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Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Shaná Tová - Feliz Ano de 5772

Rosh Hashaná
Festa das Trombetas (Shofarim)
ראש השנה

ANO 5772

DIA 28/09 quarta ao entardecer e dia 29/09/11 quinta

E falou ADONAY a Moisés, dizendo: Fala aos filhos de Israel, dizendo:

No 7° Mês, no 1° dia do mês, tereis descanso (Shabat), ritual com som de Shofar, santa convocação é. Nenhum trabalho servil fareis... (shabat - dia de descanso). (Levitico 23.23-25)

O Messias ben David (filho de Davi), Elias e Zorobabel, paz sobre eles, virão sobre o Monte das Oliveiras. E o Messias ordenará Elias no toque do shofar. A luz dos seis dias da criação retornarão e serão vistas, a luz da lua será como a luz do sol, e D-us enviará completa cura sobre o Israel, ainda doente. O segundo toque que Elias dará fará os mortos ressuscitarem. Eles sairão das sepulturas e cada um reconhecerá seu companheiro, e também seu marido e esposa, pai e filho, irmão e irmã. E virão ao Messias dos quatro cantos da terra, do leste e do oeste, do norte e do sul. Os filhos de Israel voarão nas asas das águias e virão para o Messias...” ( Midrash Rabbah - Ma’ase Daniel como citado em Patai, pg. 143).

O mês de Tishrei é o sétimo mês no calendário judaico, isto pode parecer estranho, pois Rosh Hashaná é no 1° dia de Tishrei. Conhecido como Ano Novo Judaico LITURGICO & CIVIL- Pois ano bíblico só começa na primavera do dia 15 do mês de Nissan (Êxodos 12.2).

De acordo com a tradição judaica, Adam (Adão) e Chava (Eva) foram criados no primeiro dia do mês de Tishrei, que foi o sexto dia da Criação, e é a partir deste mês que o ciclo anual se inicia. Por isso, Rosh Hashaná é celebrado nesta época.

A contagem do ano, tal como estaremos no ano 5771, pode ser deste a época de Noé ou de Abraão, não se sabe quando se começou a contar.

A comemoração é efetuada durante os dois primeiros dias de Tishrei conforme o costume pós-exílico para se garantir a comemoração no dia correto nas comunidades da Diáspora. A celebração começa ao anoitecer na véspera com o toque do shofar. Pois este é o mandamento de D-us; tocar o shofar neste dia! O toque do shofar, a “trombeta” mencionada nos textos bíblicos

Mateus 24.31 - E ele enviará os seus anjos com grande som (Tekia Gedolá) de Shofar, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

O shofar é tocado na sinagoga com quatro diferentes notas: tekia (som pequeno), shevarim (som pausado), teruah (som de alarme) e tekia gedohah (o grande som).
Nas sinagogas o shofar, um chifre de carneiro, é tocado para alertar ao fiel que a hora do arrependimento se aproxima.
Muitos judeus tradicionais e ortodoxos e ultra-ortodoxos fazem ‘batismos’ especiais (Hebraico, Tevilá ou Mikveh), simbolizando a pureza destes dias.
Desde que o tema em Rosh Hashaná é arrependimento, a observação do feriado traz uma característica especial, já quando se sugere a esperança por causa do perdão de D-us.
1°Tessalonicenses 4.16-18 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com (Terua) alarido, e com voz de arcanjo, e com o Shofar de D-us; e os que morreram no Messias ressuscitarão primeiro... o toque do shofar. Referências similares ao shofar como sinal do "rapto" podem ser achadas em outros lugares do Novo Testamento (ver I Co 15.50 e 58 e Apocalipse 4.1).
Mateus 24.31 - E ele enviará os seus anjos com grande som (Tekia Gedolá) de Shofar, os quais ajuntarão os seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.

Rosh Hashaná o que significa? Literalmente “Cabeça do ano”, pois assim como a cabeça direciona cada membro do corpo, também a energia e as resoluções de Rosh Hashana direcionam todos os dias do ano. Inicia-se o ano ao anoitecer, o que quer dizer que há muito tempo atrás quando D-us
criou Adão e deste ato nasceu o Rosh Hashaná que é uma época em que o judeu deve procurar a D-us com mais força ainda. Se crermos no Mashiach Yeshua - fomos “inscritos” no “Livro da Vida”. Segundo a tradição judaica, Durante os dez dias que estão entre Rosh Hashaná e Yom Kipur, os Livros são abertos e são selados em Yom Kipur. Inclusive o Livro da Vida. Através do arrependimento, da oração e do cumprimento dos mandamentos da Torah, podemos merecer as bênçãos de D'us para saúde, bem-estar e prosperidade para o ano que se inicia.

Rosh Hashaná é conhecida por mais 03 (três) nomes:

· YOM HAZIKARON dia da lembrança de que seremos julgados e devemos nos arrepender; A literatura rabínica diz que foi neste dia que Adão e Eva foram criados e neste mesmo dia incorreram em erro ao tomar da árvore da ciência do bem e do mal.

· YOM TERUÁ dia do toque do shofar;

· YOM HADIN dia do julgamento.

Também teria sido neste dia que Caim teria matado seu irmão Abel. Por isto considera-se este dia como Dia de Julgamento
Este dia sagrado se celebra no 1º dia de TISHREI, entre setembro e outubro.
No livro de Levítico está escrito que no 1º dia do 2º mês, se guarde um dia de repouso anunciado pelo toque do shofar.
Este dia conhecido como o ano novo judaico, é o primeiro dos dez dias de arrependimento, um período de autocrítica que termina com Yom Kipur.
O dia do julgamento, de acordo com a Torah, é somente um dia, no tempo dos profetas foi incrementado mais um dia.
Habitualmente na tarde antes de Rosh Hoshaná, a cerimônia especial chamada Tashlich. Fazemos uma oração diante de um lago ou rio ou mar, água onde há peixe e lançamos pedras simbolizando os nossos pecados.
Miquéias 7.19 - Tornará a apiedar-se de nós; sujeitará as nossas iniqüidades, e tu lançarás todos os seus pecados nas profundezas das águas. A idéia dos dias de reverência é uma oportunidade especial que o Divino Criador nos concede para nos arrependermos de nossos maus atos e nos acercarmos a ele para pedir-lhe um julgamento favorável.
Em geral é considerado o dia em que o Criador julga individualmente os homens e seus atos, o julgamento tratará de tudo que acontecerá no ano que começa.
O julgamento é uma necessidade do homem para balançar os seus atos e sua conduta.
Desta maneira, ao refletir poderá corrigir os seus atos, seu caminho de vida, modificando-os para o bem.
Neste dia desempenha em papel importante o shofar, cujo som é considerado desde os primórdios um chamado ao arrependimentoTeshuvá, anunciando que os YAMIM NORAIM (DIAS TEMÍVEIS – ROSH HASHANA E YOM KIPUR).
É parte integrante do serviço religioso de Rosh Hashaná o som do shofar sendo ouvido mais de 100 (cem) vezes durante a cerimônia do dia.
Rosh Hashaná é também considerado como o aniversário da criação do Universo, particularmente no dia quando foram criados ADÃO E EVA (Por isso se considera apropriado o homem ser julgado no dia em que foi criado).
Também é o dia do sacrifício de Isaque, quando a demonstração suprema de fé de Abraão, ante o pedido de sacrificar o seu filho, e com a sua obediência, vinculou o povo judeu ao Eterno.
Rosh Hashana é um dia “temível”, mas também festivo devido que o povo judeu tem a convicção de que HASHEM (D-us) na sua infinita misericórdia o perdoará.
Mas não numa falsa convicção de que estamos corretos. Mas muito pelo contrário sabemos que a nossa dívida com o Eterno é grande e por tudo que por Dele recebemos e por nada ou tão pouco que retribuímos, pediremos a Ele neste momento de graça que nos conceda uma nova chance.

O Shofar

É uma Mitzvá (Mandamento) de D-us na Torá ‘escutar o toque do Shofar’ neste dia.
Quando for tocado precisamos ter a intenção de escutar para cumprir a Mitzvá e deve inspirar em nosso coração o desejo de fazer TESHUVA.(arrependimento sincero)
O Shofar como se sabe é um instrumento musical feito de chifre de carneiro (o qual precisa ter sido abatido ritualmente, de preferência deve se utilizar um chifre curvo (simbolizando a nossa submissão ao criador).
ROSH HASHANÁ 5772 ou, o dia em que a humanidade foi beijada
pelo Rabino Ítalo-Brasileiro Pietro Nardella-Dellova da Sinagoga Scuola, Beith Midrash -SPe o homem foi feito alma vivente (Bereshit - Genesis, Torá)
Neste dia 28 de setembro/11, após o entardecer, as mesas postas com toalhas perfumadas, adornadas de pães e pratos especiais, doces, vinho, maçã e mel. A luz da vela, acesa por uma mulher consciente de seu papel no processo de humanização, iluminando os rostinhos das crianças ávidas pela doçura de uma vida plena e as faces dos anciãos marcadas de uma esperança que se renova a cada ciclo. Todos cantam, todos se abraçam no abraço humano, feito de calor e amizade, força e vida e todos ouvem o gemido do Shofar. É Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico de 5770!

Mas, ainda que comemorado apenas entre nós judeus, não é apenas uma Festa Judaica. É uma Festa da humanidade! Uma Festa em que se comemora o dia em que a Alma do Universo olhou um estranho ser na terra, nas regiões horizontais, nos vazios mesopotâmicos, um ser apavorado com os ruídos bestiais e com a escuridão noturna, escondido nos buracos em que se protegia dos uivos macabros, da densidade e das sombras, e o tomou pela mão...

Neste dia, a Ruach haElohim (o elemento feminino do Eterno) o tomou pela mão e o colocou em pé, olhou nos seus olhos esbugalhados, nos seus lábios cortados e aproximou-se dele, beijando-o nas faces e soprando sobre ele aquele fogo de vida. E, assim, do encontro dessas forças da “Creação” com o estranho ser, e do beijo e do perfume do vento, surgiu Adam, a Humanidade, feita de pó e sangue, de fogo e vida, de medo e coragem, de fome e inteligência. Desse encontro surgiu “ish-ishá”, a Humanidade com suas faces masculina e feminina, com a força e com a poesia, com a guerra e com a música.

E seus olhos se abriram para enxergar, e seus ouvidos para escutar e, erguendo-se, forte e vertical, suplantou o medo, venceu as bestas, transpôs obstáculos e foi dando nomes para tudo, porque tudo era seu. E cavou buracos no chão para dominar a semente. Ali estava ela, a Humanidade, criadora da beleza, porque são os olhos dela que criam a beleza. Ali estava ela, criando parâmetros de convivência, porque ela cria o Direito.

E o homem (ish) e a mulher (ishá) desta Humanidade se olharam e inventaram brincadeiras, e descobriram que seus corpos se cobriam com um tecido finíssimo de pele humana, capaz de responder ao toque, ao beijo, ao sopro. E eles se olharam e viram que suas pupilas se dilatavam quanto mais se olhavam e que seus lábios se abriam quanto mais se tocavam. E a mulher (ishá) tomou o homem (ish) pela mão e, cantando, o ensinou a ser gente, o ensinou a descobrir segredos, a experimentar, a se mover. Agora ele era Adam (terra e sangue). E ele, o homem, abriu a sua boca para criar poesia intensa, chamando-a Havá (mãe da vida).

Foi o primeiro Rosh Hashaná, o dia em que a Humanidade começou a ser a imagem e a semelhança do Eterno e, desde então, o homem deixou de rosnar para cantar. Desde então, ele deixou de fugir para enfrentar. Ele deixou de se esconder para dominar. E trocou a cópula, instintiva, pelas expressões de amor e ternura, e deixou de cobrir a mulher para envolvê-la num manto de intensidade, fogo e vida. Foi em Rosh Hashaná que a humanidade se espelhou no Eterno!
Shaná Tová (Feliz Ano Novo)!
Maçã Mergulhamos uma fatia de maçã doce no mel, recitamos a bênção da fruta (Borê Peri Haêts) e falamos:"Yehi ratson milefanêcha shetechedêsh alênu shaná tová umetucá".
"Possa ser Tua vontade renovar para nós um ano bom e doce ".

Chalot (PÃES)As chalot (PÃES) servidas em Rosh Hashaná são redondas, símbolo de continuidade e eternidade, como o círculo que não tem começo nem fim; sem ângulos, nem arestas, um pedido para um ano sem conflitos. Costuma-se mergulhar o pão no mel em vez do sal habitual, em todas as refeições desde Rosh Hashaná até ao sétimo dia de Sucot.

MelO valor numérico da palavra "
Dvash" (mel) equivale ao valor de "Av Ha'Rachamim" (Pai Misericordioso): assim o mel representa a esperança de que a sentença decretada pelo Supremo Juiz seja amenizada pela Sua compaixão.

Frutas e alimentos especiaisÉ costume comer carne e vinho doce ou qualquer bebida doce nesta refeição, para ter um ano farto e doce.
Na segunda noite de Rosh Hashaná, imediatamente após o kidush, costuma-se ingerir uma fruta nova, a primeira vez que
Alho-porro"Yehi Ratson milefanêcha sheyicaretu oyvêcha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser a Tua vontade que sejam exterminados os Teus inimigos e os Teus oponentes e todos aqueles que querem o nosso mal".

TâmaraCostuma-se ingeri-la para que acabem os nossos inimigos (em hebraico, yitámu, parecido com tamar).
"Yehi Ratson milefanêcha sheyitámu oyvecha vessoneêcha, vechol mevacshê raatênu".
"Possa ser a Tua vontade que sejam consumidos os Teus inimigos e os Teus oponentes e todos aqueles que querem o nosso mal".

RomãCostuma-se ingerir em sinal para que aumentem os nossos méritos como os caroços da romã. Há uma explicação que a romã possui 613 caroços - o número das mitsvot da Torá.
"Yehi Ratson milefanêcha sheyirbu zechuyotênu carimon".
"Possa ser a Tua vontade que os nossos méritos cresçam em número como [as sementes] da romã".

Um comentário:

  1. Jorge Luis, segue o link para a publicação sobre a formação do canôn: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/10/controversia-sobre-o-canon-das-sagradas.html
    Se tiver algum pormenor que o senhor queira uma melhor explanãção, pode ficar a vontade para colocar.

    Shalom

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