שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 22 de maio de 2011

Zacarias 8:23, uma pequena explanação!

Este texto é produto da resposta à um pergunta feita por um seguidor do Blog o caro Marcelo, sendo uma pequena explanação sobre uma profecia do Livro de Zacarias.

Zacarias 8:23 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que D-us está convosco."
Tsitsit - franjas afixadas no Talit
Quanto ao texto de Zacarias 8:23, podemos comentar que a passagem retrata um período profético do Reinado Messiânico onde o papel de primogênito de muitos irmãos dado ao povo Judeu é verificada, sendo que tal analogia se comprova  em algumas palavras de Shaul (Paulo) como em Romanos 9:4-5 “São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;deles são os patriarcas, e também deles descende o Mashiach, segundo a carne, o qual é sobre todos, Bendito seja D-us para todo o sempre. Amen!” Neste período Messiânico, Yeshua estará na Terra com toda a autoridade dada por D-us à ele, para ser o Governante que Representa D-us na Terra,  descurtinando o verdadeiro siginificado do nome profético Emmanuel, a saber D-us no meio de nós, não que Yeshua seja D-us mas sim que representa fidedignamente à D-us na Terra.
Os Judeus são, conforme a Palavra, os que receberam a incumbência de seres guardiões dos oráculos de D-us, e na Era Messiânica, novamente eles terão preeminência no ensino acerca de D-us, por isso todos os homens de coração contrito e voltados para D-us irão honrar o chamado do Povo Judeu, os considerando como aqueles que podem guia-los no Caminho para ascensão espiritual até Jerusalém. E este prestigio e honra ao povo Judeu fica caracterizado pelo “ato” de os homens das nações pegarem nas orlas das vestes de um Judeu; Este simples ato significa mais do que parece pois tocar nas orlas (בכנף “Bichinaf”) das vestes de um Judeu, mas precisamente onde se encontra os Tsitsiot, isto é, as franjas afixadas na veste, significa que a pessoa que toca tem respeito e admiração pela pessoa tocada no que se refere a sua obediência e zelo aos mandamentos dados por D-us. Este reverência está ligada a entendimento da seguinte passagem: Números 15:37-41 “ E falou o SENHOR a Moshe (Moisés), dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nas bordas das suas vestes façam franjas, pelas suas gerações; e nas franjas das bordas porão um cordão azul. E nas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os façais; e não seguireis após o vosso coração, nem após os vossos olhos, após os quais andais adulterando. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os façais, e santos sejais a vosso D-us. Eu sou o SENHOR, vosso D-us, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por D-us; eu sou o SENHOR, vosso D-us.”
Vemos esta reverência e honra dispensada à Yeshua, sendo ele considerado pelos demais como uma pessoa zelosa e obediente aos mandamentos de D-us e tal atitude é explicitada no ato de tocar no Tsitsit (Franjas) das vestes de Yeshua nas seguintes passagens do Evangelho de Mateus a primeira no capítulo 9 verso 20 "E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla (Tsitsit) da veste;" e a outra no capítulo 14 verso 36 "e lhe rogavam que ao menos pudessem tocar na orla (Tsitsit) da sua veste. E todos os que tocaram ficaram sãos."

Na Septuaginta o termo grego κρασπέδου “kraspedon” tem o mesmo significado de Tsitsit no Hebraico, ambos se referindo às franjas nos quatro cantos da veste de um Judeu.
video
Nesta dramatização vemos a mulher do fluxo de sangue tocar no Tsitsit de Yeshua, e ser curada.

Por Metushelahc Ben Levy

10 comentários:

  1. obrigado pelo texto. foi de grande valia para meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Anõnimo,

    Bendito seja o Senhor, por ter podido lhe ajudar.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto.
    Todo aquele que deseja conhecer a bíblia, deveria conhecer também o cristianismo primitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anõnimo,

      Agradecemos a sua participação.
      Desculpe corrigi-lo, o que se falta conhecer não é o cristianismo primitivo por não haver muitos relatos além dos Bíblicos, mas sim conhecer o judaismo que basea e nortea tal cristianismo primitivo, o judaismo bíblico que além dos relatos Bíblicos há inumeras fontes para se consultar bem como um acervo arqueológico e histórico muito bem preservado e ao alcance de muitos.

      Shalom

      Excluir
  4. GOSTEI TAMBEM DA EXPLICAÇÃO, E TENHO CERTEZA QUE A RESTAURAÇÃO VIRÁ PELOS JUDEOS, POIS É IMPUSSIVEL O CRISTIANISMO SER DO AGRADO DO ETERNO.
    sABEMOS QUE TEM PESSOAS AMOROSAS QUE PROCURAM A VERDADE, E TENHO FÉ QUE O ETERNO RESGATARÁ OS SINCEROS QUE BUSCAM ELE DE TODO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
  5. gostaria muito de saber o significado do nome levy (com y ),quando fui registra-lo nao percebi o y,pois o significado (levi) e diferente vc poderia me ajudar nesta dúvida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome לוי "Levy" deriva do termo לָוָה "lavah" que significa ligar-se, estar com, unir-se, e vemos isso na explicação de Leah em Gênisis 29:34.
      Em português a trasnliteração pode tanto ser como Levi ou Levy não há diferença alguma, pois a letra yud pode tanto ser transliterada para I como para Y, não interferindo no significado.

      Excluir
  6. boa noite para os judeus quem e Jesus? se as escrituras sagradas dizem que ele é Deus por que os judeus não o aceitam como o messias enviado? ficaria agradecido por uma resposta plausível obrigado

    ResponderExcluir
  7. Ouvi hoje uma ministração do Rosh Marcos que dizia de três coisas que não tinham perdão; Idolatria, Transgressões Sexuais e homicídio, então me surgiu a duvida; como então Jesus disse aquele ladrão que ainda naquele dia ele estaria com ele no Reibno fos Céus? ...
    Tenho gostado muito do que tenho aprendido con vcs!
    Desde já obrigado e Shalom

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor