שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 22 de maio de 2011

Zacarias 8:23, uma pequena explanação!

Este texto é produto da resposta à um pergunta feita por um seguidor do Blog o caro Marcelo, sendo uma pequena explanação sobre uma profecia do Livro de Zacarias.

Zacarias 8:23 "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Naquele dia, sucederá que pegarão dez homens, de todas as línguas das nações, pegarão, sim, na orla da veste de um judeu e lhe dirão: Iremos convosco, porque temos ouvido que D-us está convosco."
Tsitsit - franjas afixadas no Talit
Quanto ao texto de Zacarias 8:23, podemos comentar que a passagem retrata um período profético do Reinado Messiânico onde o papel de primogênito de muitos irmãos dado ao povo Judeu é verificada, sendo que tal analogia se comprova  em algumas palavras de Shaul (Paulo) como em Romanos 9:4-5 “São israelitas. Pertence-lhes a adoção e também a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas;deles são os patriarcas, e também deles descende o Mashiach, segundo a carne, o qual é sobre todos, Bendito seja D-us para todo o sempre. Amen!” Neste período Messiânico, Yeshua estará na Terra com toda a autoridade dada por D-us à ele, para ser o Governante que Representa D-us na Terra,  descurtinando o verdadeiro siginificado do nome profético Emmanuel, a saber D-us no meio de nós, não que Yeshua seja D-us mas sim que representa fidedignamente à D-us na Terra.
Os Judeus são, conforme a Palavra, os que receberam a incumbência de seres guardiões dos oráculos de D-us, e na Era Messiânica, novamente eles terão preeminência no ensino acerca de D-us, por isso todos os homens de coração contrito e voltados para D-us irão honrar o chamado do Povo Judeu, os considerando como aqueles que podem guia-los no Caminho para ascensão espiritual até Jerusalém. E este prestigio e honra ao povo Judeu fica caracterizado pelo “ato” de os homens das nações pegarem nas orlas das vestes de um Judeu; Este simples ato significa mais do que parece pois tocar nas orlas (בכנף “Bichinaf”) das vestes de um Judeu, mas precisamente onde se encontra os Tsitsiot, isto é, as franjas afixadas na veste, significa que a pessoa que toca tem respeito e admiração pela pessoa tocada no que se refere a sua obediência e zelo aos mandamentos dados por D-us. Este reverência está ligada a entendimento da seguinte passagem: Números 15:37-41 “ E falou o SENHOR a Moshe (Moisés), dizendo: Fala aos filhos de Israel e dize-lhes que nas bordas das suas vestes façam franjas, pelas suas gerações; e nas franjas das bordas porão um cordão azul. E nas franjas vos estará, para que o vejais, e vos lembreis de todos os mandamentos do SENHOR, e os façais; e não seguireis após o vosso coração, nem após os vossos olhos, após os quais andais adulterando. Para que vos lembreis de todos os meus mandamentos, e os façais, e santos sejais a vosso D-us. Eu sou o SENHOR, vosso D-us, que vos tirei da terra do Egito, para vos ser por D-us; eu sou o SENHOR, vosso D-us.”
Vemos esta reverência e honra dispensada à Yeshua, sendo ele considerado pelos demais como uma pessoa zelosa e obediente aos mandamentos de D-us e tal atitude é explicitada no ato de tocar no Tsitsit (Franjas) das vestes de Yeshua nas seguintes passagens do Evangelho de Mateus a primeira no capítulo 9 verso 20 "E eis que uma mulher, que durante doze anos vinha padecendo de uma hemorragia, veio por trás dele e lhe tocou na orla (Tsitsit) da veste;" e a outra no capítulo 14 verso 36 "e lhe rogavam que ao menos pudessem tocar na orla (Tsitsit) da sua veste. E todos os que tocaram ficaram sãos."

Na Septuaginta o termo grego κρασπέδου “kraspedon” tem o mesmo significado de Tsitsit no Hebraico, ambos se referindo às franjas nos quatro cantos da veste de um Judeu.
Nesta dramatização vemos a mulher do fluxo de sangue tocar no Tsitsit de Yeshua, e ser curada.

Por Metushelahc Ben Levy

26 comentários:

  1. obrigado pelo texto. foi de grande valia para meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Anõnimo,

    Bendito seja o Senhor, por ter podido lhe ajudar.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto.
    Todo aquele que deseja conhecer a bíblia, deveria conhecer também o cristianismo primitivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anõnimo,

      Agradecemos a sua participação.
      Desculpe corrigi-lo, o que se falta conhecer não é o cristianismo primitivo por não haver muitos relatos além dos Bíblicos, mas sim conhecer o judaismo que basea e nortea tal cristianismo primitivo, o judaismo bíblico que além dos relatos Bíblicos há inumeras fontes para se consultar bem como um acervo arqueológico e histórico muito bem preservado e ao alcance de muitos.

      Shalom

      Excluir
    2. Amigo, não existe o cristianismo primitivo..... aí aí viu.... existe o povo do Criador desde a linhagem dos semitas

      Excluir
    3. ora o que era o Cristianismo Primitivo, não mais que Judeus e gentios que foram alcançados, pela graça e pelo evangelho pregado, tanto que a base da pregação do evangelho da igreja primitiva era a septuaginta, ou seja a Escritura Sagrada Judaica da época, pois é ela que fala da vinda do Messias... de Genesis a Malaquias o Messias é mostrado.

      Excluir
  4. GOSTEI TAMBEM DA EXPLICAÇÃO, E TENHO CERTEZA QUE A RESTAURAÇÃO VIRÁ PELOS JUDEOS, POIS É IMPUSSIVEL O CRISTIANISMO SER DO AGRADO DO ETERNO.
    sABEMOS QUE TEM PESSOAS AMOROSAS QUE PROCURAM A VERDADE, E TENHO FÉ QUE O ETERNO RESGATARÁ OS SINCEROS QUE BUSCAM ELE DE TODO CORAÇÃO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se não houver arrependomento de pecadoos não há salvação. Aquele que crer o for batizado será salvo mas quem não crer já é condenado. Salvação só em Jesus Cristo. Ele disse: Ninguém vem ao pai se não for por mim. Ele nos concedeu a mesma fé que uma vez foi fada ao santos, para que, por ela crermos que Jesus é o único pastor, verdadeiro sumo sacerdote, salvador e remidor dos nossos pecados.

      Excluir
  5. gostaria muito de saber o significado do nome levy (com y ),quando fui registra-lo nao percebi o y,pois o significado (levi) e diferente vc poderia me ajudar nesta dúvida..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O nome לוי "Levy" deriva do termo לָוָה "lavah" que significa ligar-se, estar com, unir-se, e vemos isso na explicação de Leah em Gênisis 29:34.
      Em português a trasnliteração pode tanto ser como Levi ou Levy não há diferença alguma, pois a letra yud pode tanto ser transliterada para I como para Y, não interferindo no significado.

      Excluir
    2. E quem sao os dez homens dessa passagem ?

      Excluir
    3. Tem algum judeu, ai me abençoe.
      Ore por mim preciso de ajuda.
      Bruno Rogério da s.v

      Excluir
  6. boa noite para os judeus quem e Jesus? se as escrituras sagradas dizem que ele é Deus por que os judeus não o aceitam como o messias enviado? ficaria agradecido por uma resposta plausível obrigado

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. amigo a pergunta é: biblicamente o que você acha da trindade que é uma das doutrinas bases do Cristianismo? Será que tem fundamento segundo o que você vê nas escrituras? desculpa até ter perguntado por aqui, é porque estava estudando o livro de Zacarias e acabei vendo essa breve explanação do versículo em questão.

    ResponderExcluir
  9. shalom;hashem abençoe a todos,descobrir este blog agora e estou gostando, baruch hashem

    ResponderExcluir
  10. shalom achi poderia da um estudos sobre a bezera vermelha que suas cinzas purifica a nação de israel

    ResponderExcluir
  11. Jesus nunca foi messias ! Reinou onde? Onde foi seu reinado ! Ele reina só na cabeça da filosofia romana ! Não tem nada aver com o Messias judeu que virá!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. interessante que o Altíssimo está em silência com o povo Judeu desde Malaquias, o Messias veio e não o reconheceram e ainda esperam a vinda dele.. me explica então pq do nada o Altíssimo parou de enviar seus profetas ao povo Judeu ? já são mais de 2400 anos sem um único profeta em Israel, já que os Judeus nem consideram a Yeshua como profeta.. você que ainda espera o Messias tem uma explicação plausível para o silêncio de Deus para com o povo Judeu ?

      Excluir
  12. Glorias a Deus que somos benditos em Jesus o rei dos judeus;tocamos em sua orla por fe e fomos alcançados e temos promessa de uma vida eterna .

    ResponderExcluir
  13. Excelente explicação.fidedigna.shalom

    ResponderExcluir
  14. Slalom e dez homens não foi comentado em Zacarias 8.23 ???

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor