שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sábado, 5 de novembro de 2011

Comunicado aos leitores e caro amigos seguidores do Blog



Caros amigos, depois de muita correria no trabalho e em casa conseguimos colocar tudo em seu devido lugar, e sendo que nas próximas semanas estarei no gozo de minha férias, comunico a todos vocês que estarei a disposição novamente para estarmos conversando e estudando juntos sobre os assuntos Bíblicos ou que nos engrandeçam em nossa caminhada de vida ou que causam problemas de interpretação que geram aparentes contradições.

Fiquem a vontade para comentários, questionamentos e argumentações sempre pautados prioritariamente na Bíblia e sempre com linguagem respeitosa e cordialidade com todos os participantes.

Agradecemos desde a já a participação de todos e vão com calma para que possamos pegar o ritmo novamente.

Fiquem todos sob as bênçãos do Eterno e a Shalom que emana de Yeshua HaMashiach.


Metushelach Ben Levy

23 comentários:

  1. Metushelach,

    Estou precisando de um artigo com contextos históricos, judaicos e Bíblicos sobre a história do sábado e a sua transição no mundo para o domingo, sendo mais específico, provas de que Deus nunca aboliu ou substituiu o sábado pelo domingo e os nomes dos responsáveis pela oficialização do domingo como dia de culto a Deus.

    Peço isso a vc, pois confio em suas analogias por serem fidedignas as sagradas escrituras.

    E também pq hj encontramos uma gama de blogs e sites cada um com uma informação diferente e conflitantes uns com os outros sobre o assunto.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Metushelach,

    Como tem passado?

    Gostaria de merecer sua atenção sobre 2 passagens bíblicas um pouco obscuras para alguns e que tem me causado algum transtorno:

    1 - Seria a respeito da almas debaixo do altar em apocalipse como evidencia de que alma tem conciencia (fato que a Biblia fala o oposto), chegando ao limite de me dizerem que com Deus esta sentado no seu trono e a terra é assoalho de seus pés, entao Ele seria gigante e daí as almas caberiam debaixo dele. Como entender essa passagem de apocalipse de forma profética sem criar um espiritismo dentro da Bíblia?

    2 - O dia do Senhor de apocalipse (Kurios) qual a traduçao correta desse texto usado pelos dominguistas para atestar o domingo com dia a ser santificado?

    Que bom que o blog voltou com força total.

    Vc tem ajudado muita gente com esse blog.

    Fique na graça.

    ResponderExcluir
  3. Samuel Alves,

    Este assunto é muito importante, e por demandar exatidão nas informações vou ter que revisar os meus livros sobre a História Eclesiástica e os Pais da Igreja, e com as idéias refrescadas vou tentar fazer um artigo detalhado sobre o assunto.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  4. Metushelach,
    Tenho um parente que trata sua mulher de forma extremamente machista e se utiliza da Bíblia para justificar sua conduta, como entender essas passagens que ele usa para submete-la ao seu comando:

    A mulher não pode falar em público? 1 Tim. 2:8-15; 1 Cor. 14:34

    A submissão da mulher ao marido – Efésios 5:22

    Grato.

    ResponderExcluir
  5. Certamente sei que esse artigo formulado por vc será uma referência sobre o assunto, que de certa forma gera bastante dúvidas e especulações teológicas e históricas.

    Agradeço antecipadamente e estarei aguardando.

    ResponderExcluir
  6. Zergon,

    Tudo na Shalom do Senhor, e com você? E como vai a produção de argumentos para aquelas famosa lista? Peço ao Eterno, Bendito seja Ele, que lhe ilumine para que você possa criar alicerces firmes em sua caminhada, para que ninguém possa lhe derrubar.

    Quanto a suas questões, como sempre indo direto ao ponto em textos mal interpretados.

    Vamos a primeira questão que se encontra como segue em Apocalipse 6.9-10 “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de D-us e por amor do testemunho que deram. 10 E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?”

    Primeiramente temos que ter em mente o contexto do capítulo 6 que trata da visão de Yochanan (João) a cerca da abertura dos seis selos iniciais pelo próprio Cordeiro, e dos acontecimentos desencadeados a cada abertura, vemos que Yochanan usa de linguagem figurada ou alegórica em grande parte deste capítulo, não que isso desmereça qualquer figura alegórica utilizada, mas temos que nos atentar para o fato de que ele se utiliza de figuras muito conhecidas aos ouvintes principalmente aos judeus, pois Yochanan praticamente resume as passagens proféticas a cerca do fins dos tempos, constantes nos Livros dos Profetas principalmente os de Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel e Zacarias; Sendo assim ninguém melhor para compreender o que Yochanan está dizendo senão aqueles que tinham disponíveis e em seus poder os Rolos dos Profetas, eu ressalto isso não para exaltar qualquer “etnolatria” mas para mostrar que se não houver o mínimo de contextualização Bíblica de modo judaico de se interpretar o “Novo Testamento” e principalmente o livro de Apocalipse, a leitura se tornará muito difícil beirando a ficção.
    Voltando ao capítulo 6 de Apocalipse, (que em muito me faz lembrar a iminência do julgamento Divino pelos dez dias temíveis até cominar no Yom Kippur conforme Levítico 16), vemos várias figuras alegóricas de princípios literais como por exemplo a cor de cada cavalo (uma lembrança da Profecia dada a Zacarias em Zc. 1:8-11; 6:1-8), o objeto em posse de cada cavaleiro, e até mesmo alguns dizeres proferidos como no verso 6 que fala da escassez de alimentos, ou no verso 8 que vemos que o inferno e a sepultura seguiam o cavaleiro, quando lemos tal verso entendemos o sentido intrínseco de o cavaleiro ser seguido pela morte e pela sepultura, pois se tentarmos entender literalmente o que se relata, ficaria estranho, pois teríamos que criar na mente a figura de um cova rasa com um lápide em cima seguindo o cavaleiro ou até mesmo a figura lúdica da morte como uma caveira vestida de preto com uma foice na mão a correr atrás do cavalo amarelo, mas sabemos que não é isso que o relato representa, sendo assim, por que ler literalmente o verso 9 e 10 que relata as almas debaixo do altar??? Sinto que isso se deve a tendenciosidade de fazer a Bíblia dizer o que não diz.

    ResponderExcluir
  7. ....Continuando...
    O que estes versos querem dizer é que o sangue dos justos que morreram como mártires, isto é, dando testemunho da Palavra de D-us, aqui abro um parênteses para melhor compreender o sentido de mártir que em muito difere do sentido Islâmico da palavra, o termo em grego para testemunho aqui utilizado é μαρτυρίαν “marturian” e é do desenvolvimento etimológico deste termo que vem o sentido de mártir, sendo assim o sangue vertido por estes mártires clama por justiça assim como o sangue de Abel clamou à D-us em Gênesis 4:10 e vemos que mesmo depois de morto as suas obras de fidelidade continuavam a falar conforme Hebreus 11:4, com base neste entendimento é que concluímos que assim como não era a alma penada de Abel que clamava a D-us e nem o seu sangue adquiriu literalmente boca e cordas vocais para falar, mas sim as suas obras em confiança e fidelidade (Emuná = Fé) à D-us que faziam eco na história pelo Testemunho Divino acerca delas, assim também as obras em fidelidade à D-us, dos mártires da tribulação é que clamavam por justiça e não vingança sobre aqueles que os mataram, vemos também este clamor figurado em Lucas 18:7-8 e também a figura do sangue que clama em Salmos 79:10.
    Notemos que no verso 11 as tais almas recebem vestiduras brancas, e é estranho imaginar que se fossem almas na concepção ocidental como o Gasparzinho, o que elas fariam com roupas brancas literais, pois estas almas não tem mais um corpo de carne e sangue para se vestirem, outro ponto interessante se entendido de forma literal é o de ser pedido para que elas esperem um pouco mais até que o número determinado de justo morram para que D-us comece o julgamento, imagine se tal altar fosse literal e tivesse abaixo dele um monte de fantasminhas clamando literalmente por vingança, e a cada justo morto na terra, teria que se explicar novamente a cada nova alma para que elas aguardem um pouquinho mais pela vingança, e é por tais empecilhos de compreensão literal que não devemos tomar tal texto de forma literal geral, mas sim aprendermos a decodificar as alegorias recheadas de princípios literais a serem contextualizados.
    Mas para não ficar alguma dúvida sobre o verso 11, as vestes brancas são honras e Testemunho Divino diante das hostes celestiais de que aquele que morrer em favor da causa do Reino de D-us terá um galardão no dia da Ressurreição, e a visão do clamor das almas e a necessidade de espera pela manifestação da justiça de D-us apenas relatam e confirmam a Soberania do Plano estabelecido desde a fundação do Mundo e também a Onisciência daquele que por saber o fim desde o princípio, conforta aqueles que Nele esperam e confiam.

    Espero ter ajudado neste ponto 1.

    ResponderExcluir
  8. Zergon,

    Quanto ao segundo ponto se trata de Apocalipse 1:10 que em grego não tem segredo como segue: ἐγενόμην ἐν πνεύματι ἐν τῇ κυριακῇ ἡμέρᾳ καὶ ἤκουσα ὀπίσω μου φωνὴν μεγάλην ὡς σάλπιγγος “egenomēn en pneumati en tē kuriakē ēmera kai ēkousa opisō mou phōnēn megalēn ōs salpingos” - “Fui levado em espírito ao dia do SENHOR, e ouvi detrás de mim voz grandiosa, como de shofar(Trombeta)”.

    O problema corrente da má interpretação se deve a locução “en tē kuriakē ēmera”, que quer dizer “no dia do Senhor” ou “ao dia do Senhor”, sendo que a contextualização é o melhor caminho para se decidir se Yochanan (João) está falando que ele foi levado num dia semanal ou à um determinado dia que profeticamente é chamado de o “DIA DO SENHOR”.
    Eu como judeu poderia ser tendencioso e dizer que Yochanan está falando do Shabat pois em toda a Bíblia o único dia semanal chamado de Dia do Senhor é o Shabat, tanto que Yeshua disse que ele mesmo é o Senhor do Shabat e não do domingo, mas sejamos sinceros, será que Yochanan em meio ao exílio na Ilha de Patmos iria dar um dado tão supérfluo de que dia da semana ele estaria tento a visão? Acho que o intuído dele era mais profundo; o intuído dele ao meu ver segundo o contexto, foi de dizer que ele foi levado em espírito á vislumbrar o “Grande e Terrível Dia do SENHOR” que segundo inúmeras passagens proféticas se refere ao dia que o SENHOR começará o julgamento da Terra antes mesmo do arrebatamento e da Implantação do Reino Messiânico por Yeshua.
    Vemos no contexto, diversos elementos que profeticamente estão ligados ao “Grande e Terrível Dia do SENHOR”, como a menção do shofar, a descrição do Filho do Homem como em sua forma Final e Eterna com roupas de Realeza e etc....
    E por tudo o que Yochanan relata nesse Livro podemos ver que tudo faz referência ao que antes fora profetizado pelos santos Profetas do Senhor e intrinsecamente ligado ao derradeiro “Grande e Terrível Dia do SENHOR” conforme podemos comprovar pelas seguintes passagens que citam o dia de julgamento pela alcunha de “O DIA DO SENHOR” : Ez. 7:19; 13:5, Jl. 1:15; 2:1,11,31; 3:15, Am. 5:18,20; 8:9, Ob. 1:15, Sf. 1:7, 14-18, Zc. 14:1 e Ml. 4:5 e mesmo no “Novo Testamento” tem referências a este dia como em Atos 2:20, I Cor. 5:5, I Tes. 5:2-4, II Tes. 2:2 e II Pe. 2:10.

    ResponderExcluir
  9. Teófilo,

    A quanto tempo, espero que esteja tudo sob a Shalom que emana do Mashiach Yeshua.

    Quanto aos textos propostos, o maior problema é o mau uso de cognatos para traduzir certos termos do grego, para tanto vou tentar traduzir linearmente os termos e depois explicar o que o mau uso de certos termos causaram nas sentenças.

    1 Timóteo 2:8-15 8Βούλομαι οὖν προσεύχεσθαι τοὺς ἄνδρας ἐν παντὶ τόπῳ ἐπαίροντας ὁσίους χεῖρας χωρὶς ὀργῆς καὶ διαλογισμῶν. 9Ὡσαύτως γυναῖκας ἐν καταστολῇ κοσμίῳ μετὰ αἰδοῦς καὶ σωφροσύνης κοσμεῖν ἑαυτάς, μὴ ἐν πλέγμασιν καὶ χρυσίῳ ἢ μαργαρίταις ἢ ἱματισμῷ πολυτελεῖ, 10ἀλλ’ ὁ πρέπει γυναιξὶν ἐπαγγελλομέναις θεοσέβειαν δι’ ἔργων ἀγαθῶν. 11γυνὴ ἐν ἡσυχίᾳ μανθανέτω ἐν πάσῃ ὑποταγῇ· 12διδάσκειν δὲ γυναικὶ οὐκ ἐπιτρέπω οὐδὲ αὐθεντεῖν ἀνδρός, ἀλλ’ εἶναι ἐν ἡσυχίᾳ. 13Ἀδὰμ γὰρ πρῶτος ἐπλάσθη, εἴτα Ἕυα. 14καὶ Ἀδὰμ οὐκ ἠπατήθη, ἡ δὲ γυνὴ ἐξαπατηθεῖσα ἐν παραβάσει γέγονεν· 15σωθήσεται δὲ διὰ τῆς τεκνογονίας, ἐὰν μείνωσιν ἐν πίστει καὶ ἀγάπῃ καὶ ἁγιασμῷ μετὰ σωφροσύνης.

    Tradução interlinear de minha autoria.

    1 Timóteo2:8 Desejo, portanto, que o homens orem acerca de todas as ocasiões, com suas mãos levantada em reverência, sem ira e dissensão. 9 De igual maneira, que as mulheres, em traje decente, se ataviem com modéstia e bom senso, não com cabelos trançados e com ouro, ou pérolas, ou vestuário caros, 10 porém com o que é adequado às mulheres que professam reverência à D-us por meio de suas boas obras.
    11 A mulher com tranqüilidade seja discipulada acerca de toda a obediência. 12 Discípular (homens) porém à mulher não é dada permissão assim como ter autoridade (eclesiástica) sobre homens, mas (mulheres) se mantenham com tranqüilidade (quanto a este assunto). 13 Adão primeiro foi formado depois Eva. 14 E Adão não foi iludido, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. 15 Não obstante, ela será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé, e amor, e santificação, com auto-domínio.

    Reparamos que o texto melhor traduzido perde o caráter machista que o mau uso de termos e a má disposição dos elementos na construção da frase causam.

    O verso 11 foco dos problemas, nesta correta abordagem fica muito mais condizente com o aspecto disciplinar de Shaul (Paulo) e mantém uma seqüência lógica de admoestações do bloco deste capítulo.
    O verso 12 deixa claro a situação corrente da forma de se portar das mulheres tanto em referência a séculos de historia nas sinagogas como nas incipientes congregações gentílicas, vemos que a mulher não está vedada de falar nas reuniões, mas elas não podem ser Mestras no tocante a ter discípulos homens, mas podem no entanto ser Mestras de outras mulheres e de seus filhos bem como de menores sob sua responsabilidade, o cargo de líder sinagogal ou congregacional também não lhe é permitido pela questão da Hierarquia Divina estabelecida como dita no verso 13 pela criação primeiro do homem e depois da mulher, e Shaul ainda admoestas a mulheres para que elas não percam a calma ou se revoltem contra este sistema divinamente estabelecido mas que se mantenham tranqüilas, e é este termo que foi mal traduzido por “quietas“, ou “em silêncio” que causam o problema de machismo, pois o termo em grego ἡσυχίᾳ “ēsuchia” tanto por ser traduzido como silêncio mas no sentido de não se haver discussão ou como eu prefiro com tranqüilidade de ânimos.
    Portanto as mulheres devem ter tranqüilidade de ânimo para aprender a obediência tanto a D-us como ao representante de D-us que no caso das casadas é o seu marido, e não querer ir além do que é determinado divinamente querendo discípular homens ou dirigir congregações, sendo que no verso 15 Shaul mostra a importância da missão de ser mãe e ensinar aos filhos os caminhos retos do Senhor, mostrando que tanto a mulher como o homem tem diante de D-us, importantes papeis na educação das gerações futuras.
    Espero ter ajudado, e quanto aos outros textos vou analisá-los para melhor explaná-los.

    ResponderExcluir
  10. Metushelach,

    Perfeito sua explicação, vc me fez ver de uma forma bem diferente com as ligações de tradução onde realmente eu aprendi e já tenho impresso para ajudar aos meus amigos e irmãos a compreender também esse tema um pouco confuso.

    Quanto aos pontos estou meio perdido e não progredi muito, pois nem de longe consigo analizar como vc, mas não desisti, ainda!

    Obrigado meu nobre amigo.

    Fique na Graça.

    ResponderExcluir
  11. Obrigado por essa parte, sem dúvida a sua tradução dispensa qualquer conceito machista muito utilizado nos meios pentecostais hoje para tentar excluir totalmente a mulher da igreja.

    Vou colocar essa tradução em prática e tentar quebrar paradigmas de um machismo exacerbado por conta de alguns falsos mestres por aí.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  12. Tenho lido algumas literaturas sobre os dominguistas e anti-semitas que tentam impor uma visão distorcida a favor do domingo e contra o sabado, e baseado nisso achei essa tabela onde tentam colocar todos menos o 4º mandamento como validados no Novo Testamento, espero que essa tabela ajude a vc a mostrar a verdade sobre o assunto:

    1. " Não terás outros deuses diante de mim" (Ex 20.3).
    1. "...vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra..." (At 14.15).

    2. "Não farás para ti imagem de escultura" (Êx 20.4).
    2. "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos" (Jo 5.21).

    3. "Não tomaras o nome do Senhor teu Deus em vão" (Ex 20.7).
    3. "... não jureis nem pelo Céu, nem pela terra" (Tg 5.12).

    4. "Lembra-te do dia do sába¬do, para o santifícar" (Ex 20.8).
    4. (Não há este mandamento no Novo Testamento)

    5. "Honra a teu pai e a tua mãe" (Êx 20.12).
    5. "Filhos, obedecei a vossos pais" (Ef 6.1).

    6. "Não matarás" (Êx 20.13).
    6. "Não matarás" (Rm 13.9).

    7. "Não adulterarás" (Êx 20.14).
    7. "Não adulterarás" (Rm 13.9).

    8. "Não furtarás" (Êx 20.15).
    8. "Não furtarás" (Rm 13.9).

    9. "Não dirás falso testemunho" (Êx 20.16).
    9. "Não mintais uns aos outros" (Cl 3.9).

    10. "Não cobiçarás" (Êx 20.17).
    10. "Não cobiçarás" (Rm 13.9).

    O Novo Testamento repete pelo menos:

    • 50 vezes o dever de adorar somente a Deus;
    • 12 vezes a advertência contra a idolatria;
    • 4 vezes a advertência para não tomar o nome do Senhor em
    vão;
    • 6 vezes a advertência contra o homicídio;
    • 12 vezes a advertência contra o adultério;
    • 6 vezes a advertência contra o furto;
    • 4 vezes a advertência contra o falso testemunho;
    • 9 vezes a advertência contra a cobiça.
    Em nenhum lugar do Novo Testamento, no entanto, é encon¬trado o mandamento de guardar o sábado.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  13. Quero deixar claro que sou EX-dominguista por causa do blog e acredito no sábado como dia de descanço instituído por Deus, porém me faltam argumentos contra os dominguistas.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  14. Metushelach,

    Como podemos entender melhor sobre o acontencimento sobrenatural, qd na ocasiao da morte de Cristo, os tumulos se abriram e várias pessoas ressucitaram.

    1 - Qual o propósito dessa ressurreiçao em massa.

    2 - Esses ressucitados estavam conscientes ou vagavam como "zumbis".

    3 - O que aconteceu com eles após esse fato? Viveram e morreram posteriomente tendo assim uma segunda chance ou voltaram a morrer?

    4 - É possivel usar Ef 4:8 para apoiar que esses ressucitados foram para o céu junto com Cristo e portanto são os primeiros salvos?

    Obrigado.

    Fique na Graça.

    ResponderExcluir
  15. Zergon,

    A passagem em apreço é a seguinte Mateus 27.51-52 “51 Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; 52 abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram;
    53 e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Yeshua, entraram na cidade santa e apareceram a muitos. 54 O centurião e os que com ele guardavam a Yeshua, vendo o terremoto e tudo o que se passava, ficaram possuídos de grande temor e disseram: Verdadeiramente este era Filho de D-us.”

    1.R) Tal acontecimento ao meu ver tem dois propósitos práticos, o primeiro é o que notamos no próprio contexto da passagem que é o de Testemunhar sobre quem é Yeshua, a saber, como o próprio Centurião e os seus proclamaram: Verdadeiramente este era Filho de D-us, mesmo que o acontecido tenha se dado após a ressurreição de Yeshua, mas a correlação dos fatos miraculosos desde a escuridão do verso 45, o véu se rasgando do alto a baixo para indicar que não foi de baixo a alto como se tivesse o homem feito tal, o terremoto e por fim a abertura dos túmulos e posterior ressurreição dos justos, tudo isso vem Testemunha a grandiosidade da vida e morte daquele que se entregou sem pecado.
    Vemos que todos estes acontecimentos são como uma espécie de prévia do DIA DO SENHOR, o dia do Juízo de D-us sobre toda a Terra, e assim como no monte da transfiguração o futuro foi antecipado aos olhos de Pedro, Tiago e João assim também aconteceu neste episódio aos moradores de Jerusalém, mostrando que as profecias acerca da ressurreição dos mortos principalmente não são lendas ou algo impossível para D-us mas algo palpável de acordo com os vaticínios dos santos profetas como em Isaias 26:19, Ezequiel 37 e Daniel 12:2.
    Outro ponto a se considerar seria o de D-us mostrar com tal acontecimento que Yeshua tomou a chave do poder da morte cfe. Ap. 1:18, tanto que os mortos se levantaram apenas após a ressurreição de Yeshua sendo ele portanto a premissa dos que dormem conforme I Cor. 15:20.

    2.R) Tais justos ressurretos estavam conscientes assim como Lázaro ficou após ressurreto em João 11:1-45, ou como a menina ressurreta de Marcos 5:35-43, ou como o filho da viúva de Zarefate ressuscitado por meio de Elias em I Reis 17:17-24.

    3.R) Não temos relatos além do que se tem nesta passagem, mas com certeza tais justos ressurretos não anteciparam o dia da Ressurreição Final pois isso iria contra ao contexto bíblico e profético, tomemos como exemplo o que aconteceu com Lázaro que foi ressurreto para a glória de D-us, mas como todo homem passou pela morte, e segundo a tradição viveu muito após ser ressuscitado por Yeshua uma vida de abundancia, mas morreu novamente.

    4.R) Impossível usar o Texto de Efésios 4 para supor qualquer coisa do gênero, mas pegue a explanação daqueles pontos mais precisamente o ponto 7 que fala do “levou cativo o cativeiro” e você entenderá o porquê de ser inviável tal suposição.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  16. Metushelach,

    Estou com uma grande dúvida genealógica do Novo Testamento:

    Li o seguinte:

    José, foi traído por Maria? (Absurdo)

    Pois quem é esse Alfeu, pai de Tiago e Judas (irmão de Jesus)Lc 6:16, At 1:13, Jd 1:1, Mt 13:55 e pai de Mateus Mc 2:14, Mt 10:3?

    Fique na Graça.

    ResponderExcluir
  17. Zergon,

    Nomes iguais não querem dizer que sejam a mesma pessoa.
    Os irmãos de Yeshua conforme Mateus 13:55 não são contados entre os doze discípulos, os dois Judas e os dois Tiagos entre os doze são filhos de outros conforme vemos em suas descrições.
    Os irmãos de Yeshua são os escritores das Cartas de Tiago e de Judas conforme a tradição histórica, e outro fato óbvio é que os doze com excessão de João foram todos mortos bem antes das datações mais remotas das Epístolas.
    Outro ponto tambem é que o lider da Igreja em Jerusalém é Tiago irmão de Yeshua cfe Gl. 1:19 e 2:9, e não algum dos Tiagos entre os 12, pois os mesmos haviam morrido tragicamente alguns anos antes.
    E o tal de Alfeu pai de Levi(Mateus) por não constar nenhum relato de Levi ser irmão de algum dos outros onze discipulos, pode ser considerado um segundo Alfeu, o que não é dificil por ser um nome comum no primeiro século.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  18. Metushelach,

    Um pastor de uma dessas igrejinhas de garagem discidentes da Assembleia, chegou a discutir de forma a mostrar em uma Bíblia de estudos muito antiga que nao consegui identificar que José nunca foi pai de Jesus, mas amigados(Jose e Maria) pq Maria teria tido os seus filhos com esse Alfeu, e o pior no comentario de rodapé da já desgastada bíblia estava lá afirmando que Jesus nao seria da linhagem de Davi e que Maria era cadada com Alfeu.

    Para eu nao piorar a ignorancia do pastor em questao, pedi a ele um tempo para eu consultar um amigo intelectual e estudioso (vc) para me salvar dessa sinuca.

    Sem querer abusar de sua sempre boa vontade em me ajudar, teria como vc postar para mim os essas passagens citadas em hebraico e grego para eu montar uma tese e tirar as vendas desse pobre pastor que com certeza deve disseminar essas heresias em sua igreginha? Digo um estudo linguistico como ja costumeiro do blog, sem deixar margem de contraposição a esse comentarista que nem sei quem foi dessa Bíblia.

    Conto com vc, pois sei com que estou lidando e sei que por ser ele ( o pastor ) um senhor de idoso, ele só vai acreditar se eu mostrar provas linguisticas detalhadas.

    Fique na Graça.

    ResponderExcluir
  19. Muito obrigado por aceitar minhas propostas de análises, sem dúvida minha vida religiosa se divide antes e depois desse blog.

    Que o Senhor te abençõe sempre e guarde e o faça continuar a tirar o véu da ignorancia de tantos por aí que só fazem confundir ao inves de esclarecer na Bíblia como vc.

    Obrigao meu amigo.

    ResponderExcluir
  20. Zergon,

    Pode contar conosco sim, mas como tal interpretação do assunto é tão inusitada, vou precisar achar um jeito para abordar o tema de uma forma a não restar dúvidas sobre o assunto sendo assim vai demorar um pouco, além de ter acabado as minhas férias, mas não se preocupe logo postarei algo.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  21. Caro Metushelach,

    Estava eu fazendo um estudo sobre a imortalidade ou mortalidade da alma e me deparei com um fato que eu gostaria muito do seu posicionamento quanto a Ec 9:5 paralelo a Ec 9:6,10; 12:7; Lc 20:37,38 e tambem uma análise judaica sobre se há ou não conciencia, sala de espera, purgatório, resumindo a alma é mortal , imortal ou dorme o sono iconciente, usando como texto base a "parábola do rico e do Lázaro".

    Shalom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elvis,

      Eu antigamente defendia com unhas e dentes que ao morrer a alma fica em estado de sono, assim como um Software não deixa de existir quando o hardware deixa de funcionar ou quando não se tem eletricidade, a alma também não deixa de existir mas fica em estado de inoperância, e eu sempre usava a fórmula comum da criação: Pó da Terra (Hardware) + Sopro de vida (Eletricidade e Bios) = Alma Vivente (Software Operacionável) e na fórmula inversa Alma vivente - Sopro de Vida = Pó da Terra.
      Mas de um tempo para cá eu tive assim como no caso da matemática escatológica um apaziguamento dado pelo Espírito Santo para não ir além do que a Bíblia diz, sendo assim não podemos afirma categoricamente nada pois a Bíblia não tem um texto que afirme com todas as letras de forma incontestável o que acontece com as partes incorpóreas do homem após a morte.
      Mas para não te deixar sem um caminho a se pensar, eu vou tentar resumir de forma humana e sem inspiração divina o que eu intelectualmente articulava através de um leitura geral das Escrituras.

      Primeiro uma ordem divina de ser levada em consideração neste tema, vejamos Gênesis 2:17 “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Vemos que o primeiro casal comeu e não morreu, então D-us mentiu? Não, a morte viria fisicamente mais tarde e passaria como herança a todo ser humano, mas naquele momento a desobediência causou o afastamento de D-us, sendo Ele a fonte de vida, este afastamento causou digamos assim a morte espiritual do homem.
      Vemos também que D-us restringe o acesso à Árvore da Vida, para que o homem não se torne eterno, mostrando que o homem ao menos até aqui nunca foi eterno, conforme vemos em Gn. 3:22b “... assim, que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente.” e em Gn. 3:24 “D-us expulsou o homem e no lado leste do jardim pôs os Keruvim e uma espada de fogo que dava voltas em todas as direções. D-us fez isso para que ninguém chegasse perto da árvore da vida.”
      E tal Árvore da Vida somente estará disponível novamente após a ressurreição no Reino Eternal conforme podemos ver Apocalipse 2:7; 22:2,14 e 19.

      Agora vamos à algumas perguntas retóricas que eu sempre fazia para refletir sobre o tema:
      Se as pessoas ao morrerem fossem para o céu ou para o inferno, que necessidade haveria de Yeshua em sua volta ressuscitá-las , se os salvos já estão no céu?
      Não é estranho que Yeshua envio-os do céu “'em espírito” ou alma penada para a sepultura para depois ter de ressuscita-los. Como harmonizar a doutrina da ressurreição com a tal imortalidade da alma?

      Como crer que os que morrem salvos vão para o céu se em Hebreus 11:39-40 os heróis da fé ainda não obtiveram a concretização da promessa, pois D-us não quer que sem nós eles sejam aperfeiçoados?

      Se somos imortais, porque devemos ainda “buscar a imortalidade e a incorruptibilidade”? conforme Romanos 2:6-7 “que retribuirá a cada um segundo o seu procedimento: a vida eterna aos que, perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade.” Se devemos buscar, é porque não a temos.

      Porque Yeshua diz ser a morte um sono? (João 11:11-14)

      Porque Yeshua disse, após Sua ressurreição, que durante a morte “ainda não tinha subido para o Pai” conforme João 20:17?

      Como harmonizar a doutrina da imortalidade da alma com o texto de Mateus 16:27, no qual diz que “a recompensa será dada quando Yeshua voltar”? Se estivessem os mortos no céu ou no inferno, já teriam recebido a recompensa... ou será que já estar no paraíso já não é uma recompensa em contraste a estar num lugar de pranto e ranger de dentes?

      Yeshua disse em João 11:25: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; Ele não disse: “... ainda que morra, vive...ou ainda que morra está vivo em espírito”. “Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle. Veja João 5:28-29”.

      Excluir
    2. Caro Metushelach,

      Simples e objetivo, não é preciso afirmar que alma é mortal, pois tais retóricas deixam bem claro esse fato, lógico, que dado a sua devida proporção de não falar o que Bíblia nao diz, apenas organizar o pensamento dentro dessa linha de raciocínio.

      E como voce disse “Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle. Veja João 5:28-29” acho que ficou bem claro.

      Levemos em consideração ainda que quando estamos vivos e dormindo, não podemos fazer nenhuma atividade laboral, ou seja, dormindo eu nao posso fazer uma corrida, ler um livro ou dirigir um carro, pois ficamos em um estado de inconciencia momentanea, e quando Jesus diz que Lazado dorme, creio que foi isso que ele tentou passar, caso contrario a ressurreiçao nao seria ressurreiçao, como propriamente dito.

      Acho que é isso.

      Shalom.

      Excluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor