados e aproximou-se dele, beijando-o nas faces e soprando sobre ele aquele fogo de vida. E, assim, do encontro dessas forças da “Creação” com o estranho ser, e do beijo e do perfume do vento, surgiu Adam, a Humanidade, feita de pó e sangue, de fogo e vida, de medo e coragem, de fome e inteligência. Desse encontro surgiu “ish-ishá”, a Humanidade com suas faces masculina e feminina, com a força e com a poesia, com a guerra e com a música.

E seus olhos se abriram para enxergar, e seus ouvidos para escutar e, erguendo-se, forte e vertical, suplantou o medo, venceu as bestas, transpôs obstáculos e foi dando nomes para tudo, porque tudo era seu. E cavou buracos no chão para dominar a semente. Ali estava ela, a Humanidade, criadora da beleza, porque são os olhos dela que criam a beleza. Ali estava ela, criando parâmetros de convivência, porque ela cria o Direito.

E o homem (ish) e a mulher (ishá) desta Humanidade se olharam e inventaram brincadeiras, e descobriram que seus corpos se cobriam com um tecido finíssimo de pele humana, capaz de responder ao toque, ao beijo, ao sopro. E eles se olharam e viram que suas pupilas se dilatavam quanto mais se olhavam e que seus lábios se abriam quanto mais se tocavam. E a mulher (ishá) tomou o homem (ish) pela mão e, cantando, o ensinou a ser gente, o ensinou a descobrir segredos, a experimentar, a se mover. Agora ele era Adam (terra e sangue). E ele, o homem, abriu a sua boca para criar poesia intensa, chamando-a Havá (mãe da vida).

Foi o primeiro Rosh Hashaná, o dia em que a Humanidade começou a ser a imagem e a semelhança do Eterno e, desde então, o homem deixou de rosnar para cantar. Desde então, ele deixou de fugir para enfrentar. Ele deixou de se esconder para dominar. E trocou a cópula, instintiva, pelas expressões de amor e ternura, e deixou de cobrir a mulher para envolvê-la num manto de intensidade, fogo e vida. Foi em Rosh Hashaná que a humanidade se espelhou no Eterno!
Shaná Tová (Feliz Ano Novo)!
Maçã Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos:"Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá".
"Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce ".

Chalot (PÃES)As chalot (PÃES) servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos. Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez do sal habitual, em todas as refeições desde Rosh Hashaná até ao sétimo dia de Sucot.

MelO valor numérico da palavra "
Dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai Misericordioso): assim o mel representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada pela Sua compaixão.

Frutas e alimentos especiaisÉ costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.
Na segunda noite de Rosh Hashaná, imediatamente após o kidush, costuma-se ingerir uma fruta nova, a primeira vez que
Alho-porro"Yehi Ratson milefanêcha sheyicaretu oyvêcha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser a Tua vontade que sejam exterminados os Teus inimigos e os Teus oponentes e todos aqueles que querem o nosso mal".

TâmaraCostuma-se ingeri-la para que acabem os nossos inimigos (em hebraico, yitámu, parecido com tamar).
"Yehi Ratson milefanêcha sheyitámu oyvecha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser a Tua vontade que sejam consumidos os Teus inimigos e os Teus oponentes e todos aqueles que querem o nosso mal".

RomãCostuma-se ingerir em sinal para que aumentem os nossos méritos como os caroços da romã. Há uma explicação que a romã possui 613 caroços - o número das mitsvot da Torá.
"Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu carimon".
"Possa ser a Tua vontade que os nossos méritos cresçam em número como [as sementes] da romã".

2 comentários:

  1. Quero um favor de vocês.
    Quero informações sobre a divisão do Cânon dentro dos vários grupos judaicos.
    O que eu quero é isso, me perdoe se existe a baixo alguma informação errada:
    Os judeus “fariseus” tem um Cânon igual ao das igrejas “protestantes.
    Os judeus samaritanos têm um Cânon contendo apenas o Pentateuco (apenas os cinco primeiros)
    Os judeus do norte da África têm um Cânon igual da igreja católica, com alguns acréscimos de outros livros.
    Por gentileza me repassem essas informações, ou algum material que tenha essas informações, pois preciso um documento o mais completo possível, sobre o Cânon aceito por cada grupo. E se especificar os livros exatos, melhor ainda. Se tiver documentação sobre a formação do cano judaico, será bem vido também.
    Sei que estou sendo muito abusado em pedir isso, mas não sei onde encontrar essas informações, ao passo que acredito que vocês possam me passar um material criterioso e serio.
    Obrigado pela atenção, e já agradecendo de antemão o favor.
    Jorge Luis.
    Jorgelgl_-jorgelgl@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Jorge Luis, segue o link para a publicação sobre a formação do canôn: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/10/controversia-sobre-o-canon-das-sagradas.html
    Se tiver algum pormenor que o senhor queira uma melhor explanãção, pode ficar a vontade para colocar.

    Shalom

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor