שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

domingo, 29 de janeiro de 2012

Dúvidas quanto ao que cremos referente à Yeshu'a.

Perguntas dos participantes do Blog que para serem melhor visualizadas eu postarei como Artigo.

Para que o Blog não pareça abandonado por não ter publicações somente respostas de comentários, eu selecionarei as perguntas que gerem respostas com conteúdos extenso e interessantes aos demais seguidores do Blog eu as compartilharei com todos em forma de postagens.








Questões:

1) Em qual nome verdadeiramente há salvação Yeshua ou Jesus?

R.: Primeiramente não é em um nome composto por letras ou pronunciado em fonemas que há salvação, não é em uma palavra mágica como “Abracadabra” que reside o significado da Obra Salvífica do Filho de D-us, entenda que o significado da expressão que diz que no nome há Salvação se refere obviamente à uma pessoa que cumpriu um propósito Divino nos mínimos detalhes e conquistou com seu feito o direito de ter PODER sobre os Céus e a Terra concedendo Vida Física Terrena, ou a Vida Abundante que transcorre a Eternidade, sendo assim ficar perdendo tempo neste tipo de debate em nada nos mostra o que verdadeiramente tem que ter importância para que possamos Proclamar as Verdadeiras Boas Novas, tal debate cabe apenas no campo histórico cultural acadêmico e se restringe apenas a um anseio intelectual de se preservar o que é Original.
Fica uma questão apenas para refletir, quando o Filho de D-us voltar e se manifestar ao Judeus os quais o aceitarão conforme Romanos 11, por qual nome tais Judeus o Nomearão?


 
2)D-us são três pessoas em um só D-us ? ou só há uma pessoa DIVINA O ETERNO ?

R.: Quanto a sua segunda questão recomendo Ler os Artigos detalhados sobre o assunto conforme segue links abaixo:
http://judeu-autonomo.blogspot.com/2009/05/introducao-para-se-entender-de-onde.html
http://judeu-autonomo.blogspot.com/2010/07/yeshua-jesus-qual-devemos-nossa.html
http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/05/conversas-sobre-o-verbo-ser-d-us-ou-d.html
http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/07/evangelho-de-joao-11-14-transliteracao.html

Se ainda houve muitas dúvidas, ficamos a disposição para dialogarmos sobre o tema.

3) Yeshua foi criado pelo Eterno ou sempre existiu como D-us? Como que vocês crêem ?

A questão sobre a Eternidade de Yeshua eu gosto de usar a forma antropopática de tentar explicar tal tema, isso é, coloco atributos e concepções humanas e físicas para delimitar D-us, para que consigamos ao menos delimitar tais aspectos de forma didática, pois sendo D-us insondável a forma real de existência Dele não chega nem perto de a nossa mente limitada deslumbrar, sendo assim ficamos com os lampejos de revelação dados pelo Espírito Santo através da própria Palavra e a testificação dada aos membro do Corpo do Mashiach.
Yeshua sendo a Palavra de D-us(Jo 1:1 e Apoc. 19:13), a princípio antropopaticamente D-us não pode ter tido um existência dentro da Eternidade na qual Ele fosse “mudo”, sendo assim a Palavra estava com D-us desde de sempre, mas tal “vibração das cordas vocais” era a princípio algo que era emanado de D-us, e portanto parte de D-us, algo que não se distinguia Dele diante da Criação ou de um Projeto mental de D-us que viria a existir, mas antes de começar a criação de Tudo relatada em Gênesis,(Pois teoricamente há outra criação anterior a esta, mas por não ser bíblica, deixamos para outra ocasião), a tal “vibração das cordas vocais Divinas” que detinha o poder de Criar e dar ordem a Criação a mantendo pelo Palavra de seu poder (Heb. 1:3), recebe a honra de se personificar, e tal ser que é a personificação da Palavra Divina, a principio é gerado de D-us por meio de “mitose” de seres Espirituais, isso quer dizer que tal personificação da Palavra divina não é criada mas sim gerada a partir da própria essência de D-us, tendo portanto o seu “DNA” de estrutura espiritual, sendo assim tal ser por conter em sua estrutura a essência divina não pode ser chamado de criatura mas sim de Filho Unigênito do Pai, que quando Palavra acoplada ao Pai tem sua existência Eterna, mas como um ser distinto de D-us, como Filho Gerado ele teve um inicio em determinado ponto da Eternidade.
Vemos portanto com tal didática que o Filho Gerado não é mais parte de D-us, mas por ter o “DNA” estrutural de D-us pode suportar por Propósito e Plano Divino a plenitude da Divindade em Corpo Carnal(Col. 1:19 e 2:9), nota-se que mesmo dotado de tal “DNA” ele não usurpou ser igual a D-us, mas para cumprir o Propósito Divino em Submissão se esvaziou de tudo que tinha como um Ser Espiritual dotado de honra (Fil. 2:5-11) dada pelo Pai e em obediência se fez carne, servo e se entregou a morte, e por ter cumprido o propósito divino recebeu novamente a honra que tinha antes de se esvaziar conforme (João 5:17), mas note com atenção que ele sempre recebe a honra e glória por meio da doação do Pai, e nunca por ele mesmo como se ele fosse o D-us detentor da honra em si mesmo, seja nos casos antes ou depois de sua encarnação, mostrando que ele é o receptáculo capaz de suportar tal emanação de D-us, e não que ele é o Próprio D-us ou algo inconcebível, tanto lógica como biblicamente como a tal doutrina trinitária.


*Obs.: Quando o termo aparece entre aspas significa que eu me utilizei de alguma antropopatia ou antropomorfismo.


Por Metushelach Ben Levy

5 comentários:

  1. gostaria que você explicasse essa parte... (Pois teoricamente há outra criação anterior a esta, mas por não ser bíblica, deixamos para outra ocasião)

    ResponderExcluir
  2. Anônimo,

    De uma olhada no artigo que fala sobre a teoria do Intervalo no seguinte link: http://judeu-autonomo.blogspot.com/2011/04/teoria-do-intervalo-o-que-e-isso-biblia.html.

    Mas lembre-se é apenas um suposição e não algo comprovado Bíblicamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shalom irmão! poderia me tirar uma duvida? sobre o que realmente Yeshua escrevia na areia no capitulo da mulher adúltera?

      Excluir
  3. Meu humilde intendimento: Palavras profundas e bem colocadas a esse Grande e Perfeito Homem que tem todo Dominio e Autoridade e aqui na Terra trouxe Grandes exemplos aos homens em busca de ser Homen.Que este Ser de Salvação abençoi-te em seu propio Nome. YESHUA HAMASHIA...

    ResponderExcluir
  4. “mitose”
    https://www.youtube.com/watch?v=F3mjDCCW_cU

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor