שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sexta-feira, 15 de abril de 2016

Hoje é Shabat Hagadol (O Grande Sábado)

O Shabat imediatamente anterior à Pessach é denominado “Shabat Hagadol” (O Grande Sábado), em recordação do preceito divino da escolha e do recolhimento do cordeiro para o sacrifício pascal:

דברו אל־כל־עדת ישראל לאמר בעשר לחדש הזה ויקחו להם איש שה לבית־אבת שה לבית׃

“No décimo dia do mês tomará todo o varão um cordeiro por família”
(Êxodo 12:3)
Segundo o Talmud no ano em que o povo de Israel saiu do Egito, o dia 10 de Nissan caiu em um Shabat.
Como o cordeiro era um dos animais representativo de um divindade, o deus Amon do Egito, o povo Hebreu demonstrou a sua total confiança em D-us, pois a separação para inspeção e posterior abate de um cordeiro geraria uma eminente reação de ira dos egípcios, por estarem os hebreus depreciando uma das figuras de suas divindades e prestes a sacrificar tão grande quantidade de um animal tão significativo como o carneiro.


Representação do deus Amon em forma de Carneiro
na entrada de um Templo Egípcio.

Vemos portanto o quão grande foi este dia, pois D-us de forma milagrosa permitiu que seu povo, mesmo com a humilhação da divindade egípcia, conseguisse cumprir a primeira mitsvá dada ao povo de forma coletiva (Orach Chaim 430:1).

De acordo com midrash (Tosafot Shabbat 87b), os Hebreus explicaram o motivo de terem que sacrificar os cordeiros, e disseram ser uma ordem direta de Adonai, e quem não a cumprisse teria seus primogênitos mortos, assim como os primogênitos dos egípcios seriam acometidos por tal praga posteriormente. Quando os primogênitos egípcios ouviram isso, pediram a seus pais e ao Faraó para que deixassem os Hebreus irem, mas seus gritos foram ignorados até uma guerra civil eclodir, na qual muitos egípcios foram mortos. Esta guerra interna foi chamado de Guerra dos Primogênitos e é considerado um grande milagre que ajudou na libertação dos Hebreus da escravidão no Egito.

Durante o período do Templo em Jerusalém, era de praxe obter o cordeiro pascal 4 dias antes da páscoa, assim os adoradores poderiam ter certeza que os seus cordeiros pascais estavam completamente sem defeito, pois ao se detectar algum defeito o cordeiro seria desconsiderado para o sacrifício de páscoa.
Isto era feito para cumprir as instruções dadas em Êxodo 12 que instrui que o cordeiro a ser oferecido deveria ser sem defeitos. O interessante é que este período permitia que cada família torna-se intimamente ligada ao cordeiro, assim tal não era simplesmente um animal para o abate, mas o ‘cordeiro deles’. (Êxodo 12:15) e na tarde de 14 de Nisan os cordeiros eram publicamente sacrificados por “toda a congregação” (Êxodo 12:6) posteriormente houve a aplicação do sangue do animal em suas portas, nos umbrais.

Depois da destruição do Templo o “judaísmo rabínico” assumiu a liderança do povo judeu agora em diáspora.
A ideia dos sacrifícios foi mudada para: oração, práticas de caridade e estudo da Toráh.
Então os rabinos pós Templo substituíram o costume de adquirir um cordeiro pascal, por uma mensagem especial a ser dada aos judeus nesta data denominada de Shabat HaGadol, usualmente ministrada por um sábio em Toráh que discursa sobre as leis referentes a Pêssach e que no dia seguinte lidera a distribuição de Matsot aos pobres.

 Yeshua entra Triunfalmente em Yerushalaym

A última Pessach de Yeshua iniciou-se algum tempo antes que o Festival começasse realmente, (João 12:1-33). Depois de visitar o seu amigo Lázaro em Betânia, Ele foi a Yerushalaym pouco antes de a cidade se encher de peregrinos para celebrar o feriado. No dia 10 de Nisan ele entrou na cidade, montado num jumento para anunciar o Seu Messianismo, este era o momento em que o Cordeiro de Páscoa “Korban Pessach” estava sendo escolhido para o sacrifício, assim Yeshua se relaciona à figura do cordeiro que é examinado por quatro dias antes de seu sacrifício pois igualmente ele também o foi diante das autoridades de Yerushalaym para ser considerado sem máculas, defeitos ou rugas para remissão dos pecados do mundo.

Yeshua foi enviado para ser o verdadeiro Cordeiro de D-us (Seh HaElohim) sem mancha ou defeito.
A Cidade Santa teria sido um lugar movimentado, repleto de emoção e (devido à opressão romana) cheio de expectativa messiânica. Incontáveis judeus teriam se mobilizado em todo o mundo para observar a Pessach com suas famílias.

Note que quando Yeshua entrou pela primeira vez a cidade, Ele foi recebido pelos gritos dos peregrinos vindos para o Festival, que bradavam : "Hosana" palavra proveniente da frase aramaica "Hoshiah na" (הוֹשִׁיעָה נָּא), que significa "salve eu" ou "me salvar". Os peregrinos judeus cantavam  o Salmo 118:25-26 e aplicavam-no ao maior Filho de David, Yeshua, que já estava no meio deles.
Por um momento o povo judeu que ali estava em Jerusalém deu um louvor correto para Yeshua como o Mashiach Ben David (filho de David).
Após entrar em Yerushalaym, Yeshua imediatamente foi ao Templo e expulsou todos os cambistas virando mesas e cadeiras. (Mateus 21:12).
Yeshua foi crucificado antes do por do sol em 14 de Nisan, profeticamente correspondendo com o horário do sacrifício do cordeiro pascal no Templo.
Ele permaneceu na cruz por mais ou menos 6 horas, de “9 da manha” ate as “3 da tarde”. (Mateus 27:45) E seu corpo foi removido da cruz antes do por do sol.

Haftará  (porção de leitura dos profetas)

Uma porção dos profetas é especialmente lida neste Shabat, Malaquias 3:4-24, que ela fala de uma futura redenção.
Assim, pois os nossos sábios do Talmud ensinaram:
‘o Rabino Yehoshua disse; No mês de Nisan os nossos ancestrais foram libertos do Egito, e no mês de Nisan eles serão novamente redimidos no futuro’ Talmud tratado Rosh Hashaná 11ª.

A Haftará termina assim: "Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível Dia do S-NHOR;" Malaquias 4:5

Como quase todos os profetas nas escrituras, há um aspecto dualístico nas profecias. Primeiro João Batista (Imersor) foi identificado pelo Mashiach Yeshua como o Elias que havia de vir’ (Mateus 11:14). João preparou o caminho para o trabalho do Mashiach e ele convenceu muitos judeus daquela época em fazer Teshuvá (retornar para os caminhos de D-us) através de sua pregação de arrependimento.

Então realmente “Elias” veio como o dia da salvação do nosso D-us, mas entretanto ainda há o Grande e Terrível Dia do Senhor por vir, muito chamado de tempo da tribulação, ou o fim dos dias. Alguns acreditam que Elias reaparecerá durante os anos da tribulação como uma das 2 testemunhas para anunciar a vinda do Messias para iniciar o Reino e destruir o Anticristo. (Apocalipse 11:3-6)

Livre adaptação da tradução e acréscimos por Metushelach ben Levy do artigo publicado no site: http://www.hebrew4christians.com/Holidays/Spring_Holidays/Shabbat_HaGadol/shabbat_hagadol.html

19 comentários:

  1. Falar sobre a forma como Deus conduz seu povo é maravilhoso! Saber que ele cumpre suas promessas nos enche de esperança e certeza de um mundo melhor. O que mais o mundo precisa? Um Deus de braços abertos... que mais o mundo precisa? Os judeus merecem todo nosso respeito e admiração e eu sei (porque existe a promessa) que antes do grande e último dia do Senhor, as portas se abrirão descortinadas de conhecimento para eles, pois são sim, o originário povo escolhido do Senhor.
    Neusa Gruber

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Neusa,

      Agradecemos a sua participação e lindas nos soaram suas palavras.

      Shalom.

      Excluir
  2. shalom, meu nome `tadeu sou um estudante da biblia e da lingua hebraica, e tenho plena certeza que todo estudante das Escrituras, TEM A a certeza que os judeus sao os povos escolhidos por Deus, para que vejamos na terra um povo que para mim nao existe outro que mostra a deicaçao em sua fé. e eu sou apaxonado por esse povo e nao conheço nem, um pessoalmente, mas pelo respeito e amor que eu tenho nesse povo, me considero um grande prosélito. E luto sozinho com livros para apreeder o hebraico e assim como em exodo cap 6 v 4 a 7 ensino meu flho a apreeder o hebraico e a Escrituras, edeu um sobrenome Judeu a mim e meus filhos o meu e tadeu kodesh , lucas kodesh e daniel kodesh, agraço essa oportunidade de agradecer A deus e a todos judeus, amo israel. tadeukodeh12@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Paz!
    Gostaria de saber mais sobre o assunto.
    Quando deu 14 de Nissan ? ano , més e qual dia da semana?
    há duas versões sobre a data da morte do messias. quarta e sexta. Qual é a exata de acordo com o judaismo? Jeovanny Skarpathia - gmdss@live.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola. Nesse ano, 2023, 14 de Nissan equivale a 5 de Abril, uma quarta-feira. Este ano equivale ao ano da morte de Yeshua.

      Excluir
  4. Boa noite!
    Tenho uma dúvida sobre o dízimo,hoje deveriamos entregar o dizimo?
    Por favor me dire edsa dúvida segundo a palavra do criador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Fabíola, faça a leitura do artigo https://judeu-autonomo.blogspot.com.br/2011/04/elucubracoes-sobre-o-dizimo.html, e se ainda tiver dúvida fique a vontade para questionar.

      Excluir
  5. Shalom!!!!!.....simplesmente maravilhosa dissertação dentrocar de todo conteúdo historico,e Bíblico. ....

    ResponderExcluir
  6. GOSTARIA DE SABER O QUE SIGNIFICA "O GRANDE DIA DE SÁBADO" CONFORME JOÃO 19:31 Obrigado JOEL CARDOSO e-mail:
    pr.joelcardoso@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Signfica Shabat HaGadol, que é oq foi explicado no texto

      Excluir
  7. Gostaria de saber o que é o grande dia de sábado de João 19:31.Obrigada.
    lianecortes51@gmail.com

    ResponderExcluir
  8. Achei que nunca encontraria pessoas que se libertaram das tradiçoes religiosas humanas para viver em espírito na verdade da palavra do Pai. Eu estudo sozinha a alguns anos, pois pedi de coração com toda força e fé que eu queria a Verdade, pedi o Pai que me mostrasse esse caminho. Conheci o irmão Eli Soriano, depois de uns anos estudando sozinha, através do youtube e consegui aprofundar mais. Hoje como diz as escrituras, não há judeu ou grego, rico ou pobre, etc... mas uma só igreja no corpo do Messias, ligada a ele, a nova Aliança. Busquemos cada vez mais ter sede da Palavra, pois quem bate a porta abre. Paz esteja com vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Li um artigo que fala sobre dízimo, infelizmente o povo ainda contribui de forma errada. Não existe mais dízimo pessoal, não como antes. Hoje é proibido pedir dízimo. O que existe é contribuir confirme propôs no seu coração, voluntariamente, e um dia apenas da semana,como nos ensina as escrituras do novo testamento. Quem ensina, se dizendo pastor etc, nao deve pedir dizimo, e DEVE este trabalhar! E nao ser peso pra ninguém, como os apostolos ensinam. Aprofundem neste tema irmãos e conhecereis a verdade. Tudo o que recebido é compartilhado para os irmãos que congregam no local onde se recebeu. O novo sacerdote Machiah nao precisa de dinheiro, mas quem congrega e tem necessidade sim. Se você ver alguem pedindo dízimo corra deste lugar, pois alem de nao trabalharem, pedem dizimo erroneamente. Falsas doutrinas. Convido a conhecerem no youtube o irmão Eli Soriano.

      Excluir
    2. Sou a mesma pessoa q escreveu ai pra cima. Nao da pra apagar ou editar... corrija isso irmão em teu site. Paz esteja contigo.

      Excluir
  9. O grande Shabat,,de acordo com João 19:31 , não é o dia da escolha dos cordeiros. Pois, João fala que ESTE ocorreu no dia após a Páscoa.ou seja, o 15 de Nissan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, está bem claro. Entre a Tradição e as Escrituras opto pela segunda.

      Excluir
    2. O grande shabat é no dia apos a morte de Yeshua

      Excluir
  10. Shalom! Como fico feliz em encontrar um judeu crente em Jesus Cristo. Fui em busca de alguns e fiquei até assustada com a hostilidade, a maioria não crê e ainda proferem palavras amargas.

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor