שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sábado, 17 de setembro de 2011

Para quem acha que a Lei Alimentar de Levítico 11 e Deuteronômio 14 foi abolida no "Novo Testamento", segue explanação dos textos usados de forma incorreta para se embasar tal erro. Parte 3

O LENÇOL ZOOLÓGICO DE ATOS 10

Basta estudar a Palavra de D-us para se descobrir a singela verdade de que é repudiada a discriminação racial, pelo fato de que Yeshua morreria até por uma única pessoa. Por conseguinte, não deve haver racismo entre os homens. A Bíblia comprova que o pecado alcançou a todos, daí não haver uma raça de elite, separada, isenta de pecado. Da mesma maneira, foi por todos indiscriminadamente que o Salvador depôs Sua vida em uma ignominiosa cruz, cujo sangue imaculado pode justificar a mais degradada e pobre criatura da selva, como a mais bem preparada de qualquer Continente. Todos de igual maneira merecem a oportunidade de conhecer e viver o evangelho que restaura e salva; todos podem tornar-se cidadãos da família celestial. Nesta família não pode haver homens separados por quaisquer status. A intolerância do judeu contra o gentio é um deplorável procedimento.

No Templo de Jerusalém havia um limite para os gentios. Uma placa indicativa dizia:

"Nenhum estrangeiro pode passar além da balaustrada e da parede que cercam o lugar santo. Quem quer que seja apanhado violando este regulamento será responsável pela sua morte, que se seguirá. " tal muro é refereciado em Efésios 2:14.

A visão de Pedro do lençol repleto de animais, puros e imundos, relatada em Atos 10, tem sido utilizada para provar a liberação divina para se comer as carnes que foram proibidas ao homem, deixando os que assim crêem de consciência tranqüila. Será entretanto que essa tranqüilidade continuará, ao descobrirmos agora exatamente o contrário?

A expressão divina - "Levanta-te, Pedro, mata e come" (Atos 10: 13), isolada de seu contexto, tornou-se a mola mestra da engrenagem dos que se conformam com a superfície do versículo, mas a você, apelo outra vez: nunca se satisfaça com um texto isolado. Não é bom nem correto. É preciso estudá-lo junto ao contexto, e, necessariamente, comparando com outras escrituras.

Descubramos, portanto, como deve ser estudado este capítulo maravilhoso de Atos 10:

Verso 1 "E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da côrte chamada italiana. "

Cesaréia era um "porto marítimo de Saron, construído por Herodes, o grande, em 13 A.E.C.. Residência dos procuradores romanos". Por conseguinte, trata-se, possivelmente de um homem romano o bom Cornélio, pois além de um cargo militar altamente importante, servia em uma base radicalmente romana. Em última análise, uma coisa é líquida e certa, não esqueça, ele não era judeu, era um gentio. Você por acaso sabe o que um judeu pensava a respeito de um gentio por essa ocasião?

Verso 2 "Piedoso e temente a D-us, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo, e de contínuo orava a D-us. "

Que quadro lindo! Solenemente espetacular! Um descriminado pelos judeus, amava e servia ao D-us dos judeus, e este amor era à prova de crítica. Vestido com roupa de trabalho, pois diz a Bíblia que ele auxiliava, socorria com seus bens os menos favorecidos, e dentre os tais, quem sabe, muitos judeus. Era desprendida sua devoção, sincera, partia de um coração anelante por conhecer mais o D-us de Israel. E o mais maravilhoso é que D-us "atentou" para aquele que aos olhos dos judeus não merecia sequer conhecê-Lo.

Da leitura dos versos 3 a 8, concluímos que o amor de D-us envolveu Cornélio e o prestigiou com a comissão de um anjo que trazia do Céu, a aprovação para seu gesto caridoso e amante, orientando-o a ir em busca do apóstolo Pedro, dando-lhe para tanto as indicações, como: cidade, rua, casa e n0., etc.

Versos 9 e 10 "E no dia seguinte, indo eles em seu caminho, e estando já perto da cidade, subiu Pedro ao terraço para orar, quase à hora sexta (metade do dia). E tendo fome, quis comer; e enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentido. "

Caro irmão, imploro agora sua esmerada atenção, para que você alcance a sabedoria do D-us, que eu e você amamos. Toda vez que Ele queria ensinar alguma coisa ao homem, utilizava algo que lhe fosse peculiar. Assim como nas parábolas de Yeshua a se utilizar do cotidiano : Ao lavrador, - a terra. Ao boiadeiro, - o gado. Ao Pastor, - a ovelha, ao pescador, - a rede etc. Como D-us desejava transmitir algo sublime e maravilhoso a Pedro, que melhor ilustração utilizaria senão aquilo que estivesse mais intimamente ligado à sua condição no momento, isto é: comida? (Pedro estava com fome).

O Senhor preparava Pedro para a grande mensagem. Assim, conforme dizem os versos 11 e 12, D-us mostrou-lhe em visão, o famoso lençol zoológico, e pateticamente declarou:

Verso 13 "... levanta-te Pedro, mata e come. " Tal ordem suscitou imediatamente do obediente apóstolo a dramática, sincera e inolvidável declaração:

Verso 14 "... De modo nenhum, Senhor. Porque nunca comi... coisa imunda. " Observe o irmão, a magnitude do acontecimento, que se repetiu por três vezes, voltando a se recolher ao Céu, conforme os versos 15 e 16.

Os versos 17 e 18 relatam que Pedro estava desconcertado com aquela visão, e, tentando chegar a uma conclusão razoável, pôr em ordem os seus desencontrados pensamentos, quando - pasme - batem à porta. Eram os homens que o bom Cornélio enviara, conforme instrução de D-us. Atenção agora para o verso seguinte:

Verso 19 "... Eis que três varões te buscam. " Em meio ao aturdimento de Pedro, D-eus avisa-o que "três varões" o procuravam e que ele, sem demora, deveria descer e se apresentar aos estrangeiros, pois fora D-us quem os enviara. Observe o prezado irmão as nuances da visão, os detalhes divinos.

• A visão apareceu a Pedro três vezes.

• Também três varões apareceram-lhe, enviados por Cornélio, com a indicação do anjo do Senhor

• D-us lhe deu a visão exatamente na hora em que Pedro estava com fome, para melhor aguçar a lição que desejava ensinar ao apóstolo. O apetite é um grande teste. Tudo é maravilhoso, não acha? No verso 22, os varões falaram a
Pedro a respeito de Cornélio, da aprovação de D-us para com ele e do anjo que os enviou à sua procura.

Pedro então, imediatamente recebeu-os em casa, e no dia seguinte, tomando alguns irmãos de Jope, rumou para Cesaréia, a fim de realizar um grandioso trabalho missionário, conforme a leitura do verso 23. Um dia depois, chegam ao seu destino, e maravilhados contemplam um grupo de gentios, sedentos do evangelho, almejando a salvação bem como trilhar os caminhos de D-us, segundo se depreende da leitura dos

Versos 24-27. Diante deste quadro, Pedro reprime as lágrimas, cumprimenta os gentios afetuosamente, e se prepara para lhes anunciar as boas novas da salvação.

Sinceridade, submissão e humildade são características daqueles que de fato almejam fazer a vontade de D-us e preparam-se para o Reino de D-us; sob essa bandeira que deve ser a minha e a sua atitude para com a Bíblia, ouçamos o apóstolo Pedro:

Verso 28 "E disse-lhes: vós bem sabeis que não é lícito a um varão judeu ajuntar-se ou achegar-se a estrangeiros: mas D-us mostrou-me que A NENHUM HOMEM CHAME COMUM OU IMUNDO. "

Os judeus achavam-se os únicos dignos da graça de D-us, e por isso consideravam todos os demais como imundos, na pura acepção da palavra. Entretanto o evangelho não é exclusivo de grupos privilegiados ou nação isolada (embora Israel já tenha tido este privilégio até a morte de Estêvão); e, como a mensagem do Evangelho Eterno deveria alcançar todas as pessoas, aprouve a D-us forjar um encontro entre o judeu e o gentio, isso por meio do apóstolo Pedro, que entre todos, parecia ser o mais apegado às tradições e ao exclusivismo nacional e espiritual.

Do verso 29 a 33, Cornélio, o gentio a quem D-us amava e queria que ouvisse do evangelho que vem dos judeus, relata a visão que tivera e como tomara a decisão de mandar buscar a Pedro, declarando:

Verso 33 "... Agora, pois, estamos todos diante de D-us para ouvir tudo quanto por D-us te é mandado. " Diante de fatos tão sublimes, vendo a operação maravilhosa do Espírito Santo naqueles corações, observando como o Senhor estava demonstrando Seu amor por pessoas de outra raça, Pedro deixa cair por terra sua tradição e preconceito de que os gentios não eram dignos da salvação nem do favor de D-us, e, exclamando com toda veemência, quedado diante da Onipotência divina, diz:

Versos 34 e 35 "... Reconheço por verdade que D-us não faz acepção de pessoas; mas que Lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, O teme e obra o que é justo. "

Como é clara a verdade divina ensinada ao apóstolo Pedro! D-us ama a todos os homens, quer salvar a todos indistintamente. Morreu por todos: judeus e gentios. A cruz atrai todas as raças e une todos os povos. Dos versos 36 a 48, é relatada a convicção de Pedro de que aqueles gentios foram aceitos por D-us, e assim não hesitou em pregar-lhes com poder as boas novas da salvação. E nesta oportunidade, para sedimentar Sua aprovação por aquele sincero grupo de crentes gentios, revelando publicamente Seu agrado, D-us enviou-lhes o Espírito Santo, causando espanto geral. Era a aprovação total. O amor de D-us alcança a todos, judeus e gentios, em todos os lugares, graças a D-us!

O episódio não termina aqui. Quando a igreja em Jerusalém soube do ocorrido, levantou-se contra Pedro, com a prerrogativa de haver-se misturado com gente tão repelente e imunda, os gentios. Intima-o a retratar-se. O apóstolo então, cheio do Espírito Santo, apresenta-se diante da Igreja-Mãe, e relata como D-us lhe mostrara, através de uma visão de animais em um lençol, que todas as pessoas, de toda tribo, raça e língua, desde que O tema e guarde Seus mandamentos, são dignas do amor, da Graça e da salvação pelo sacrifício eterno de Yeshua.

E muito mais! D-us não somente revelou Seu amor pelos gentios como os agraciou com o derramamento do Espírito Santo (Leia Atos 11: 1-17). Contra este argumento não houve reação, e portanto a posição da Igreja-Mãe não poderia ser diferente. Leiamos: Atos 11: 18 "E ouvindo estas coisas, apaziguaram-se, e glorificaram a D-us, dizendo: Na verdade até aos gentios deu D-us o arrependimento para a vida. " Como vê, irmão amado, é simples, puro e cristalino como água na folha de inhame. Não há aqui interpretação humana. Não há necessidade de torcer nada e muito menos adaptar-se a qualquer tipo de conveniência. É uma verdade clara que brota como luz da aurora no coração sincero. A Igreja de Jerusalém não mudou a Bíblia, mudou sim, sua posição em relação aos gentios pelo testemunho de Pedro, que por sua vez mudou sua opinião através do ensino de D-us por meio de um lençol de animais.

Hoje, lamentavelmente ocorre o contrário. Muitos preferem mudar a Bíblia, ou quando nada, tentam adaptá-la à sua opinião. Que não seja esta sua atitude, meu querido irmão.

Pois bem, fica determinado pela Bíblia, sem nenhuma dúvida, que D-us utilizou um lençol de animais puros e imundos para ensinar a Pedro, quando este estava com fome, que "nenhum homem é comum ou imundo" e "que D-us não faz acepção de pessoas", pois todos de igual modo merecem a oportunidade de conhecer e viver o evangelho que restaura e salva. Todos podem tornar-se cidadãos da família celestial, mas..., se não acontecesse essa visão, jamais Cornélio e sua família ouviriam de Pedro esta mensagem que salva, dada sua posição contra os pobres gentios. Isto sim, mas nunca para autorizar a comer carnes imundas.

Caro leitor, a Igreja de Jerusalém foi humilde e sincera. Você também decidirá pela Verdade? Decisão envolve coragem! Você é um forte, pois O Mashiach lhe dá poder. D-us estava levando Seu apóstolo a sentir "FOME" pela salvação de todas as pessoas, de todas as raças, em todos os lugares do Planeta Terra! "Essa visão tanto serviu para repreender a Pedro como para instruí-lo. Revelou-lhe o propósito divino - de que pela morte de Yeshua os gentios deviam tornar-se co-herdeiros dos judeus nas bênçãos da salvação. Até então nenhum dos discípulos pregara o evangelho aos gentios.

Em seu pensamento, o muro de separação posto abaixo pela morte de Yeshua ainda existia, e seus trabalhos limitavam-se aos judeus, pois tinham considerados os gentios excluídos das bênçãos do evangelho. O Senhor buscava então ensinar a Pedro a extensão universal do plano divino.

PENSE NISSO: A visão do lençol de Atos 10 foi uma prédica divina para mostrar a Pedro que todos são iguais e, simultaneamente, prepará-lo para o derramamento do Espírito Santo sobre Cornélio, semelhante ao Pentecostes (Atos 10: 44-47). E isto foi a comprovação ipso-facto, de que D-us não faz acepção de pessoa, mesmo. Agora ouça Paulo, escrevendo aos Romanos 10: 12-13: "Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que O invocam. Porque todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. "

Texto orinalmente publicado por Anselmo Goldman em http://elohimomer.blogspot.com/ e adaptado, acrescido e mexido por Metushelach Ben Levy.

8 comentários:

  1. Atos 15 fala para os gentios se absterem somente da recomendacao dos apostolos. Entao Construtores do Reino pela sua interpretacao eles podiam casar-se entre parentes ou aindar ter relacoes com animais ou ainda serem homosexuais que isso nao consta nos 10 mandamentos.

    Francamente eu nao seguir um Deus com este tipo de orientacao.

    ResponderExcluir
  2. Segundo, Atos 15 usa a expressao "Sacrifício a ídolos". Como bom cristao, estudioso de historia, vc sabe que muitas coisas podiam ser oferecidas aos idolos, inclusive cobras venenosas. A moral da historia aqui é a de nao se pode confiar totalmente na tradução da Bíblia. Se há dúvida tem que consultar uma Bíblia Interlinear para compreesão do pensamento oriental, para o qual a Bíblia foi escrita, além de um minucioso estudo da história.

    ResponderExcluir
  3. Não consigo entender uma ponto muito curioso, do capitulo 11 qd Pedro, se senta a mesa dos gentios e come com eles, ali da a entender que elel comeu carne de porco pois era comum essa dieta aos gentios?

    Se ele nao comia carnes imundas como poderia ceiar com nao judeus que nao tinha tal cuidado.?

    Paz do Senhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assembleiano,

      Note a única referencia sobre tal ponto é o do Cap. 11 é no verso 3, onde o foco principal não é nem o comer mas sim de Pedro ter se relacionado com os incircuncisos entrando em suas casas, o comer com eles a esta altura é o de menos, pois pela tradição rabinica, feita erradamente sobre o que a Torah fala sobre o relacionamento com os gentios, rezava que um judeu não poderia se quer se dirigir a um gentio, imagina entrar em sua casa e por fim comer com ele, tal apavoramento por parte dos zeloslos se dá pela excessiva preocupação com a pureza ritual, que segundo a tradição era perdida com qualquer deslize, imagine falar de coisas santas em meio a um ajuntamento depois de ter perdido a pretensa pureza ritual por ter se relacionado com um gentio, isso seria inaceitavel, mas Pedro relata a visão que teve e no verso 18 vemos que os zelosos se apaziguaram com a explicação de Pedro e glorificaram a D-us, agora use da linha de raciocinio de que se os zelosos quase encomungaram Pedro de ouvir dizer que ele falou com gentios, mas com o entendimento da visão que se tratava dos gentios serem considerados puros ao aceitarem o testemunho de Yeshua , tais zelosos não mais consideravam os gentios nesta situação um elemento capaz de criar impureza ritual, mas note que não há mensão nenhuma a comida, e principalmente a animais impuros de Levitico 11 e Deuteronimo 14 que para judeu nunca foi comida mesmo depois do Testemunho de Yeshua, bem como tambem até o terceiro século era uma questão de santificação e obediencia tal questão alimentar para a própria Igreja.
      Após ter usado a lógica na linha de raciocínio proposta, repare que não tem elementos textuais e nem históricos que comprove a teoria que todo gentio comia animais impuros com frequencia, ainda mais dentro do território da Judéia, onde havia sim a criação de porcos mas todos destinados a exportação para a tropas Romanas mais distantes conforme relatos históricos tanto judaicos como Romanos, mas pense no grau de estress dos zelosos se Pedro tivesse comido algo impuro, e imagina a cntradição textual que mostra Pedro no Cap.10 se negando a comer os animais do lençol mesmo que uma voz divina o tenha ordenado tal coisa, e Pedro ainda fala no verso 14 com orgulho que nunca comeu nenhuma animal impuro da lista de Levitico 11 e nem sequer animais puros que não tenham sido abatidos e preparados mediante a observaçao da tradição rabinica, e tal entendimento se dá pelas palavras "comum e imunda" do verso 14.
      Em resumo, é óbvio que Pedro não comeu nada imundo com os gentios.

      Excluir
    2. Um diacono da igreja me afirmou justamenteo o contrario sobre isso, como lhe perguntei antes e usa o versiculo que diz que Deus purificou todas as carnes e que qd houve esse episódio de Atos 10 e 11 , se referia tanto aos gentios quanto a suas práticas, sendo também purificado as carnes desde que oremos e abençoemos antes de comer, como no episodio em que Paulo cita as carnes do açougue...confesso qu estou confuso mas vejo mais lógica no seu raciocínio.

      Paz do Senhor.

      Excluir
  4. Assembleiano,

    Para podermos lhe ajudar no que lhe ficou confuso, articule com base Bíblica o que lhe foi passado por tal diácono.

    Mas só para que você reflita, e pense com seriedade e com foco no que diz a Palavra e não em achismos alheios, note que a lei alimentar de Levítico 11 e Deuteronômio 14 foram dadas pelo próprio D-us, e portanto não é "dogma" de homens, tais instruções foram dada para diferenciação de um povo refletida na frase "Sede santos, porque Eu, o vosso D-us sou Santo." exatamente após as lista de animais que se pode e não pode comer, e tais instruções são chamadas pelo próprio D-us de Estatudos Perpétuos entre o povo Judeu, portanto se são Perpétuos, Yeshua não desmentiria o seu próprio Pai e D-us, e fora que dizer que as práticas dos Gentios foram purificadas é uma contradição do contexto de Atos inteiro principalmente ao do Cap. 15, que faz restrições a práticas gentilicas comuns da época, e tais práticas não poderiam continuar fazendo parte do contidiano dos gentios seguidores de Yeshua, por tais prática os faziam impuros ritualmente do ponto de vista Bíblico e não do ponto de vista da tradição rabínica que destorceu o padrão Bíblico.
    Voltando ao Estatuto ser perpétuo para os Judeus, sendo que Pedro nunca deixou de ser Judeu, portanto ele nunca deixou de observar as Leis alimentares Bíblicas, não é simples?

    Quando você postar as passagens de Paulo que lhe confundem sobre o tema, nós nos aprofundaremos na argumentação mais detalhada dos textos bíblicos.

    Shalom

    ResponderExcluir
  5. Shalom. Ao meu ver, sobre os animais impuros que Deus purificou visto por Pedro em visão, aquilo foi uma forma que D-us usou para que Pedro entendesse que Cornélio ainda que aos olhos humanos fosse considerado impuro (incircunciso) pelos homens daquela época, ele por sua vez não era considerado impuro aos olhos de D-us, pois aos olhos de D-us, Cornélio e toda em sua sua casa, já haviam sido purificados pela fé no Mashiach Yeshua.
    Shalom
    Pr. Thiago Sanchez

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor