שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

sábado, 29 de janeiro de 2011

Pela graça ou pela lei? Resposta: por ambas.

Pela graça o homem tem seus pecados perdoados por D-us
Pela lei o homem aprende o caminho da obediência
Pela graça somos redimidos e restaurados
Pela lei somos aperfeiçoados com qualidade de vida
Pela graça conhecemos o amor de D-us
Pela lei conhecemos a justiça de D-us
Pela graça recebemos algo que não merecemos
Pela lei declaramos o nosso amor através da obediência
Pela graça somos chamados filhos de D-us
Pela lei somos confirmados como herdeiros
Pela graça conhecemos a face do Eterno
Pela lei conhecemos o seu caráter e seus atributos
Pela graça Abraão foi chamado por D-us
Pela lei ele andou nos caminhos do Senhor
Pela graça Noé foi encontrado por D-us
Pela lei ele foi chamado justo
Pela graça Davi foi eleito e alcançou misericórdia
Pela lei ele foi um homem segundo o coração de D-us
Pela graça Salomão recebeu sabedoria
Pela lei ele foi digno de ser Rei e erguer o templo de D-us
Pela graça Moisés viu D-us face a face
Pela lei ele conduziu Israel pelo deserto com vida e para alguns para morte
Pela graça os profetas receberam a Ruach HaKodesh (Espírito Santo)
Pela lei profetizaram o caminho do Mashiach
Pela graça a virgem o filho de D-us gerou
Pela lei ele nos ensinou o caminho, a verdade e a vida
Pela graça o Mashiach voltará a Jerusalém
Pela lei ele governará e ensinará a Toráh a todas as nações
Pela graça sabemos que precisamos guardar a lei no nosso coração
Pela lei a graça traz plenitude e vida eterna
Pela graça somos justificados
Pela lei somos santificados
A graça é salvação
A lei é o caminho da perfeição
A graça sem a lei não aperfeiçoa
A lei sem a graça não salva
O Espírito da graça é o mesmo Espírito da lei
D-us é amor e também é justiça
O Mashiach revela a graça e ensina a lei aos homens
A graça é uma dádiva divina
A lei é santa, justa e boa.



Obs.: Quando lerem “pela Lei“, entendam “pela Fé“, não a idéia de fé fútil e sem fundamento da modernidade, que relega a fé a um pensamento positivista abstrato, uma força psíquica subjetiva, tenham em mente que a fé , הנמא (emuná em hebraico), tem o sentido principal de FIDELIDADE, isto é, se alguém tem Fé, ela mostra esta FIDELIDADE com obediência a tudo que Aquele que lhe prometeu algo solicitou que fosse guardado, assim vemos em Hebreus 11, a lista de heróis da fé, que com fidelidade Àquele que os chamou, tiveram testemunho de justiça, pois Noach ao ser chamado pela Graça para construir a Arca, teve fé nas palavras Daquele que o chamou e tendo fidelidade a este chamado construiu a Arca, Avraham ao ser achado pela Graça foi chamado para fora de sua parentela, e impelido a peregrinar a terras estranhas, e pela fidelidade de ir para onde não conhecia recebeu a promessa de ser pai de muitas nações e herdar a terra que peregrinou, assim como estes dois exemplos muitos outros obtiveram testemunho por parte de D-us acerca da fidelidade em obedecer, acreditando Naquele que os chamou.
Em resumo, a expressão “pela Lei” quer dizer pela Fidelidade em se fazer algo acreditando e tendo esperança nas Palavras Daquele que nos chamou.
Adaptado e Acrescido por Metushelach Ben Levy de texto de Giliardi Rodrigues em http://teopratica.blogspot.com/

12 comentários:

  1. Minha Oração: "Pai, bendito seja o Senhor que nos deu a Torá em Sua Santidade. Que em nós já agraciados pela ação do Teu Santo Espírito, no Sangue da Nova Aliança, no Messias Yeshua, sejamos mais e mais impelidos a uma obediência voluntária e amorosa, e que a manifestação do Reino da Justiça em nosso meio seja algo nítido e real, e assim, vejamos nossos dias renovados como os dias da antiguidade, pois tua Lei é a ARVORE DA VIDA PARA ÀQUELES QUE NELA SE APEGAM. Que Yeshua (a palavra viva, palavra em carne) flua em nosso interior, em nossos corações, como rios de água viva. Eu oro em nome de nosso Messias e Rei, YESHUA HAMASHIACH".

    Luiz Augusto
    Floripa/SC

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    Que oração maravilhosa, revela a significancia de nosso momento, nos dando a certeza de trilharmos um caminho o qual é agradável ao Senhor, e expõe o nosso íntimo estado de graça diante a missão que nos é confiada.

    Bendito sejo o Senhor por sua vida, e que Ele continue lhe sustendo e lhe agraciando com todas as sortes de bençãos as quais foram preparadas para os Eleitos antes da fundação do Mundo.

    Fique na Shalom de Nosso Mashiach Yeshua.

    ResponderExcluir
  3. Estas preces são maravilhosas. creio que conheço uma delas...a que começa com o "...Eterno..." Descobri que minha família é de orgem judaica dos Açores e muitos dos costumes descritos eram praticados pela minha família...meu pai nunca comeu carne de porco e frutos do mar e éu e minhas irmãos ainda pequenas resolvemos adotar o vegetarianismo, pois amamos todos os seres viventes que o Eterno criou....e só Ele pode tirar a vida....Teresa leão

    ResponderExcluir
  4. Uma pergunta que eu sempre faço aos "teólogos" que dizem que a graça veio apenas com Yeshua:

    Hoshe'a [Oséias]12,7
    Por isso voltem-se para seu Elohim;
    apeguem-se à graça e a justiça;
    e sempre depositem a esperança em seu Elohim.

    Onde eles encontrariam a graça na "dispensação da lei"?

    ResponderExcluir
  5. Yoel (יואל),

    Eu gosto de dizer que o ato de o homem existir já é em si uma חסד "Chessed" graça, (Adam)ser feito a imagem e semelhança do Criador, também é uma graça, (Abel)ter a sua oferenda recebida pelo Eterno é uma graça, (Noach) achou graça aos olhos do SENHOR (Brsht.6:8) tanto que foi preservado da distruição, juntamente com a salvãção de seus filhos. Avraham Avinu teve a graça de receber um chamado direto do Eterno, receber a promessa de abençoar as Nações, a graça de gerar um povo do qual descenderia o Mashiach, Moshe Rabeinu recebeu a graça de ser resgatado pela filha do Faraó, e de ser amamentado e criado por sua propria mãe, mas tendo a melhor e maior educação da época dentro da Corte Real, assim como Avraham Avinu tambem teve um chamado por graça diretamento do Eterno no meio da Sarça ardente, e por ai vai..... se não fosse a חסד Graça do Eterno não teriamos personagens e histórias bíblicas, simples assim.

    ResponderExcluir
  6. Metushelach,eu gostaria de te fazer a mesma pergunta que eu faço para os chaverim.Não tenho descendência judaica (até onde sei)era evangélico da AD e mantinha o pensamento comum do meio em que vivia,mas depois que entendi que o shabbat é um presente do Eterno para o homem e que não havia sido abolido,comecei a me apegar ainda mais a Torah.Entrei na linha de pensamento judaico-messiânica e além dos shabbatot hoje eu também observo (ou procuro observar)as festas,a kashrut,tsitsyiot,e tudo aquilo da Torah que é possivel cumprir eu tento cumprir.Sei que é algo positivo um goy guardar a Torah,Yeshayahu 56,apesar de falar precisamente sobre o shabbat,também pode ser entendido como a Torah toda,visto que nela está contida esta mitzvah,mas ainda não entendo se a guarda da Torah pelos não judeus deve ser opcional ou não.Parece difícil para um evangélico acostumado à "graça" se achegar ao judaísmo messiânico e entender que precisa de uma mudança de atitude em relação à "lei".Graças ao Eterno comigo aconteceu de maneira espontânea,sem pressão,mas como lidar com aqueles que virão daqui em diante?

    ResponderExcluir
  7. Yoel,

    Desculpe pela demora,

    Sei do que você está falando, o que eu sempre digo é que o Espírito Santo dará entendimento a cada um sendo a sede que cada terá de entender qual é a vontade de D-us em cada pormenor de sua vida, sendo assim cada um que se achegar ao povo de Israel na adoração ao único D-us, e se achegar a fé no Mashiach Yeshua terá o seu entendimento a cada dia renovado, e a cada dia terá um véu retirado, sendo assim o não judeu não tem que ser obrigado a nada mas sim ensinado paulatinamente o principio espiritual por traz de cada mitzvá, assim como atos 15 impõe apenas aquilo que permita a pureza ritual para a comunicação da verdade e após como vemos no verso 21, é que a cada Shabat teremos alguem a ensinar o que Moshe ensinava, sempre de forma paulatina conforme a revelação do Espírito, e a fé de cada pessoa, sem atropelarmos ou impormos julgos pesados que para nós podem ser leves mas para alguem sem conhecimento pode ser motivo de murmuração.
    Sendo assim fiquemos debaixo da providência Divina para encaminhar cada um conforme o grau de sua fé.

    Shalom

    ResponderExcluir
  8. Valeu Chaver!
    Como disse,ainda não estava completamente fechado em relação a este tema,por isso gosto de ouvir as opniões dos chaverim,mas de acordo com a minha compreensão das escrituras eu me encontrava muito próximo desse seu ponto de vista,é exatamente assim que o Rosh Zé Alves tem trabalhado na nossa congregação,e assim foi comigo,nunca me sentí pressionado e tudo o que tenho observado foi por entender que é a vontade do Eterno para a nossa santificação.

    OBS: não se preocupe com a demora pra responder,seu blog tem muitos seguidores para responder e material para postar,não é facil,eu entendo.

    Shalom!!

    ResponderExcluir
  9. Yoel,

    Que bom que temos em meio ao nosso chamado de restauração encontrato várias pessoas num mesmo espírito e entendimento, comprovando que tal obra é proveniente de D-us e não apenas mais um mover sem sentido.

    Shalom

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente o meio cristão evangélico criou um antagonismo entre lei e graça que foi uma desgraça para o povo do Senhor. Graças ao Eterno estou neste caminho de restauração,buscando restaurar as raízes da fé,entender cada vez mais a Torah e guardando aquilo que se aplica a nós que não somos judeus,exemplo o sábado,as leis alimentares etc. Encontrei hoje este blog,acredito pela direcção do Eterno para continuar neste caminho de restauração. Parabéns pelo blog Metushelach. Um caloroso Shalom desde Portugal Ricardo

    ResponderExcluir
  11. Shalom aleichem, este video trata a respeito deste assunto e o que levou a toda essa babilonia defendida pela grande maioria dos cristãos. Veja o link https://m.youtube.com/watch?v=-m1d4OYulOM

    ResponderExcluir
  12. Na oportunidade, gostaria que todos pudessem ver este video também. Pois fala a respeito da falta de hachavah, as duas casas de Yisrael, precisa deixar de lado o orgulho e se unirem em hachavah. Veja: https://m.youtube.com/watch?v=9AgPMWkJzic

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor