שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 11 de setembro de 2011

Para quem acha que a Lei Alimentar de Levítico 11 e Deuteronômio 14 foi abolida no "Novo Testamento", segue explanação dos textos usados de forma incorreta para se embasar tal erro. Parte 2

Parte 2
Comer sem lavar as Mãos! Análise de Mateus 15.


O QUE FAZ MAL? – O QUE ENTRA OU O QUE SAI DA BOCA DO HOMEM?

Cuidado! Não faça experiência para comprovar.

“Mas o que sai da boca procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.” Mateus 15:18-20
Caro Leitor Observou o detalhe? – Lavar as mãos!


NUNCA ESQUEÇA:D-us fez nosso corpo perfeito para nele morar. I Cor. 3: 16. Disse-me alguém enfaticamente: “Eu como caranguejo, siri, lagosta, camarão, peixe de couro, enfim, tudo que Moisés proibiu, porque quem autorizou a comer, não foi o homem, mas o próprio Yeshua.”
Depois, aquele amigo querido, citou o verso 11 de Mateus 15, que diz: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca isso é o que contamina o homem.”
Este apetite descontrolado está fundamentado em um verso isolado que desfigura o contexto, fato que me proponho dissecar agora, por amor a cada um que se diz verdadeiramente servir ao D-us de Israel, Pai de nosso Senhor Yeshua HaMashiach.

Em primeiro lugar, aquele irmão equivocou-se ao dizer que quem proibiu comer carnes imundas foi Moisés. Não! D-us é quem proibiu em Levítico 11 e reafirmou em Deuteronômio 14. Em segundo lugar, Yeshua é obediente a tudo que D-us estabeleceu, e como tal, se ele ensinasse a desobedecer as regras do Pai, estaria contradizendo tudo o que o Pai disse e se fazendo o menor no Reino dos Céus, conforme Mateus 5.19.

Ouça: “D-us não muda” – Malaquias 3: 6, “Não há sombra nem variação” – Tiago 1: 17 ; “Não fará coisa alguma, sem antes ter revelado o Seu segredo aos Seus servos, os profetas” – Amós 3: 7 “Não alterarei o que saiu dos Meus lábios” – Salmo 89: 34; “A palavra de nosso Deus subsiste eternamente” – Isaías 40: 8

Logicamente, Jesus não poderá contradizer aquilo que foi proferido por D-us, ainda que o homem assim o deseje. Tito 1:2.
Portanto, para entender o que Yeshua quer ensinar neste verso, é preciso ler todo o capítulo 15 de Mateus, senão, você vai capitular e, como os discípulos, ficar boquiaberto. Veja: Mateus 15: 15-16 “E Pedro, tomando a palavra, disse-Lhe: explica-nos esta parábola. Yeshua, porém, disse-lhe: Até vós mesmos estais sem entender?”
Os discípulos ficaram atônitos diante daquilo que eles julgavam uma parábola. Sim, era a única conclusão. Só podia ser uma parábola. Tal conjectura é cabível, pois que a lei dietética de Levítico 11 era sagrada demais para todos os judeus, tanto para os discípulos, como judeus comuns, fariseus, irreligiosos, etc. O estonteamento dos discípulos, por conseguinte é natural, dada a posição em relação às coisas imundas condenadas e proibidas por D-us.
A diferença, porém, é que para a solução do problema e conseqüente esclarecimento, os discípulos foram humildemente suplicar a Yeshua e Ele os atendeu, clareando as nuvens negras que envolveram as palavras divinas: “O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca...”
Hoje, lamentavelmente, percebi em centenas de pessoas com quem estudei a Bíblia que, havendo algo obscuro ou encoberto à primeira vista, ao invés de se ir a Yeshua e com humildade estudar a Palavra, comparando o texto, para se chegar à Verdade que o versículo quer ensinar, simplesmente concordavam com aquilo que, para elas, era mais conveniente. Evidentemente, é muito mais fácil transgredir que sacrificar. Ler que estudar. Consentir que renunciar. Transigir que obedecer. Isso é próprio da natureza humana. Mas... não é o correto!


Com os discípulos foi diferente. Tomados que foram de estupefação tal, pois para eles, apenas ver ou sentir algo imundo lhes causava ojeriza (até de sua sombra corriam), quanto mais a idéia de comer carnes imundas, proibidas por D-us.
Era inconcebível! Por isso rogaram a Yeshua explicar-lhes tal versículo. E isso fez o Mestre, com todo amor.
– Solicitemos agora ao Senhor, que esclareça o assunto para nós.
A epígrafe ou título “A Tradição dos Anciãos” do capítulo 15 de Mateus, não é inspirado (foi acrescido pelo tradutor) como se sabe; porém, é de significado ímpar. Ouça a argüição dos fariseus a Yeshua: Mateus 15: 2 – “Por que transgridem os Teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos quando comem pão.”
Observe que o enredo começa com uma tradição, uma entre as muitas e infindáveis tradições dos judeus religiosos, tinha preeminência aquela de, antes de qualquer refeição, lavar as mãos muitas vezes (Mar. 7:3), como se fora uma cerimônia solene. Aliás, era de fato uma ablução imposta, um cerimonial preceituado. Lavava-se tanto as mãos, não para torná-las limpas, como é normal, antes de qualquer refeição!
Simplesmente era um hábito para satisfazer uma a tradição dos anciãos, doutores da Lei, que faziam uma analogia do ato de se comer com a oficialização de um sacerdote em seus serviços de oferecimento de sacrifício, sendo que o senhor de uma casa era tido como o sacerdote que teria que se purificar antes de oficializar o abate e posterior oferecimento do animal no altar do Senhor, sendo assim a mesa onde se comia era tido como um altar onde tudo teria que representar os ditames dados aos sacerdotes sendo assim crio-se a tradição chamada de Netilat Yadayim que não se tratava simplesmente de lavar-se com sabão e água e limpar-se. Não, não. Havia os movimentos certos que deviam ser feitos, tudo pré determinado, até a quantidade mínima de água era estipulada. Então era preciso derramar um pouco d’água nos dedos e palmas da mão, primeiro uma, depois outra, erguendo a mão o bastante para que a água escorresse pelos punhos, mas não até deste ponto.
Além disto a pessoa tinha de cuidar que a água não escorresse pelas costas da mão. E depois a pessoa deveria esfregar uma mão na outra, indo e vindo, para lá e para cá. Se não houvesse água nenhuma, poderia ser feita uma espécie de lavagem a seco, simplesmente fazendo os movimentos como se com água. E nunca se esquecer de proferir as Bênçãos certas antes depois de cada etapa.



Pois bem, Yeshua e os discípulos, embora primassem pela higiene, não aceitavam nem concordavam com esse ritual demorado e apenas exterior pois sempre era feito para exteriorizar uma psedo-santidade e zelo, que no interior de quem praticava não criava um entendimento correto das ações sendo assim um ato vazio e de certa forma hipócrita.

Então, estudando todo o capítulo 15 de Mateus, depreendemos que aqueles anciãos transgrediam os mandamentos de D-us, mas suas pessoais tradições eram intocáveis, e colocavam-nas em lugar de destaque (Mat. 15:3). Será que hoje ocorre ao contrário? Veja: A voz corrente do moderno cristianismo é adaptar-se ao mundo, fazendo o que a maioria faz, do que ouvir e fazer o que diz a santa Bíblia.
Sei que você , caro leitor, não concorda com isso, certo? Bem, ouça o que Yeshua respondeu àqueles “condutores cegos”:
Mateus 15: 7-8 “Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-Me com os lábios, mas o seu coração está longe de Mim.”
Por conseguinte, o problema suscitado naquela oportunidade não é o da comida em si, mas a maneira de se comer, isso é muito claro. O verso 2 informa cristalinamente que a dificuldade residia em lavar ou NÃO lavar as mãos. Com relação à comida, os próprios fariseus disseram: “comer pão”. Lavar as mãos sete vezes era a tradição. Coisa que Yeshua e os discípulos não abonavam, tanto que comiam sem praticar aquela ablução.

Quanto à comida, era caso encerrado: os judeus possuíam verdadeira idiossincrasia (repulsa em grau máximo) às carnes imundas, proibidas por D-us. E como Yeshua sendo obediente ao Pai, autor da prudente, boa e sábia lei dietética, nada mais fiel aceitar que, sobre aquela mesa cercada de gente para comer, não havia comidas proibidas por D-us.
Isso é tão verdadeiro quanto comprobatório, pois tempos mais tarde após este incidente, Pedro declarou, alto e bom som, muito dramaticamente, quando foi por D-us ordenado a comer alimentos que estavam no lençol de sua visão em Atos 10: 14: “Nunca Senhor, comi coisa comum, ou imunda.” Ora, não estaria Pedro mentindo para D-us agora, se naquele acontecimento com Jesus ou mesmo posteriormente, tivesse comido carnes imundas?
Portanto, está claro que, naquela oportunidade, quando Jesus mencionou o verso que estamos estudando, não havia sobre aquela mesa nenhuma carne proibida por D-us, e muito menos houve autorização para o seu consumo, pois desde este incidente de Mateus 15 até Atos 10, passaram-se algumas décadas e Pedro disse categoricamente, diante do lençol cheio de animais que descia do Céu: “Nunca, Senhor, comi coisa... imunda.”
Bem, é possível que alguém ainda questione esta Verdade, agarrando-se cegamente na declaração de Yeshua em Mateus 15:17: Tudo o que entra pela boca desce para o ventre, e é lançado fora.” Caro leitor, Yeshua sempre Se serviu de parábolas e expressões metafóricas, para ilustrar verdades eternas. Por isso que, relativo a esse verso, não podemos fazer uma aplicação literal, porque o Senhor Yeshua nunca teve tal intenção. Sabe por quê? Porque nem tudo o que entra pela boca vai para o ventre e é lançado fora. Por exemplo: arsênico, formicida, soda cáustica, etc. E... você acha que Yeshua não sabia disso? Não foi por meio dele, sendo ele a Palavra usada por D-us, que fez nosso estômago? (Em sã consciência e usando o bom senso, também ninguém comeria alguma coisa envenenada para pôr à prova este texto. Isto seria tentar ao Senhor, o que é proibido por Ele mesmo).
– Dirá alguém: Yeshua errou? Não Caro Leitor! Mil vezes não! Yeshua jamais erraria. Claro como a luz solar, para os filhos da luz, foi o fato de que Yeshua queria ensinar, com esta ilustração, não a autorização para consumir carnes que D-us proibiu a milênios, mas a verdade de que: Mateus 15: 18-19 “O que sai da boca, procede do coração. E isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.” Yeshua usa o vocábulo “coração” para representar a faculdade que planeja e decide. Na verdade a mente é a sede dos pensamentos e decisões. É aí onde atua o Espírito Santo, e todos os atos e gestos são dirigidos por este comando motor (sensório). Desta maneira, estas “coisas” procedem, não do coração em si, mas, da mente.
O Mestre conhecia aqueles corações farisaicos de sobejo. E era esta relação de impurezas que povoava suas mentes. Acrescente-se a isso a repulsa que mantinham em não aceitar o humilde Nazareno e Seus ensinamentos. Mas, você, Caro Leitor, agora já conhece toda a história deste texto bíblico, e pode compreender com clareza que Yeshua não está liberando o consumo de carnes proibidas por D-us, mas sim que é o “coração” (mente) o centro de tudo, no que tange aos sentimentos e, por isso diz a Bíblia: Provérbios 4: 23 “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida.”

Parte 1

Texto orinalmente publicado por Anselmo Goldman em http://elohimomer.blogspot.com/ e adaptado, acrescido e mexido por Metushelach Ben Levy.

45 comentários:

  1. A carne vai herdar o céu?

    Qual a ligação da carne com o espirito para ele se tornar imundo?

    Me explica At 15?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Que o próprio Deus da paz vos santifique integralmente. Que todo o vosso espírito, alma e corpo sejam mantidos irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."
      1 Tes 5:23

      Atos 15 fala que não foi IMPOSTO aos gentios guardarem os mandamentos da Torah, além dos 4 apostolicamente ordenados. Mas, muito menos foi imposto que as pessoas não guardassem os demais mandamentos. Leia Rm 14, Col 2, e 1 Corintios 5.

      Excluir
    2. Nos dias atuais, ao introduzir qualquer coisa impura no templo do corpo, onde o Espírito de Deus deseja habitar (ver I Coríntios 3:16-17), é ficar aquém do ideal de Deus.
      http://verdadeemfoco.com.br/estudo.php?id=38

      Excluir
  2. Uriel,

    Segundo 1 Coríntios 15:50-54, a carne e o sangue não podem herdar o Reino de D-us, veja que é o Reino de D-us e não o céus, cuidado com este ponto, que poderemos falar mais a diante.
    Mas vemos no decorrer da passagem que o corpo de carne e osso será transformado, não em uma alma penada, etérea, como o Gaspazinho, mas continuaremos sendo de carne e osso mas incorruptíveis e imortais, assim como Yeshua se apresentou após a sua ressurreição com corpo físico dotado de incorruptibilidade mas que mantinha as perfurações nos pulsos tanto que Tomé quis tocá-las para crer, assim como Yeshua também teve fome e comeu peixe e mel conforme Lucas 24:41-42 os ressurretos também o farão.

    Quanto a carne e espírito terem ligação podemos citar que ambos não são mais do homem quando este é regenerado mas sim de D-us para que Ele o use como Templo conforme I Coríntios 6:19-20, sendo assim o homem regenerado é uma unidade e não uma forma dicotomizada de ser, sendo assim tudo que afeta o homem o afeta de forma integral, se não for assim por que Yeshua diria que tem casta de demônios que somente são expulsas com jejum e oração Mateus 17:21, ou David que diz que aflige a alma com jejum conforme Salmos 35.13 “Quanto a mim, porém, estando eles enfermos, as minhas vestes eram pano de saco; eu afligia a minha alma com jejum e em oração me reclinava sobre o peito,” e até mesmo D-us fala que réptil se comido contamina a alma em Levitico 11:44.
    Veja, como pode uma abstinência de alimento para o corpo físico dar efeitos espirituais? Isso somente ocorre pois o corpo e o espírito são uma unidade, sendo assim, o que contamina o corpo contamina o espírito.
    Mesmo Atos 15, por que tem restrições de alimentos como um bom chouriço ou morcilha ou sarapatel? Foi o Espírito Santo que aconselhou para que vos vá bem se vos guardares destas coisas, mas o que tem o pobre do chouriço haver com isso? Te pergunto o que tem haver?

    Após você me responder, poderemos continuar no detalhamento de Atos 15.

    Fique na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  3. hsaushuahsuahs ri muito essa eu não sabia chouriço rsrsrs

    aqui na minha terra tem o nome de Salame (linguiça) alimento tipicamente italiano para o cafe da manhã rsrs

    ainda bem que por natureza não gosto muito desses alimentos so da linguiça rsrsrs
    WIKIPEDIA
    O chouriço é um enchido fumado preparado com carne e gordura de porco, com temperos[1] que variam consoante a região, havendo alguns que têm "Origem Geográfica Protegida"
    Normalmente, a carne e gordura temperadas são introduzidas em tripas finas, que são depois atadas a intervalos de 30–40 cm; estes chouriços são separados e ficam com forma circular. São depois pendurados individualmente no fumeiro, ficando quando prontos com a forma de ferradura. As tripas podem ser naturais ou sintéticas, mas de material de proveniência natural.[2].
    Uma variante do chouriço também pode ser denominada, conforme as regiões, de linguiça.
    Há versões deste alimento que são preparadas com sangue de animais como porcos, como o chouriço de sangue, por vezes chamado "chouriço mouro"[3].

    Bom nesta questão vc tem razão mas quanto a

    E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
    Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
    E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que (((Deus purificou))).

    Ja li teu texto sobre o contexto acima, mas tem certeza absoluta que não se refere também aos animais ????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Torah não foi abolida. Em At 15 é decretado que não seriam IMPOSTOS os mandamentos da Torah aos gentios, além dos 4 que foram apostolicamente ordenados. Mas, muito menos foi imposto que as pessoas não guardassem a Torah, até porque na conjuntura de toda a Palavra de Deus isso seria um absurdo. Leia Slm 119, Slm 1, Jer 31, Ez 36, etc. A visão dada a Pedro não o estava insentando de guardar as leis alimentares ou dizendo que elas eram inúteis, a analogia feita ali era em relação ao centurião que ele encontraria. Havia um desprezo do judeu em relação ao gentio e isso estava contrário a Lei de Deus, afinal o propósito de Israel é ser nação santa e reino de sacerdotes, luz para os gentios e não inimigos deles (Deut 4, Rm 11, Ef 2).

      Excluir
  4. vendo At 15 depois mais adiante em outra carta Rm 14 Paulo fala que tudo que e dado graças e puro e também essa serve para mim se eu comer e vc vê e fica escandalizado rsrsrs devo ter cuidado pois o irmão fraco pode tentar me convencer ou me repreender por não ver utilidade nesse ( ensino ).
    Rm 14
    Porque um crê que de (( tudo se pode comer )), e outro, que é fraco, come legumes.
    O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
    Quem és tu, que julgas o servo alheio? Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
    Um faz diferença entre dia (( sábado )) e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
    Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come<>(acréscimo meu), para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
    Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.

    Pausa...

    Uma vez um amigo me disse o mal esta nos olhos de quem vê. Lembrei agora de Adão e Eva depois que abriram os olhos ficaram com vergonha, mas antes andavam nus não tinham vergonha kkkkkkkkkkkkk ri muito cara alguém deveria escrever as máximas da bíblia ex; como pode um cego guiar outro cego, pois ambos cairão do barranco kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Voltando ao tema poder ou não poder eis a questão?
    E vejamos em Colossenses 2;16-17
    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são("sombras das coisas futuras"), mas o corpo é de Cristo.

    A mim fica claro que Paulo já tinha entendido que comer nada afeta a fé do forte. Além de grande detalhe serem("sombras das coisas futuras").

    Rm 56 d.c
    At 62 d.c nada comprovado mas quase certo.
    Cl 61 d.c

    Pela data das cartas podemos perceber que Paulo já tinha esse entendimento antes de At 15 mas não posso afirmar a data do primeiro consílio talvez vc saiba? Lá estavam reunidos judeus convertidos e gentios convertidos.

    Relembrando o versículo já mencionado acima ninguém voz julgue pelo que comer pois e sombra das coisas futuras.
    Hebreus também cita sombra projetada do corpo de Cristo, e no mesma carta Hb fica claro que Yeshua e o eterno Sumo Sacerdote então e preciso um novo ( ensino ) ver Hb 7;21 de preferencia ler todo capitulo...
    Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.

    ResponderExcluir
  5. Vou ficar aqui o dia todo
    Se vc estiver ai hoje pode ser o dia para terminar essa nossa troca de conhecimento.
    Me explica esse versículo?

    Purificando as vossas almas pelo espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;” 1 Pd 1:22

    Continuando .....

    Achei mais uma sombra, mas acho que essa e para o fim do tempos a ser revelada ....

    Ler João todo o capitulo
    João 1; Verbo = Luz = Palavra
    Jo 1No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
    Gn1 No princípio criou Deus (Elohim ) os céus e a terra.
    A palavra Elohim em Gênesis isso para o leitor significa: Deus, deus,deuses merece mais estudo....
    Gn 1;26 E disse Deus(Elohim): >>Façamos<< o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
    Jo1;2 Ele(<< estava>>) no princípio (com)Deus.
    Jo1;3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
    Jo1;4 Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.
    Jo 1;5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.


    Gênesis >>>> a Luz sai do mundo ( separação )
    Gn 1;3 E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
    Gn 1;4 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus (separação) entre a luz e as trevas.

    João >>>> a luz volta ao mundo
    E o Verbo (se fez carne), e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

    Mistério agora me ajuda ai possível sombra que ira ser revelada na volta do Messias...

    Verbo=Palavra = Jesus
    Luz = Jesus = Deus Pai

    E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que (Deus é luz), e não há nele trevas nenhumas.1 João 1;5

    Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a ((Palavra)), e o Espírito Santo; e estes três são um .>>>(não aceito a trindade, mas aceito como UM Mistério, sombra das coisas futuras). 1 João 5:7

    O que era desde o princípio, o que ouvimos, o que vimos com os nossos olhos, o que temos contemplado, e as nossas mãos tocaram da (Palavra da vida);

    (Porque a vida foi manifestada, e nós a vimos, e testificamos dela, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada);

    Palavra que se fez carne = Jesus;
    3 testificam Deus, Espirito, Palavra
    o Espirito Santo, o Pai e seu filho Jesus sentado a direita...

    Jesus = Filho de Deus não e Deus por que ele fala escuta Ó israel “Nosso” Deus, ele e sujeito a vontade do Pai;

    ResponderExcluir
  6. Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra. João 4:34

    Obra de Jesus = Obra do Pai...
    Palavra de Jesus = Palavra do Pai....

    Jesus esta no Pai e nós em Cristo, pois Cristo vive em mim, eu meu corpo e templo de Deus .... pausa preciso respira... ufa...ao mesmo tempo a uma união e também uma individualidade na qual nós estamos em parte e por Jesus unidos. Que viajem....

    nossas obras = obra de Cristo = obra do Pai

    Se alguém quiser fazer a vontade dele, pela mesma doutrina conhecerá se ela é de Deus, ou se eu falo de mim mesmo.João 7;17

    Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras. João 14:10
    Jesus = obra= palavra=Deus
    Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós. João 14:20

    Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

    Muitos vão achar que o que foi colocado acima não bate com o assunto da comida, mas ai que vem a revelação, se o Ensino(LEI) ainda vale em plenitude, em tudo até o sábado deve ser guardado, e as dietas alimentares também devem ser observadas por que Jesus quebrou o sábado, leia com muita atenção!!!!!
    João 5;16-19
    E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
    E Jesus lhes respondeu:
    ((((Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho ((((( também. ))))
    (Lembremos Obra de Jesus = Obra do Pai.)
    Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
    Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.
    A minha comida e fazer a vontade do Pai kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    E se o sábado e = uma sombra de Jesus a dieta alimentar também veja ....
    Colossenses 2;16-17
    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são("sombras das coisas futuras"), mas o corpo é de Cristo.

    A mim fica claro que Paulo já tinha entendido que comer nada afeta a fé do forte. Além de grande detalhe serem("sombras das coisas futuras").
    Entenda que não nego a utilidade da lei ( ensino ) , mas devemos nos focar no Novo Testamento pois ele tem a nova ensino não anulado mas aperfeiçoado.
    Pois Jesus é o Eterno Sumo Sacerdote e o Novo Testamento e seu ensino que foi inspirado pelo Consolador.
    Agora se realmente guardar o sábado, deixar de comer, além dos outros rudimentos da lei edifica-se o homem por certo ele teria nos exortado e jamais ele teria colocado tais palavras em Colossenses 2;16-17....
    Ariel servo do Senho desejo de minha parte sejas bendito o teu trabalho sobre a palavra de Nosso Único Deus, Pai de Jesus nosso Salvador que a de Julgar os vivos (deleito-sos desse mundo) e os mortos (nos santos que morremos para o pecado)Amém...

    Mas se me provar que o sábado e a carne "imunda" não são sombras de Cristo eu retiro tudo que escrevi.... agora volto a me dedicar ao Amor ao próximo pois esse e o maior mandamento e dele todo (ensino) depende...

    ResponderExcluir
  7. DEUS ABORRECE O SÁBADO, PORQUE ENVOLVE UM PRECEITO CERIMONIAL CARENTE DA VERDADEIRA FÉ.

    Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. (Isaías 1:13-14)

    O SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2:6b)

    E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)

    A LEI (O SÁBADO TAMBÉM) FINDOU COM O MINISTÉRIO DE JOÃO BATISTA.

    A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele. (Lucas 16:16)

    Porque todos os profetas e a lei profetizaram até João. (Mateus 11:13)

    por hoje chega espero ver o sua visão agora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como Deus aborreceria o sábado se ele mesmo o deu?
      At 15 fala que não foi imposto aos gentios guardar os mandamentos da Torah, se não aqueles 4 apostolicamente ordenados. Só que muito menos foi imposto que as pessoas gentias ou judias na carne não guardem os mandamentos. Você está citando coisas fora de contexto dos profetas, retratando a Deus como um caduco. No próprio livro de Isaías que você citou no capítulo seguinte, o 2 fala que a Torah partirá de Jerusalém e a palavra de Deus de Sião.

      Excluir
  8. Uriel,

    Graças a D-us que chega por hoje, pois ta difícil argumentar com alguém sem foco no diálogo, pois você male mal lê o que eu escrevo, entende errado, dai eu explico para você não ficar entendendo errado mas mesmo assim você transverte o que eu digo em erro novamente, um dos pontos não entendido por você é a plenificação do mandamento que EXIGE mais do ser humano do que o senso comum, por isso eu citei o assassinato que para maioria 95 % da população, por senso comum não comete tal pecado, mas quantos não pensa mal do irmão ou se encolerizam contra o próximo, veja como a plenificação da essencial do mandamento de não matar é mais exigente, pois não é a maioria que faz o que se exige por este novo entendimento do mandamento de não matar, entende isso ????? Responda esta quentão com o ponto 1) do lado, já que ta difícil, você se comunicar pontualmente.
    Outro ponto que você riu ignorantemente sobre o que eu quis dizer é sobre o chouriço, morcilha e sarapatel, se você não reparou eu não falei nada de carne de animais imundos, eu falei sim sobra a proibição de Atos 15 de comer carne sufocada e sangue, pois estes três exemplos são feitos de carne sufocada e sangue podendo ser de boi, ovelha e etc... mas como você não entendeu responda com o ponto 2) do lado a seguinte questão: se alimento não interfere na questão espiritual por que da proibição para alimentos em Atos 15??????
    Juntamente com resposta à questão anterior me diga sobre o jejum que Yeshua cita em Mt. 17:21, o por que ele confere poderes ao espírito se é apenas abstinência de alimentos para o corpo físico?????

    Você cita Atos 10 sobre a visão de Pedro, eu publiquei uma texto sobre isso e você não comentou, pois sua pergunta foi Ja li teu texto sobre o contexto acima(Atos 10) , mas tem certeza absoluta que não se refere também aos animais ???? Se eu fiz um artigo contextualizando o Atos 10 inteiro a sua devida motivação por que você ainda assim acha que o lençol zoológico lá tem haver com a alimentação se é claríssimo que tem haver com a questão da pregação do evangelho ao gentios tementes a D-us, e nada no texto e no contexto da capitulo todo e no posterior faz referencia a alimentação. Coloque ponto 3) e diga concordo, ou não concordo e por que não???????

    ResponderExcluir
  9. Uriel, Você usa Romanos 14, como todo cristão desavisado, fora de um contexto usando para aquilo que vocês querem defender, primeiro a questão e Romanos 14 é sobre fracos na fé que para não pecarem adotam uma alimentação VEGETARIANA, isto é, comem legumes verso 2 de Rm. 14, e não vemos nada que se referencie a animais impuros até então, vemos a argumentação de Paulo sobre o se adotar uma alimentação vegetariana ou não, sendo que quem come carne come para D-us, e quem não come carne, comendo apenas legumes o faz para D-us também, tendo ambos segurança em seus próprios ânimos, não especificando que tal atitude seja a ideal mas a usual no momento
    Consideremos a passagem que Paulo diz: “nenhuma coisa é em si imunda” (Rm. 14:14). No entanto, D-us diz: “o porco... esse vos será imundo” (Lv. 11:7).Ora, das duas uma: Ou Paulo não estava falando de animais imundos, e sim de vegetarianismo versus o comer carne - como ele próprio afirma no início do capítulo - ou então teremos que considerar que Paulo foi contra a Palavra de D-us ao negar aquilo que o próprio D-us disse. Lembremo-nos que tanto a própria Torah quanto Yeshua nos advertem de que nada da Torah poderia ser removido(Mateus 5:17-18).
    O mesmo poderia ser dito sobre a questão do “considerar um dia igual a todos”. Se Paulo estava falando de dias que D-us santificou, então ele incorreu no pecado de chamar D-us de mentiroso - imaginem a gravidade disso. Se, todavia, ele falava de costumes e festas que não são mandamentos, então ele nos falava pelo Espírito de Santo sobre não criarmos tradições que apartem irmãos.
    Fora que o termo “imundo” aqui não é compatível com o grego κοινὸν mas deveria ser o termo “comum”, e comum para os judeus tem haver de que forma e por quem o alimento foi preparado e não que tipo de animal foi utilizado. Entendeu ponto 4)??????

    ResponderExcluir
  10. cara leia de novo o que eu escrevi e sem foco fala serio
    se jesus e o novo sumo sacerdote ele pode alterar a lei e ele mesmo trabalhava no sábado as próprias palavras dele está ai no texto
    e se ele quebrou o sábado por que era copia
    tudo que esta em colossenses 2:16 e copia não e o corpo a verdade ai vc preferer se guiar pela copia blz depois eu que não entendo flw

    ResponderExcluir
  11. Uriel,

    Você não tem foco em nosso dialogo, é isso que eu disse, entender que você por analfabetismos funcional entende que Yeshua é o corpo que gera a sombras eu já entendi, mas explicar como uma dieta alimentar é sombra de Yeshua, isso você não explicou, é sombra e dai??? no que isso implica???? o que isso pode significar???? do modo que você fala, você diz que, já que é sombra e não o corpo não serve pra nada, mas o princípio de revelação divino por usar sombras você não explica, isso que fica raso, sem fundamento e muito fácil, pois discata-se tudo o que D-us falou antes de Yeshua porque era sombra, mas não explica e a implicação prática disso.
    Outro ponto que é sem foco é que eu te faço perguntas para compor raciocinios lógicos, mas você não tem foco pois nem viu os pontos 1) 2) 3) 4) que são necessários ser respondidos por você, para que eu entenda em que nível de dispersão intelectual você se encontra, pois se você não responde como eu posso proceguir nas respostas à suas indagações, pois a cada resposta eu preciso saber se vocÊ está pronto para um nível mais profundo para a proxima resposta, mas como eu disse parece que você tem problemas em focar no texto e responder, apenas lê até onde coça a vontade de se opor e já começa a perder o foco, então leia tudo e responda os pontos indicados, pois aqui no Blog ou se existe dialogo para contrução de conhecimento ou se para de criar tumulto, pois se a verdade é clara pra você aprenda transmiti-la de forma correta e não como dispejo de viagens e KKKKsss irritantes, pois você parece uma criança no colégio disputando joguinho de ofensas e não um mentre a querer compartilhar conhecimento de Coisas Santas.

    Leia tudo e responda o que lhe foi argumentado.

    Outros seguidores do Blog, só me digam, se eu estou sendo claro dentro do possível de uma conversa sem foco da outra parte, em relação aos pontos abordado????? agradeço a participaçao de todos.

    ResponderExcluir
  12. Vc está corretíssimo, e que calma é essa que tu tá tendo com essa figura que surgiu do nada e atirando pra tudo quanto é lado.

    Excelentes respostas, mas o problema está num velho dito popular, o pior cego é o que não quer ver.

    Parabéns.

    ResponderExcluir
  13. Metushelach, estou contigo e não abro.

    Acho que você já demonstrou muita paciência e amor para com o Uriel. A falta de respeito e consideração para com a tua gentileza é incrível.

    É inegável que tu tens buscado ajudar.

    Agora é inadmissível em um Blog sério com é o teu manifestações de tão grande infantilidade e ironia.

    Se liga Uriel. E não fique com raiva de nós.

    Tenha certeza que oramos por todos que tem acesso a este Blog, pois inevitavelmente aqueles que se envolvem e tem suas dúvidas, questionamentos e entendimentos esclarecidos são muito edificados e até mesmo transformados em muitas áreas como é o meu caso.

    Escute: D-US REPREENDE A QUEM AMA. QUE PRIVILEGIO, NÃO. Metushelach com certeza tem sido um desdes instrumentos em Suas mãos.


    Shalom a todos.

    Uma boa semana para todos e que possamos ouvir e viver a Palavra de nosso D-us.


    Luiz Augusto
    Floripa/SC.

    ResponderExcluir
  14. Metushelach,

    Seu raciocínio está perfeito, embasado, muito evidente e focado, pena que a infantilidade denominacional do Uriel não consegue seguir seu raciocínio.

    Shalom

    ResponderExcluir
  15. Muito bom esse debate, mais ainda pq eu estou podendo cada vez mais aprender com seu conhecimento se deparando com uma pessoa tão conturbada e fora da realidade bíblica.

    Minha opinião pessoal, ele é mais um daqueles bitolados que pregam de si mesmos e não de Deus.

    Metushelach, continue firme e fica aqui meu apoio ao seu ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  16. Zergon, Elvis, Teófilo, Luíz, Celso, Samuel e todos que participam do Blog agradeço o retorno de nossas dúvidas sobre quanto anda as nossa tentativas de explanação de temas propóstos, e que bom saber que estou contribuindo para o melhor entendimento das Escrituras junto a todos vocês, pena que não tenho alcançado o mesmo resultado com o Uriel, mas pela graça de D-us e consolação e testificação do Espírito Santo vamos continuar trilhando o caminho de saber mais e mais daquilo que é Santo, para podermos viver sempre debaixo da agradável vontade de D-us para as nossa vidas.

    Fiquem todos na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  17. Metushelach,

    Quero manifestar tambem em seu favor, pois como o própio Uriel disse, tem que ter muito amor do Deus para aguentar um cara tão imaturo quanto ele.

    Minha opinião, quer dialogar você está dando a ele subsídio suficiente, mas quer tumultuar, aí ele que monte seu próprio blog e vai escrever as besteiras que quiser sem atrapalhar um trabalho sério como seu blog.

    Continue na inspiração do Espírito Santo e suportando essa mala sem alça desse Uriel.

    ResponderExcluir
  18. Tertuliano,

    A quanto tempo não nos falamos, agradeço o apoio e a confiança.

    ResponderExcluir
  19. A todos os companheiros do Blog,

    Como parece que o Uriel desistiu do dialogo, fica a idéia de vocês se utilizarem dos pontos mau entendidos ou apenas lançados pelos questionamentos dele, e pontuarem as dúvidas particulares de cada um, para continuarmos um dialogo construtivo em cima de pontos controvrsos que sei que sempre permeiam a mente daqueles que sabem que a palavra não pode se contradizer mas veem na interpretação comum cristão muitas destas contradiçoes que tiram o sono.
    Alguns pontos que sei que foram levantados e podem causar desconfortos é se Paulo se fez de judeu para ganhar judeus, de gentio para ganhar gentios, então ele era igual aos adversários de Yeshua, um hipócrita??????
    Yeshua transgrediu o Shabat por curar??????
    D-us se enfada com as cerimônias que Ele mesmo instituiu (Isaías 1:13-14)???
    Atos 10 ficou entendido?
    Mateus 11:13, alguem tem dúvidas?

    Eu listei alguns dos pontos superficialmente tocados pelo Uriel, cuja a falta de compreensão é comum no meio cristão, se vocês quizerem podem pontuar tais questoes da maneira individual de cada um os entendê-los, alguns pontos se bem analisado os contextos e com a mente livre de pré conceitos abertas à iluminação de passagens similares que o Espírito poderá os fazer lembrar, nem precisaria ser discutida, mas estarei a disposição para ajudar quem tiver dificuldades em tais pontos, ou em outros que possam vir a surgir em algum dialogo externo com pessoas vedadas em pré conceitos.
    Se alguém quiser tambem refazer algum questionamento que já tenha postado e por minha desatenção não foi respondido, fiquem a vontade, mas saibam que eu também tenho dificuldades iniciais a muitos temas e que sempre preciso estudar, meditar e pedir direção divina para não escrever qualquer coisa, muitas das vezes fico tentado apenas em reproduzir certas interpretações Rabínicas, mas sou coajido pelo Espírito de Santidade a me esmerar e ir mais a fundo e produzir entendimentos muitas das vezes divergentes dos Sábios de nosso Povo, sendo assim quando eu demorar muito para responder é porque estou com dificuldades Espirituais para escrever mesmo, pois as vezes sou advertido a não aprofundar certos pontos que não edificarão no momento e podem causar problemas sérios, sendo assim ficamos na disposição do Espírito.

    Conto com a participação de todos, fiqmem na Shalom de Yeshua HaMashiach.

    ResponderExcluir
  20. Estou sempre visitando o blog, estava acompanhando os famosos pontos do Zergon explicados por vc, esse blog é sempre a primeira página que abro no dia qd estou na internet, aprendi e tenho aprendido bastante.

    Existe 2 pontos que normalmente não consigo explicar corretamente apesar de entender o contexto me falta conhecimento para explanar sobre o assunto, ficaria grato se pudesse aprofundar mais sobre:

    1- O que realmente significa essa sombra de coisas passadas? Pois se há sombra, esse por sua vez deve ser gerada por alguém ou alguma coisa.

    2- Paulo se fez de judeu para ganhar judeus, de gentio para ganhar gentios?

    Shalom

    ResponderExcluir
  21. Já que esta disposto a responder e eu estou errado segundo vcs então por favor me ajuda e responde por item:

    1- O que são sombras futuras que Paulo fala em:
    Colossenses 2;16-17
    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

    Hebreus 8;5
    Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.



    2- Alguns pontos que sei que foram levantados e podem causar desconfortos é se Paulo se fez de judeu para ganhar judeus, de gentio para ganhar gentios, então ele era igual aos adversários de Yeshua, um hipócrita ou os apóstolos(11) ainda não estavam preparados para as mesmas revelações de Paulo e ainda obrigarão ele a fazer os rudimentos judaicos como votos e etc ??????

    3- No texto em Hb 7 Jesus e o novo Sumo Sacerdote,sendo assim ocorre mudança de lei. Quais as leis que mudaram?
    Hb 6;20
    Onde Jesus, nosso precursor, entrou por nós, feito eternamente sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque.
    Hb 7;12
    Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Porque o precedente mandamento é ab-rogado por causa da sua fraqueza e inutilidade

    4- Yeshua transgrediu o Shabat por curar ou trabalhar no sábado e uma mudança da lei e podemos perceber que sábado era o dia que ele trabalha segundo ele veja abaixo??????
    João 5;16-19
    E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia
    "estas coisas" (""plural) no sábado.
    E Jesus lhes respondeu:
    ((((Meu Pai trabalha até agora, e EU
    (JESUS)trabalho ((((( também. ))))
    (Lembremos Obra de Jesus = Obra do Pai.)
    Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não só quebrantava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
    Mas Jesus respondeu, e disse-lhes: Na verdade, na verdade vos digo que o Filho por si mesmo não pode fazer coisa alguma, se o não vir fazer o Pai; porque tudo quanto ele faz, o Filho o faz igualmente.

    ResponderExcluir
  22. 5- D-us se enfada com as cerimônias que Ele mesmo instituiu (Isaías 1:13-14)(Oséias 2:11)(Lamentações de Jeremias 2:6b)???
    Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. (Isaías 1:13-14)

    O SENHOR, em Sião, pôs em esquecimento a festa solene e o sábado, e na indignação da sua ira rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote. (Lamentações de Jeremias 2:6b)

    E farei cessar todo o seu gozo, as suas festas, as suas luas novas, e os seus sábados, e todas as suas festividades. (Oséias 2:11)

    6- Atos 15,Colossenses 2 e Rm 14 não ficou entendido favor explicar todos os capítulos no mesmo texto e eles formam um contexto ou não ????
    Rm 14
    Porque um crê que de ""tudo"" se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
    O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.

    7- Quais são os rudimentos da lei citados em:

    Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Gálatas 4:3

    Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Colossenses 2:20

    Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:9

    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo; Colossenses 2:8

    Preciso de uma explicação profunda sobre todos os rudimentos teria como listar todos eles ?

    8- Qual e a sã doutrina que serve para admoestar?
    Retendo firme a fiel palavra, que é conforme a doutrina, para que seja poderoso, tanto para admoestar com a sã doutrina, como para convencer os contradizentes. Tito 1:9

    9- Jesus e = Palavra=Luz=Verbo, Deus = Luz, as palavra da boca de Jesus = as palavras de Deus?

    10- Jesus faz a obra do Pai e nós como podemos fazer a obra?

    11- Qual a data do primeiro concilio em que foi escrito At 15, e Paulo foi repreendido por que motivos? Talvez a carta aos Colossenses seja um dos motivos ou não ?

    12- E se vc estiver preso em uma ilha com um mangue cheio de caranguejos e outros animais imundos. Vc morre de fome ou vc Mata e Come?Detalhe vc sabe que será resgatado em 40 dias...

    ResponderExcluir
  23. Uriel,
    Estou disposto a dialogar a cerca de todos os seus pontos, mas antes disso eu gostaria que você lê-se o que eu escrevi antes e responde-se as quatro simples questões pontuadas com os números 1)2)3) e 4). Fico no aguardo.

    ResponderExcluir
  24. Eu sou conturbado e não sei se tenho capacidade e entendimento para responder questões mas vamos la 1234
    mas antes responde as minhas questões, pois eu perguntei antes pode ser.

    ResponderExcluir
  25. me passa de novo o link de sua interpretação de Hb9 vlw

    ResponderExcluir
  26. URIEL,

    SEGUE LINK: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/07/analise-superficial-do-capitulo-9-da.

    Quanto a responder antes de você não dá, pois eu coloquei um tema você criticou e colocou suas posições, eu argumentei sobre suas posições, você além de não fazer nem esforço para entender ainda usou de sarcasmo e ironia para provar suas novas posições sem argumentações relacionais mas sim praticamente imposições de pensamento, sendo para que não continuássemos com uma conversa sem frutos eu propus questões que revelariam as suas perspectivas quanto ao meu argumento, para que a partir do que você tem como estrutura de pensamento eu pudesse desenvolver uma linha de argumentação orientada a lhe ajudar em suas más interpretações, para que ai sim você começasse a me entender.

    Portanto sem as suas respostas eu continuaria a lhe responder e você continuaria a não me entender e ficaríamos na mesma, você com o seu pensamento cristalizado no que você tem como certo e eu continuaria na minha humilde forma de explanações a tentar desfazer erros interpretativos graves aqui no meu Blog.

    Ficamos no aguardo.

    ResponderExcluir
  27. Achei !!!!
    Almeida
    Hebreus 8:5
    Os quais servem de exemplo e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando já para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou.

    Católica
    Hebreus 8:5
    O culto que estes celebram é, aliás, apenas a imagem, sombra das realidades celestiais, como foi revelado a Moisés quando estava para construir o tabernáculo: Olha, foi-lhe dito, faze todas as coisas conforme o modelo que te foi mostrado no monte {Ex 25,40}.

    BJC
    Hebreus 8:5
    5 Mas o que eles estão servindo é apenas uma ((cópia e sombra do original celestial));. Moshe para quando estava prestes a erguer a tenda, Deus advertiu-lhe: "Veja por que você faz tudo de acordo com o padrão que foram mostrados na montanha.

    BJC
    Hebreus 10
    1 Para a Torá tem em si a ((sombra dos bens futuros)), mas ((NÂO)) a ""manifestação real dos originais"". Portanto, ele nunca pode, por meio de os mesmos sacrifícios repetidos ano após ano, trazer para o objetivo daqueles que se aproximam do Lugar Santo para lhes oferecer.

    Almeida
    Porque tendo a lei a (sombra dos bens futuros), e "não a imagem exata das coisas", nunca, pelos mesmos sacrifícios que continuamente se oferecem cada ano, pode aperfeiçoar os que a eles se chegam.
    Hebreus 10:1

    Católica
    A lei, por ser apenas a sombra dos bens futuros, não sua expressão real, é de todo impotente para aperfeiçoar aqueles que assistem aos sacrifícios que se renovam indefinidamente cada ano.
    Hebreus 10:1

    Almeida
    Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
    Hebreus 7:12

    Católica
    Pois, transferido o sacerdócio, forçoso é que se faça também a mudança da lei.
    Hebreus 7:12-13

    SBB
    Pois mudado que seja o sacerdócio, é necessário que se faça também mudança da Lei.
    Hebreus 7:12

    BJC
    Hebreus 7:12
    12 Porque, se o sistema de cohanim é transformado, "NÃO" tem necessidade de ocorrer uma transformação da Torah

    Meu caro esse "NÃO" realmente existe ai mesmo ou e uma tradução incorreta ou tendenciosa da BJC

    Almeida
    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
    Colossenses 2:16-17

    BJC
    Colossenses 2:16-17
    16 Portanto, não deixe passar ninguém julgamento sobre você em conexão com comer e beber, ou em relação a um festival judaico ou Rosh-Hodes ou Shabbat. 17 Estes são ((sombras das coisas)) que estão chegando, mas o corpo é do Messias.

    BJC
    Hebreus 8:7
    7 De fato, se a ((primeira aliança)) não tivesse dado motivo para procura de ((defeitos)), não teria havido necessidade de um segundo. 8 Porque Deus faz encontrar a falha com o povo quando ele diz: "Veja! Os dias estão chegando", diz o SENHOR, "quando eu estabelecerei sobre a casa de Isra'el e sobre a casa de Y'hudah uma nova aliança.

    ResponderExcluir
  28. Então faça suas perguntas que eu vou responder...

    ResponderExcluir
  29. Uriel,

    Como você é incômodo, você postou várias versôes e traduções de um mesmo texto para que??? que se você não pára para entender um, vai continuar sem entender todos, simples assim.

    O "Não" da Bíblia Judaica Completa não existe, e você sabe bem disso, o texto diz que há necessidade de mudança de Torah sim, mas como você nem lembra o que eu já disse sobre o significado de Torah, não vou gastar tempo, a menos que você lembre e queira dialogar e não se fazer notar.

    E quanto as perguntas, seja menos preguisoço e vá reler o que eu já escrevi e reescrevi para entender o contexto das perguntas feitas.

    Aguardo as respostas 1) 2) 3) e 4).

    ResponderExcluir
  30. Vejamos se o Sábado e uma sombra o comer coisas imundas também e isso esta claro ali acima e agora...

    BJC
    John 5
    16 e por conta disso, os judeus começaram a assediar Yeshua porque fazia estas coisas no Shabat 17 Mas ele lhes respondeu: "Meu Pai trabalha até agora, e eu também . estou trabalhando "18 Esta resposta fez a todos os judeus a intenção do mais a matá-lo - não só ele foi quebrar o Shabat;. mas também, dizendo que Deus era seu próprio Pai, ele estava reivindicando igualdade com Deus 19 Portanto, Yeshua disse isso para eles! ". Sim, é verdade eu vos digo que o Filho não pode fazer nada por conta própria, mas apenas o que ele vê o Pai fazer; o que o Pai faz, o Filho faz também

    e voltando a falar de alimento impuro...

    BJC
    Rm 14
    1 Ora, como para uma pessoa cuja confiança está fraca, recebê-lo -. Mas não entrar em discussões sobre opiniões dois Uma pessoa tem a confiança que ((lhe permitirá comer "qualquer" coisa)), enquanto outro cuja confiança é fraco, come só legumes 3 A um. Quem come qualquer coisa que não deve olhar para baixo sobre aquele que se abstém, e os abstêmio não deve julgar aquele que come qualquer coisa, porque Deus o acolheu

    e para encerar otima essa BJC

    Para quem acha que a Lei Alimentar de Levítico 11 e Deuteronômio 14 foi abolida no "Novo Testamento"? a Resposta:

    BJC
    Rm 14:14
    Eu sei que 14 - ou seja, eu tenho sido persuadido pelo Senhor Yeshua o Messias - que nada é impuro em si mesmo. Mas se uma pessoa considera algo sujo, então para ele é impuro;

    Almeida
    Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
    Romanos 14:14

    Católica
    Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura.
    Romanos 14:14

    ta liberado huhuhuhu

    ResponderExcluir
  31. Uriel,

    Se você conseguiu espremer este entendimento deste texto fique a vontade para comer escorpiões, cobras e lagartos.

    ResponderExcluir
  32. Tertuliano,

    Vamos para a construção de um conhecimento que poderá lhe ajudar a criar argumentos consistentes e Bíblicos para tais temas.

    1) Primeiro, qual é a definição de formação de uma sombra, vejamos: Assim como uma luz projeta no plano uma delimitação estilizada de um corpo, de mesma maneira D-us o Pai das Luzes, revelou pela sua Palavra através de procedimentos e cerimônias a delimitação profética daquilo que se manifestaria e ainda há de se manifestar na vida e obra corpórea de seu Filho Yeshua HaMashiach.

    Vemos portanto que alguns elementos dados por D-us através da entrega da Torah no Sinai serviriam para preparar o entendimento dos Filhos de Israel de uma forma bem didática para o que significaria os acontecimentos na manifestação do Filho de D-us de forma corpórea, os preparando paulatinamente para compreender os acontecimentos futuros e aguçar as suas esperanças na manifestação da misericórdia de D-us ou como o próprio nome de Yeshua significa, a manifestação em pessoa da Salvação Divina.

    Vejamos portanto, alguns elementos da Torah (Instrução de D-us) que serviriam como sombras que mostram a delimitação de um corpo no plano, o principal deles é o Sacerdócio Levitico e a oficialização deste nos atos para perdão e purificação de pecados.
    Vemos que tanto no oficio diários de oferecimentos de sacrifícios para perdão de pecados individuais consciente, como na aspersão das cinzas da novilha vermelha para perdão de pecados individuais inconsciente ou chamados “por ignorância” como também no dia do perdão de pecados da coletividade no Yom Kippur, há a necessidade de derramamento de sangue inocente para cobertura de pecados e há a necessidade de um intercessor que faça a mediação entre D-us e aquele que arrependido dos seus atos oferece o sacrifício daquilo que lhe é caro.
    Corações abertos à plenificação do entendimento da Torah compreendiam que estas sombras especificadas acima não eram o corpo em si mas sim representações transitórias daquilo que haveria de se manifestar, mas nem por isso perdiam seu valor, seja o valor de mostrar por delimitações estilizadas, que em suma permitiria que aqueles que se deparassem com o objeto revelado que outrora fora projetado não se enganassem com falsos objetos revelados que por não terem a delimitação idêntica a da sombra projeta poderiam ser facilmente descartados, ou pelo valor de confiança antecipada no caso específico do sacrifício, pois quem tivesse a compreensão do futuro por revelação divina ainda assim sacrificaria animais para perdão de pecados e purificação não se atendo ao ato em si mas sabem da representatividade daquilo que se manifestaria, em outras palavras o pecador que sabia do sacrifício perfeito de Yeshua, ainda sacrificava animais pela necessidade de derramamento de sangue estipulado por D-us mas teria a intenção em tal ato não a de confiar no ato em si, mas sim a intenção de dar uma espécie de cheque pré-datado pelo arrependimento de seus delitos, cujo o saldo somente seria positivo para a compensação do cheque na justificação proveniente do derramamento de sangue do cordeiro perfeito, que ao mesmo tempo que é o sacrifício é também o mediador do sacrifício perfeito, sendo que não é mortal e perecível como os Sumo-Sacerdotes terrestres que em certa data morriam por seus pecados tendo que ser substituídos, sendo assim se institui um ordem sacerdotal perfeita, pois não precisa oferecer sacrifico por si e eternamente media a relação do homem com D-us, e é disso que se trata Hebreus 8-10.
    Avraham e Davi contemplaram a vinda e obra do Mashiach e se regozijaram (João 8:56), conseguiram ver o objeto cuja as sombras delimitavam.
    Continua....

    ResponderExcluir
  33. 1- As sombras tinham seu valor simbólico no VT antes de Cristo, e depois da vinda do messias Paulo entendeu o que essas figuras de linguagem já não eram a forma correta para guiar o Santo ai ele escreveu em Cl segue abaixo:

    Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,
    Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
    Colossenses 2:16-17

    2- O entendimento pela letra era tão comum que os judeus não entendiam que carnes imundas era figura de linguagem (sombras) estou certo Ben ?
    Por isso Paulo escreveu isso em Rm segue abaixo:

    BJC
    Rm 14:14
    Eu sei que 14 - ou seja, eu tenho sido persuadido pelo Senhor Yeshua o Messias - que nada é impuro em si mesmo. Mas se uma pessoa considera algo sujo, então para ele é impuro;

    BJC
    Rm 14
    1 Ora, como para uma pessoa cuja confiança está fraca, recebê-lo -. Mas não entrar em discussões sobre opiniões dois Uma pessoa tem a confiança que ((lhe permitirá comer "qualquer" coisa)), enquanto outro cuja confiança é fraco, come só legumes 3 A um. Quem come qualquer coisa que não deve olhar para baixo sobre aquele que se abstém, e os abstêmio não deve julgar aquele que come qualquer coisa, porque Deus o acolheu

    3 - A lei e os profetas que Jesus veio cumprir eram as "sombras" que eram os aios que representavam seu corpo sua chegada e não a letra estou certo ou não Ben?

    4 - Sendo figuras de linguagem ou pela letra rudimentos essas sombras para nada serviam na edificação do Santo segundo Paulo?
    OBS:
    Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo. Gálatas 4:3

    Mas agora, conhecendo a Deus, ou, antes, sendo conhecidos por Deus, como tornais outra vez a esses rudimentos fracos e pobres, aos quais de novo quereis servir? Gálatas 4:9

    Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: Colossenses 2:20

    Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo;
    Colossenses 2:8

    5 - A sã doutrina que edifica está em :
    Do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor. Efésios 4:16

    ResponderExcluir
  34. Estou compreendendo melhor e já estruturando argumentação.

    Agradeço por sua pronta ajuda e aguardo a continuação...

    Shalom

    ResponderExcluir
  35. O que era o livro de Jazar?

    Ele foi tirado da Bíblia por conveniência?

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  36. John B.

    O livro se Yashar citado em Josué 10:13 e II Samuel 1:18 nada mais é que um dos mais de dez livros históricos muito populares entre os hebreus na época pré exílio e todos estes livros, poemas e canticos nunca tiveram conotação de literatura Divinamente Inspiradas são apenas livros históricos de um povo que gostava de resgistrar suas vivências.
    Não há nada de conveniência em se colocar ou não livros de carater apenas históricos as vezes poéticos e cançôes em contexto de canonicidade das Santas Escrituras, se fosse assim por méra conveniencia deixaram de colocar este tantos escritos a seguir: Livro do Convênio (Êxodo 24:4, 7)
    Livro das Guerras (Números 21:14)
    Livro de Yashar (Josué 10:13) e (2 Samuel 1:18)
    Livro dos Estatutos (1 Samuel 10:25)
    Livro dos Atos de Shlomo (1 Reis 11:41)
    Livro de Natan (1 Crônicas 29:29) (2 Crônicas 9:29)
    Livro de Gade (2 Crônicas 9:29)
    Profecias de Aías (2 Crônicas 9:29; 2:15; 13:22)
    Visões de Ido (2 Crônicas 9:29; 2:15; 13:22)
    Livro de Semaías (2 Crônicas 12:15)
    Livro de Yeú (2 Crônicas 20:34)
    Atos de Uzias, Escrito por Isaías (2 Crônicas 26:22)
    Livros dos Videntes (2 Crônicas 33:19)
    Profecias de Chanoch (Enoque) (Epístola de Judas 14)

    ResponderExcluir
  37. Obrigado pela resposta.

    Podem ser estes livros inclusos como apócrifos da versão católica romana da Bíblia, no sentido de terem carater historico porem não serem inspirados?

    ResponderExcluir
  38. John B.,

    Desculpe pela demora.

    Não podem nem ser apócrifos, pois para ICAR os livros que estão em seu Canôn não é apócrifo pois todos tem carater de inspirados, em relação ao canôn hebraico os livros que estão a mais na Septuaginta que deram origem ao canôn da ICAR são considerados apenas históricos sem inspiração e sem autenticidade de autoria e data, da mesma forma que a lista passada acima, e por isso nem são conhecidos por apócrifos, apenas com literatura judaica antiga.

    ResponderExcluir
  39. Com relação a Galatas e Colossences, ou seja, em uma(Colossences 2:16) Shaul(Paulo) está tratando com gentios (Goiym)que estavam guardando os preceitos da Torah e sendo alvos de criticas de seus compatriotas gregos, por observar tais preceitos, e Sahul entao os incentiva a manterem tal atitude dizendo: ..."niguem pois vos julgue..."?
    No caso de Gpalatas 4:8-11, é justamente o contrário, gentios que havia aceitado a Yeshua, estavam justamente querendo observar seus antigos costumes("...no passado voces não conheciam a Deus, serviam como escravos a seres que na realidade não eram deuses..."Claro está que Shaul nao está falando a judeus-messianicos, mas a gentios dentro da comunidade judaico-messiãnica , quando ainda não conhecia a Yeshua, como seu Senhor e Salvador? Ou stou errado na minha interpretação?

    ResponderExcluir
  40. Ola Metushelach Cohen.Meu nome é Danilo e sou do Rio Grande Do Sul. Quero te parabenizar pelos esclarecimentos que vc deu sobre as palavras de Jesus em Mateus 15. Me aborreço com um comentarista como o construtor do Reino que pega textos fora de contexto para tentar adaptar as escrituras ao seu estilo de vida. Ou dar a sua interpretação para se justificar .sou um estudante das escrituras e amo a bíblia. Gosto de estudar capítulos que alguns distorcem no meu entendimento. Dialogue comigo e vamos trocar umas ideias pois quero sempre crescer em conhecimento. Aquela pessoa que estava dialogando com vc ,o construtores do Reino citou Atos 15 para dizer que os apóstolos exigiram apenas poucas coisas dos novos conversões, como: não comer animais sufocados ou seja nao comer sangue , afastar -se das relações sexuais ilícitas,não adorar ídolos etc. Veja meu raciciocinio e me ajude para ver se raciocínei certo. No início de Atos 15 ,versículo 1 e5 vemos Fariseus atrapalhando e dizendo q os novos conversos gentios e gregos deviam se circuncidar e guardar toda lei de (Moisés) para se salvar. Então houve grande debate e um concílio para discutirem sobre o assunto,ficando determinado aos novos crentes q não precisavam se circuncidar nem guardar a lei de (Moises) mas o q está em Atos 15:28-29 . Estou certo?
    Outro texto fora de contexto citado por construtores do Reino para ter um pretexto de desobedecer a Deus foi Romanos 14:1-5
    No meu entender Paulo está fazendo um Contraste entre o forte do débil na fe.Paulo não está liberando alimentos imundos. Para entender quem era forte e fraco na fé eu volto até o capítulo 8 de 1Corintios onde Paulo está falando de carnes sacrificadas a ídolos.versiculos 1 e 4 então vou ao capítulo 10:19 e20 e 25de 1 coríntios . Daí entendo Romanos 14:1-5
    Os fracos na fé tinham medo de comer carnes sacrificadas a ídolos então comiam legumes com medo e os fortes comiam carnes sabendo q o ídolo não é nada.estou certo em meu raciocínio?
    Outro texto que o construtores do Reino te expôs foi colossences 2:16 pelo q entendo deste verso Paulo está preocupado com os novos crentes com o que aconteceu em Atos 15:1e5. Eu lendo do início da carta no capítulo 2:8 Paulo está preocupado Judeus querendo q novos conversões se circuncidassem e guardassem festas lua Nova e sete sábados cerimoniais . Então Paulo diz q já tinham se circuncidado com a circuncisão de Cristo com o Batismo conforme 2:11e12 e no versículo 16 Paulo diz para deixarem ninguém julga-los por causa de comida e bebida e era ordenanças abolidas conforme Hebreus9:9e10 e os novos crentes não estavam guardando isso.
    Quanto aos dias de festas lua Nova e sábados que eram sombra do que havia de vir
    No meu entender não está falando do sábado semanal pois o sábado semanal é a celebração do passado .:a criação e os sábados citados no verso 16 e 17 apontavam para Cristo é os novos crentes não estavam guardando estes sábados cerimoniais.estou certo?
    O construtor do Reino pegou um texto isolado de Galatas também para justificar a suas transgressões contra Deus.
    Nós meus humildes estudos de Galatas vejo q está acontecendo o mesmo problema de Atos 15:1e5 isto vemos no início da Carta Galatas 1:6-9 É Paulo pede para nao se escravizarem de novo com a circuncisão e a guarda de dias meses e anos da lei de Moisés de Levitico 23 . Paulo não está falando do sábado semanal q celebra a criação no meu humilde entendimento.
    Estou certo? Troca uma ideia aí comigo.
    Pelo q vi o construtor do Reino deduziu q você seja um adventista.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor