שמע ישראל י-ה-ו-ה אלקינו י-ה-ו-ה אחד
Shemá Yisrael Adonai Elohêinu Adonai Echad

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

A Lei foi Abolida? - Parte I

Paulo e a Torá - Parte I
Por Igor Miguem - Quando ainda era membro da AMES.

Introdução:

Muitos teólogos durante a história foram defensores da teologia que afirma que Paulo era oposto ou contra a Torá (Lei). Até mesmo os judeus afirmam isto, que Paulo não viveu como judeu porque desmotivou os judeus a viverem como tais. Tentaremos provar de forma resumida a inverdade contida neste conceito.

A Primeira coisa para entender a relação Paulo x Lei, é entender o verdadeiro sentido desta palavra nos originais grego e hebraico.

O termo "lei" usado em nossas bíblias é um termo limitado e inadequado, pois não expressa com exatidão seu sentido original. A palavra hebraica usada no chamado "Antigo Testamento" (Tanach) é o substantivo "Torá", que pode ser traduzido como "instrução". Sem dúvida é importante observar que só nesta adequada definição do termo "Torá" teremos removido toda a idéia "legal" associada à expressão "lei". Na verdade esta tradução de Torá para lei nas bíblias modernas está sob influência da Vulgata Latina que traduz tendenciosamente a expressão por "Lex", trazendo a idéia de que a Torá só tem aplicação legal, o que uma inverdade.

A Torá é uma instrução divina dada prioritariamente à Casa de Israel com o objetivo de preservar o povo, como um povo separado dentre todos os povos do mundo. Uma cultura divinamente revelada com princípios morais, espirituais, sanitários, administrativos, alimentares e também legais. A Torá possui leis, mas ela não é somente "leis" como alguns pensam, é um engano achar que ela é apenas legal, pior ainda acreditar que o termo Torá pode ser traduzido por "LEI", para esta palavra existe um termo apropriado chamado "Daat" em hebraico que tem o sentido legal. Mas, Torá sem dúvida melhor traduzida com "instrução" ou "ensino".

A segunda coisa que devemos entender seria a opinião de Yeshua (Jesus) sobre a Torá. Paulo como apóstolo do Messias Yeshua, jamais iria contrariar a opinião de seu mestre sobre o assunto. Sendo assim disse Yeshua: "Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir" (Mt 5.17 - ARA). Para uma compreensão sincera deste texto deve-se observar novamente as palavras chaves, neste caso "revogar" e "cumprir". A palavra grega usada nesta passagem que foi traduzida por "revogar" é o verbo grego katalisai [katalusai] que pode ser traduzido como: anular, abolir, destruir, desfazer, revogar, etc. A edição bíblica de Almeida Revista e Corrigida traduz primeiramente a palavra como "destruir" que é mais clara. Baseados neste princípio deve-se entender primeiro que: YESHUA DISSE CLARAMENTE, QUE ELE NÃO VEIO PARA DESTRUIR, ABOLIR, ANULAR OU DERRUBAR A TORÁ (LEI). Este é um princípio básico, mas Yeshua veio fazer mais, ele veio também para "cumprir". Só que este verbo grego que no original é plerosai que é melhor traduzido como: completar, acrescentar, aperfeiçoar, “plenificar”, etc. Yeshua em nenhum momento foi contra a Torá, muito pelo contrário ele veio apresentar o sentido pleno da torá, veio completar seu significado, ele veio "plenificar" seu objetivo. Como diz o Talmud (a tradição oral dos judeus): "Não vim para tira a Torá de Moisés, mas pelo contrário, vim para acrescentar" (Tratado Shabat 116b).

Lição I - A Torá (Instrução - "lei") foi Abolida?

"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede de separação que estava no meio, a inimizade, ABOLIU, na sua carne, A LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS, para que dos dois criasse em si mesmo, um novo homem, fazendo a paz" (Ef 2.14-15).

Esta parece ser uma contradição entre as palavras de Yeshua (Jesus) e as palavras do apóstolo. Yeshua disse que não veio para "abolir" a Torá e o apóstolo dos gentios (Paulo) disse que Yeshua aboliu na sua carne a "Torá dos Mandamentos na Forma de Ordenanças". Na verdade são os detalhes do texto que provam que não! Muitos teólogos se baseiam neste texto para afirmarem que YESHUA ABOLIU A LEI. Mas, cometem um erro básico de interpretação. Paulo é explicito ao afirmar que, o que YESHUA aboliu foi: A LEI? Não! Foi a "LEI DOS MANDAMENTOS EM FORMA DE ORDENANÇAS" isto é apenas um elemento com várias expressões. Na verdade deve-se entender a palavra "ordenanças" no original para uma compreensão precisa.

"Ordenanças" no grego é o substantivo "dogmas" [dogmaV], esta expressão pode ser traduzida como interpretação, dogma, doutrina de homens, etc. Esta expressão grega aparece no Novo Testamento sempre associado com "ordenanças de homens" nunca com ordenanças dadas por D'us. A palavra grega para ordenanças no N.T. é dikaioma [dikaiwma] e não dogma. Esta é a diferença básica.

Concluímos com isto que, o que Yeshua aboliu foram "AS ORDENANÇAS DO HOMEM, OU AS INTERPRETAÇÕES DOS HOMENS SOBRE A TORÁ QUE É FORMADA POR MANDAMENTOS".

Se observarmos o início do trecho citado e analisarmos a história perceberemos que isto faz sentido. O texto diz que Yeshua derrubou a parede de separação que estava entre judeus e gentios, fazendo a paz. Esta parede era literal, no templo de Jerusalém existiam compartimentos para os visitantes do templo. Estes compartimentos eram separados por paredes ou muros, existia o pátio dos sacerdotes, dos homens judeus, dos gentios e das mulheres. Sendo assim os judeus estavam mais próximos do templo e os gentios separados destes, estavam mais distantes. Mas, pergunta-se: Onde está na Torá ou nos Profetas uma ordenança que diz que os gentios que temiam o D'us de Israel deveriam ficar longe dos judeus ou separados por um muro dos mesmos? Em lugar nenhum! Na verdade esta era uma "INTERPRETAÇÃO ou UMA ORDENANÇA DE HOMENS", um dogma que afastava os não-judeus da Torá e da presença de D'us. Foi exatamente esta distinção que Yeshua veio abolir. Para que dos judeus e gentios fizesse apenas um povo, nele, cada um cumprindo seu chamado, mas tendo Yeshua como o centro de todas as coisas. Isto é o que Rav Shaul (apóstolo Paulo) chama de "Mistério". Sem dúvida algo maravilhoso para refletirmos.

Lição II - As Festas Bíblicas Acabaram?

"Guardais dias, meses e tempos, e anos. Receio de vós tenha eu trabalho em vão para convosco" (Gálatas 4.10 e 11).

Se lermos este versículo isolado e não observarmos o contexto que está envolvido neste texto teremos problemas teológicos sérios. Uma pessoa ávida por refutar a Torá (lei) pode tomar este versículo facilmente como um suposto argumento contra as Festividades da Bíblia. O que é um equívoco e um desrespeito ao contexto do trecho. Aproveitando a oportunidade gostaria de fazer uma observação saudável à Versão de Almeida Revista e Corrigida, que intitula o trecho supra citado como: "O valor transitório dos ritos judaicos". Este título é tendencioso e carregado de interpretações pessoais. Na verdade ele está baseado na interpretação do versículo acima, que afirma serem as palavras de Paulo, exortações direcionadas a judeus ou judaizantes que insistiam em guardar dias sagrados como: o Shabat (Sábado), Páscoa, Pentecostes, Dia do Perdão, Tabernáculos, etc.

Se lermos com cuidado simplesmente os dois versículos que antecedem o trecho, perceberemos que não é bem isso, o que Paulo estava dizendo, na verdade o versículo nem se quer foi direcionado aos judeus, mas aos gentios de Gálatas. Observe: "Outrora, porém, não conhecendo a D'us, servíeis a deuses que, por natureza não o são; mas, agora que conheceis a D'us ou, antes, sendo conhecidos por D'us, como estais voltando, outra vez, aos rudimentos fracos e pobres, aos quais, de novo, quereis ainda escravizar-vos?" (v.8 e 9).

Primeiro detalhe: No versículo 8 diz: "...outrora servíeis a deuses...". Sabemos que desde o retorno dos judeus da Babilônia, Israel estava completamente curado da idolatria, o pavor dos judeus em relação a este pecado é tão intenso até em nossos dias, que muitos deles não recebem Yeshua simplesmente com medo de caírem em idolatria. Sem dúvida, o texto se refere a gentios (não-judeus) de Galácia (a quem é endereçada a epístola), que haviam se convertido ao D'us de Israel e a seu Messias (Yeshua - Jesus) e que agora estariam voltando ao culto pagão em memória dessas falsas divindades.

Paulo é ainda categórico ao afirmar: “... estais voltando outra vez aos RUDIMENTOS..." (ARA). Mais uma vez precisa-se da ajuda dos originais, assim compreenderemos a expressão "rudimentos" com maior precisão. O que significa esta expressão? A palavra grega usada é o substantivo pluralizado "stoikeion" [stoiceion] que segundo o Dicionário do Novo Testamento Grego do professor W.C. Taylor é: "as causas materiais do universo pyr (fogo), ydôr (água), aêr (ar) e gê (terra)... os corpos celestes, sinais do zodíaco, etc, rudimento, princípio elementar, ou astro ou talvez (?) espírito, demônio". Na verdade estes princípios de elementos da natureza, signos, elementares, espíritos cósmicos, sempre foram princípios da antiga mitologia greco-latina e babilônica. Sem dúvida estes crentes estavam sendo escravizados por estes elementos, por isto Paulo encerra dizendo: "Guardais dias, e meses, e tempos, e anos" (v. 11). Na verdade estes dias que estavam sendo guardados pelos Gálatas não tinham nada haver com as Festas da Torá. Eram festas pagãs em honra aos "stoikeion". Seria como se uma pessoa advinda na bruxaria, da umbanda, ou de uma religião esotérica, depois de convertida ao Senhor Yeshua (Jesus), ainda fosse atraída para as festividades pagãs outrora celebradas em honra às respectivas divindades. Sem dúvida, isto seria um 'trabalho vão' conforme as palavras do apóstolo do Messias.

Concluímos com isto, que em nenhum momento Paulo neste texto está fazendo referência a afirmativa de que "Os Ritos Judaicos são Transitórios" conforme a "ARA" (Almeida Revista e Atualizada). Mas, sim exortando os crentes recém convertidos do paganismo “galaciano”, para que não voltem às suas festividades demoníacas e cheias de misticismo pagão.

"De sorte não és escravos, porém filho; e, sendo filho também herdeiro por D'us" (Gálatas. 4.7).

Lição III - A Antiga Aliança foi Removida?

"Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até o dia de hoje, quando [os judeus] fazem a leitura da Antiga Aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, no Messias (em Cristo), é removido" (II Coríntios 3.14).

Outro problema de interpretação tendenciosa. Recentemente ouvi um pregador conhecido fazendo uma aplicação deste texto, como se a Antiga Aliança tivesse sido abolida por Yeshua, afirmando ainda que em 'Cristo a Antiga Aliança é removida'. Não há nada pior do que sermos desonestos com o que está claro no texto. Não podemos ir a um texto das escrituras com uma teologia formada, mas devemos formar a nossa teologia das escrituras. Do contrário não estaremos sendo sinceros com as pessoas e nem com D'us.

Novamente um problema de contexto, no versículo 13 Paulo diz: "Não somos como Moisés, que punha VÉU sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que desvanecia." Observe que Paulo neste versículo faz um comentário sobre o véu que Moisés teve que pôr sobre seu rosto a fim de que ninguém olhasse para ele, pois sua face estava resplandecendo, quando da sua descida do Monte Sinai (com as segundas Tábuas da Torá). Mas, no versículo 14 ele explica o motivo deste comentário. Neste caso ele explica que até hoje quando os judeus fazem a leitura da Antiga Aliança - aqui Paulo está fazendo referência ao costume judaico de ler porções do Tanach ("Antigo Testamento") todos os Shabatot (sábados) - claramente ele continua: "... o mesmo véu permanece...". Na verdade Paulo está querendo dizer, que os judeus estão com seus sentidos "espirituais" inativos, eles estão cegos, pois não perceberam que Yeshua é o Messias, pois se eles tivessem fé Nele, este "VÉU" e não a "ANTIGA ALIANÇA" seria removido.

Paulo ainda complementa: "Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o véu lhe é retirado" (v.15 e 16). Está claríssimo, que a referência de Paulo no texto não está sendo aplicada a uma suposta remoção da Antiga Aliança, mas a remoção da cegueira espiritual dos judeus quanto a revelação de Yeshua na mesma "Leitura da Antiga Aliança". O apóstolo demonstrou isto claramente em Atos 13.14 e seguintes, em uma sinagoga em Antioquia, exatamente na leitura da Torá e dos Profetas.

Lição IV - As Leis Alimentares foram Abolidas?

"Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios, pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência, que proíbem o casamento e EXIGEM ABSTINÊNCIA DE ALIMENTOS QUE D'US CRIOU para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis..." (I Tm 4.1-3).

Este texto é mais um que não pode ser aplicado aos judeus. Pois sem dúvida perceberemos que Paulo agora está fazendo referência ao Gnosticismo.

O Gnosticismo era uma filosofia esotérica, uma religião de mistérios, que concorreu intensamente com o cristianismo no primeiro e no secundo século de nossa era. Eles ensinavam em síntese, que existiam dois mundo paralelos e ambíguos. Este mundo físico e histórico habitado pelos homens (este pensamento é influência do platonismo) e o espiritual e metafísico habitado por D'us e por anjos ou demiurgos (pequenos deuses).

Baseados neste conceito elementar, eles entendiam que quanto mais eles se desligassem da vida terrena, mais próximo de D'us e do mundo espiritual eles estariam. Assim eles seriam mais "pneymáticos" (espirituais) e menos "sarkikos" (carnais). Assim, eles praticavam o que nós chamamos de ascetismo. Abstiam-se de alimentos, de casamento, do sexo, de algumas bebidas, de festas, de alegrias terrenas, etc. Aparentemente isto parece bom, mas não é! A bíblia nunca foi um livro de 'ascetismos', segundo o pensamento judaico, a abstenção de um prazer lícito pode ser tão pecado, quanto algo ilícito.

Infelizmente estes gnósticos estavam sendo levados por espíritos imundos, a ensinarem a abstinência de "Alimentos que D'us criou...". Algumas pessoas, dizem: "Viu? Paulo disse que a abstinência de alimentos e diabólica!". Sem dúvida, a abstinência de "ALIMENTOS QUE D'US CRIOU" é um erro. Mas, pergunto: O que é alimento segundo a Bíblia? Alimento segundo a bíblia é o descritos em Levítico 11. Porco não é alimento, Urubú não é alimento, Cobra não é alimento, etc. O problema dos Gnósticos é que eles estavam exigindo a abstinência de alimentos bíblicos, pois estes D’us criara para nossa alimentação. Não somente isto, ainda escravos de seus princípios ascéticos, ensinavam a abstinência do casamento, como se o sexo e a vida a dois fossem um problema espiritual. Um exemplo da influência do gnosticismo no cristianismo católico romano é o celibato dos sacerdotes, como se o sexo fosse um problema.

Claro que o gentio está isento desta lei, mas o princípio é claro, "alimento" são os que realmente estão descritos em Levítico. Outros animais podem ser tomados por alimentos, mas os "alimentos que D'us criou" são descritos com clareza no trecho citado. Um princípio que pode ser vivido por crentes em Yeshua sem legalismos, sendo que deve-se deixar claro que não há nenhuma obrigação bíblica para que os gentios guardem as leis alimentares. Mas, os que optarem em guardar estes princípios sem dúvida serão abençoados, pois a palavra de D'us nunca volta vazia.

30 comentários:

  1. Metushelach,

    Estou com sérios problemas como o 2 Corintios 3:14, pois fui confrontado de forma como num veredito a respeito de que através de Cristo no AT foi completamente abolido ou caducado e juntamente TODA A LEI, fiquei desarmado pois as fontes de estudos que tenho nao me auxiliaram a refutar esse versículo, por isso solicito sua ajuda para saber oque Paulo queria dizer com isso. (Textos adicionais que me foram propostos: Mt 12:8;
    Cl 2:14,16; Gl 4:9-11; At 15; Rm 14:5,6).

    Conto com seu esclarecimento sobre essa situação que está me deixando desarmado teológicamente.

    Agradecido desde então.

    ResponderExcluir
  2. Tertuliano,

    "Mas os sentidos deles se embotaram. Pois até o dia de hoje, quando [os judeus] fazem a leitura da Antiga Aliança, o mesmo véu permanece, não lhes sendo revelado que, no Messias (em Cristo), é removido" (II Coríntios 3.14).

    Outro problema de interpretação tendenciosa. Recentemente ouvi um pregador conhecido fazendo uma aplicação deste texto, como se a Antiga Aliança tivesse sido abolida por Yeshua, afirmando ainda que em 'Cristo a Antiga Aliança é removida'. Não há nada pior do que sermos desonestos com o que está claro no texto. Não podemos ir a um texto das escrituras com uma teologia formada, mas devemos formar a nossa teologia das escrituras. Do contrário não estaremos sendo sinceros com as pessoas e nem com D'us.

    Novamente um problema de contexto, no versículo 13 Paulo diz: "Não somos como Moisés, que punha VÉU sobre a face, para que os filhos de Israel não atentassem na terminação do que desvanecia." Observe que Paulo neste versículo faz um comentário sobre o véu que Moisés teve que pôr sobre seu rosto a fim de que ninguém olhasse para ele, pois sua face estava resplandecendo, quando da sua descida do Monte Sinai (com as segundas Tábuas da Torá). Mas, no versículo 14 ele explica o motivo deste comentário. Neste caso ele explica que até hoje quando os judeus fazem a leitura da Antiga Aliança - aqui Paulo está fazendo referência ao costume judaico de ler porções do Tanach ("Antigo Testamento") todos os Shabatot (sábados) - claramente ele continua: "... o mesmo véu permanece...". Na verdade Paulo está querendo dizer, que os judeus estão com seus sentidos "espirituais" inativos, eles estão cegos, pois não perceberam que Yeshua é o Messias, pois se eles tivessem fé Nele, este "VÉU" e não a "ANTIGA ALIANÇA" seria removido.

    Paulo ainda complementa: "Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles. Quando, porém, algum deles se converte ao Senhor, o ...VÉU... lhe é retirado" (v.15 e 16). Está claríssimo, que a referência de Paulo no texto não está sendo aplicada a uma suposta remoção da Antiga Aliança, mas a remoção da cegueira espiritual dos judeus quanto a revelação de Yeshua na mesma "Leitura da Antiga Aliança". O apóstolo demonstrou isto claramente em Atos 13.14 e seguintes, em uma sinagoga em Antioquia, exatamente na leitura da Torá e dos Profetas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos é só ler Hebreus, que vcs podem estar criando uma contradição, e ler (II Corintios 3:6) - O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.
      (II Corintios 3:7) - E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, veio em glória, de maneira que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos na face de Moisés, por causa da glória do seu rosto, a qual era transitória,
      Vs vão ver e fazer uma nova exegese bíblica, cuidado para não se contradizerem.

      Excluir
  3. Metushelach,

    Foi uma desatenção minha, que só após ter postado o comentário com minha indagação por força do hábito; é que percebi que o post já falava sobre isso, porém como procurei um post que tivesse haver com minha pergunta acabei por lê-lo após a postagem.

    Desculpe minha desatenção.

    ResponderExcluir
  4. Tertuliano,

    Sem problemas, as vezes eu tambem leio apenas o começo de alguns artigos e acabo perguntanto algo que está bem no final mas antes da conclusão.

    ResponderExcluir
  5. Li antentamente e entendi o sentido do texto porém ainda me ficou uma dúvida, baseando-me no fato que Paulo se referia a leitura de porções da Torah, e que isso ainda é praticado entre os judeus hj, não seria um paradoxo teológico tal prática sendo que não se lê a Nova aliança mas somente a Antiga?

    grato

    ResponderExcluir
  6. O mais interessante é que de acordo com sua perspectiva de traduçao, fica muito mais claro de entender o problema é que eu uso a versão Almeida Corrigida, e por essa traduçao o sentido é bem diferente.

    Seria possível uma verificação usando a Versão Corrigida e Corrigida Fiel, pois os termos mudam e confundem em todo o capítulo 3 de IICo?

    Estou realmente impressionado com seu conhecimento neste blog, e pena que as pessoas nao retiram seus véus teologicos para ver de forma limpa as escrituras como vc o faz.

    Grato

    ResponderExcluir
  7. Shalom,

    Parabéns pelo blog.
    Poderia me explicar a alegoria de Sara e Hagar, Gálatas 4. 21 a 31 e 2 Coríntios 3:7 a 9

    Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gl 4:21-31

      Hagar representa a aliança sinaítica e a Jerusalém atual que ainda vive em função da aliança sinaítica; a aliança sinaítica gera filhos para a escravidão porque o defeito existente no homem em decorrência do pecado, não foi reparado por meio da aliança sinaítica, e pra completar o homem de si mesmo não tem força suficiente para viver uma vida de obediência plena aos mandamentos de Deus para uma vida santificada e livre na presença de Deus. Por esse motivo a que era para ser um ministério de bênção e de vida, acabou se tornando um ministério de maldição e de morte. Para estes a Torah ainda está no exterior E o Espírito do SENHOR não se encontra internalizado nos tais. Tais judeus que ainda não adentraram na nova aliança são comparados a Ismael para mostrar que os tais são escravos, e escravos do pecado que é a transgressão da torah, uma força que simplesmente os domina e que eles por si só não tem forças para vencer e subjugar.

      Sara representa a nova aliança; a nova aliança gera filhos para a liberdade porque o defeito existente no homem em decorrência do pecado, é reparado por meio da nova aliança através da ação do Espírito do SENHOR, e não somente isso como também o homem que não tinha de si mesmo força suficiente para viver uma vida de obediência plena aos mandamentos de Deus para uma vida santificada e livre na presença de Deus, agora passa a ter através do Espírito, de modo que agora o que antes veio a se tornar um ministério de morte e de maldição, passa a ser um ministério de vida e de bênção. Para estes a Torah não mais está no exterior E o Espírito do SENHOR passa a se encontrar internalizado nos tais mediante a fé. Esses são os filhos do Espírito, os filhos da promessa, a semelhança de Isaque.

      Ou seja, é preciso se fazer uma transição: da aliança sinaítica para a nova aliança, a fim de deixar de ser um filho da escrava semelhante a Ismael, e, se tornar um filho da livre semelhante a Isaque.

      Aliança sinaítica = Torah em pedras, problema interno no homem não reparado, falta de força em si mesmo, ausência do Espírito internalizado no homem = pecado, escravidão, maldição e morte.

      Nova aliança = Torah na mente e coração, problema interno no homem reparado, força interna acrescentada, presença do Espírito internalizado no homem = santificação, liberdade, bênção e vida.

      Excluir
    2. Saiba que a Aliança não mudou, apenas ela está escrita em nosso coração, qualquer teoria é perversão da Torah.

      Excluir
  8. Ótima leitura bíblica, realmente é uma praga que se alastra cada vez mais as interpretações tendenciosas sobre as cartas de Paulo! Tudo porque vários teólogos, que não são movidos pelo Espírito Santo,logo, leem a Bíblia com olhos humanos, e não com o coração quebrantado.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma dúvida quanto ao versículo de 2 Co ,3:6 quando fala que a letra mata. Tenho certeza que não Torá que esta falando. Então Qual a interpretação Judaica? O quecesta nos originais, uma vez que Yeshua disse que não veio abolir a Torá e sim cumpri-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aliança sinaítica = Torah em pedras, problema interno no homem não reparado, falta de força em si mesmo, ausência do Espírito internalizado no homem = pecado, escravidão, maldição e morte.

      Nova aliança = Torah na mente e coração, problema interno no homem reparado, força interna acrescentada, presença do Espírito internalizado no homem = santificação, liberdade, bênção e vida.

      Aliança sinaítica tinha a letra, tinha a Torah externalizada gravada em tábuas de pedras, mas não tinha o Espírito internalizado no indivíduo para reparar o problema que o pecado ocasionou bem como para conceder a força necessária para uma vida de obediência por amor a Deus e para uma vida de santidade ou santificação; resultado o que era para trazer vida acabou proporcionando morte.

      Nova Aliança tem também a letra, mas agora a Torah é internalizada pelo Espírito e gravada na mente e na tábua de carne do coração circuncidado, agora o Espírito é internalizado no indivíduo, o problema que o pecado ocasionou é reparado internamente, é acrescentada a força necessária para uma vida de obediência por amor a Deus e para uma vida de santidade ou santificação; tudo isso através do Espírito do SENHOR internalizado pela fé. Resultado o que antes resultava em morte graças ou através do Espírito internalizado se torna um ministério de vida, de bênção, de liberdade. Graças ao mesmo Espírito que nos vivificou pela fé no Messias.

      Excluir
    2. 2 CO 3:6-18

      A torah externalizada que por si só é bênção, é espiritual, é santa, é justa, é boa, mas por causa do problema interno que o pecado ocasionou no homem, a torah externalizada em pedras acabou se tornando um ministério de morte na aliança sinaítica que mesmo não sendo uma aliança perfeita e por isso era transitória, ainda sim tinha ou teve sim a sua glória; essa glória transitória se trata da glória da aliança feita por Deus no Sinai em si e não a Torah em si (só deixando claro para que não se misture as coisas).

      Mas através da Nova aliança isso muda porque a torah que por si só é bênção, é espiritual, é santa, é justa, é boa, e que antes estava do lado de fora do homem e em pedras que simbolizavam o coração não regenerado ou não circuncidado do homem ainda que religioso, se tornando (por causa desse problema interno no homem não resolvido por Deus naquela aliança) um ministério de morte, agora através de uma nova, de uma perfeita, bem como de uma eterna aliança, aliança essa que é muito mais gloriosa que a aliança sinaítica, o que antes era um ministério de morte, a saber, a Torah de Deus, se torna graças a operação interna do Espírito do SENHOR, um ministério não mais de morte, mas de vida, pois com a internalização do Espírito do SENHOR np homem pela fé e através da nova aliança, o problema interno que dificultava ou que tornava as coisas difíceis, é reparado através da operação do SENHOR por intermédio do Seu Espírito, entrando em cena um coração novo de carne e circuncidado, bem como a força que antes faltava é acrescentada por meio do Espírito internalizado, e a Torah antes externalizada passa a ser pela operação do Espírito no interior do indivíduo que pela fé abraça e adentra na nova aliança atravé do Messias, algo internalizado, gravado na mente e no coração, a fim que o homem naturalmente pratique a vontade de Deus, e essa obra o Eterno realiza em indivíduos tanto dentre os judeus quanto em indivíduos dentre os gentios que pela confiança em Jesus adentram na gloriosa e eterna nova aliança inaugurada no calvário.

      Excluir
    3. Parabéns, linda explicação, vc tem canal no YouTube?

      Excluir
  10. A nova Aliança é a Torah escrita em nossos corações. Eis que estão chegando os dias, diz Adonai, quando farei uma nova aliança (brit chadashah) com a casa de Israel e com a casa de Yehudá. Porei a minha Torah dentro deles e a escreverei em seu coração; serei o Elohim deles, e eles serão meu povo. (Yrmeyahu 31:30-32; Ivrim/Hebreus 8:10 e 10:16)

    ResponderExcluir
  11. Yeshua não veio abolir a Torah, e sim plenificar. Não pense que vim abolir a Torah ou os profetas. Não vim abolir, mas plenificar. Amén, ( Elohim Melech Neeman \ Elohim é Rei Fiel), é verdade! Digo a vocês até que os céus e a terra passem nem um yud ou um kots (traço) de uma letra da Torah passará. (Matityahu 5:17 – 18)

    ResponderExcluir
  12. O Mashiach é o objetivo da Torah. Porque o objetivo estabelecido pela Torah é o Mashiach, que oferece justiça a todos que deposita sua confiança nele. (Haromim /Romanos 10:4 )

    ResponderExcluir
  13. Os ímpios não procuram e despreza a Torah. Nem todos aqueles que me diz: Senhor, Senhor entrará no reino dos Céus, mas aquele que faz o que meu pai celestial deseja. Naquele dia, muitos me dirão: Senhor, Senhor! Não profetizamos em teu nome? Em teu nome não expulsamos demônios? No teu nome realizamos muitos milagres? Então eu lhe direi abertamente: nunca os conheci! Afastese de mim, praticante que é contra a Torah. (Matityahu 7:21-23)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Torah nunca mudará, nem poderá haver mudanças de uma letra dela. È mais facil o céus e a terra desaparecerem do que se tornar vazio um (kots) traço de uma letra da Torah. (Lucas 16:17)

      Excluir
    2. O Filho do Homem enviará seus mensageiros, e eles tirarão de seu reino tudo que faz pecar e todas as pessoas distanciadas da Torah. (Matityahu 13:41)

      Excluir
  14. Essas pessoas me honram com os lábios, mas o seu coração está muito longe de mim. O fato de me adorarem é inútil, Porque ensina regras (doutrinas) inventadas por homens como se fosse minha. (Matityahu 15:8-9)

    ResponderExcluir
  15. Então Adonai disse: uma vez que essas pessoas se aproximam de mim com palavras vazias, e a honra que me confere não é verdadeira; pois, de fato, mantêm o coração longe de mim, e o “temor de mim” e apenas uma mitsvah de origem humana. (Yeshayahu 29:13)

    ResponderExcluir
  16. Este YESHUA é a pedra rejeitada por vocês, construtores, que se tornou a pedra angular. Não há salvação (yeshuah) em niguem mais! Por que não existe outro nome, debaixo dos shamayim (céus). Dado a humanidade pelo qual devemos ser liberto. (Maêsay Hashalichim\ Atos dos Emissários 4:11-12)

    ResponderExcluir
  17. Assim livrem-se de toda vulgaridade e mal evidente, receba com humildade a palavra (Torah) implantada em vocês, a qual pode lhes salvar a vida. Não enganem a si mesmo pela mera audição de que a palavra diz, mas pratiquem-na! Quem ouve a palavra (Torah), mas não faz o que ela diz, é como uma pessoa que olha a sua face em um espelho. Observa-se nele, vai embora e imediatamente esquece-se da sua aparência. Se uma pessoa, porém, olha bem de perto na Torah perfeita, que concede liberdade, e não se torna um ouvinte que se esquece de tudo, mas alguém que pratica a obra que ela requer, então será muito abençoado em tudo que fizer. (Yaakov\Tiago 1:21,24,25)

    ResponderExcluir
  18. וּ הוֹלֱא ו ּּֽנֵֶׁ֣חִכוֹי שוֹנֱֱ֭א יֵֵ֣רְש א הֵֵּ֤נִה Ele se entregou por nós a fim de libertar de toda perversão/violação da Torah, e purificar para si mesmo um povo particularmente seu desejoso de fazer o bem. (Tito 2:14) E não dêem mais atenção aos mitos judaico ou aos mandamentos de homens(as doutrinas) que rejeita a verdade (Torah). (Tito 1:14) A tua justiça é uma justiça para sempre, e tua Torah é verdade! (Telhilim 119:142

    ResponderExcluir
  19. Como é feliz aquele que Elohim corrige! Pois, este não despreza a disciplina do SHADAI. (Iyov\Jó 5:17)
    ׃סָּֽאְמִת ־ל א יַּ֗ דַׁ֝ ש רַ֥ סוּמוּ הוֹלֱא ו ּּֽנֵֶׁ֣חִכוֹי שוֹנֱֱ֭א יֵֵ֣רְש א הֵֵּ֤נִה

    ResponderExcluir
  20. Lembre-se Yeshua é a Torah viva

    ResponderExcluir

Faça um blogueiro feliz, Comente porfavooooooooooooor